- E 250 Turbo Sport e E 350 Avantgarde Sport aliam dinamismo à linha líder no segmento luxo
- Novo kit esportivo AMG cria aparência mais dinâmica e jovem
Dois modelos da Mercedes-Benz Classe E, líder do segmento de sedans de alto luxo no mercado brasileiro, são destaques no estande da marca no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Os novos E 250 Turbo Sport e o E 350 Avantgarde Sport, ambos com o kit esportivo AMG, incorporam itens visuais diferenciados e equipamentos que melhoram ainda mais o desempenho e prazer de dirigir típicos desta série.
As duas versões são claramente identificadas pelo para-choque esportivo. Na dianteira, o destaque é a nova entrada de ar e, na traseira, as duas saídas de escapamento cromadas. Nas laterais, os elementos visuais mais importantes são as novas rodas de liga leve com 18 polegadas, sob as quais transparecem os grandes discos de freios perfurados, com as clássicas pinças pintadas de cinza, características da marca Mercedes-Benz.
As diferenças internas começam pelas exclusivas soleiras das portas cromadas, com a logomarca Mercedes-Benz, e ganham ênfase no volante multifuncional esportivo, com três raios, cobertura em couro e detalhes cromados, uma contribuição a mais para o prazer de dirigir um Mercedes-Benz com temperamento esportivo. A esportividade não compromete o conforto e o requinte que caracterizam a marca: o prazer de andar em um Mercedes-Benz não se restringe ao condutor, mas é desfrutado por todos os ocupantes do carro.
O E 250 Turbo Sport traz o eficiente motor 1,8 litro com 204 cv e 310 Nm de torque, conjugado à transmissão automática de sete marchas 7G–Tronic Plus. Ele vai da imobilidade a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h (limitada eletronicamente). Como toda a linha de motores dos automóveis da marca, o modelo prima pela eficiência energética, combinando o desempenho à economia de combustível e emissão reduzida de CO2 na atmosfera.
Já o E 350 Avantgarde Sport é impulsionado por um V6 com 3.498 cm³ com 306 cv e torque máximo de 350 Nm disponível entre 2.400 e 5.000 rpm. A transmissão automática é também a 7G-Tronic Plus, que colabora para que o carro atinja 100 km/h em apenas 6,3 segundos e alcance a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
O E 350 Avantgarde Sport traz ainda alguns equipamentos diferenciados para aumentar o conforto, como o sistema Keyless-GO, câmera traseira, sistema de áudio Harman Kardon Logic 7 e sistema de entretenimento traseiro.
Suspensão DIRECT CONTROL
O conforto na direção proporcionado pela Classe E da Mercedes-Benz pode ser atribuído em grande parte ao sistema de suspensão DIRECT CONTROL, com sistema de amortecimento variável com a amplitude do movimento das rodas em relação ao chassi. Os amortecedores se adaptam às solicitações momentâneas, reagindo suavemente em condições normais de rodagem e aumentando a resistência quando o carro executa curvas rápidas ou manobras bruscas. O conjunto de amortecedores não necessita de sensores ou comandos eletrônicos e trabalha unicamente explorando seu potencial hidromecânico.
Direção paramétrica
Complementando as qualidades do chassi e suspensão, os automóveis da Classe E utilizam um sistema de direção assistida desenvolvido pela Mercedes-Benz, com atuação por meio de pinhão e cremalheira com relação variável. A atuação do volante é mais indireta na posição central, o que contribui para manter a estabilidade direcional e aderência em altas velocidades. Quando o ângulo de esterço ultrapassa 100 graus, a relação fica mais direta, diminuindo o número de voltas necessárias para estacionar ou manobrar.
As novas versões da Classe E serão comercializadas no Brasil com os preços públicos de R$ 238.900 (E 250 Turbo Sport) e R$ 334.900 (E 350 Avantgarde Sport).