Ir para o conteúdo

Pioneirismo da Mercedes-Benz com a introdução e evolução do diesel no Brasil é destaque no Fórum SAE


  • Philipp Schiemer, presidente da Empresa, abriu hoje, em Curitiba, o 11º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel
  • Avanço tecnológico dos motores e dos veículos a diesel assegura menores índices de emissões, trazendo melhoria para a qualidade do ar e preservando o meio ambiente

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, realizou a palestra de abertura do 11º Fórum de Tecnologia de Motores Diesel da SAE Brasil, entidade filiada à SAE International, uma das mais conceituadas associações mundiais de engenharia da mobilidade, em Curitiba, no Paraná.

Sob o tema “O papel do diesel – presente e futuro”, o evento é coordenado pela SAE BRASIL Seção Paraná - Santa Catarina. O fórum acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no auditório e salão de eventos do prédio da pós-graduação no campus da Universidade Positivo. A temática das apresentações e debates foi cuidadosamente selecionada para abordar os temas mais atuais e ainda demonstrar as tendências tecnológicas que darão ao motor diesel a manutenção da liderança em eficiência energética, associada à conformidade ambiental e à inigualável capacidade para o trabalho pesado.

“É uma grande honra e satisfação participar desse importante evento, o que reafirma a longa parceria e a ampla cooperação da Mercedes-Benz com a SAE”, afirma Philipp Schiemer. “Em nossa Empresa temos paixão pela inovação e pelo desenvolvimento de soluções para o transporte de carga e passageiros. Levaremos essa experiência para debater e desenhar, em parceria, o futuro da força motriz da mobilidade no Brasil, que é o motor diesel”.

A solução mais eficiente e econômica

Na visão de Philipp Schiemer, “o motor diesel sempre foi uma máquina de elevada eficiência. Com o passar dos anos, se transformou na mais expressiva forma de transportar pessoas e produtos. E assim deverá permanecer por muitos anos ainda, assegurando força, economia e compatibilidade ambiental”. 

O conceito diesel foi introduzido no Brasil de forma pioneira pela Mercedes-Benz, em 1956, mudando a história dos meios de transporte no País. Em 1956, foram produzidos o primeiro caminhão e ônibus no Brasil com motor diesel, ambos da marca Mercedes-Benz. Como decorrência, houve também um forte impulso no setor automobilístico brasileiro.

O desenvolvimento do motor diesel é uma história de sucesso no Brasil. De 1990 até 2012, os motores diesel reduziram 98% de emissões de Material Particulado e 86% de Óxidos de Nitrogênio. Uma evolução sem igual. Hoje em dia, não há mais fumaça visível nos dutos de escape dos veículos comerciais.

A evolução do diesel no Brasil registrou um grande salto de qualidade em 2012, com a introdução do diesel S50, seguido agora pelo S10, a fim de atender à legislação Proconve P-7 (Euro 5).

Tendências tecnológicas

De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, eficiência e sustentabilidade são desafios fundamentais para os players do desenvolvimento e produção do motor diesel no Brasil. O objetivo é conjugar de forma harmônica a maior eficiência possível em termos de rendimento e consumo com menores níveis de emissões. 

O foco na sustentabilidade aponta também para uma maior adequação à utilização de combustíveis alternativos, como biodiesel, diesel de cana, diesel+GNV e outros que possam vir a ser desenvolvidos levando em conta sua viabilidade técnica, ambiental e comercial.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.