Ir para o conteúdo

Temporada automobilística de 2012 foi um sucesso para equipes da AMG: 9 títulos e 43 vitórias com a SLS AMG GT3


  • Campeões de pilotos e equipes do Campeonato Mundial FIA GT1
  • Campeões de pilotos e equipes do Campeonato Europeu FIA GT3
  • Campeões de pilotos e equipes no ADAC GT Masters
  • Campeões na Super Taikyu Series
  • Campeões de pilotos e equipes do Campeonato Brasileiro de GT
  • 1º, 2º e 3º lugares na prova 24 Horas de Dubai 2012
  • Homenagem a todos os AMG Customer Teams em Affalterbach
  • Lance David Arnold passa a fazer parte do grupo de pilotos da AMG
  • Quatro SLS AMG GT3 participam da prova 24 Horas de Dubai

Affalterbach - Os AMG Customer Teams - equipes privadas que utilizam carros da marca de performance da Mercedes-Benz - atuantes em todo o mundo mostraram um alto nível de desempenho na temporada automobilística de 2012. Com nove títulos e 43 vitórias, o modelo SLS AMG GT3 registrou um impressionante número de bons resultados em quatro continentes. Um dos destaques foi a conquista dos títulos de pilotos e equipes no campeonato europeu da FIA GT3 pela equipe AMG HEICO-Gravity Charouz e também o Campeonato Mundial da FIA GT1, conquistado pela ALL-INKL.COM Münnich Motorsport. Outros bons resultados no ano incluíram as vitórias entre pilotos e equipes na ADAC GT Masters pela equipe kfzteile24 MS RACING Team, assim como a vitória do PETRONAS Syntium Team na Super Taikyu Series, no Japão.

No último domingo, 16 de dezembro, a BVA Racing comemorou os títulos de pilotos e equipes no Campeonato Brasileiro de GT no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A dupla formada por Cléber Faria e Duda Rosa deixou seus competidores para trás numa disputa que durou até o final do campeonato, vencendo por apenas um ponto de vantagem sobre a equipe segunda colocada. Seus colegas de equipe, Vanuê Faria e Renan Guerra, cruzaram a linha de chegada em sexto lugar. A equipe A.Mattheis Motorsport, também com carros AMG, foi terceira no campeonato, com os pilotos Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio.

Os números obtidos no automobilismo internacional em 2012 pelas equipes utilizando carros da AMG foram impressionantes:
• 43 vitórias em categorias
• 109 pódios
• 242 colocações entre os 10 melhores
• 27 pole positions
• 48 SLS AMG GT3 participaram em 28 campeonatos em quatro continentes

"Temos todo o direito de estar orgulhosos pelo sucesso da temporada de 2012 da AMG Customer Sports”, declarou Ola Källenius, presidente do conselho da Mercedes-AMG GmbH. “Com um total de 19 títulos, incluindo as vitórias no Campeonato Mundial, Campeonato Europeu e 43 outras conquistas, superamos até mesmo os resultados de nosso bem-sucedido ano de estreia, em 2011. Meus parabéns a todos os AMG Customer Teams que conquistaram esses resultados com o SLS AMG GT3 em campeonatos altamente competitivos em quatro continentes."

Para Uli Fritz, diretor da AMG Customer Sports, "ganhar o título no Brasil foi um encerramento muito feliz para uma temporada excepcionalmente bem sucedida. Durante esse tempo, vendemos mais de 50 unidades do SLS AMG GT3, que se consolidou na categoria pelo alto desempenho e confiabilidade constantes no cenário automobilístico internacional. Quero agradecer a todos os participantes de nosso programa AMG Customer Sports. Agora, é hora de todos se concentrarem na temporada de 2013, já que quatro versões de competição de nossos carros asas de gaivota irão participar da 24 Horas de Dubai, logo no início de janeiro."

Conquistas em campeonatos individuais, em resumo:

Campeonato Mundial FIA GT1: Vencedora entre pilotos e equipes, a ALL-INKL.COM Münnich Motorsport coroou a temporada no Campeonato Mundial FIA GT1. Os pilotos Marc Basseng e Markus Winkelhock, ambos da Alemanha, levaram o título com uma vantagem de apenas um ponto. Seus companheiros, Thomas Jäger (Alemanha) e Nicky Pastorelli (Itália), encerraram o Campeonato Mundial na sexta colocação. A equipe ALL-INKL.COM Münnich Motorsport posicionou-se rapidamente entre o grupo dos times de ponta do competitivo Campeonato Mundial e levantou os dois títulos graças à regularidade de seu desempenho.

Campeonato Europeu FIA GT3: Maximilian Buhk (Alemanha) e Dominik Baumann (Áustria), da equipe HEICO-Gravity Charouz, garantiram o título entre os pilotos antes do final do ano, na penúltima corrida do campeonato. Seus companheiros de time, Max Nilsson (Suécia) e Mika Vähämäki (Finlândia), terminaram o Campeonato Europeu da FIA GT3 na sexta colocação. A equipe conseguiu defender com sucesso o título que havia conquistado em 2011. A equipe venceu sete das doze corridas, demonstrando a constância de seu desempenho ao longo de toda a temporada.

