Affalterbach - A Mercedes-AMG acaba de lançar o novo S 63 AMG. O sedã mais potente do segmento de luxo estabelece novos parâmetros em termos de dinâmica de condução, construção com baixo peso e eficiência energética. O motor V8 biturbo AMG com 5,5 litros - o mais potente da família de motores BlueDIRECT, com 430 kW (585 cv) e torque de 900 Nm, entrega sem esforço o máximo em performance. Graças à construção sistemática com baixo peso, baseada na filosofia "AMG Lightweight Performance", o S 63 AMG é até 100 quilos mais leve que seu antecessor. A combinação de um sistema de propulsão eficiente com peso reduzido levou a um consumo combinado, conforme a norma NEDC, de 10,1 a 10,3 litros por 100 quilômetros, com emissões de CO2 entre 237 e 242 g/km. O novo S 63 AMG também é oferecido pela primeira vez com a opção do sistema de tração integral 4MATIC orientado para o desempenho. Ele não apenas melhora a tração do carro, como traz uma nova dimensão ao comportamento dinâmico em seu segmento. O design, equipamentos e detalhes do S 63 AMG atendem aos mais altos padrões em termos de atratividade, qualidade e perfeição.
Segundo Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH, "após o sucesso do lançamento do A 45 AMG e do CLA 45 AMG, o novo S 63 AMG ressalta nossa especialidade no segmento mais alto da indústria automotiva. A construção com baixo peso e o desempenho absoluto estão entre os pontos mais fortes do novo modelo de ponta da Mercedes-AMG. Da mesma forma, o S 63 AMG é líder em perfeição, na atratividade de alta classe e na qualidade. Pela primeira vez, oferecemos também o S 63 AMG com o sistema de tração integral AMG 4MATIC orientado para o desempenho para atingirmos novos mercados."
Para Tobias Moers, chefe do Desenvolvimento Geral de Veículos e membro do Conselho da Mercedes-AMG GmbH, "inquestionavelmente, atingimos nosso objetivo de tornar o novo S 63 AMG mais potente, mais leve e mais eficiente que o seu antecessor. Também em termos de dinâmica de condução, o modelo deu saltos gigantes à frente - em grande parte graças à disponibilidade da opção do sistema de tração integral AMG 4MATIC orientado para a performance."
AMG Lightweight Performance: até 100 kg mais leve
A aplicação da estratégia AMG Lightweight Performance reduziu o peso do S 63 AMG em até 100 quilos, em comparação com o modelo anterior. Esta economia de peso foi obtida principalmente graças ao uso das rodas AMG de liga forjadas, de uma bateria leve de íons de lítio e da otimização do peso do sistema de freios compostos AMG de alta performance. Mais além, todo revestimento externo do Classe S, inclusive o teto e a parte dianteira da carroceria, é feito em alumínio. A instalação do compartimento para guardar o estepe feito de fibra de carbono, material usado na Fórmula 1, reduziu o peso em mais quatro quilos. O S 63 AMG também é líder na relação peso-potência, com um índice de 3,9 kg/cv que leva a um desempenho absolutamente superior. A aceleração de 0 a 100 km/h leva entre 4 e 4,4 segundos, dependendo da versão do modelo, e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é 250 km/h.
Os modelos:
S 63 AMG Versão Curta |
S 63 AMG Versão Longa* |
S 63 AMG 4MATIC Versão Longa |
|
Cilindrada | 5.461 cm3 | 5.461 cm3 | 5.461 cm3 |
Potência | 430kW(585 cv) a 5.500 rpm | 430kW(585 cv) a 5.500 rpm | 430kW(585 cv) a 5.500 rpm |
Torque máx. | 900 Nm a 2250-3750 rpm | 900 Nm a 2250-3750 rpm | 900 Nm a 2250-3750 rpm |
Consumo de combustível Norma NEDC - combinado | 10.1 l/100km | 10.1 l/100km | 10.3 l/100km |
Emissões de CO2 | 237 g/km | 237 g/km | 242 g/km |
Peso em ordem de marcha (segundo a EC) | 1970 kg** 2045 kg*** |
1995 kg** 2070 kg*** |
1995 kg** 2070 kg*** |
Aceleração 0-100km/h | 4.4s | 4.4s | 4.0s |
Velocidade Máxima | 250 km/h**** | 250 km/h**** | 250 km/h**** |
* Só com volante à direita; ** Pronto para guiar (tanque com 90%, sem motorista e bagagem); *** Peso em ordem de marcha (tanque com 90%, motorista (68 kg) e bagagem (7 kg));**** limitada eletronicamente
Em termos de potência máxima e consumo de combustível, o motor AMG 5,5 litros V8 biturbo continua como o mais eficiente entre todos os V8s produzidos em série. Com uma potência da 430 kW (585 cv) e torque de 900 Nm, a unidade de oito cilindros AMG da família de motores BlueDIRECT (designação interna M 157) supera todos os motores comparáveis. O consumo do novo S 63 AMG é 0,4 litro por 100 quilômetro menor que o do modelo anterior, mesmo com a potência aumentada em até 30 kW (41 cv). O modelo de oito cilindros líder no segmento já atende aos requisitos dos padrões de emissões EU6, que entrarão em vigor em 2015.
