- A AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, apresenta um novo carro-sonho: o SLS AMG Roadster
- Superesportivo reúne o prazer de dirigir um conversível, excepcional dirigibilidade, peso reduzido e preciosismo no design
O novo SLS AMG Roadster é uma verdadeira aula sobre tecnologia em carros esportivos modernos. A combinação de carroceria com estrutura em alumínio, motor AMG V8 6,3 litros dianteiro com 420 kW (571 hp) e 650 Nm de torque, transmissão de dupla embreagem com sete marchas junto ao eixo traseiro e suspensão esportiva com braços duplos asseguram, ao mesmo tempo, excelente dirigibilidade e prazer de guiar um conversível.
A capota de tecido compacta do SLS AMG Roadster abre e fecha em apenas onze segundos e pode ser acionada em movimento até a velocidade de 50 km/h. A nova suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL, com amortecedores controlados eletronicamente, é oferecida como opcional. Ela permite alterar as características dos amortecedores ao toque de um botão. Utilizando a AMG DRIVE UNIT, o motorista pode escolher seu próprio acerto de suspensão. Há três opções disponíveis: "Comfort", "Sport" e "Sport plus".
Sem similares, o sistema AMG Performance Media, inspirado no automobilismo esportivo, oferece uma combinação inédita de vários mostradores telemétricos, como o de aceleração lateral e longitudinal, diversos dados do motor e possibilita cronometrar tempos de volta em pistas de corrida, além de oferecer acesso móvel à internet com alta velocidade.
Segundo Dr. Dieter Zetsche, presidente do Board da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, "o SLS Roadster é simultaneamente um superesportivo e um carro-sonho com muito conforto e altamente desejável. De uma maneira expressiva, ele dá continuidade à icônica tradição dos carros esportivos da Mercedes-Benz.”
"O sistema de construção com baixo peso, a excelente performance e o deslumbrante design, combinados com o prazer de dirigir a céu aberto, fazem com que o SLS AMG Roadster incorpore a filosofia AMG de engenharia e manufatura alemã. O modelo com asas de gaivota já é o sonho dos fãs de carros esportivos do mundo inteiro. Agora, a versão conversível promete causar uma grande sensação", afirma Ola Källenius, presidente da Mercedes-AMG GmbH.
Design primoroso e proporções perfeitas
A chegada do novo Roadster acrescenta um segundo carro de sonhos à família AMG. Segundo o responsável pela área de Design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, "como no modelo com asas de gaivota, o design esportivo e preciso atrai a atenção imediatamente. Com a capota aberta ou fechada, o SLS AMG Roadster tem um visual impressionante".
As proporções são perfeitas: um longo capô, o habitáculo posicionado bem atrás e uma traseira curta. Além disso, há o aerofólio traseiro com acionamento automático, bitola larga e balanços curtos. Para completar, grandes rodas com pneus 265/35 ZR 19 (na frente) e 295/30 ZR 20 (atrás). Em resumo, o SLS AMG mostra um dinamismo nato e uma personalidade autêntica. Pintura metálica marrom Sepang AMG e rodas de liga forjadas com dez raios, pintadas em preto fosco com flange brilhante, são disponíveis como opcionais.
Entre as características que remetem ao 300 SL Roadster, o carro de sonhos clássico dos anos 1950, estão a larga grade do radiador com a estrela da Mercedes e a barbatana com perfil de asa, além das formas do capô e das laterais do veículo. Assim como o SLS AMG Roadster, o 300 SL Roadster surgiu logo após o asas-de-gaivota 300 SL original. Mas, diferentemente do passado, os dois carros de sonhos da AMG estão hoje disponíveis simultaneamente.
Interior inspirado na aviação
A parte interna é uma continuação do design exterior, com semelhanças à cabine de comando de uma aeronave. Os elementos estilísticos incluem o painel em formato de asa e as saídas de ar com persianas ajustáveis em forma de cruz, lembrando os motores a jato. O console central de metal sólido fosco e a nova alavanca de câmbio E-SELECT no formato de acelerador de avião também têm inspiração aeronáutica. Outro detalhe é o emblema AMG na alavanca seletora revestida de couro.
