Ir para o conteúdo

Pilotos do Mercedes-Benz Challenge recebem CLA 45 AMG Racing Series para a temporada 2014


  • Campeonato brasileiro CLA AMG Cup é o primeiro no mundo a receber o novo CLA 45 AMG Racing Series
  • O automóvel utiliza o motor de 2 litros de série mais potente do mundo
  • Pilotos receberam seus veículos em evento realizado em São Paulo
  • Campeonato terá oito etapas e será disputado em vários autódromos do país

A Mercedes-Benz entregou nesta quarta-feira, 16 de abril, os primeiros 24 automóveis CLA 45 AMG Racing Series aos pilotos que participarão este ano do Mercedes-Benz Challenge, campeonato que dá continuidade ao Mercedes-Benz Grand Challenge, disputado no país desde 2011.

O Brasil foi o país escolhido para palco de estreia mundial do CLA 45 AMG Racing Series, versão de corrida do mais novo esportivo da marca, o CLA 45 AMG. O Mercedes-Benz Challenge terá oito etapas, com a participação simultânea dos automóveis C 250 Turbo e o CLA 45 AMG Racing Series, com pontuação em separado para as categorias C 250 Cup e a estreante CLA AMG Cup. Até dois pilotos podem se alternar na direção do automóvel durante as provas, que têm duração de 45 minutos cada.

A entrega dos automóveis foi comandada por Dimitris Psillakis, diretor Geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. “Contar com mais uma categoria no MB Challenge aumenta a visibilidade de nossos automóveis nas competições com veículos superesportivos de alto desempenho, demonstrando que a marca oferece automóveis seguros para seus clientes”.

O piloto Amorin Jr, de Campinas, SP, está entusiasmado com o novo modelo e as perspectivas para o campeonato: “Considerando as duas categorias juntas, teremos aproximadamente 40 automóveis na pista. Será um campeonato espetacular. Nesta temporada terei a parceria do Renan Guerra, piloto que é sempre muito rápido. Acredito que faremos uma ótima dupla. Sem dúvida, o novo CLA 45 AMG Racing Series será fantástico".

A expectativa de Amorin Jr. é compartilhada por Neto De Nigris, veterano do MB Challenge que terá em 2014 seu quarto ano na competição. "No ano passado andei com a C 250 e neste vou correr com o CLA 45 AMG. Acredito que a maior diferença será principalmente pelo motor e câmbio – o automóvel deve nos obedecer mais".

Para Arnaldo Diniz, de São Paulo, que corre há três anos no MB Challenge, “o CLA, um AMG 'puro', dará maior visibilidade para o campeonato. A vinda dele para o Brasil é fruto do sucesso que a competição conquistou. Trata-se de um automóvel rápido e estável, com tração nas quatro rodas e com um câmbio fantástico. Sem dúvida, proporcionará uma sensação muito agradável ao pilotar, além de total segurança".

A organização do Mercedes-Benz Challenge será feita pela Vicar e as provas acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas e a Fórmula 3 Brasil. Algumas corridas ainda serão realizadas também em conjunto com a Stock Car nas etapas do Milhão e do circuito de rua em Ribeirão Preto.

Um automóvel único

O CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido a partir da versão standard do esportivo de série CLA 45 AMG. O automóvel conta com o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm. Toda esta força é levada às rodas pela transmissão esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas, preparada para competição. A tração permanente nas quatro rodas garante um desempenho extraordinário nas curvas.

O CLA 45 AMG Racing Series conta com conjuntos dianteiro e traseiro diferenciados, além de para-lamas salientes e saias laterais especiais. Pneus de corrida tipo slick reforçam a impressionante largura do automóvel. A excelência aerodinâmica da versão de rua foi aprimorada por componentes de fibra, como o divisor aerodinâmico dianteiro, que garante maior força de aderência, o difusor traseiro com três barbatanas e o aerofólio traseiro ajustável. As entradas de ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras asseguram o resfriamento eficiente dos freios. Aberturas nos arcos das rodas e nos para-lamas, alargados em seis centímetros de cada lado, aumentam a força vertical sobre os eixos dianteiro e traseiro.

Alto nível de segurança

Para garantir a segurança dos pilotos, o CLA 45 AMG Racing Series conta com uma gaiola de proteção contra capotagens feita de aço de alta resistência. O banco tipo concha de fibra de carbono, feito pela Recaro, é preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support - apoio para cabeça e pescoço) e o veículo é equipado com um sistema especial de extintores de incêndio.

Um ajuste para cada pista

A suspensão de corrida permite adaptação especial para cada pista: altura, dureza das molas e características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema antibloqueio. As trocas de pneus nas paradas nos boxes são agilizadas pelo sistema de macacos pneumático integrado ao assoalho do automóvel.

A primeira prova do Mercedes-Benz Challenge 2014 acontecerá no dia 25 de maio, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. 

Campeonato brasileiro CLA AMG Cup é o primeiro no mundo a receber o novo CLA 45 AMG Racing Series

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.