Destaques tecnológicos do motor AMG V8 biturbo 5,5 litros:
• Injeção direta de gasolina com injetores piezelétricos
• Alimentação biturbo
• Cárter totalmente de alumínio
• Quatro válvulas por cilindro com ajuste dos eixos de comando
• Intercooler ar-água
• Resfriamento eficiente do óleo do motor, água do motor e óleo da transmissão
• Bandeja de óleo em material composto leve
• Gerenciamento do alternador
• Função ECO start/stop
Sistema de escapamento esportivo AMG com flaps de exaustão
O sistema de escapamento esportivo AMG do S 63 AMG tem flaps controlados por computador nos dois silenciadores traseiros. Quando a transmissão estiver no modo "C" (Controlled Efficiency - eficiência controlada), os flaps se mantém fechados a maior parte do tempo, tornando mais discreto o som do motor - perfeito para longas viagens e dando maior conforto a quem anda atrás. Nos modos "S" (Sport) e "M" (Manual), os flaps são abertos mais cedo e mais espontaneamente, especialmente se o motorista tiver um estilo de direção mais dinâmico. O resultado é o marcante som característico da AMG.
Bateria de íons de lítio reduz peso em mais de 20 quilos
Após o SLS AMG Coupé Black Series, o S 63 AMG é o segundo modelo de alto desempenho da AMG a substituir a bateria convencional do motor de partida por uma bateria a íons de lítio. A nova tecnologia oferece numerosas vantagens sobre as convencionais. Com capacidade de 78 Ah, a bateria de íons de lítio substitui tanto a bateria do motor de partida como a reserva, com uma economia de peso de mais de 20 quilos. A bateria de alta performance é relativamente insensível às baixas temperaturas e tem dimensões compactas. O S 63 AMG é o primeiro veículo do mundo produzido em larga escala com este tipo de bateria.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas
O máximo de individualização e dinamismo customizado - estas são as qualidades especiais da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete velocidades. Três modos de operação - "C" (Controlled Efficiency), "S" (Sport) e "M" (Manual) - proporcionam a cada motorista um acerto personalizado. No modo "C", orientado para o conforto, a função ECO start/stop é ativada e desliga o motor de oito cilindros sempre que o veículo estiver parado. Além disso, as trocas de marcha vão privilegiar o conforto, com maior suavidade. No modo "C", normalmente o carro arranca em segunda marcha.
Nos modos "S" e "M", o motor e a transmissão são significativamente mais ágeis e a função ECO start/stop é desativada. Um breve e preciso retardo na ignição e injeção quando o acelerador estiver aberto leva a trocas de marcha ainda mais rápidas e acusticamente emocionantes.
Transmissão AMG 4MATIC com tração integral
Otimizado para alto desempenho, o sistema AMG 4MATIC de tração integral oferecido como opcional distribui a força do motor de modo que 33% vão para o eixo dianteiro e 67% para o eixo traseiro. A distribuição privilegiando a traseira contribui para a característica dinâmica AMG de direção e com o supremo prazer de dirigir, assim como eleva a aceleração nas arrancadas. Da mesma forma, a tração integral aumenta a segurança de rodagem em superfícies molhadas ou geladas. A otimização da tração é resultado do trabalho de uma embreagem multidiscos com efeito blocante de 50 Nm, que explora o potencial de atrito de todas as quatro rodas ao máximo, particularmente na neve e no gelo.
A base tecnológica do sistema de tração integral AMG 4MATIC é fornecida por uma caixa de transferência para a saída de força adicional para o eixo dianteiro. Esta caixa de transferência é integrada de forma compacta à transmissão esportiva SPEEDSHIFT MCT de sete marchas e não exige espaço adicional para instalação. O torque é transmitido da saída de força através de um eixo propulsor para o eixo dianteiro. A transmissão de força do diferencial do eixo dianteiro para o semieixo dianteiro esquerdo é feita por um eixo intermediário que passa por um duto encapsulado dentro da bandeja de óleo do motor. O design compacto e leve resulta em pequeno acréscimo de peso para todo o sistema de tração integral, apenas 70 quilos, o que também ajuda a diminuir o consumo e as emissões de gases de escapamento.
