- Mercedes-Benz apresenta oficialmente o novo SL para o mercado brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo
- SL 350 com motor V6 e 306 cv de potência e SL 63 AMG com motor V8 biturbo e 564 cv são as versões oferecidas no Brasil
- Novas tecnologias como Magic Vision Control e sistema Hands Free Access
Há 60 anos as letras SL identificam uma das linhas de modelos mais desejadas da Mercedes-Benz e - porque não dizer - do mundo. A nova geração deste fantástico roadster exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, na versão SL 63 AMG, traz, como cada uma das gerações anteriores, inovações que balizam a vanguarda da tecnologia do automóvel. Além do charme, elegância e esportividade de sempre.
Segundo Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars, "existem cerca de 900 milhões de automóveis no mundo, milhares de modelos. Mas apenas um punhado deles são considerados ícones. O SL é um: tem classe, tem estilo e é o máximo em conforto e luxo. E combina tudo isso com uma incrível esportividade e dinamismo.”
O novo Mercedes-Benz SL passou a ter carroceria totalmente em alumínio e, com isso, pesa até 140 quilos menos que a versão anterior. A rigidez dessa nova e leve estrutura é a base do comportamento ágil e esportivo que suas linhas prometem. O SL 63 AMG vai mais longe, com uso de fibra de carbono, um material ainda mais leve, em diversos pontos da carroceria. Em ambas as versões, o comportamento dinâmico foi elevado a um nível inteiramente novo, juntamente com o conforto de rodagem.
Além da versão AMG, a Mercedes-Benz traz também ao Brasil a versão SL 350. Um dos pontos chaves da evolução do desempenho deste veículo é o novo motor V6 3,5 litros BlueDIRECT. Com 306 cv, ele é mais potente mas, ao mesmo tempo, mais econômico que o motor substituído. Da mesma forma, o motor V8 biturbo do SL 63 AMG, com nada menos que 564 cv, também apresenta um desempenho energético impressionante. Outros equipamentos novos incluem o inusitado sistema FrontBass, que transforma o luxuoso carro esportivo em uma casa de shows, independentemente de a capota estar aberta ou fechada, e o altamente eficiente sistema de limpador//lavador do parabrisa MAGIC VISION CONTROL, que asperge água através da lâmina do limpador na quantidade necessária e dependendo da direção do movimento.
Mais leve e mais rígido: uma sofisticada carroceria totalmente em alumínio
A nova geração do Mercedes-Benz SL assume literalmente o significado das famosas letras "SL" – esportivo (Sport) e leve (Lightweight). A significativa redução no peso é uma das mais destacadas características do design do novo SL, assim como ocorreu com o SL original, de 1952, que inovou com sua leve estrutura tubular. Esta é a primeira vez que a Mercedes-Benz adota uma carroceria totalmente em alumínio em um modelo produzido em série. Poucos componentes são feitos em outros materiais. Os designers usaram até mesmo magnésio - ainda mais leve - para a cobertura atrás do tanque. Tubos de aço de alta resistência foram integrados às colunas dianteiras para maior segurança.
A nova carroceria de alumínio tem cerca de 110 quilogramas menos do que pesaria se fosse feita usando a tecnologia de aço de seu predecessor. "O efeito é semelhante a se um passageiro muito pesado descesse do carro", afirma o Dr. Thomas Rudlaff, responsável pelas carrocerias de alumínio na Mercedes-Benz. "O resultado é perceptível e mensurável. Menos peso significa mais dinamismo e menos consumo. Em outras palavras: o prazer de dirigir é maior e a carga ambiental é reduzida."
A estrutura de alumínio não é apenas mais leve, mas também se mostra superior à construção em aço do modelo anterior em termos de rigidez, segurança e conforto. Isto é conseguido graças, entre outras coisas, à sua construção inteligente, com componentes otimizados para suas funções específicas. Diversos processos são usados, dependendo do componente: as peças são feitas usando métodos como chill casting (fundição com resfriamento rápido) ou vacuum die-casting (fundição em moldes preenchidos a vácuo), usinadas a partir de alumínio extrudado ou moldadas em chapas de alumínio de diferentes espessuras. O resultado é alta rigidez, altos níveis de segurança e melhores características de vibração.
