- Motor V8 biturbo AMG M157 5,5 litros com 525 cv
- Tração 4MATIC nas quatro rodas com distribuição de força na proporção 40:60 traz melhor comportamento dinâmico
O ML 63 AMG Biturbo é um importante lançamento da Mercedes-Benz e AMG no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O utilitário esportivo é apresentado em sua terceira geração, com design totalmente novo tanto externo como interno. Além de um novo e poderoso motor V8 biturbo, com 525 cv, aliado a sistemas de assistência também inovadores, assegurando extraordinário desempenho deste esportivo no asfalto e impressionante desenvoltura nos caminhos mais desafiadores.
A combinação da eficiência off-road com conforto e comportamento esportivo nas estradas sempre foi característica da linha ML da Mercedes-Benz. O novo ML 63 AMG Biturbo supera seus antecessores em todos os pontos, destacando-se pela eficiência e performance, além da exclusividade e o prazer que proporciona a quem o dirige. O novo SUV é um carro impactante, com linhas que impressionam à primeira vista e não deixam dúvidas sobre seu caráter desafiador. Ao mesmo tempo, traz detalhes importantes para o uso cotidiano, como o Active Park Assist, que auxilia nas manobras de estacionamento.
O motor V8 biturbo AMG M157, com 5,5 litros, 386 kW (525 cv) e 700 Nm de torque, é complementado pela transmissão automática de sete marchas AMG Speedshift Plus e a distribuição de forças para os eixos na proporção 40:60 pelo sistema de tração integral 4MATIC, proporcionando uma fantástica experiência de direção e garantindo ao mesmo tempo uma redução de consumo de até 27 por cento relativamente à versão anterior. O desempenho pode ser incrementado ainda mais pelo pacote AMG Performance (opcional), que acrescenta à potência máxima 24 kW (32 cv) e 60 Nm ao torque. O torque e potência adicionais se devem a um aumento da pressão máxima do compressor de 1,0 para 1,3 bar.
O motor AMG 5.5 litros V8 biturbo traz injeção direta de gasolina com jato dirigido e injetores piezo-elétricos, sistema ECO start/stop, cárter totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro com ajuste do eixo de comando e gerenciamento do gerador, entre outros itens. O ACTIVE CURVE SYSTEM, sistema de estabilização de rolagem com barras estabilizadoras ativas, o design específico da AMG e a ampla gama de equipamentos e acessórios de série somam-se para formar um conjunto altamente atrativo.
O ML 63 AMG Biturbo tem comportamento de esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,8 segundos, enquanto a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 250 km/h. O pacote AMG Performance inclui também a cobertura do motor em fibra de carbono real, pinças de freios pintadas de vermelho e volante AMG Performance em couro nappa/DINAMICA.
Eficiente e adaptável: transmissão AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC
A transmissão de força do motor para as quatro rodas motrizes é feita pelo sistema AMG SPEEDSHIFT PLUS. Com três programas de utilização e função de redução de marchas com dupla-debreagem automática, a transmissão de sete marchas oferece um amplo e fascinante espectro de variações. No modo "Controlled Efficiency" (C), a função ECO start/stop permanece ativa, desligando o motor quando o veículo fica parado. O modo "C" também suaviza a atuação do acelerador e as características da transmissão, proporcionando trocas de marchas mais confortáveis e suaves. Para sair da imobilidade, na maioria das situações, é usada a segunda marcha. O símbolo "ECO", em verde, no painel de instrumentos do AMG, indica ao motorista que a função ECO start/stop está ativada.
Nos modos Sport (S) e Manual (M), a função ECO start/stop é desativada e a combinação motor-transmissão proporciona maior agilidade. Um pequeno e preciso retardo na ignição e injeção durante a troca de marchas para cima, a plena aceleração, contribui para reduzir os tempos de troca.
Eficiência aprimorada e comportamento dinâmico
Para elevar a eficiência do veículo, a transmissão automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC incorpora um novo conversor de torque econômico com pêndulo centrífugo, rolamentos projetados para reduzir perdas por fricção e sistema de controle de temperatura do óleo da transmissão. Engrenagens com fricção reduzida, direção elétrica, correia otimizada, controle sob demanda de todas as unidades auxiliares e bombas e um design leve e inteligente ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível.
