- Companhia também recebeu o troféu de “Montadora do Ano”, conquistando assim os mais importantes prêmios do evento
- Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante de veículos comerciais do Brasil e da América Latina
- Empresa ampliou a capacidade de produção da fábrica de São Bernardo do Campo e está expandindo a produção de caminhões para a planta de Juiz de Fora
- De forma pioneira, a linha de veículos comerciais da marca foi totalmente renovada para 2012
Pela segunda vez consecutiva, a Mercedes-Benz do Brasil é a "Empresa do Ano" no Prêmio AutoData – Os Melhores do Setor Automotivo. O resultado foi anunciado ontem à noite, em São Paulo, ocasião em que a Companhia também conquistou o troféu de "Montadora do Ano", acumulando assim os dois mais importantes prêmios do evento.
O Prêmio AutoData, que chegou à 12ª edição, é uma das principais iniciativas de reconhecimento a empresas e executivos do setor automotivo. "A conquista dessa dupla premiação coroa o êxito da nossa Companhia nos investimentos que tem feito visando o fortalecimento de suas operações no País", afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. "Dividimos a satisfação e o orgulho com todos os nossos colaboradores e também com os concessionários, fornecedores e demais parceiros que muito contribuem para que a nossa Empresa mantenha sua posição de maior fabricante de veículos comerciais do Brasil e da América Latina e maior exportadora do setor".
O reconhecimento da AutoData premia também o momento marcante pelo qual passa a Mercedes-Benz do Brasil, uma empresa cada vez mais forte, ágil e competitiva. Entre suas recentes e importantes medidas destacam-se o investimento de R$ 1,5 bilhão no País, a contratação de mais de 1.000 colaboradores, o aumento da capacidade de produção da fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, e a expansão da produção de caminhões para a planta de Juiz de Fora, Minas Gerais.
"Além disso, somos o único fabricante do Brasil a renovar totalmente, de forma simultânea, toda a nossa linha de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves para 2012", diz Joachim Maier. "Estamos introduzindo no País avançadas tecnologias, como o BlueTec 5 para atendimento ao PROCONVE P-7, que se destacam por motores mais potentes, econômicos e ecológicos".
Maior fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha
Maior fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha, a planta de São Bernardo do Campo é a única da Daimler a produzir, num mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões.
A unidade brasileira é o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. Além disso, destaca-se também por seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico, o maior do setor na América Latina.
O desenvolvimento do novo portfólio de caminhões, especialmente das famílias Accelo, Atego, Atron e Axor, ficou a cargo do CDT. Atualmente, em parceria com outras áreas da Empresa, a equipe atua na nacionalização do Actros. Esse envolvimento confirma o papel da unidade brasileira como forte parceiro da rede mundial de desenvolvimento de caminhões da Daimler.
Os engenheiros e técnicos brasileiros também trabalham permanentemente no desenvolvimento do uso de combustíveis alternativos ao diesel de petróleo. Entre essas experiências incluem-se, com sucesso, testes em bancos de prova e em veículos com diesel de cana e biodiesel.
Prêmio AutoData
O Prêmio AutoData é um evento anual realizado pela Editora AutoData desde 2000. O corpo editorial do grupo selecionou, este ano, diversos cases para concorrerem em 18 categorias. A escolha dos vencedores foi feita, em setembro e outubro, por votação de leitores da revista e da agência de notícias e também por participantes do Congresso "Perspectivas 2012".
A Editora AutoData presta homenagem ainda à "Empresa do Ano", escolhida entre as vencedoras das 18 categorias, após análise feita por uma comissão de notáveis, formada por executivos com ampla experiência e prestígio no setor automobilístico.