A AMG DRIVE UNIT, que como muitos outros componentes internos é disponível em fibra de carbono, é a unidade de controle principal do console central. Ela permite ao motorista um ajuste personalizado do veículo, incluindo a regulagem da suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL (opcional). O volante AMG Performance, com forração em napa e parte inferior retificada, permite o perfeito controle do veículo. As borboletas para troca de marchas e o aro inferior do volante são de metal sólido.
Capota de tecido totalmente automática, com peso reduzido
A experiência proporcionada pelo SLS AMG Roadster é mais intensa quando a capota de tecido é aberta, intensificando o típico som do poderoso motor V8. A cobertura de tecido pode ser aberta e fechada com o carro em movimento a até 50 km/h. O processo de abertura ou fechamento, totalmente automático, leva apenas 11 segundos. O motorista precisa somente acionar a unidade de controle do teto, convenientemente integrada à frente do apoio de braço central. Quando aberta, a capota é guardada em um compartimento localizado atrás dos bancos, dobrada em forma de Z e ocupa espaço reduzido. A cobertura é oferecida em três cores - preto, vermelho e bege - combinando com as nove cores externas e oito tons da decoração interna.
A capota é feita de tecido com três camadas e sua armação, com peso reduzido, é construída de magnésio, aço e alumínio, contribuindo bastante para rebaixar o centro de gravidade do carro. A transição contínua entre a cobertura do teto e a janela traseira, sem "degraus", reduz o nível de ruído causado pelo vento. Um dreno contínuo, que corre sob a capota, captura a água da chuva e a conduz para a parte inferior da carroceria por meio de duas aberturas de cada lado. O porta-malas tem 173 litros de capacidade, tanto com a capota aberta como fechada, praticamente a mesma do SLS AMG Coupé (176 litros).
Materiais e acabamento de alto padrão
O mais fino tipo de couro e acabamento em metal sólido fosco ou fibra de carbono criam um ambiente exclusivo e harmonizam com a sensação experimentada no cockpit. Costuras decorativas feitas com precisão intensificam o visual, reforçando o trabalho artesanal e refletindo a atenção ao detalhe que caracteriza o design Mercedes.
Os equipamentos de série do SLS AMG Roadster incluem couro designo preto, bancos esportivos AMG com aquecimento, sistema de som COMAND APS com DVD player, alarme antifurto com proteção anti-reboque e monitoramento interno, climatização THERMOTRONIC e sistema de partida KEYLESS-GO. Opcionalmente, o sistema AIRSCARF, exclusivo da Mercedes-Benz, atua como um cachecol invisível aquecendo área da cabeça e pescoço dos ocupantes. Ele é incorporado aos encostos dos bancos esportivos AMG e sopra ar quente através de frestas existentes nos apoios de cabeça. O fluxo de ar pode ser ajustado ao tamanho dos ocupantes por meio de aberturas reguláveis e o nível de aquecimento pode ser selecionado,em três estágios ao toque de um botão.
Barras anticapotagem com forração em couro, com acabamento em "Silver Shadow", são disponibilizadas com o couro opcional designo Exclusive, para reduzir a turbulência no habitáculo. A iluminação ambiente é integrada aos espelhos retráteis opcionais.
Há uma nova opção para o interior - couro designo marrom espresso em um ou dois tons. Essa matiz escura de marrom se harmoniza perfeitamente com a nova pintura marrom metálica AMG Sepang.
AMG Performance Media e Bang & Olufsen - destaques opcionais
Outro opcional importante é oferecido, além do sistema surround Bang & Olufsen BeoSound AMG, proporcionando performance musical do mais alto nível: o AMG Performance Media. De forma inédita, este sistema inspirado no automobilismo de competição combina vários mostradores telemétricos, como dados do motor, aceleração lateral e longitudinal e tempos cronometrados de volta em pistas de corrida, além de proporcionar acesso à internet com alta velocidade. O AMG Performance Media é ativado ao ser pressionada a tecla AMG na AMG DRIVE UNIT e operado através do COMAND Controller.
