Affalterbach - A Mercedes-AMG continua firme em sua ofensiva de produtos. Com o novo GLA 45 AMG, a marca de performance da Mercedes-Benz firma presença de forma ainda mais dinâmica no crescente segmento dos utilitários esportivos compactos. A combinação de um design fortemente diferenciado e detalhamento exclusivo com potência e dirigibilidade superiores é única. O motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo põe na estrada 265 kW (360 cv) de potência e 450 Nm de torque. O novo SUV de alto desempenho GLA 45 AMG também brilha no que diz respeito aos índices de emissões e consumo de combustível.
O GLA 45 AMG prova mais uma vez que o desempenho diferenciado da Mercedes-AMG não é obtido em detrimento do meio-ambiente, gastando 7,5 litros de gasolina para percorrer 100 quilômetros (emissão de 175 g/km de CO2) e adaptado aos padrões de emissões EU 6. O GLA 45 AMG também ocupa a pole position em dinamismo: acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Graças à combinação da tração integral de série AMG 4MATIC voltada à performance com a transmissão AMG SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades, o veículo impressiona por seu conceito simultaneamente esportivo e eficiente.
Segundo Tobias Moers, presidente do conselho de administração da Mercedes-AMG GmbH, "a reação ao veículo conceito GLA 45 AMG em sua pré-estreia no Los Angeles International Auto Show reforçou nossa decisão de lançar este novo modelo AMG. Atualmente, nenhum segmento cresce tão rápido como o dos utilitários esportivos compactos. Por isso, é lógico para a Mercedes-AMG firmar de forma dinâmica sua posição neste segmento com o GLA 45 AMG. Nosso novo SUV de alto desempenho não apenas oferece o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, mas também números impressionantemente baixos de consumo e emissões. Sem deixar por menos, graças à tração integral orientada para o desempenho AMG 4MATIC, o utilitário mostra-se um autêntico AMG quanto ao comportamento dinâmico".
Público alvo jovem: estilo, dinamismo e independência
Juntamente com o A 45 AMG e o CLA 45 AMG, o GLA 45 AMG é o terceiro veículo equipado com motor quatro cilindros turbo destinado a atrair o público jovem. Seguidores das mais recentes tendências, esses consumidores dão grande importância ao estilo, dinamismo e independência - qualidades perfeitamente incorporadas ao novo SUV de alta performance de Affalterbach. Atender aos anseios dos clientes sempre foi um dos pontos fortes da Mercedes-AMG. O GLA 45 AMG aumenta a ampla linha de SUVs da marca para cinco modelos (GLA 45 AMG, ML 63 AMG, GL 63 AMG, G 63 AMG e G 65 AMG). Desta forma, a Mercedes-AMG oferece a linha mais diversificada de utilitários esportivos entre todas as marcas premium de alta performance.
Marca registrada da AMG: o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo
Melhor da categoria: o motor do GLA 45 AMG faz jus à fama, basta uma olhada nos dados técnicos. O motor AMG turbo de dois litros é o quatro cilindros de série mais potente do mundo. Ele gera 265 kW (360 cv) de potência e tem torque máximo de 450 Nm. A densidade de potência de 133 kW (181 cv) por litro coloca o motor turbo de alto desempenho da AMG ao lado dos mais potentes super esportivos.