Apesar de o novo SL ser ainda mais confortável e possuir mais sistemas de assistência que seu antecessor - o que sacrifica parte do peso reduzido pela carroceria de alumínio, a balança mostra números impressionantes: o SL 350, com 1.685 kg, é 140 quilos mais leve que seu antecessor e o SL 63 AMG, 125 quilos - graças a um conjunto de outros detalhes aperfeiçoados para diminuir o peso que a Mercedes-Benz também introduziu.
Prazer ao dirigir: motores frugais e potentes e suspensão ágil
Potente ao acelerar, comportando-se sem esforço a qualquer velocidade, ágil em estradas sinuosas, o novo SL proporciona muito prazer ao motorista. Além de motores potentes, a suspensão com acerto esportivo, sem deixar de lado o conforto, também construída pensando na diminuição do peso, mostra-se acima dos padrões convencionais. Assim, por exemplo, as mangas de eixos dianteiras e as conexões das molas também são feitas de alumínio para reduzir as massas não suspensas. O mesmo se aplica a virtualmente todos os componentes de fixação das rodas no eixo traseiro.
O novo SL é oferecido com dois sistemas de suspensão diferentes. O SL 350 traz de série amortecedores semiajustáveis. O sistema de suspensão ativa ABC (Active Body Control - controle ativo da carroceria), é equipamento de série no SL 63 AMG. Neste caso, com uma diferença mais pronunciada entre a configuração "Comfort" e "Sport": a escolha entre os dois níveis vai diminuindo conforme a velocidade é aumentada.
Os dois tipos de suspensão atuam em conjunto com o novo sistema de direção Direct-Steer, com assistência sensível à velocidade e redução variável dependendo do ângulo de esterço do volante. Isto garante excelente estabilidade nas retas e, consequentemente, um alto grau de confiabilidade ao trafegar na estrada em alta velocidade, tornando o SL muito ágil. O sistema também diminui a necessidade de virar o volante ao estacionar ou manobrar.
O novo motor V6 do SL 350 desenvolve 306 cv e tem 370 Nm de torque. A economia de combustível dos motores BlueDIRECT não tirou nada de suas características esportivas. Bem ao contrário: o SL 350 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, três décimos de segundo mais rápido que a versão anterior. O SL 350 traz de série a função ECO start/stop. A transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, otimizada para maior economia de combustível e conforto, também contribui para o baixo consumo.
O motor 5,5 litros biturbo do SL 63 AMG tem 564 cv e 900 Nm de torque, mais potência que qualquer concorrente na categoria, e leva o carro até 100 km/h em 4,2 segundos. Para chegar a 200 km/h são necessários só 12,6 segundos e a velocidade máxima é 300 km/h, limitada eletronicamente.
Uma transmissão à altura, a AMG SPEEDSHIFT MCT 7, otimiza o aproveitamento do motor, oferecendo quatro modos de operação: “C”, eficiência controlada, “S”, esportiva, “S+”, Sport plus e “M”, manual. No modo C, a função ECO start/stop mantém-se ativada, desligando o motor quando o carro para. Nesta opção, o câmbio atua de forma suave e troca as marchas visando a economia. A segunda marcha é usada para arrancar.
Interior: estética, estilo e esportividade
O novo SL combina seu perfil afilado, que segue a tradição da Mercedes-Benz, com uma atmosfera de luxo. Materiais requintados, com acabamento perfeito e grande atenção aos detalhes, diferenciam o estilo e caráter do interior.
A nova geração do SL é mais longa, com 4.612 mm (+ 50 mm) e mais larga, com 1.877 mm (+57 mm), proporcionando mais espaço para maior conforto interno. O espaço para os ombros (+ 37 mm) e cotovelos (+ 28 mm) também aumentou, excedendo as dimensões normalmente encontradas em carros desta categoria.
Linhas claras dão forma ao habitáculo em consonância com o conforto que oferece. Três tipos de madeiras, juntamente com uma opção de acabamento em alumínio, são disponíveis para escolha. Perfeitamente sintonizadas com a personalidade do roadster, elas combinam a atmosfera despretensiosa de um carro esportivo de alta performance a um ambiente confortável e cheio de estilo digno de um carro de passeio de luxo.