Principais funções:
• Temperatura do óleo do motor, líquido de refrigeração e fluído da transmissão em tempo real
• Potência do motor, torque e posição do acelerador em tempo real
• Pressão de cada um dos pneus em tempo real
• Tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em tempo real
• Aceleração lateral e longitudinal juntamente com desempenho dos freios e posição do acelerador em tempo real, com função de memória
• Registro de tempos de volta individuais em pista fechada, com tempos parciais e função de memória
• Integração das funções DRIVE UNIT para guardar dados de regulagem na memória e iniciar o procedimento RACE START
As diferentes funções do AMG Performance Media são exibidas no mostrador colorido integrado ao painel. Três indicadores são visíveis simultaneamente, com a informação mais importante ao centro. Instrumentos analógicos são simulados digitalmente, com agulhas vermelhas, com excepcional facilidade de leitura.
Acesso à internet com alta velocidade
O AMG Performance Media também possibilita acessar a internet com alta velocidade: quando o carro está parado, o motorista e o passageiro podem navegar na rede, baixar e instalar apps e enviar e receber e-mails. Este sistema inédito tem funções comparáveis às de um computador pessoal, notebook ou smartphone.
O AMG Performance Media utiliza o difundido sistema operacional Android com alta performance. Esse novo e exclusivo equipamento será oferecido futuramente em outros carros da AMG.
Carroceria de alumínio reforçada e de baixo peso
Além do alto nível de conforto para os ocupantes, o principal elemento do prazer de dirigir o novo SLS AMG Roadster é, obviamente, seu excepcional desempenho. Ele se baseia no projeto inovador da carroceria: o chassi e a carroceria são de alumínio, uma combinação inteligente de construção com baixo peso e alta resistência. Com peso em ordem de marcha (DIN) de 1.660 kg, o Roadster é apenas 40 kg mais pesado do que o Coupé. O resultado é uma notável relação peso-potência, de 2,9 kg por hp.
Para atingir o mesmo nível de comportamento dinâmico, apesar da falta de um teto rígido, o SLS AMG Roadster tem componentes especificamente projetados para enrijecer a carroceria, como saias laterais com paredes mais espessas em maior número de câmaras. O arco transversal do painel é apoiado contra a moldura do para-brisa e o túnel central por elementos adicionais e uma peça curva posicionada entre a capota e o tanque reforça o eixo traseiro.
Na falta do teto do Coupé e das portas tipo asas de gaivota, o SLS AMG Roadster tem uma viga transversal entre os assentos e o sistema fixo de proteção contra capotagem. Ela acomoda também o subwoofer de 250 watts do avançado sistema de som Bang & Olufsen BeoSound AMG. Tudo isso evita vibrações indesejáveis e torna desnecessário o uso de amortecedores de vibração adicionais, frequentemente encontrados em carros esportivos conversíveis. A carroceria de alumínio, com peso reduzido, pesa 243 kg, apenas dois quilos mais que a do modelo fechado.
Seleção de materiais inteligente e baixo centro de gravidade
Cinquenta por cento da sofisticada e leve carroceria é constituída de perfis de alumínio, 26% de chapas, 18% de alumínio fundido e 6% de aço. A máxima segurança dos ocupantes exigiu o uso de aço de alta resistência moldado a quente nas colunas dianteiras.
O veículo inteiro foi concebido para ter o centro de gravidade mais baixo possível. Isso se aplica tanto ao baixo posicionamento do trem de força e eixos como à disposição da estrutura rígida da carroceria. Alguns exemplos são as rígidas conexões flexionais e torcionais entre as seções dianteira e traseira e a célula de segurança dos passageiros, com encaminhamentos de esforços mantidos no mínimo possível. Isso resulta não apenas em baixo centro de gravidade, como em uma condução harmoniosa e eficiente de esforços através da estrutura do veículo.
Segurança passiva de alto nível
A carroceria de alumínio proporciona uma excelente segurança passiva. Os abrangentes equipamentos de segurança incluem o sistema fixo de proteção anticapotagem, cintos de segurança de três pontos com tensionadores e limitadores de força e oito airbags. São dois airbags frontais adaptativos, dois de joelhos, dois laterais integrados aos bancos e dois airbags de janela instalados na cintura das portas.
O sistema opcional Blind Spot Assist avisa o motorista através de sinal visual e sonoro caso seja detectado perigo de colisão na troca de faixas de rolamento.
