Genebra / Stuttgart - O pulsar de uma nova geração: o centro das atenções da presença da Mercedes-Benz no Salão Internacional de Genebra (de 8 a 18 de março) será a apresentação mundial do novo Classe A. A empresa está iniciando um capítulo completamente novo no segmento dos compactos: design emocionante e poderosos motores que vão de 80 kW (109 hp) a 155 kW (211 hp), extremamente eficientes, com emissões de apenas 99 g/CO2 por quilômetro. Ao mesmo tempo, o novo modelo reforça que, para a Mercedes-Benz, segurança não é uma questão de preço. As especificações de série incluem, entre outras tecnologias, o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST (assistência de prevenção de colisões), baseado em radar.
"‘A’ de 'ataque': o novo Classe A é um claro posicionamento do novo dinamismo da marca Mercedes-Benz", explica o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Direção da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars. "Ele é completamente novo, até o último detalhe. Não é sempre que, na área do desenvolvimento automotivo, você tem a oportunidade de começar com uma folha de papel em branco. Nossos engenheiros e designers aproveitaram ao máximo esta oportunidade."
Design e dinamismo são características evidentes do novo Classe A, mesmo à primeira vista, começando por ele ficar até 18 centímetros mais próximo da pista do que o seu antecessor. A radical nova linguagem de design que foi recebida entusiasticamente em sua primeira aparição, com o "Concept A-CLASS", foi aplicada rigorosamente no modelo para produção em série. Com sua original interpretação do clássico formato de dois volumes, os designers da Mercedes criaram um exterior pleno de emoção, com claro ar esportivo. "Aplicar a nova dinâmica de estilo da Mercedes-Benz à categoria dos compactos foi um desafio que nós realmente curtimos", conta Gorden Wagener, chefe de Design da Mercedes-Benz. "As linhas quase esculturais do Classe A são típicas da Mercedes. As linhas de definição, em especial nas laterais do carro, dão ao Classe A estrutura e tensão."
Quanto ao design interior, o objetivo foi complementar o visual esportivo do exterior. O resultado é que o carro transmite uma sensação de qualidade única nesta categoria, obtida tanto por meio da linguagem do design como pela escolha e combinação dos materiais de alta qualidade empregados. Como foi visto no Concept A-CLASS, existe a opção de integrar um smartphone ao sistema de operação e display. Um aplicativo especial torna possível usar toda a funcionalidade do iPhone e, brevemente, também outros modelos de smartphones no carro.
Todas as superfícies de acabamento têm acabamento em cromo prateado feito por eletrodeposição, o que cria um aspecto de uma superfície metálica real, inclusive com o "toque frio" característico. "Este é apenas um exemplo de como a qualidade do interior do Classe A não é definida pelos elementos clássicos de acabamento, mas pela consistência do projeto e pelos materiais empregados", esclarece Hartmut Sinkwitz, chefe de Design Interior. "O mote que usamos para criar o interior foi 'esportividade pura, com nova interpretação'."
Os destaques visuais mais marcantes incluem, por exemplo, as entradas de ar, que sobressaem como "jóias brilhantes", segundo Sinkwitz, ressaltando assim a excepcional qualidade do interior. O caráter esportivo do veículo é reforçado ainda mais pelos assentos integrais (opcionais) na dianteira. O banco traseiro é igualmente esportivo na aparência e pode levar até três passageiros.
Assim como o modelo básico, que pode ser individualizado com uma ampla gama de opcionais, há algumas linhas de design e equipamento que foram reunidas com os desejos do consumidor em mente: "Urban", "Style" e "AMG Sport".
A apresentação mundial do novo Classe A (comprimento / largura / altura: 4.292/1.780/ 1.433 milímetros) terá lugar no Geneva Motor Show (de 8 a 18 de março). O carro chegará às concessionárias europeias em setembro deste ano e no Brasil em 2013.
Exclusividade esportiva: o Classe A Sport cria uma nova definição de dinamismo
Pela primeira vez, os especialistas em performance da AMG foram envolvidos em um desenvolvimento da categoria dos compactos desde o início. O resultado é a versão mais dinâmica da nova série - o Classe A Sport 'engineered by AMG', no qual a afinidade visual com o Classe A Concept é mais evidenciada, especialmente quanto à nova grade com desenho de diamante. O Classe A Sport apresenta rodas AMG exclusivas de liga leve com 18 polegadas, com cinco raios e pneus 235/40 R18, pintadas em preto com alto brilho, juntamente com pinças de freios vermelhas. Isto dá uma ideia das qualidades dinâmicas especiais do A 250 Sport e do A 220 CDI Sport, que se diferenciam, entre outros fatores, pelo eixo dianteiro especialmente desenvolvido pela AMG e pela suspensão, configurada para acompanhá-lo.