Principais dados:
Mercedes-Benz GLA 45 AMG | |
---|---|
Cilindrada | 1,991 cc |
Diâmetro x curso | 83.0 x 92.0 mm |
Potência máxima | 265 kW (360 cv) a 6.000 rpm |
Torque máx. | 450 Nm entre 2.250-5.000 rpm |
Densidade de potência | 133 kW (181 hp) |
Consumo combinado (NEDC) | 7,5 l / 100 km |
Emissões de CO2 | 175 g/km |
Padrão de emissões | EU 6 |
Aceleração 0-100 km/h | 4,8 s |
Velocidade máxima | 250 km/h* |
* limitada eletronicamente
O desenvolvimento do motor turbo de alto desempenho, que faz parte da família BlueDIRECT, enfatizou a redução sustentável das emissões de partículas. Consequentemente, o GLA 45 AMG já cumpre hoje o segundo estágio dos padrões de emissões EU 6, que só entrará em vigor em 2017. O motor turbo AMG de dois litros e quatro cilindros dispõe de injeção de gasolina com aspersão dirigida, com injetores piezelétricos posicionados centralmente nas quatro câmaras de combustão e pressão de injeção de 200 bar. A combinação da injeção múltipla de combustível e ignição por múltiplas faíscas otimiza a utilização da gasolina e aumenta substancialmente a eficiência termodinâmica, levando a menores emissões de escapamento. A flexibilidade do sistema de injeção também garante um alto grau de liberdade em termos de utilização. Nas fases de aquecimento ou partida a frio, a cada ciclo de combustão ocorrem até cinco injeções, o que é também crucial para a redução das emissões. Um dos fatores-chave para uma menor geração de partículas dentro do motor é a redução do volume das injeções individuais.
Outros destaques do motor AMG dois litros quatro cilindros turbo:
- Cárter de alumínio fundido em molde de areia por gravidade
- Virabrequim de aço forjado com peso otimizado
- Pistões forjados com anéis com atrito reduzido
- Tecnologia NANOSLIDE de revestimento dos cilindros
- Intercooler com sistema ar-para-água
- Gerenciamento do alternador
- Função ECO start/stop
Turbo compressor com dupla entrada de gases e sistema de escapamento esportivo AMG com flap de exaustão
A Mercedes-AMG cumpriu o desafio de garantir as respostas ao acelerador de um motor turbo de pequena cilindrada utilizando um turbocompressor tipo twin-scroll, máxima liberação do sistema de escapamento e uma inovadora estratégia de injeção. A tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases do escapamento que movimentam a turbina) permite uma elevação mais rápida da pressão de alimentação, fazendo melhor uso da pressão dos gases de escape, de sua temperatura e impulso. Isso resulta em uma elevação mais rápida do torque, mesmo em baixas rotações. Um efeito colateral positivo: o consumo de combustível e as emissões do escapamento também são beneficiadas pela tecnologia twin-scroll. Com pressão máxima de alimentação de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litros turbo também lidera na categoria nesse sentido.
O sistema de escapamento esportivo AMG do GLA 45 AMG utiliza tubos com grande diâmetro e um flap de escape controlado automaticamente. Essa tecnologia consegue conciliar dois objetivos conflitantes: uma experiência de condução dinâmica e a tradição da Mercedes de conforto em viagens de longa distância. O flap no abafador traseiro é ajustado de forma contínua por controle mapeado de acordo com as necessidades de desempenho demonstradas pelo condutor, a condição de carga e a rotação do motor. As duas ponteiras de escapamento retangulares cromadas do sistema de exaustão esportivo AMG emitem um fascinante som, particularmente impressionante durante as acelerações. O sistema de escapamento AMG Performance, também equipado com defletor de exaustão, é oferecido como opcional. Os clientes que optarem por esse sistema irão experimentar um som do motor ainda mais atraente e diferenciado.
Produção dos motores - tradição de excelência feita à mão
O motor AMG quatro cilindros turbo é inteiramente montado à mão, segundo a tradicional filosofia da marca, "um homem, um motor". Além de ser uma marca registrada da AMG confirmando uma qualidade de produção superlativa, a placa do motor AMG também atesta o impecável DNA da marca de alta performance da Mercedes-Benz.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas
A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete velocidades permite optar entre três modos de operação, tem função de dupla debreagem, de acordo com o modo escolhido, e função RACE START, para arrancadas com plena aceleração. Os pontos fortes dessa transmissão de dupla embreagem incluem trocas de marchas ultrarrápidas sem perda de força de tração, uma estratégia de controle sob medida baseada nas funções AMG SPEEDSHIFT, mudanças extremamente suaves e alto nível de eficiência.
