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Novo Sprinter da Mercedes-Benz destaca-se pela segurança exemplar no transporte de passageiros


  • Novidades do Sprinter incluem inovador ESP Adaptativo® (que integra as funções ASR, ABS, BAS e EBV), novos airbags e estrutura monobloco de elevada resistência com absorção otimizada de impactos
  • Modelo da linha 2012 é atração na Laad Security, feira internacional de segurança pública e corporativa, no Rio de Janeiro
  • Sprinter é utilizado no transporte de empresários, executivos, personalidades e grupos de turistas, podendo receber blindagem por empresas especializadas
  • Mercedes-Benz renova totalmente sua linha Sprinter de vans, furgões e chassis para 2012
  • Nova geração de motores OM 651, com tecnologia BlueEFFICIENCY, assegura mais potência e torque, além de reduzido consumo e menores emissões, atendendo ao PROCONVE P-7

O elevado padrão de qualidade e o nível exemplar de segurança dos novos veículos comerciais leves Sprinter da Mercedes-Benz ganham evidência na Laad Security 2012, feira internacional de segurança pública e corporativa que será realizada, de 10 a 12 de abril, no Rio Centro, no Rio de Janeiro.

“Durante o evento, iremos expor um modelo Sprinter da linha 2012, que, entre diversas aplicações, é indicado para o transporte especializado de empresários, executivos, personalidades e grupos de turistas, bem como no transporte de passageiros de uma forma geral. A demanda deste segmento apresenta tendência de crescimento para os próximos anos com a proximidade de grandes eventos no País, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirma Adriana Taqueti, gerente sênior de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Tanto no segmento de passageiros, quanto no de cargas, nas mais diversas aplicações e configurações, o Sprinter é referência de mercado em tecnologia, qualidade, agilidade, excelência, rentabilidade e satisfação do cliente”.

Sprinter pode receber blindagem por empresas especializadas

Durante o evento Laad Security, a Mercedes-Benz, em parceria com a Guardian, irá demonstrar aos visitantes que os veículos Sprinter podem receber blindagem, atendendo a necessidades específicas de empresas de transporte de passageiros e de cargas.

O processo de blindagem envolve os vidros e a carroçaria, incluindo teto, portas, parte inferior do chassi e outros elementos. O aumento de peso do veículo varia de acordo com o nível de blindagem escolhido. Devido a sua elevada resistência, os novos Sprinter suportam esse aumento de peso sem perder desempenho. Além disso, a agilidade do veículo é preservada, graças à maior potência e torque da linha 2012.

Padrão de segurança ainda mais elevado

Com a nova geração do Sprinter, a Mercedes-Benz aprimorou ainda mais o seu já reconhecido e exemplar nível de segurança, criando um novo padrão no mercado. Um dos principais diferenciais é a introdução do programa de controle de estabilidade, o ESP Adaptativo®, que consiste na integração dos já conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

O BAS reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem de acordo com a reação do motorista sobre o pedal de freio. Já o EBV reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto carga e veículo e ajusta a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.

O ESP Adaptativo® reduz ainda o risco de tombamento lateral e realiza uma intervenção em movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via.

O novo Sprinter trará também um airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van). Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag.

O elevado padrão de segurança do Sprinter também envolve o conceito de absorção de impactos observados em sua estrutura monobloco, prevendo-se a absorção otimizada de impactos e transferindo as forças oriundas de colisão, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.

Sprinter 2012 traz novos padrões de desempenho e tecnologia

Além do inédito design – moderno, arrojado e cada vez mais atrativo, seguindo o atual estilo europeu – a nova família Sprinter de vans, furgões e chassis com cabina traz uma série de novidades, definindo padrões em tecnologia, economia, proteção ambiental e desempenho. Este é o caso da nova geração de motores OM 651 LA, que atendem à legislação PROCONVE P-7. Esses propulsores trazem a avançada tecnologia BlueEFFICIENCY para os veículos comerciais leves, solução já totalmente consagrada nos automóveis da marca.

O novíssimo sistema de ar condicionado disponível para as vans é um diferencial da nova geração do Sprinter. A temperatura no interior do veículo é mantida sempre num nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.

Motores mais potentes, econômicos e ecológicos

Quando se trata de nível baixo de emissões e respeito pelo meio ambiente, a nova geração de motores Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de 4 cilindros é vantajosa em suas duas classes de potência: a versão 311 CDI Street passa a contar com motor de 114 cv (aproximadamente 5% mais potente), com torque de 28 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm). Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm), o que significa um incremento de  cerca de 13% na potência e 6,5% no torque.

Com maior potência e torque, os veículos Sprinter ganham mais agilidade no trânsito, com melhores arrancadas e retomadas e também com maiores velocidades médias.

Os novos motores do Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a nova transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível. Essa nova transmissão propicia ainda melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veículo.

Maior capacidade de transporte

A nova família Sprinter oferece maior capacidade de transporte, tanto no que se refere ao número de passageiros, no caso das vans, quanto ao volume de carga dos furgões e chassis. Isso se deve ao aumento do PBT – peso bruto total (3,50 / 3,88 / 5 toneladas) e das distâncias entreeixos (3.250 / 3.665 / 4.325 mm).

O novo furgão Sprinter oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15 m³. A porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, está 24% maior em relação à versão atual. Com isso, permite o carregamento de um palet pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a movimentação de produtos.

A abertura de 270 graus da porta traseira e a opção de portas corrediças nas duas laterais ampliam notavelmente as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso. Com duas opções de alturas internas e três comprimentos, a linha de furgões Sprinter assegura muitas facilidades aos transportadores.

Robusto e resistente, o chassi com cabina da linha Sprinter está apto para a implementação de diversos tipos de carroçarias, que permitem uma capacidade volumétrica de carga até 22 m³.

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