Toques de vermelho no acabamento AMG exclusivo da dianteira e traseira do carro também ajudam a enfatizar o posicionamento do novo modelo. O contraste entre o acabamento em preto e os toques adicionais em vermelho continua no interior: as costuras contrastantes no volante e nos bancos são no mesmo tom brilhante, assim como os cintos de segurança. A iluminação ambiente dos instrumentos e os anéis que emolduram as aberturas de ventilação também são vermelhos.
Propulsão: novos motores a gasolina e diesel
Uma ampla gama de motores tanto a gasolina como a diesel é capaz de atender a várias necessidades de desempenho, ao mesmo tempo em que apontam o estado da arte em relação à eficiência: pela primeira vez, um carro da Mercedes-Benz irá gerar apenas 99 gramas de CO2 por quilômetro rodado.
A amplitude da nova geração de motores a gasolina, com deslocamento de 1,6 e 2 litros, vai de 90 kW (115 hp) no A 180 e 115 kW (156 hp) no A 200 até 155 kW (211 hp) no A 250. Em todos eles, está presente a combinação de injeção direta e turbocompressão pelos gases de escapamento, um processo de combustão mais eficiente e um espectro de estratificação ampliado para operação com queima "magra", utilizando injetores de ação rápida para múltipla injeção do combustível, além da ignição multi-faíscas sob demanda.
O sistema CAMTRONIC é uma inovação que também terá sua apresentação mundial no motor 1,6 litro: o ajuste da elevação da válvula no lado da admissão restringe a quantidade de mistura utilizada em regime de carga parcial, reduzindo desta forma o consumo.
Os motores diesel também oferecem um impressionante nível de eficiência e compatibilidade ambiental, graças à sofisticada tecnologia de injeção e turbocompressão. O A 180 CDI tem potência de 80 kW (109 hp) e torque máximo de 250 Nm, enquanto o A 200 CDI oferece um máximo de 100 kW (136 hp) e torque atingindo 300 Nm. O A 220 CDI tem 2,2 litros de cilindrada e 125 kW (170 hp), com torque de 350 Nm, proporcionando desempenho absolutamente excepcional na Classe A.
Todos os motores do novo Classe A tem função ECO start/stop de série. Os motores podem ser combinados tanto com a nova transmissão manual de seis marchas como, opcionalmente, com a transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem.
Mais destaques: suspensão, aerodinâmica, segurança
O dinamismo prometido pelo design e pelo sistema de propulsão é complementado pelo trabalho da suspensão. Um centro de gravidade perceptivelmente mais baixo e um novo eixo traseiro 4-link são a base do comportamento do carro, além de permitirem a instalação do sistema 4MATIC de tração integral. Os usuários podem escolher entre várias opções de suspensão, entre eles a suspensão esportiva opcional, com sistema de direção Direct-Steer. A direção eletromecânica do Classe A foi completamente reprojetada e agora o motor elétrico fica posicionado diretamente sobre a caixa de direção, que utiliza um sistema de duplo pinhão, compacto e extremamente preciso.
O desempenho aerodinâmico excepcional, com o CD recorde de 0,26, coloca o Classe A no alto de sua categoria. O comportamento é ajudado ainda mais pelo defletor de teto de série.
O Classe A é o único veículo no segmento a trazer de série um sistema de alarme de colisão por radar com assistência de frenagem adaptativa (Adaptative Brake Assist), que reduz o risco de colisões traseiras. O sistema COLLISION PREVENTION ASSIST (assistência da prevenção de colisões) alerta visual e sonoramente motoristas potencialmente distraídos ao identificar obstáculos, preparando o Brake Assist para dar maior precisão de resposta possível na frenagem. O processo é iniciado assim que o motorista pisa firmemente no pedal do freio.
O sistema PRE-SAFE de proteção preventiva aos ocupantes está disponível pela primeira vez no Classe A. A inovação, lançada no Classe S em 2002, faz desta forma sua estreia na categoria dos compactos. Os principais dispositivos do PRE-SAFE são o tensionador reversível dos cintos de segurança, fechamento das janelas e do teto solar deslizante em caso de movimentação lateral crítica e ajuste elétrico do banco dos passageiros da frente com função de memória para a posição ideal para máxima eficiência dos sistemas de retenção. O PRE-SAFE é ativado sempre que são verificadas alterações dinâmicas críticas, longitudinais ou laterais, e pode ser também disparado pela intervenção de algumas funções de assistência.
A democratização da segurança também abrange uma série de outros sistemas de assistência provenientes de carros maiores, que foram adotados no Classe A. Elas incluem:
• ATTENTION ASSIST (standard)
• Brake HOLD function (standard)
• Hill-Start Assist (standard)
• DISTRONIC PLUS
• Adaptive Highbeam Assist (farol alto adaptativo)
• Active Blind Spot Assist e Active Lane Keeping Assist
• Speed Limit Assist (reconhecimento de placas de sinalização de velocidade)
• Active Parking Assist (assistente ativo de estacionamento)
• LINGUATRONIC
• Câmera de ré