Design: as proporções clássicas do SL
Os designers deram vida à nova geração do SL baseados na tradição do modelo, mas acrescentaram novas perspectivas e ideias. O resultado é um carro esportivo elegante e marcado pelo estilo, com as clássicas proporções equilibradas que caracterizam o SL: o longo capô que abre caminho para um compartimento de passageiros posicionado bem atrás. A traseira larga e imponente, típica de um carro de corridas clássico, dá o toque final. Algumas linhas de estilo bem elaboradas definem as superfícies laterais esculturadas, porém harmônicas. Detalhes cuidadosamente trabalhados, uma traseira impactante e grades de ventilação com elementos cromados característicos da tradição de design da Mercedes-Benz dão ênfase visual à legenda do SL.
A clássica grade do radiador, vertical, identifica visualmente de forma clara o novo SL como um membro de prestígio da atual família de carros esportivos da Mercedes-Benz. A estrela posicionada ao centro é uma reinterpretação contemporânea da famosa marca registrada da fábrica, que agora se estende à seção central, com seus contornos orgânicos fluidos.
Faróis oblíquos, posicionados bem nos extremos laterais da impactante dianteira, dão ao novo roadster uma "cara" própria e inconfundível. Os faróis vêm de fábrica com o sistema de controle inteligente ILS (Intelligent Light System). As cinco diferentes funções de iluminação, adaptadas a condições típicas de condução e clima, são ativadas dependendo da situação e proporcionam ao motorista um campo de visão muito melhor iluminado. As luzes laterais e a faixa horizontal das luzes de uso diurno nas extremidades do parachoques utilizam tecnologia LED.
Vario-roof: MAGIC SKY CONTROL
O teto do novo SL pode ser recolhido para dentro do porta-malas por meio de um compacto mecanismo eletro-hidráulico, transformando o carro em poucos segundos em cupê ou roadster. O novo SL é oferecido em duas versões: teto solar com persiana deslizante ou com o exclusivo vario-roof panorâmico, com MAGIC SKY CONTROL. Com este recurso, o teto transparente muda do claro para escuro ao toque de um botão. Quando mais claro, ele é praticamente transparente, proporciona a sensação de andar ao ar livre mesmo nos dias frios. Escurecido, o teto proporciona uma sombra confortável e evita o aquecimento do interior quando os raios do sol são muito intensos. A estrutura do teto é feita de magnésio, tornando-o cerca de seis quilos mais leve que o do modelo anterior, o que rebaixa o centro de gravidade do carro e melhora a estabilidade.
Os engenheiros aperfeiçoaram o mecanismo de operação do teto e da tampa do porta-malas. Agora são menos de 20 segundos para abrir ou fechar o teto completamente.
Aerodinâmica: novos parâmetros
O design do novo SL não atende apenas a requisitos estéticos, mas também possui qualidades aerodinâmicas exemplares. Desta forma, o roadster merece as notas máximas em seu segmento em quatro importantes aspectos:
• Menor coeficiente de arrasto (cd = 0,27 no SL 350);
• Menor ruído aerodinâmico, similar ao de um sedã fechado;
• Maior conforto para uso com teto aberto, para tornar possível andar com o teto rebaixado mesmo em altas velocidades;
• Acumulação de sujeira nas janelas laterais praticamente nula.
Revolucionários: FrontBass e MAGIC VISION CONTROL
Com estas duas inovações, o novo SL se mantém fiel à sua tradição de pioneiro tecnológico:
• O MAGIC VISION CONTROL é um novo, inteligente e eficiente sistema de limpador e lavador do parabrisa. O limpador aplica sempre o fluido de lavagem à frente da lâmina por meio de canais integrados a ela, nas duas direções de movimento. Assim, a água não é espirrada no parabrisa, atrapalhando a visão do motorista, ao mesmo tempo em que a limpeza do vidro é perfeita. A água se mantém nos limites do parabrisa, assegurando a limpeza sem perturbar os ocupantes do carro, mesmo com o teto abaixado.
• O sistema FrontBass utiliza inteligentemente os espaços livres nas estruturas de alumínio dianteiras, à frente do espaço para os pés, como áreas de ressonância para os altofalantes para tons graves. Assim, o novo SL apresenta sons graves claros e nítidos, criando um ambiente de casa de shows
mesmo com o teto rebaixado, liberando espaço nas portas.
As duas novidades são equipamento standard do novo SL.