Todas as variantes do S 63 AMG são equipadas de série com ESP Curve Dynamic Assist de série. Uma breve intervenção direcionada do freio na roda traseira interna aumenta a precisão do veículo nas curvas e garante maior agilidade ao contornar em alta velocidade. A saída de frente nas curvas é eliminada.
Duas versões de suspensão: AIRMATIC e MAGIC BODY CONTROL
O S 63 AMG 4MATIC possui a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL. O sistema de suspensão AIRMATIC totalmente a ar é equipado com o Adaptive Damping System ADS PLUS (sistema de amortecimento adaptativo). Um novo recurso disponível é o ajuste contínuo do amortecimento, que pode ser controlado de forma independente nos estágios de compressão e liberação. Isto permite melhor adaptação às condições de direção e à superfície da estrada. Os modos "Comfort" e "Sport" podem ser selecionados por meio de um botão. Uma cinemática específica para o eixo dianteiro - incluindo maior cambagem, uma barra antirrolagem maior e um subchassi mais rígido no eixo traseiro - foi desenvolvida com exclusividade para o S 63 AMG 4MATIC. Essas medidas melhoram a agilidade do veículo quando conduzido esportivamente. Com o eixo dianteiro redesenhado e o ajuste especial da tração integral, o S 63 AMG 4MATIC representa uma nova dimensão no segmento em relação à dinâmica de direção.
O modelo com tração traseira traz a suspensão esportiva AMG baseada no MAGIC BODY CONTROL. A nova Classe S é o primeiro carro no mundo capaz de reconhecer antecipadamente ondulações na superfície da estrada. Caso o ROAD SURFACE SCAN detecte essas irregularidades, com o auxílio de uma câmera estéreo, o MAGIC BODY CONTROL ajustará antecipadamente a suspensão para adequa-la à situação. Ambos os modos de suspensão - "Comfort" e "Sport" - também estão disponíveis.
A elastocinemática específica AMG garante maior precisão na condução esportiva. As duas opções de suspensão disponíveis para o S 63 AMG proporcionam o tradicional conforto Mercedes em viagens longas. A direção eletromecânica AMG sensível à velocidade com relação variável é o complemento perfeito, melhorando muito a dirigibilidade do veículo e sua agilidade e mantendo a segurança em altas velocidades. No modo "Comfort" da suspensão, a direção esportiva AMG sensível à velocidade aumenta o conforto pela elevação da assistência. Se o modo "Sport" for selecionado, o motorista sentirá uma assistência mais firme - o que leva a uma melhor sensitividade do piso. As curvas pré-programadas de assistência reforçam as respostas e a precisão da direção.
Design: dinamismo e exclusividade fundidos em formas sensuais
Forte e exclusivo, dinâmico e cheio de prestígio, o novo S 63 AMG também se sobressai pelo impacto visual. O design do sedã de alto desempenho é definido pela marcante combinação das características formas sensuais da Mercedes, a arquitetura clássica e a silhueta esguia com os clássicos elementos de design da AMG. A grande, ereta e claramente tridimensional grade do radiador reforça o caráter especial do Classe S, com um vibrante contraste criado pelo conjunto dianteiro com três grandes entradas de ar. A dianteira, com a grade pintada em preto com alto brilho, mostra o "A" estilizado que caracteriza os veículos AMG e reforça a exclusividade e força do S 63 AMG. Barbatanas em preto brilhante nas entradas de ar laterais otimizam o fluxo de ar para os módulos de resfriamento - um design comum em carros de corrida. O divisor aerodinâmico cromado na frente reduz a tendência à elevação.
As soleiras laterais com insertos tridimensionais em cromo prateado fazem o veículo parecer mais próximo da estrada e criam maior dinamismo ao longo do perfil com a "Dropping Line" (linha descendente) característica da marca.
Grandes rodas de liga leve são outra marca registrada da AMG: elas permitem uma clara visão do sistema de freios AMG de alta performance. A inscrição "V8 BITURBO" em nova e contemporânea tipologia nos para-lamas dianteiros identifica o modelo topo de linha. Este novo grafismo também aparece na designação "S 63 AMG" na tampa do porta-malas. O design é arrematado com força pelo inserto do difusor negro com frisos cromados e pelas duas ponteiras duplas do sistema esportivo de escapamento AMG com flaps de exaustão.