Os tempos de trocas no modo manual (M) e no modo Sport (S) são semelhantes em seu caráter esportivo aos do SLS AMG GT. Um retardo rápido e preciso na ignição e a supressão da injeção sob alta solicitação levam a trocas de marchas ainda mais rápidas nos modos "M" e "S", gerando uma sonoridade mais empolgante. O controle da transmissão utiliza de forma integral os benefícios da tecnologia de injeção direta até seus limites físicos: a rápida resposta do motor garante que a injeção seja cortada com precisão ainda maior. O resultado é a maior velocidade das trocas e uma emocionante experiência sonora, levando a uma condução fascinante. Outro item especial, criado para aumentar a performance dinâmica e prazer da condução é o chamado "Modo M momentâneo" - já conhecido pelo SLS AMG Coupé Black Series.
No modo C (Eficiência Controlada), características sensíveis de suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de condução voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a função ECO start/stop também é ativada.
Transmissão AMG 4MATIC com tração integral voltada ao desempenho é equipamento de série
O GLA 45 AMG vem de série equipado com a tração integral variável AMG 4MATIC. No desenvolvimento da tração integral, o foco foi centrado no desempenho e dinamismo. O sistema de tração nas quatro rodas transfere a força do motor para as rodas da melhor forma possível e proporciona uma tração perfeita, independentemente das condições climáticas. Ele também eleva o dinamismo de condução ao mais alto nível.
O conjunto do sistema de tração tem design compacto e leve. A saída de força é totalmente integrada à transmissão esportiva de sete marchas, transferindo torque para as rodas traseiras. Um eixo cardã com duas partes também envia a força para o eixo traseiro. Para uma melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletrohidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro. A embreagem multidiscos detecta imediatamente qualquer deslizamento no eixo dianteiro. Uma bomba hidráulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras quando necessário. Tudo isso ocorre sem que o motorista perceba. A distribuição de forças é totalmente variável: durante o uso normal, o GLA 45 AMG utiliza tração dianteira, para otmizar a eficiência. Quando necessário, o sistema variável de tração nas quatro rodas divide o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro, a uma razão de até 50:50 por cento.
Característico da AMG, o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) é configurado em três estágios. O GLA 45 AMG vem com três modos de transmissão: "ESP ON", "SPORT Handling Mode" e "ESP OFF". Eles permitem que o condutor modifique o comportamento dinâmico de acordo com suas exigências individuais ao toque de um botão. Da mesma forma, o ESP Curve Dynamic Assist (assistente dinâmico em curvas) também é incluído entre os itens de série. Em curvas rápidas, intervenções imperceptíveis na parte interna da roda traseira geram uma movimentação em torno do eixo vertical. Isto faz com que o GLA 45 AMG contorne as curvas sempre de forma previsível e controlável, ao mesmo tempo em que é evitada qualquer saída de frente.
Suspensão esportiva e sistema de freios de alta performance AMG
Uma das chaves para uma condução dinâmica é a tecnologia dos eixos. Para melhorar a dirigibilidade esportiva, a suspensão dianteira McPherson do GLA 45 AMG é equipada com elementos mais rígidos e uma nova elastocinemática. O eixo traseiro com quatro braços também foi reprojetado. A estabilidade e precisão da direção são incrementadas pela elastocinemática otimizada e pela rígida conexão entre o subchassi e a carroceria. A suspensão esportiva AMG com conjuntos de mola e amortecedores especialmente ajustados e barras antirrolamento maiores permitem maior aceleração lateral e reduzem a rolagem da carroceria em percursos rápidos por estradas sinuosas. Uma suspensão AMG Performance com regulagens ainda mais firmes das molas e amortecedores é disponibilizada como opcional.