Como no modelo anterior, a Mercedes-AMG adotou uma caixa de transferência especialmente projetada para o sistema 4MATIC de tração permanente nas quatro rodas, que distribui a força na proporção 40:60 entre os eixos dianteiro e traseiro, objetivando o melhor comportamento dinâmico possível. Além disso, a suspensão esportiva AMG com o pacote AIRMATIC, suspensão a ar, torres de amortecedores independentes, nivelamento automático e Adaptive Damping System (ADS - sistema de amortecimento adaptativo) pela primeira vez atuam juntamente com o ACTIVE CURVE SYSTEM para estabilização ativa da inclinação do carro nas curvas. Este sistema, que é equipamento standard, utiliza barras anti-rolamento ativas nos eixos dianteiro e traseiro para compensar a inclinação do veículo ao longo das curvas. Além de proporcionar maior agilidade e prazer ao dirigir, o sistema também melhora a estabilidade, aumentando especialmente a segurança em alta velocidade.
A estabilização de rolagem, amortecimento e suspensão se adaptam instantaneamente à situação de condução, proporcionando simultaneamente alto nível de conforto ao rodar e máxima estabilidade. O motorista pode escolher, pressionando um botão, entre dois modos de utilização: "Comfort" e "Sport”. A suspensão totalmente a ar é sensível à velocidade, rebaixando a carroceria nas velocidades mais altas para reduzir o arrasto aerodinâmico, aumentando ao mesmo tempo a estabilidade.
O trem de força aperfeiçoado se destaca pela ótima transmissão de força e pela tradição de confiabilidade da marca Mercedes-Benz. O sistema de controle de tração 4ETS, equipamento de série, otimiza a aderência quando o terreno apresenta baixos coeficientes de atrito.
Direção esportiva AMG sensível à velocidade e sistema de freios AMG de alta performance
O sistema AMG de direção esportiva sensível à velocidade altera o nível de assistência de acordo com a velocidade do veículo, ajudando a economizar combustível. Isto acontece porque o equipamento só é acionado quando o motorista movimenta o volante. O ML 63 AMG Biturbo tem rodas de série de liga leve com cinco raios, tamanho 10 x 21, pintadas de cinza-titânio com acabamento levemente brilhante, equipadas com pneus 295/35 R21. O sistema de frenagem AMG de alta performance garante as menores distâncias de imobilização e alta resistência ao "fading" (perda de eficiência pelo aquecimento), utilizando discos ventilados e perfurados nas quatro rodas, com 390 x 36 mm na dianteira e 345 x 26 mm na traseira.
Design exclusivo AMG, com detalhes em cromo fosco
O design externo do novo ML 63 AMG Biturbo transmite uma sensação de autoconfiança, postura atlética e força. O estilo AMG domina a dianteira do veículo: sob a grade do radiador, com barras pintadas com alto brilho, e a grande estrela da Mercedes-Benz, situa-se a grande tomada de ar para ventilação, onde a placa do carro fica posicionada. Juntamente com as duas tomadas de ar laterais, a grade central garante um fluxo eficiente de ar para refrigeração da água, óleo do motor e os radiadores de óleo da transmissão, assim como para alimentação do motor.
Toda a parte inferior da dianteira do AMG é marcada por um friso em cromo prateado fosco, que cria uma aparência mais ampla, harmonizando com o contorno das luzes de condução diurnas ao lado das tomadas de ar para refrigeração. Os faróis principais, com formato exclusivo e alta qualidade, fazem parte do Intelligent Light System (ILS). A dianteira do AMG também inclui para-lamas diferenciados, com 10 mm a mais na largura evidenciados sobre as molduras das caixas de rodas para acomodar as grandes rodas exclusivas de liga leve com elegância.
Logotipos "V8 BITURBO" identificam o veículo como topo de linha da AMG na Classe M. Painéis laterais inferiores exclusivos da AMG criam uma ligação visual entre as áreas dianteira e traseira do carro. Outra característica que sobressai é o tradicional design AMG destacando as saídas de ar pintadas de preto. As aberturas de saída ressaltam a largura do veículo de forma semelhante aos frisos em cromo fosco que assinalam o design da dianteira e as molduras do sistema esportivo de escapamento AMG. Diferentemente das outras versões da Classe M, o ML 63 AMG Biturbo traz dois conjuntos com ponteiras duplas de escapamento cromadas. O som do motor V8 é outra característica típica da AMG.
Interior esportivo, com alta qualidade
O interior do ML 63 AMG Biturbo é uma celebração à alta performance, evidenciada até nos menores detalhes, do painel de instrumentos especial AMG, com display multifuncional de 11,4 cm ao volante esportivo AMG Performance, com seção inferior reta, aos bancos esportivos AMG.
