Stuttgart/Frankfurt - O terceiro modelo híbrido da nova Classe S, o S 500 PLUG-IN HYBRID, estabelece novos parâmetros de eficiência, assim como em sistemas de condução e conforto climático. Com emissão de 69 gramas de CO2 por quilômetro (consumo de 3 litros/100 km), a nova Classe S cria uma nova referência para sedãs de luxo que, há poucos anos, era tida como virtualmente impossível. O motor elétrico com 80 kW com bateria recarregável externamente torna possível rodar sem emissões por uma distância de até 30 quilômetros. Ele trabalha em conjunto com o novo motor V6 turbinado de três litros. A Mercedes-Benz apresentará o S 500 PLUG-IN HYBRID no Salão do Automóvel de Frankfurt. As vendas começarão em 2014.
O S 400 HYBRID foi pioneiro no mundo ao apresentar um sistema de propulsão híbrido de série com bateria de íons de lítio, em 2009. Com a nova Classe S, a Mercedes-Benz expande sua linha híbrida nesta série de modelos para três versões: o S 400 HYBRID, S 300 BlueTEC HYBRID e S 500 PLUG-IN HYBRID. Todos os sistemas de propulsão híbridos da segunda geração compartilham a integração contínua no trem de força. O motor a combustão pode ser completamente desconectado do motor elétrico. Outros equipamentos incluem o sistema de recuperação de energia nas frenagens de segunda geração e o sistema de gerenciamento de energia antecipatório Intelligent HYBRID.
"Com o S 500 PLUG-IN HYBRID, a Mercedes-Benz estabelece outro marco no caminho para uma mobilidade livre de emissões, com base em nossa matriz híbrida modular", explica o Prof. Dr. Thomas Weber, responsável pela área de Pesquisas do Grupo no Conselho de Direção da Daimler e chefe da Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Cars. "Desta maneira, a Classe S torna-se um genuíno "three-liter car" (veículo que consome menos de três litros de combustível por 100 quilômetros), com espaço generoso e conforto de rodagem superlativo."
Enquanto as baterias do S 400 HYBRID e do S 300 BlueTEC HYBRID, ambos veículos híbridos autônomos, são carregadas durante as frenagens e desacelerações, as novas baterias de íons de lítio de alta voltagem do S 500 PLUG-IN HYBRID têm dez vezes mais conteúdo energético e oferecem a opção de serem recarregadas por uma fonte externa, por uma tomada de carga localizada no lado direito do para-choques dianteiro. Assim, com a ajuda do motor elétrico síncrono (80 kW/340 Nm), a Classe S pode rodar por até 30 quilômetros usando apenas eletricidade.
Quatro modos de operação híbrida podem ser selecionados pressionando-se um botão:
- HYBRID
- E-MODE: apenas energia elétrica
- E-SAVE: a bateria é preservada com carga total para poder movimentar o carro sozinha mais tarde
- CHARGE: a bateria é carregada com o carro em movimento
Sob as condições especificadas pelas regras de certificação, a Classe S, como veículo totalmente híbrido, gera 69 gramas de CO2 por quilômetro. Com consumo equivalente a 3 litros por 100 quilômetros, a nova Classe S cria uma nova referência para sedãs de luxo que, até poucos anos, era tida como virtualmente impossível. Ele atinge esses valores significativos sem restrições à potência, ao conforto dos passageiros ou à autonomia de rodagem, além de proporcionar um alto nível de conforto climático graças às funções de controle pré-entrada.
Os dados de referência mais importantes do S 500 PLUG-IN HYBRID:
- 245 kW de potência do motor a combustão, mais 80 kW do motor elétrico e torque de 480 Nm do motor a combustão e 340 Nm do motor elétrico;
- Consumo total (norma NEDC) de 3,0 l/100 km (69 gramas de CO2 por quilômetro);
- Autonomia de rodagem em modo totalmente elétrico: aproximadamente 30 quilômetros;
- Velocidade máxima: 250 km/h; 0 a 100 km/h em 5,5 segundos;
- Intelligent HYBRID: sistema de gerenciamento de energia antecipatório, com ótima utilização da recuperação de energia durante a desaceleração;
- Possibilidade de individualização por meio da combinação dos modos de transmissão com os quatro modos de operação híbridos - HYBRID, E-MODE, E-SAVE e CHARGE;
- Pedal do acelerador sensível, para maior controle do veículo: um ponto de resistência no curso do pedal permite perceber a ativação do motor a combustão e ajuda a controlar a potência;
- Carga rápida externa da bateria de tração de alta voltagem;
- Controle climático do interior do carro pré-entrada.
