Ir para o conteúdo

‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’ elege os melhores artistas contemporâneos no País


  • A iniciativa visa incentivar a arte no Brasil, reconhecer artistas renomados e abrir as portas para novos talentos.
  • Vencedores Anna Maria Maiolino e Paulo Nazareth foram indicados por júri de curadores de reconhecimento internacional.
  • Valores concedidos aos artistas figuram entre as maiores premiações mundiais.

Como caminho para ampliar o espaço de divulgação artística no País e reconhecer o trabalho dos profissionais expoentes na área, a Mercedes-Benz do Brasil e o Museu de Arte de São Paulo criaram o ‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em sua primeira edição, o Prêmio já é considerado como um dos mais significantes no mundo. Isso se deu devido ao júri de curadores internacionalmente reconhecido, premiação extremamente atrativa e alcance nacional.

A iniciativa contou com um júri formado por Chris Dercon (diretor da galeria londrina Tate Modern), Teixeira Coelho (Coordenador do MASP), José Roca (8.ª Bienal do Mercosul e curador de arte latino-americana da Tate Modern), Moacir dos Anjos (Itaú Cultural, 29.ª Bienal de São Paulo, Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP) e Paulo Herkenhoff (Documenta de Kassel, MoMA e 24ª Bienal de São Paulo).

O ‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’ elegeu os vencedores em duas categorias: ‘Melhor Artista Contemporâneo do Ano’, com a vitória de Anna Maria Maiolino, e ‘Talento emergente’, conquistada por Paulo Nazareth.

“Proporcionar novas oportunidades para que a arte possa se manifestar faz parte do compromisso de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz, constantemente empenhada em valorizar e incentivar as mais variadas formas de expressões artísticas. A parceria com o MASP foi extremamente enriquecedora para a concretização desse projeto”, avaliou Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil.

A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada com um jantar, em 26 de junho, na sede no MASP, na capital paulista. Escolhidos por unanimidade, os artistas receberão, como estímulo, R$ 200 mil e R$ 70 mil, respectivamente. O valor destinado à categoria principal é o mais alto já concedido a um único artista no Brasil, na área das artes visuais, e um dos maiores do mundo. Nessa noite, será lançado também site exclusivo com informações sobre o Prêmio, os artistas e os curadores.

Em novembro, Anna Maria Maiolino e Paulo Nazareth terão uma exposição conjunta no MASP.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Com mais de cinco décadas de atividades no País, a Mercedes-Benz do Brasil é mais do que uma fábrica de veículos. Comprometida com o desenvolvimento da nação brasileira, a Companhia desempenha um papel proativo de Responsabilidade Social com valorização da cultura e da arte, além de dedicar um foco também especial à educação, esportes e meio ambiente.

Sobre o MASP

Considerado um dos mais importantes museus de arte ocidental da América Latina, o Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand – tem seu acervo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais se destacam as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Do século XIII aos dias de hoje, é possível apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli (da escola italiana) e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall (da chamada Escola de Paris). A missão do MASP é incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios ao seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes visuais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro.

Sobre os vencedores do ‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’

Brasileira de origem italiana, Anna Maria Maiolino realiza sua obra com diversas mídias. Para a artista, mudar de suporte estende o discurso da obra agregando novos significados. Entre seus principais projetos estão a participação com Hélio Oiticica na exposição Nova Objetividade Brasileira (1967); Prêmio Mario Pedrosa concedido em pela ABCA pela sua mostra no Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro (1989); Prêmio ‘Pesquisa de Linguagem‘ pelo trabalho ‘Um, Nenhum Cem Mil‘ no Gabinete de Arte Raquel Arnaund, em São Paulo, concedido pela APCA (1994); Retrospectiva de sua obra realizada pela Fundação Antoní Tàpies de Barcelona, Espanha (2010) Atualmente, Anna expõe na 13.ª Documenta de Kassel, na Alemanha, com a instalação Here & There.

O mineiro Paulo Nazareth vive e trabalha mundo afora. Ele incorpora a ideia do artista como uma espécie de conector, um decodificador performativo ou uma porta para outras compreensões do existir. Seus temas estão frequentemente relacionados à raça, ideologia, diferenças sociais, desenvolvimento e são sempre sustentados por uma visão categórica da vida ética em si – que coloca em relevo os laços afetivos que ligam a vida individual à vida coletiva, este momento ao próximo, o particular ao universal.

Serviço:

‘Prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais’ – jantar de premiação
26 de junho – Horário: 19h30
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SP
Hotsite (será lançado essa semana): www.premio.art.br

Durante toda sua trajetória no Brasil, a Mercedes-Benz acredita e investe no desenvolvimento social. Prova de sua responsabilidade e compromisso junto à comunidade são os projetos que realiza, visando promover a educação, os esportes, proteger o meio ambiente, incentivar a cultura, desenvolver as ciências e zelar pela saúde e bem estar social.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.