Motor V8 AMG com 6,3 litros e 420 kw (571 hp)
O SLS AMG Roadster utiliza o mesmo motor do modelo com asas de gaivota. O V8 com 6,3 litros alcança potência máxima de 420 kW (571 hp) a 6.800 rpm, fazendo do SLS conversível um dos carros esportivos mais potentes da sua categoria. A relação peso-potência é 2,9 kg/hp. O motor naturalmente aspirado gera torque máximo de 650 Nm a 4.750 rpm.
O SLS AMG Roadster acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e tem velocidade máxima de 317 km/h (limitada eletronicamente) - desempenho comparável ao modelo com asas de gaivota. Com alta rotação e 6.208 cm³, o motor V8 tem características típicas de motores de competição. Ele responde imediatamente ao movimento do acelerador e é excepcionalmente vigoroso. A lubrificação é por cárter seco, que possibilita a instalação no veículo em posição mais baixa. O centro de gravidade resultante possibilita alta aceleração lateral e garante um comportamento dinâmico.
Metas de consumo
Apesar de um espírito esportivo sem concessões, o carro atinge metas de consumo bastante ambiciosas: o SLS AMG consome 13,2 litros a cada 100 km (norma NEDC - percurso combinado), ou seja, 7,57 km/l, com emissões de CO2 de 308 gramas por quilômetro. Entre os recursos para elevar a eficiência estão o conhecido e exclusivo revestimento AMG das paredes dos cilindros, assim como a lubrificação por demanda mapeada e o gerenciamento inteligente do gerador: nas fases em que o motor fica aliviado, a energia cinética é usada para carregar a bateria, em vez de ser dissipada pela geração de calor. Ao mesmo tempo, o gerador é desligado para não pesar durante a aceleração, reduzindo assim a carga sobre o motor. A tecnologia sofisticada do catalisador possibilita alcançar os padrões atuais e futuros de emissões, como Euro-5, LEV 2 e ULEV.
Transmissão com dupla embreagem, transaxial com tubo de torque
O motor AMG 6.3 V8 entrega força ao eixo traseiro por meio de um eixo ultraleve de fibra de carbono, semelhante ao usado na Classe C que corre na categoria DTM. A transmissão de dupla embreagem é montada na traseira e conectada ao compartimento do motor por um tubo de torque. Um eixo de fibra de carbono gira na rotação do motor dentro do tubo. As vantagens desta sofisticada solução são a rígida ligação entre o motor e a transmissão e, consequentemente, o ótimo apoio para as forças e torque gerados.
A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete velocidades permite mudanças rápidas sem queda na força de tração, em apenas 100 milésimos de segundo. O motorista pode optar entre quatro modos: "C" (Eficiência Controlada), "S" (Sport), "S+" (Sport plus) ou "M" (manual). Nos modos Sport, Sport plus e manual, a função de dupla embreagem nas reduções é ativada.
A seleção dos modos de operação é feita por um controle rotativo na AMG DRIVE UNIT. A função RACE START proporciona o máximo de tração - assim como o travamento eletrônico do diferencial, integrado à compacta caixa da transmissão.
Suspensão com braços duplos
A solução adotada com motor central na dianteira e configuração transaxial garante uma distribuição de pesos ideal, com 47% à frente e 53% na traseira. A montagem do motor atrás do eixo dianteiro cria condições ideais para um comportamento dinâmico, com direção precisa, agilidade, baixa inércia com variações de direção espontâneas e excelente tração. Todas as rodas são ligadas a braços duplos em V com alavanca de tracionamento, uma tecnologia comprovada no automobilismo até na Fórmula 1.
O eixo com braços duplos faz com que o posicionamento da roda e as funções da suspensão fiquem separados. As montagens das molas e amortecedores são ligadas aos braços inferiores. O conceito de braços duplos, com cambagem alta e rigidez de curso, posiciona a roda com o mínimo de movimentos elásticos, dando ao condutor uma excelente sensação de contato com o piso quando guiando no limite. Os braços em V, buchas de direção e suporte dos cubos dianteiros e traseiros são feitos inteiramente de alumínio forjado, reduzindo significativamente as massas não suspensas. Esta configuração melhora consideravelmente a resposta da suspensão.
A grande distância entre eixos de 2.680 mm não resulta apenas em uma excelente estabilidade longitudinal, mas também em baixo nível de deslocamento da carga sobre as rodas, reduzindo significativamente a tendência do veículo a mergulhar nas frenagens e a empinar nas acelerações. As amplas bitolas - 1.682 mm na frente e 1.653 mm atrás - garantem menores mudanças de carga entre as rodas internas e externas nas curvas, dando mais aderência aos pneus.