Intelligent HYBRID: sistema de gerenciamento de energia antecipatório
A Classe S híbrida de segunda geração conta com um sistema de gerenciamento de energia antecipatório, aumentando sua eficiência energética. A estratégia operacional do sistema de propulsão híbrida não leva em conta apenas as condições de condução momentâneas e a atuação do motorista, mas também se ajusta ao trecho da estrada à frente (inclinações, descidas, curvas e limites de velocidade) para os próximos oito quilômetros. O sistema Intelligent HYBRID usa dados de navegação do COMAND Online para administrar a carga e descarga da bateria de alta voltagem. Ele pode, por exemplo, utilizar o conteúdo energético da bateria para propulsão antes de um trecho em descida, onde ela voltará a ser carregada por meio da recuperação de energia.
Sistema de frenagem recuperativo: o motor elétrico como alternador
O maior potencial de redução de consumo de energia dos sistemas de propulsão híbridos está na maximização da recuperação de energia durante a rolagem e frenagem.
Ao ser pressionado o pedal do freio, a desaceleração é iniciada primeiramente pelo motor elétrico, e não pelos discos de freios. A nova Classe S é o primeiro carro a usar um sistema de recuperação na frenagem (RBS) de segunda geração, que garante uma superposição imperceptível dos freios mecânicos convencionais com a função de frenagem do motor elétrico atuando como alternador.
A força de frenagem desejada pelo motorista é registrada por um sensor de curso no pedal. A desaceleração depende da condição de rodagem e se divide entre uma parte proporcionada pela força de frenagem do motor e outra gerada pelos discos de freios. A pressão de frenagem no eixo traseiro é controlada pelo sistema RBS de acordo com o potencial de recuperação do trem de força.
Além disso, o motor a combustão é desligado sempre que o veículo rolar livremente e o torque gerado pelo arrasto nessa situação é usado pelo motor elétrico para recuperar energia. Porém, quando o pedal do freio não for acionado em uma descida, por exemplo, o torque adicional não é direcionado para recarregar a bateria e o veículo pode rolar livremente. O motor a combustão é usado para carregar a bateria o mínimo possível e apenas nas circunstâncias de operação adequadas e mais eficientes.
Híbrido pioneiro no segmento luxo
O primeiro sistema de propulsão híbrido de série com bateria de íons de lítio estreou na Mercedes-Benz já em 2009: o S 400 HYBRID foi o mais eficiente sedã de luxo movido a gasolina por um longo período. Além de ser, também, o híbrido de maior sucesso em sua classe: cerca de 20 mil compradores em todo o mundo optaram pelo S 400 HYBRID.
Agora, com a nova Classe S, a Mercedes-Benz continua sua abrangente ofensiva híbrida. Com o S 400 HYBRID e o S 300 BlueTEC HYBRID, já estão disponíveis dois híbridos para escolher na nova Classe S:
- O novo S 400 HYBRID queima apenas 6,3 litros de combustível por 100 quilômetros no ciclo NEDC (combinado). Isto representa uma redução de 20% em relação ao seu antecessor. A emissão de 147 gramas de CO2 por quilômetro também é recorde neste segmento de veículos. Estes números exemplares ocorrem em paralelo ao alto potencial de desempenho do carro: o motor a gasolina desenvolve 225 kW (306 cv), enquanto o elétrico acrescenta outros 20 kW (27 cv). O torque do motor a combustão é 370 Nm, mais 250 Nm do motor elétrico.
- No S 300 BlueTEC HYBRID, a Mercedes-Benz combinou o motor diesel 2,2 litros com quatro cilindros desenvolvendo 150 kW (204 cv) com o poderoso módulo híbrido, que proporciona 20 kW (27 cv). O torque máximo de 500 Nm do motor a combustão é somado aos 250 Nm fornecidos pelo motor elétrico.
O S 300 BlueTEC HYBRID roda 100 quilômetros com 4,4 litros no ciclo combinado (CO2: 115 g/km) e se enquadra nos critérios de eficiência energética classe A+. Consequentemente, em dez anos, a Mercedes-Benz cortou o consumo de combustível da categoria de 150 kW quase pela metade.