- Espaço para sete ocupantes com amplo conforto
- Novos trens de força associam desempenho e eficiência superiores
- Luxo e conforto comparável aos sedãs da Classe S
- Agilidade e segurança na estrada ou em caminhos difíceis
A Mercedes-Benz traz para o Brasil a nova geração do GL 500 e, pela primeira vez no portfólio da marca, o novo GL 63 AMG. Com amplo espaço para sete ocupantes, conforto, segurança, elegância e eficiência, os novos GL 500 e GL 63 AMG têm qualidades ímpares na área dos SUVs. Inovações como o Crosswind Assist (assistente de ventos laterais), o sistema de assistência STEER CONTROL (controle de esterço) e reconhecimento de carga aumentam a segurança ativa dos modelos. Outro item novo é a câmera de 360 graus para contribuir na praticidade e segurança.
Com excelente comportamento dinâmico e alto nível de conforto de rodagem - tanto no asfalto como em terrenos difíceis - o GL 500 e o GL 63 AMG brindam seus ocupantes com o conforto de primeira classe normalmente associado a um sedã de luxo. Nos dois veículos, até sete passageiros desfrutam de um espaço excelente. Ao mesmo tempo, várias funções e tecnologias inovadoras aumentaram significativamente a eficiência energética dos modelos.
Dr. Joachim Schmidt, vice-presidente executivo da Mercedes-Benz Automóveis, Vendas e Marketing, descreve este utilitário esportivo de nova geração: "A nova Classe GL ocupa a posição mais alta entre os SUVs de luxo. Com seus abrangentes sistemas de assistência, ela tem um papel pioneiro no tocante à segurança e ao conforto, ao nível da Classe S - mesmo fora dos caminhos convencionais”.
GL 500: mais força, luxo e eficiência
O GL 500 é reconhecido à primeira vista como um representante típico da família de SUVs da Mercedes-Benz. A nova interpretação de estilo deste veículo de porte imponente causa impacto pela elegância esportiva. A área frontal é dominada pela característica grade vertical da Classe GL, com sua estrela central e pelo design bem definido e de alta qualidade dos faróis com LEDs. As luzes de uso diurno, com tecnologia LED, são integradas a um inserto cromado no para-choques e, sob a grade do radiador, uma grande proteção inferior com aspecto cromado completa o ar de autoconfiança transmitido pelo design frontal.
Com suas proporções equilibradas (comprimento de 5.120 mm, largura de 2.141 mm e altura de 1.850 mm) e a grande distância entre-eixos (3.075 mm), a vista lateral salienta a vocação off-road do veículo. Ao mesmo tempo, os balanços curtos na frente e na traseira e a grande distância livre do solo, demonstram sua capacidade fora de estrada. A característica linha de cintura alta, a linha de caráter que sobe de forma dinâmica e as molduras cromadas das superfícies das janelas salientam o visual superior do veículo.
Valores internos: primeira classe em automóveis
Com um design interno elegante, materiais requintados, detalhes cuidadosamente elaborados, ergonomia otimizada e espaço generoso - o interior do GL 500 é um típico ambiente de bem-estar, uma das marcas da Mercedes-Benz. Frisos em alumínio e controles em cromo prateado reforçam a impressão de alta qualidade.
Os assentos, dispostos na formação 2-3-2, oferecem espaço generoso para sete pessoas. Os ocupantes das três fileiras de bancos possuem mais espaço para os ombros, cotovelos e cabeças. A terceira fileira de bancos pode ser movimentada eletricamente. Uma novidade interna é o sistema EASY-ENTRY nos dois lados, facilitando o acesso à terceira fila. O banco central facilita ainda mais a conformação variável do interior, com suas opções de ajuste contínuas, inclusive uma regulagem para carga, que otimiza o compartimento de bagagem, cuja capacidade varia entre 680 e 2.300 litros.
O painel dá continuidade no interior da cabine à ênfase visual na largura do veículo. O moderno conjunto de instrumentos, com dois mostradores redondos de fácil leitura com design bem definido e um grande display colorido de 11,4 cm entre eles, com qualidade fotográfica, se destaca no painel. Próximo a ele, a tela colorida central para o sistema de informação e entretenimento domina o painel. O conceito dos controles e mostradores impressiona pela facilidade de utilização: informação, entretenimento, navegação e comunicação podem ser controlados intuitivamente de forma muito fácil pelo comando metálico situado no console central. O volante multifuncional em couro, com borboletas para trocas de marchas e 12 teclas é parte do pacote interior.
No console central, sob o apoio de braços com seu suporte palmar integral, há um generoso compartimento para guardar objetos. Frente a ele, ficam os controles da suspensão pneumática AIRMATIC e do sistema COMAND. O friso presente no painel tem continuidade na forração das portas, que também conta com costuras contrastantes, ao mesmo tempo em que as maçanetas e botões de regulagem dos assentos são dispostos da forma característica da Mercedes-Benz.