Detalhes em alumínio e a cobertura do console central em laca preto-piano ressaltam a dinâmica e exclusividade do interior do SUV. A forração em couro de série inclui costuras duplas ponteadas contrastantes e logotipos AMG nos encostos dos assentos dianteiros e dos bancos laterais traseiros. Painel, apoios de braços e painéis das portas com design exclusivo da AMG tem acabamento em couro sintético ARTICO, também com dupla costura.
A relação de equipamentos de série também inclui:
- Soleiras de portas AMG em aço inoxidável
- Pedaleira esportiva AMG em aço inoxidável escovado com apoios de borracha
- Painel de instrumentos AMG com RACETIMER
- Ar condicionado automático com três zonas THERMOTRONIC
- Sistema de áudio Harman Kardon Logic 7
- Sistema de entretenimento traseiro
- Porta-malas com acionamento elétrico – EASY PACK
Individualização sob medida – designo
A linha designo, disponível como opcional, permite que os compradores do ML 63 AMG Biturbo adaptem o carro ao seu estilo pessoal. O pacote designo Exclusive inclui forração em napa dos assentos esportivos AMG, com um padrão diferenciado.
O acabamento em couro é disponível nas cores marrom designo, porcelana designo e preto designo. A linha de equipamentos também inclui logotipos AMG nos encostos dos bancos dianteiros e assentos laterais traseiros, assim como tapetes de veludo com detalhes em metal e bordas em couro designo preto. A forração de teto designo, em DINAMICA preto, complementa o pacote designo Exclusive. Outras opções incluem frisos designo em laca preto-piano e volante designo em madeira e couro, também em laca preto-piano.
Segurança no mais alto nível
Seguindo a filosofia da Mercedes-Benz, o ML 63 AMG Biturbo é a personificação do conceito holístico Real Life Safety desenvolvido pela marca, que se baseia no que ocorre em acidentes reais. O compartimento de passageiros extremamente robusto, juntamente com as zonas de deformação dianteira e traseira, constituem a base efetiva do sistema de proteção aos ocupantes. Um conjunto de até nove airbags, ativados de acordo com o tipo e severidade do acidente, pode reduzir o impacto sobre os ocupantes do carro. Além dos sistemas de segurança ativos, como o Brake Assist (BAS), que ajudam a evitar ou reduzir a gravidade de um acidente.
Tanto a segurança ativa como a segurança de condução utilizam sistemas já conhecidos, apresentados inicialmente nas classes S e E. O pacote de equipamentos de série inclui o detector de sonolência ATTENTION ASSIST, o sistema de segurança por antecipação PRE-SAFE e um sistema de alerta para perda de pressão nos pneus, assim como luzes de freios adaptativas e ESP (programa eletrônico de estabilidade).
AMG foi a criadora do SUV de alta performance
O novo ML 63 AMG Biturbo é a terceira geração do utilitário esportivo de alto desempenho.
A empresa sediada em Affalterbach foi pioneira ao identificar o potencial mercado para veículos off-road potentes e exclusivos e é reconhecida como criadora do segmento de SUVs de alta performance.
Tudo começou em 1999 com o ML 55 AMG: com 255 kW (347 cv), o modelo topo de linha da Classe M, impulsionado por um V8 AMG 5,5 litros, atingiu níveis de desempenho até então jamais sonhados em sua categoria, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atingindo velocidade máxima de 235 km/h. A inusitada combinação de uma mecânica de alto desempenho, excelente capacidade off-road, excepcional conforto de rodagem, segurança sem paralelos e espaço interno agradaram aos clientes da AMG ao redor do mundo. Mais de 11 mil unidades do ML 55 AMG foram vendidas entre 1999 e 2003.
O ML 63 AMG, que o seguiu, apresentado no Salão Internacional de Frankfurt em setembro de 2005, continuou a trajetória de sucesso iniciada pelo ML 55 AMG. Com seu motor AMG V8 de 6,3 litros, com 375 kW (510 cv) e 630 Nm de torque, estabeleceu novos patamares para a categoria, com desempenho equivalente ao de um carro esportivo: aceleração de 0 a 100 km/h em cinco segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
O novo ML 63 AMG será comercializado no Brasil com o preço público de USD 319.900.
Dados técnicos
ML 63 AMG Biturbo | |
Cilindrada (cm3) | 5.461 cm3 |
Potência (cv/rpm) | 525 / 5.250 557 /5.750* |
Torque máximo | 700 Nm / 1.750-5.000 760 Nm / 2.000-5.000* |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,8 4,7* |
Velocidade máxima (km/h) | 250 ** |
* com o pacote AMG Performance (opcional) | ** limitada eletronicamente |