Interior: detalhes marcantes, design e qualidade
Como no lado externo, o interior do S 63 AMG combina de forma perfeita uma atmosfera esportiva exclusiva de um verdadeiro AMG com clássicos valores Mercedes, como amplas dimensões interiores, nova lógica nos controles, novos elementos ergonômicos, facilidade de uso, segurança, atratividade e estética. Os novos bancos esportivos AMG com ajustes elétricos, função de memória e aquecimento, proporcionam maior apoio lateral ao motorista e ao passageiro da frente. Couro napa com design AMG V8 perfurado e com logos AMG nos encostos dianteiros e traseiros criam uma atmosfera interior requintada e luxuosa. Toques especiais incluem o emblema incrustado no apoio de braços do console central e o relógio analógico de alta qualidade IWC que, pela primeira vez, apresenta ponteiros tridimensionais com ranhuras e apliques metálicos no mostrador.
O volante esportivo AMG com seu aro característico revestido, couro perfurado nas áreas de contato e aletas de câmbio de alumínio, proporciona perfeito controle do veículo. Outro item que ostenta o marcante visual da AMG é o mostrador colorido TFT, assim como o conjunto de instrumentos AMG com dois mostradores redondos animados: além do grafismo exclusivo da marca e dos ponteiros em vermelho e prata, outros detalhes de design incluem o logo AMG no velocímetro com escala até 330 km/h, à esquerda, e o logo "V8 BITURBO" no conta-giros (à direita).
Selecionando-se o comando "Warm up" (aquecimento) no menu principal AMG, surgem dois mostradores redondos com as temperaturas do óleo do motor e da transmissão. A configuração do veículo, como a ativação de determinados modos de transmissão e suspensão, é realizada no menu principal AMG por meio de botões no console central. Uma animação do S 63 AMG no display TFT entre o velocímetro e o conta-giros permite ao motorista observar as alterações. A seção superior do display traz um indicador permanente das marchas e, quando for selecionado o modo "M" (manual), um indicador para o momento das trocas. Na margem inferior, são mostrados o modo da transmissão, do ESP e o acerto da suspensão.
Outros equipamentos de série para todos os modelos S 63 AMG vendidos na Europa:
• Soleiras de portas AMG
• Tapetes AMG
• Pedaleira esportiva AMG em aço inoxidável escovado com insertos de borracha
• Iluminação ambiente
• ATTENTION ASSIST
• COLLISION PREVENTION ASSIST
• COMAND Online
• 10 alto-falantes com Frontbass
• Pintura metálica
• PRE-SAFE® PLUS
• Alerta de perda de pressão dos pneus
• Faróis de alta performance em LEDs
Numerosas opções de individualização são oferecidas pelo AMG Performance Studio
• Pacote exterior AMG em fibra de carbono
• Sistema de freios de composto de cerâmica AMG de alta performance
• Cobertura do motor AMG em fibra de carbono
• Volante AMG esportivo em couro napa e DINAMICA, friso AMG preto em fibra de carbono / laca preto piano
• Pinças de freio vermelhas
Opcionais extras:
• Pacote AIR-BALANCE
• Sistema de som surround Burmester
• Sistema de som Burmester High-End 3D Surround Sound
• Business Telephony na traseira
• Pacote Chauffeur
• Pacotes de acabamento em designo
• Assento executivo
• Pacote Exclusive • Suíte traseira First-Class
• Mesas dobráveis na traseira
• Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente) e LEDs
• Pacote Seat Comfort com função de massagem ENERGIZING
• Pacote de aquecimento Warmth Comfort
Intelligent Drive: novos padrões em segurança
O S 63 AMG também estabelece novos parâmetros em segurança ativa e passiva. O que começou pelo PRE-SAFE, há dez anos, e teve continuidade com o DISTRONIC PLUS, agora leva a uma nova dimensão ao dirigir. Conforto e segurança foram reunidos. É o que a Mercedes-Benz chama de "direção inteligente". Novos sistemas tornam a nova Classe S ainda mais segura e confortável:
• Driving Assistance package Plus
• Night View Assist Plus
Apresentação mundial e lançamento no mercado europeu em setembro de 2013
O novo S 63 AMG será apresentado mundialmente em setembro de 2013 no Salão Internacional de Frankfurt, na Alemanha. O lançamento no mercado europeu também será em setembro.
Preços na Alemanha (incluindo imposto de 19%):
S 63 AMG (versão curta) - €149,880.50
S 63 AMG 4MATIC (versão longa) - €152,617.50