O sistema de assistência à direção AMG sensível à velocidade assegura agilidade e alta precisão ao volante. O sistema de freios AMG de alta performance com discos ventilados e perfurados nas quatro rodas e pinças pintadas de cinza garante uma desaceleração rápida e confiável. Pinças vermelhas são oferecidas como opcionais.
Três atraentes designs de rodas de liga AMG
Na versão standard, o GLA 45 AMG dispõe de rodas de liga AMG com cinco raios duplos pintadas de cinza titânio com acabamento em alto brilho, dotadas de pneus tamanho 235/45 R 19. Como opcional extra, o AMG Performance Studio oferece aos clientes rodas de liga AMG maiores, com 10 raios e pneus 235/40 R 20, disponíveis pintadas de cinza titânio com acabamento em alto brilho ou pintadas de preto fosco com flange em alto brilho.
Poderoso e diferenciado: simplicidade visual com caráter AMG
O design do GLA 45 AMG transpira fascinação graças à sua personalidade poderosa e diferenciada. O modelo AMG topo de linha da classe GLA combina a expressão do luxo moderno da Mercedes-Benz aos elementos musculares exclusivos da AMG. A dianteira AMG com divisor aerodinâmico frontal e a grade AMG "twin blade" (com lâmina dupla) são destaques de aspecto atlético. Ambas são pintadas em cinza titânio fosco. Completamente novo é o logotipo diferenciado AMG na lateral, entre as aberturas da grade do radiador. Eles farão com que, no futuro, todos os novos modelos AMG sejam facilmente reconhecidos. Defletores negros sobre as grandes entradas de ar nas laterais homenageiam o automobilismo esportivo. Faróis bi-xenônio são de série.
Quando vistas de lado, as rodas de liga AMG diferenciadas, em três opções de desenho, certamente capturam o olhar. As saias laterais com insertos em cinza titânio fosco, o letreiro "TURBO AMG" nos para-lamas dianteiros e os trilhos de teto em alumínio dão um toque especial ao GLA 45 AMG. A traseira é dominada pelo difusor com acabamento em cinza titânio e as ponteiras cromadas duplas do sistema esportivo de escapamento AMG, com flap de exaustão.
Os seguintes equipamentos exclusivos AMG podem elevar ainda mais o padrão do design externo do carro:
- Pacote aerodinâmico: divisor aerodinâmico maior, defletores dianteiros adicionais, aerofólio traseiro e pacote Night
- Carenagens dos espelhos externos em fibra de carbono
- Pacote Exterior Carbon-Fiber: divisor dianteiro, inserto nas saias laterais e friso na traseira em fibra de carbono, com lâmina dupla da grade do radiador em cromo prateado
- Aerofólio traseiro
- Pacote Night: vidros escurecidos, friso da linha de cintura anodizado em preto, aberturas da grade do radiador cromadas, divisor aerodinâmico dianteiro, retrovisores externos, inserto nas saias laterais e friso da traseira em preto com alto brilho, duas ponteiras de escapamento com acabamento retangular em preto
- Pinças de freios vermelhas com logo AMG preto
Design interior: alta qualidade, esportivo e exclusivo
Como em todos os automóveis AMG de alta performance, o interior do GLA 45 AMG apaixona pela excelente qualidade combinada a uma atmosfera esportiva e exclusivos equipamentos. Entre eles estão os bancos esportivos cobertos com couro sintético ARTICO e microfibra DINAMICA, com costuras pespontadas vermelhas contrastantes e os cintos de segurança em vermelho designo, assim como a AMG DRIVE UNIT. O volante multifuncional esportivo com três raios revestido de couro nappa, com costuras contrastantes em vermelho, couro perfurado nas áreas de contato e aletas para troca de marchas assegura o perfeito controle do veículo. O painel de instrumentos AMG com design exclusivo com dois tubos circundando o velocímetro, conta-giros e display central colorido, menu principal AMG e RACETIMER mantém o motorista permanentemente informado. Ao abrir a porta, o condutor é saudado pela tela AMG start-up. O acabamento do painel de instrumentos é feito de alumínio escovado e, juntamente com as soleiras das portas dianteiras AMG em aço inoxidável, reforça o alto padrão e o exclusivo ambiente interno do GLA 45 AMG.