Acesso HANDS-FREE
O sistema HANDS-FREE ACCESS, outra inovação da Mercedes-Benz, permite a abertura ou fechamento da tampa do porta-malas sem uso das mãos e sem contato. O usuário precisa simplesmente movimentar o pé próximo ao parachoques traseiro. A Mercedes-Benz é a única fabricante a oferecer esse sistema que não apenas abre, mas também pode fechar o porta-malas.
O mais seguro
Graças à estrutura de alumínio otimizada para colisões, ao sistema PRE-SAFE de série e a outros sistemas de assistência do mesmo nível que os da Classe S, o SL é o roadster mais seguro do mundo. A rígida carroceria de alumínio forma um resistente compartimento de passageiros, juntamente com zonas de deformação precisamente definidas nas extremidades dianteira e traseira. Em caso de capotagem, as colunas dianteiras feitas de aço e alumínio e duas barras de proteção (santantônios) protegem o compartimento de passageiros.
Os sistemas de retenção, inclusive os airbags de dois estágios do motorista e passageiro da frente, passaram por desenvolvimento. Um airbag cobre integralmente a área de impacto da cabeça na lateral. Um airbag torácico adicional no encosto do assento protege a parte superior do corpo na eventualidade de um impacto lateral. Outro equipamento novo são os apoios de cabeça NECK-PRO, que entram em ação em caso de colisão. Eles foram desenvolvidos pela própria Mercedes-Benz e são equipamento de série no SL. A dianteira com uma grande área de impacto absorvente ajuda a proteger os pedestres em caso de atropelamento.
Um destaque na segurança é o inédito sistema PRE-SAFE de proteção antecipada dos ocupantes, também desenvolvido pela Mercedes-Benz e adotado como equipamento de série. Se o sistema detecta risco sério de acidente, ele ativa automaticamente medidas precaucionárias de proteção aos ocupantes do veículo, para que assim os cintos de segurança e airbags possam otimizar suas funções protetoras ao máximo durante um impacto.
Medidas adicionais pós-acidente suplementam o conceito de segurança integral, facilitando rápida assistência: independente da severidade do impacto, as portas são automaticamente destravadas após o acidente, a iluminação interior é ligada e as janelas laterais abaixam 50 milímetros para ventilar o interior do carro mais eficientemente. O volante também pode ser movido para cima.
De série: ATTENTION ASSIST e ADAPTIVE BRAKE
O novo SL também conta com uma exclusiva combinação de sistemas de assistência ao motorista que ajuda a evitar acidentes. A lista inclui, como equipamento de série, o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST e o sistema inteligente de frenagem ADAPTIVE BRAKE. Este último reúne ABS, controle de deslizamento na aceleração (ASR) e controle ativo de desvio lateral, oferecendo funções de conforto e conveniência juntamente com as funções de segurança.
O ADAPTIVE BRAKE funciona juntamente com luzes de freio também adaptativas. Nas frenagens de emergência, elas piscam, alertando os veículos que vêm atrás.
Active Parking Assist (assistência ativa ao estacionamento): manobras automáticas para estacionar
O Active Parking Assist é novo no SL. Utilizando sensores de ultrassom, ele consegue identificar vagas disponíveis e automaticamente esterçar o veículo na manobra de estacionamento.
Infotainment: COMAND com acesso à internet
O novo Mercedes-Benz SL vem com o sistema de gerenciamento e informática COMAND. Ele inclui telefonia Bluetooth, com operação facilitada do telefone no carro. O COMAND Online, com acesso à Internet e DVD, é disponível como opcional. Ele possibilita navegação ilimitada sempre que o veículo estiver parado, juntamente com acesso em alta velocidade a um serviço online da Mercedes-Benz para, por exemplo, solicitar um relatório sobre o clima ou encontrar um endereço ou destino determinados. Também é possível enviar para o carro destinos individuais e caminhos selecionados pelo Google Maps.
Ambas as versões do COMAND dispõem de tela TFT colorida com 17,8 de diagonal (800 x 480 pixels), posicionada ao lado do conjunto de instrumentos. Este posicionamento da tela evita, na medida do possível, que o motorista se distraia.
O novo SL será comercializado no Brasil com os preços públicos de USD 269.900 (SL 350) e USD 399.900 (SL 63 AMG).