Em Genebra, o palco está pronto para o novo Mercedes-Benz SL 63 AMG. A última versão do roadster de alta performance impressiona de muitas maneiras: construção sistemática de baixo peso, maior potência e comportamento dinâmico aperfeiçoado. Tudo isto combinado a uma redução de 30% no consumo de combustível e emissões. Graças à carroceria totalmente em alumínio, semelhante a do super carro SLS AMG, o veículo perdeu 125 quilos. Com peso em ordem de marcha de 1.845 quilos e potência de 395 kW (537 hp) ou 415 kW (564 hp), o novo modelo ostenta os ingredientes perfeitos para um dinamismo sem paralelo e uma experiência ao volante verdadeiramente única.
Um aumento adicional no desempenho vem como cortesia de uma combinação vitoriosa: uma suspensão esportiva AMG ainda mais aperfeiçoada, baseada no sistema Active Body Control (controle ativo da carroceria), nova direção esportiva AMG sensível à velocidade, sistema de freios de alta performance AMG e a transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT, com sete velocidades. Uma mescla excitante de design com estilo, amplo equipamento de série e alto nível de segurança.
Máximo desempenho e alta eficiência: o SL 63 AMG é disponibilizado pela primeira vez com duas opções de potência. O AMG 5,5 litros V8 biturbo entrega 395 kW (537 hp) e 800 Nm de torque. Com o pacote opcional AMG Performance, o condutor terá à sua disposição 415 kW (564 hp) e 900 Nm - mais potência do que qualquer outro competidor nesta categoria. O resultado é um desempenho fenomenal, indicado pelos tempos de aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 ou 4,2 segundos e 0 a 200 km/h em 12,9 ou 12,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas pode subir para 300 km/h (também limitada eletronicamente) com a aplicação do pacote AMG Performance. O consumo combinado avaliado pela norma NEDC é de 9,9 litros por 100 quilômetros (10,1 km/l) para as duas opções de potência – 30% menos do que no modelo anterior.
O motor com oito cilindros com a sigla M157 apresenta uma combinação de componentes inovadores de alta tecnologia que por um lado resulta em altíssima potência e, por outro, em um consumo impressionantemente baixo. Além da injeção de gasolina com spray dirigido, o motor tem cárter de alumínio, duplo turbocompressor, quatro válvulas por cilindro com ajuste do eixo de comando, intercooler com refrigeração a água, gerenciamento do gerador e função ECO start/stop. O sistema de escapamento AMG com peso otimizado, com dois conjuntos de ponteiras cromadas duplas, cria uma trilha sonora especial.
Construção inteligente com carroceria em alumínio e fibra de carbono
A construção inteligente de baixo peso é um dos principais fatores responsáveis pelos baixos índices de consumo. O SL 63 AMG é construído em torno de uma leve carroceria totalmente em alumínio, similar a do super carro SLS AMG. Comparado ao do modelo que sai de linha, este design não apenas proporciona uma significativa redução de peso de aproximadamente 110 quilos, mas também aumenta grandemente a rigidez, segurança e conforto. A tampa do porta-malas contribui para maior redução do peso: pela primeira vez em um modelo de alto volume de produção, o suporte interno é feito de um composto de fibra de carbono de baixo peso. Extremamente rígido, o componente de fibra de carbono é colado à cobertura externa de plástico, resultando em uma economia de peso de cinco quilos, comparada à tampa convencional.
Suspensão esportiva AMG baseada no sistema Active Body Control
As medidas para redução de peso não se limitam à carroceria do SL 63 AMG. As juntas de direção e montagens das molas, assim como todos os componentes de montagem das rodas da suspensão multilink traseira são feitas de alumínio. A redução das massas não suspensas aumenta tanto a agilidade como as características de resposta dos conjuntos mola-amortecedora.
A Mercedes-AMG manteve o sistema ABC de suspensão ativa e amortecedores: o novo SL 63 AMG é equipado de série com a suspensão esportiva AMG baseada no sistema Active Body Control, mas em uma versão bastante aperfeiçoada. Características excepcionalmente esportivas, com ângulos de rolagem reduzidos e amortecimento firme ("Sport") ou uma regulagem mais orientada para o conforto em longas viagens ("Comfort") podem ser selecionadas ao toque de um botão. Isto, juntamente com a nova direção eletromecânica esportiva AMG sensível à velocidade, proporciona ao modelo topo de linha da marca velocidade, agilidade nas curvas e excepcional capacidade de comunicar os limites de desempenho. A direção tem redução constante e mais direta, juntamente com assistência com força variável, que se ajusta correspondentemente à regulagem da suspensão.
Da mesma forma, a transmissão da força do motor também pode ser adaptada a necessidades específicas, pois a transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas tem quatro modos de funcionamento: "C" (Eficiência Controlada), "S" (Sport), "S+" (Sport plus) ou "M" (manual). No modo "C", a função ECO start/stop permanece ativa todo o tempo e desliga o motor V8 quando o veículo é parado. Por outro lado, a função RACE START permite uma aceleração relâmpago a partir da imobilidade.
Os freios também são projetados para máximo desempenho: além do sistema AMG de frenagem de alta performance, opcionalmente é oferecido o sistema AMG com composto de cerâmica, conhecido do SLS AMG. O SL 63 AMG vem de fábrica equipado com rodas AMG de liga leve com cinco raios pintadas em cinza titânio com acabamento em alto brilho e pneus 255/35 R| 19 na frente e 285/30 R 19 na traseira. Rodas AMG forjadas multi-raios do AMG Performance Studio, com pneus 255/35 R19 na frente e 285/30 R 20 atrás ajudam a diminuir as massas não suspensas. Elas também estão disponíveis em preto fosco, com aro externo em alto brilho.
Design: dinâmico, dominador e cheio de estilo
O SL 63 AMG é a última adição à família de roadsters da marca e apresenta os elementos de estilo que distinguem os carros de alta performance de Affalterbach. O estilo dinâmico e único da AMG compreende os detalhes dianteiros, como as grandes tomadas de ar, luzes de uso diurno específicas da AMG e uma barra cromada em cruz. Entre os detalhes especialmente atraentes estão a nova grade do radiador da AMG, com uma dupla "persiana" cromada, os painéis das saias laterais e a inscrição "V8 BITURBO" nas aberturas de ventilação com barbatanas em cromo. Na traseira, o "lábio" do defletor AMG, as duas ponteiras duplas cromadas do sistema AMG de escapamento esportivo e o acabamento em forma de difusor com inserto na cor da carroceria arrematam o trabalho de design.
Da mesma forma, o interior do SL 63 AMG, inspirado pelo SLS AMG, é uma festa para os sentidos: as quatro saídas de ar se assemelham a saídas de turbinas a jato, a alavanca de seleção E-SELECT e a AMG DRIVE UNIT são baseadas no estilo do super carro. Os equipamentos de série incluem bancos esportivos AMG em couro napa em um ou dois tons com desenho V8 da forração e logos AMG nos encostos, sistema de aquecimento dos assentos multi-contorno, assim como acabamento em fibra de carbono, painéis das soleiras AMG iluminados, iluminação ambiente e relógio analógico com design IWC. Um dos detalhes que mais se destaca no volante AMG Performance é o logotipo AMG no inserto metálico inferior. O painel de instrumentos esportivo AMG proporciona uma riqueza de informações por meio do monitor colorido TFT, do display AMG startup, do menu principal e do RACETIMER. A excepcional qualidade dos materiais e o alto padrão de mão de obra demonstram a atenção aos detalhes dos especialistas da AMG.