O interior pode ser ainda mais aperfeiçoado com os seguintes opcionais oferecidos pela AMG:
- Pacote Exclusive
- Volante Performance em couro nappa preto/Alcantara, com seletor de marchas E-SELECT com emblema AMG incrustado, chave eletrônica central com emblema AMG e tapetes com logo AMG bordado.
- Bancos Performance forrados de couro sintético ARTICO/microfibra DINAMICA para o motorista e passageiro da frente, com contornos mais reforçados para maior apoio lateral e apoios de cabeça integrais, cintos de segurança vermelho designo.
- Acabamento em fibra de carbono
- Estofamento preto, cinza cristal, marrom ou preto RED CUT
Expressivo e exclusivo: o GLA 45 AMG "Edition 1"
O GLA 45 AMG "Edition 1" é uma opção especial, com expressiva combinação de detalhes exclusivos internos e externos. O pacote aerodinâmico preto em alto brilho com divisor aerodinâmico maior, defletores adicionais na dianteira e aerofólio traseiro cria uma indiscutível ligação com as pistas de corrida. As faixas esportivas AMG em cinza-prata e vermelho nas laterais do veículo abaixo da "dropping line" causam uma profunda impressão ao observador. Elas são complementadas por detalhes em vermelho na grade do radiador, retrovisores externos, no inserto do difusor e aerofólio traseiro. São complementos perfeitos para esses itens as pinças de freios pintadas de vermelho e as rodas de liga AMG multirraios pintadas de preto fosco com o aro da flange vermelho. As rodas dispõem de coberturas do cubo especiais da AMG com trava central e são equipadas com pneus 235/40 R 20. O pacote AMG Night também faz parte da relação de equipamentos de série, assim como o logotipo "Edition 1" no para-lama dianteiro. As cores metálicas preto cosmos, prata polar e cinza montanha são oferecidas como opcionais. A cor de série é o branco cirrus.
O interior do GLA 45 AMG "Edition 1" é dominado pelas cores preto e vermelho. Costuras pespontadas contrastantes vermelhas adornam os bancos AMG Performance forrados de couro sintético ARTICO/microfibra DINAMICA, os painéis centrais das portas, a seção superior do painel de instrumentos e o volante AMG Performance (também em ARTICO/DINAMICA). Outros destaques visuais são a alavanca E-SELECT com emblema AMG estampado e o distintivo "Edition 1" na AMG DRIVE UNIT. O exclusivo acabamento do painel de instrumentos combina perfeitamente com as faixas esportivas AMG das laterais do veículo. A superfície de alta qualidade tem aparência e sensação ao toque poderosos. Elementos brilhantes e foscos criam um empolgante jogo com o padrão diamantado e o logotipo AMG no lado direito.
Um site especial proporciona experiência interativa com o GLA 45 AMG
Um site desenvolvido especialmente para o GLA 45 AMG permite ao público experimentar de forma interativa o novo SUV de alta performance da Mercedes-AMG. Além disso, todos os visitantes podem conferir comentários, filmes e fotos de fãs das páginas do AMG Twitter e Facebook no "mural social" do site, onde também podem postar seus próprios comentários. O site especial pode ser acessado na internet em www.mercedes-amg.com/webspecial/gla45 .
O novo Mercedes-Benz GLA 45 AMG celebrará sua estreia mundial no dia 13 de janeiro, no Salão Internacional de Detroit. As vendas antecipadas começarão em meados de março, com o lançamento no mercado europeu previsto para julho deste ano.