ADAC GT Masters (Alemanha): Com sua vitória na decisiva corrida de encerramento da temporada, em Hockenheimring, Sebastian Asch e Maximilian Götz (ambos da Alemanha), ganharam o título entre os pilotos. A dupla da equipe kfzteile24 MS RACING foi a mais regular ao longo de toda a temporada, subindo ao pódio oito vezes e conquistando a pole position duas vezes. Ao mesmo tempo, na última corrida do campeonato, a equipe conquistou a primeira vitória de um Mercedes-Benz SLS AMG GT3 no altamente competitivo campeonato ADAC GT Masters de 2012. O outro carro da equipe, com Daniel Dobitsch e Florian Stoll (ambos da Alemanha), ficou na 22ª posição no campeonato.

A HEICO Motorsport, com Dominik Baumann e Hari Proczyk (ambos da Áustria), terminou o campeonato em nono lugar. Andreas Simonsen (Suécia) e Maximilian Buhk (Alemanha), da equipe HEICO Junior, encerraram o ano em décimo primeiro lugar. Alexandros Margaritis e Lance David Arnold (Alemanha), da Schöner Wohnen Polarweiss Team HEICO, ficaram em 18º. Christiaan Frankenhout e Kenneth Heyer (Alemanha), da HEICO Motorsport, encerraram o ano em 25º na classificação geral.

Super Taikyu Series (Japão): O campeonato foi vencido pela equipe PETRONAS Syntium Team, com os pilotos japoneses Nobuteru Taniguchi e Dominic Ang. Seis vitórias gerais e na categoria, seis pole positions e 13 finais entre os 10 primeiros colocados confirmam o bom desempenho da equipe privada japonesa. Para o time, que domina o campeonato japonês, este foi o quinto título em cinco anos.

Campeonato Australiano de GT: Vice-campeonato conquistado por Peter Hackett (Austrália), da equipe Erebus Racing. Com três vitórias e seis outras visitas ao pódio, Hackett foi o melhor piloto conduzindo um SLS AMG GT3 no Campeonato Australiano de GT. Seu colega de equipe, James Brock, terminou o ano em nono lugar.

Iberian Supercars Trophy e Campeonato Português de GT: Segundo lugar para a dupla José Pedro Fontes e Miguel Barbosa (ambos de Portugal), da equipe Sports & You.

Campeonato VLN Endurance Nürburgring (Alemanha): A equipe ROWE RACING obteve duas vitórias gerais em nove corridas no trecho do autódromo conhecido por Nordschleife ("laço norte"), além de mais três posições no pódio e ficou dez vezes entre as dez primeiras colocações. Com esses resultados, a equipe consagrou-se como a melhor no campeonato entre as equipadas com carros SLS AMG GT3. A equipe Black Falcon também venceu uma prova na VLN.

Blancpain Endurance Series: A Black Falcon ganhou a ProAM-Cup com os pilotos Oliver Morley (Grã-Bretanha), Steve Jans (Luxemburgo) e Sean Edwards (Grã-Bretanha) na etapa de Nürburgring, terminando o campeonato em décimo segundo lugar. A KRK Racing foi décima colocada na Blancpain Endurance Series.

Campeonato Britânico de GT: Os gêmeos David e Godfrey Jones (Grã-Bretanha), da equipe Preci-Spark, finalizaram cinco provas entre os dez primeiros lugares.

DMV-TCC (Alemanha): A Land Motorsport obteve três vitórias na categoria e três pódios com os pilotos Christian Land e Stefan Eilentropp (ambos da Alemanha). O ANTeam, com Bruno e Edwin Stucky (ambos da Suíça), ficaram sete vezes entre os dez primeiros lugares.

Special Touring Car Trophy (Alemanha): Um pódio para Norbert Janz (Alemanha), da Seyffarth Motorsport.

Touring Car e GT-Cup Áustria: Uma vitória geral, uma vitória na categoria e uma pole position para Mario Plachutta (Áustria), da Lechner Racing.

International GT Open: Kenneth Heyer e Jan Seyffarth (Alemanha), da Seyffarth Motorsport, venceram duas vezes na categoria GTS.

Super GT (Japão): Haruki Kurosawa e Hironori Takeuchi, da equipe GREEN TEC & LEON with SHIFT, terminaram cinco provas do campeonato entre os dez primeiros colocados, obtendo também uma segunda posição.

Campeonato Espanhol de GT: A equipe Vodafone, com António Coimbra, Luis Silva e José Pedro Fontes, ficou duas veze entre os dez primeiros.

Campeonato Italiano de GT: Duas colocações entre os dez primeiros para Gianluca De Lorenzi e Piero Necchi, da GDL Racing.

Endurance Champions Cup Italia, Peroni: Uma vitória na categoria para a equipe G-Private Racing, com os pilotos Philip e Manuel Zumstein, assim como Jörg Peham (todos da Suíça).

Campeonato Francês de GT (FFSA): Quatro pódios para a Sebastién Loeb Racing, com Frédéric Gabillon e Gilles Vannelet.