Nova suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL opcional
A nova suspensão AMG RIDE CONTROL, com amortecedores controlados eletronicamente, é oferecida como opcional à suspensão esportiva AMG. Ela permite alterar as características dos amortecedores ao toque de um botão. Utilizando um botão da AMG DRIVE UNIT, o motorista pode escolher seu próprio acerto de suspensão. Há três opções disponíveis: "Comfort", "Sport" e "Sport plus". O modo vigente é mostrado no painel de instrumentos.
O modo "Comfort" proporciona sensibilidade com amortecimento suave, enquanto no modo "Sport" os amortecedores ficam mais rígidos, dependendo da situação. Isto não leva a um melhor contato com o piso, mas reduz significativamente o rolamento da carroceria e a oscilação longitudinal. O "Sport plus" é ideal para voltas rápidas em pistas de corrida: além de maior força nos amortecedores, esse modo utiliza algoritmos de controle específicos para uma maneira de guiar esportiva em superfícies especialmente niveladas. Essa nova suspensão variável será oferecida como opcional também no SLS AMG Coupé no futuro.
Direção direta, bloqueio do diferencial e ESP com três estágios
A direção por coroa e pinhão permite uma direção precisa e sensível, com relação mecânica constante (13,6:1), correspondendo às expectativas para um carro superesportivo. A assistência é proporcional à velocidade, garantindo maior resposta ao motorista à medida que a velocidade aumenta, um fator indispensável para condução em linha reta em altas velocidades. A montagem do mecanismo de direção à frente do motor no subchassi integral permite que o propulsor seja posicionado bem baixo.
O SLS AMG vem de série com ESP ® de três estágios, permitindo que o condutor escolha entre os modos "ESP ON", "ESP SPORT" e "ESP OFF" ao toque de um botão. No modo "ESP OFF", o acionamento do pedal do freio ativa as funções normais do sistema de segurança. O controle de deslizamento ASR fica ativo nas três opções do ESP. Caso uma das rodas motrizes comece a girar em falso, é aplicada pressão no freio correspondente para melhorar a tração, especialmente em conjunto com o diferencial de deslizamento limitado mecânico multidiscos. Isto quer dizer que a força do motor é transferida para o piso com mais eficiência, mesmo quando o carro é guiado de forma particularmente dinâmica.
Sistema cerâmico com alto desempenho de frenagem
O sistema de freios AMG de alta performance, em material cerâmico composto, é opcional. Esse sistema, com discos dianteiros de material composto, garante distâncias de frenagem extremamente curtas.
Os novos freios opcionais de composto cerâmico, com discos maiores, garantem desempenho de frenagem ainda melhor. Os discos de cerâmica mantêm a eficiência em temperaturas de operação mais altas graças à sua maior dureza, combinada com uma considerável redução de aproximadamente 40% do peso. A diminuição das massas não suspensas melhora tanto o conforto como a aderência, e a diminuição de massas rotativas no eixo dianteiro melhora a resposta da direção.
As rodas AMG de liga leve, fabricadas pelo processo de formação por fluxo, melhoram a dinâmica de condução e o conforto da suspensão. Além das rodas AMG de série, em liga leve e com sete raios, são oferecidas rodas opcionais com cinco raios ou rodas forjadas com dez raios. Pneus 265/35 R19 na frente e 295/30 R 20 na traseira, desenvolvidos especialmente para o SLS AMG, garantem ótimo desempenho. O sistema de monitoramento, de série, controla permanentemente a pressão nas quatro rodas, com um mostrador para cada pneu.
Lançamento no mercado europeu ainda em 2011
O SLS AMG Roadster foi projetado e desenvolvido juntamente com o Coupé pela Mercedes-AMG GmbH. O superesportivo conversível será produzido na maior fábrica da Mercedes-Benz, em Sindelfingen.
O motor V8 6.3 vem diretamente da oficina de motores da AMG em Affalterbach, onde é montado manualmente de acordo com a tradicional filosofia "um homem, um motor". As vendas do Mercedes-Benz SLS AMG Roadster no mercado europeu começarão no outono de 2011.