24 Horas de Dubai: Na abertura da temporada automobilística de 2012, os AMG Customer Teams conquistaram as três primeiras colocações: Na 24 Horas de Dubai, a equipe Abu Dhabi Black Falcon, com Thomas Jäger (Alemanha), Sean Edwards (Grã-Bretanha), Jeroen Bleekemolen (Holanda) e Khaled Al Qubaisi (Emirados Árabes Unidos), foi a grande vencedora. O SLS AMG GT3 da equipe HEICO Motorsport, com Maximilian Buhk (Alemanha), Christiaan Frankenhout (Holanda), Max Nilsson (Suécia), Andreas Zuber (Áustria) e Bernd Schneider (Alemanha), chegou em segundo; e o SLS pilotado por Kenneth Heyer (Alemanha), Andreas Simonsen (Suécia), Rodolfo Gonzalez (Venezuela) e Bernd Schneider (Alemanha), foi o terceiro colocado.

24 Horas de Nürburgring: O asas de gaivota da HANKOOK Team HEICO Motorsport, com o quarteto Lance David Arnold (Alemanha), Christiaan Frankenhout (Holanda), Pierre Kaffer (Alemanha) e Andreas Simonsen (Suécia), terminou a prova clássica em terceiro lugar. O outro carro do time abandonou a corrida faltando 15 minutos para o final, quando ocupava a terceira posição.

12 Horas de Bathurst / Austrália: A equipe privada australiana Erebus Racing, com Peter Hackett (Austrália), Tim Slade (Austrália), Jeroen Bleekemolen (Holanda) e Bret Curtis (Estados Unidos), terminou em segundo lugar nesta prova de resistência.

12 Horas de Sepang: O Malaysia Merdeka Endurance Race, PETRONAS Syntium Team conquistou uma dupla vitória com os pilotos Nobuteru Taniguchi (Japão), Masataka Yanagida (Japão) e Dominic Ang (Malásia), assim como Tatsuya Kataoka (Japão), Farique Hairuman (Malásia) e Melvin Moh (Malásia).

Mercedes-AMG homenageia os AMG Customer Teams em Affalterbach

Representantes de AMG Customer Teams do mundo inteiro encontraram-se na grande festa de encerramento da temporada promovida pelo AMG Customer Sports Programme. Cerca de 150 convidados compareceram a Affalterbach para celebrar as conquistas da temporada de 2012. Após a saudação oficial feita por Ola Källenius, presidente do conselho da Mercedes-AMG GmbH, as equipes de maior sucesso em 2012 foram homenageadas com prêmios dedicados desde ao carro mais bonito ("Best Looking Car"), recebido pela equipe polonesa Premium Motorsport, aos vencedores de vários campeonatos. Os apresentadores, entre os quais o campeão da DTM (Campeonato Alemão de Turismo), Bernd Schneider, mencionaram repetidas vezes o respeito merecido pelas conquistas das equipes premiadas.

Vencedores das categorias:
• “Campeonato Mundial FIA GT1”: ALL-INKL.COM Münnich Motorsport
• “Campeonato Europeu FIA GT3”: HEICO-Gravity Charouz Team
• “ADAC GT Masters“: kfzteile24 MS RACING Team
• “Best Looking Car" (carro mais bonito): Premium Motorsports Poland
• “Melhor Equipe Novata”: BVA Racing (Brasil)
• “Melhor Desempenho Gentleman driver”: ANTeam
• “Melhor desempenho em provas de Endurance": ROWE RACING
• “Melhor desempenho em provas de 24 horas": Black Falcon

Lance David Arnold passa a fazer parte do grupo de pilotos da AMG

Como já ocorreu na temporada de 2012, os AMG Customer Teams podem ser reforçados pela presença de pilotos da equipe de profissionais da AMG. Além de Bernd Schneider, Thomas Jäger e Maro Engel, Lance David Arnold agora faz parte desse veloz grupo da Mercedes-AMG. Com 26 anos, ele é outro dos corredores dedicados com experiência nos carros asas de gaivota e know-how em provas de resistência que irão colaborar com as equipes que solicitarem. O mais novo sucesso do piloto natural de Duisburg, na Alemanha, foi a terceira colocação na 24 Horas de Nürburgring deste ano pela HANKOOK Team HEICO Motorsport. Para os participantes da AMG Driving Academy, Arnold é mais conhecido como instrutor.

Para Lance David Arnold, "ser um dos pilotos da AMG é uma grande honra. Um de meus maiores exemplos no esporte faz parte deste grupo, o pentacampeão da DTM Bernd Schneider. Estou ansioso para começar meu trabalho e quero colaborar com as equipes independentes não apenas pilotando, mas também com o conhecimento técnico para desenvolver o máximo possível cada SLS AMG GT3, adequando-os às necessidades individuais de suas respectivas equipes".

O diretor Uli Fritz declarou estar muito satisfeito com o ingresso de Lance David Arnold no grupo de pilotos da AMG: "Estou certo de que sua grande experiência irá ajudar muito nossos AMG Customer Teams. Por meio de sua participação na AMG Driving Academy, ele já é parte da família Mercedes-AMG há bastante tempo".

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.