Sistemas de assistência elevam o GL 500 ao topo da categoria
Os numerosos sistemas de assistência garantem a elevada segurança e dirigibilidade do novo GL 500. O automóvel traz de série novos itens, ao lado de sistemas de controle dinâmico já conhecidos, como o ESP, ASR e ABS. Uma das inovações e destaques do GL 500 é o sistema Crosswind Assist, equipamento de série, que ajuda o motorista a manter a trajetória quando o carro é submetido a fortes ventos laterais. Ele funciona por meio da atuação seletiva dos freios, garantindo maior sensação de segurança.
A segurança ainda é reforçada por sistemas como o PRE-SAFE, com função de frenagem autônoma em situações de risco não percebidas pelo motorista. No escuro, ou quando a visibilidade é baixa, os faróis bi-xenônio com Intelligent Light System (ILS - sistema de iluminação inteligente) e o Adaptive Highbeam Assist (assistente de farol alto) garantem ao motorista boa visibilidade. O equipamento da câmera 360 graus é integrado por quatro câmeras, posicionadas à frente e atrás do carro e nas carenagens dos retrovisores externos. O sistema cria uma imagem vista de cima do veículo e da área circundante por meio de computador, exibida juntamente com outros pontos de vista, na generosa tela do sistema COMAND.
Segurança passiva: proteção para sete ocupantes
Os sistemas de proteção passiva resultam no mais alto nível de segurança possível. Airbags adaptativos de duplo estágio para o motorista e o passageiro da frente, airbag de joelho para o motorista, airbags laterais para a primeira e segunda fileiras de bancos e airbags de janelas nas três fileiras de assentos são equipamentos de série. Além disso, todos os passageiros contam com cintos de segurança de três pontos. Outros itens de série incluem tensionamento pirotécnico por carretéis de inércia e limitadores de força para os cintos, além de carretéis de inércia reversíveis nos cintos dianteiros, tensionadores inerciais nos bancos laterais na fileira central e nos assentos individuais traseiros.
O GL 500 também oferece a maior proteção potencial para os usuários mais vulneráveis de ruas e estradas, como pedestres ou ciclistas. Além de áreas deformáveis na dianteira, retrovisores dobráveis e contornos arredondados, o risco de ferimentos causados pelo veículo foi reduzido pelo reposicionamento do capô e o aumento da distância até os componentes do compartimento do motor. Além disso, o capô ativo é equipamento de série. Ele pode reduzir as forças de aceleração geradas pelo impacto de um pedestre ou ciclista, aumentando a área de deformação.
Eficiência do motor
O GL 500 4MATIC BlueEFFICIENCY com motor biturbo BlueDIRECT a gasolina com injeção direta oferece desempenho impressionante associado à alta eficiência. A nova geração consome em média 18% menos combustível do que a anterior. Além da tecnologia de motores ultramoderna, um abrangente pacote de medidas BlueEFFICIENCY reforça a economia de combustível. Ela inclui, além da função ECO start/stop de série, a nova transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete marchas.
Outros itens redutores de consumo são o gerenciamento inteligente do alternador, a direção elétrica e os pneus com baixa resistência à rolagem. O sistema de corrente condutora com desacoplador, o controle inteligente (sob demanda) de todos os equipamentos auxiliares e bombas, além do excelente coeficiente de arrasto aerodinâmico (cd = 0,35) também reduzem o gasto de energia.
O uso abrangente de recursos de construção leve diminuiu o peso do novo GL 500. Os braços nos eixos dianteiro e traseiro, por exemplo, assim como o capô e para-lamas são feitos de ligas de alumínio tão leves quanto resistentes. Outras medidas reúnem o novo para-brisa acústico, a travessa de magnésio do painel e componentes como a nova direção elétrica, freio de estacionamento elétrico, suporte do motor feito de polímeros e novo servo-freio em alumínio. Com todos esses recursos, a agilidade deste SUV foi elevada e o consumo diminuiu.
Conforto de rodagem da Classe S com dinamismo de direção pioneiro - na estrada e fora dela
Uma direção segura em todas as condições possíveis, no asfalto e fora de estrada, é um dos pontos fortes do GL 500. As características NVH (Noise, Vibration e Harshness - ruído, vibração e aspereza), particularmente, são tão elevadas que podem ser comparadas às da Classe S. A base para esse nível de conforto é proporcionada pela rígida carroceria, o trem de força otimizado, a evolução do chassi, aperfeiçoamentos aeroacústicos e o uso inteligente de um novo tipo de isolamento. Ao mesmo tempo, a grande agilidade, o dinamismo na dirigibilidade no asfalto e as superiores características off-road sempre estiveram entre as vantagens oferecidas pela Classe GL. O equipamento de série inclui o sistema integral de suspensão a ar AIRMATIC com reconhecimento de carga. O AIRMATIC contribui para o excelente conforto associado à melhoria da dirigibilidade. O Crosswind Assist, por exemplo, juntamente com o reconhecimento de carga, ajustam o carro às mais variadas condições de rodagem.
O GL é equipado para enfrentar viagens fora dos caminhos convencionais. Além do sistema de tração integral permanente 4MATIC, o equipamento de série inclui assistente de partida, Downhill Speed Regulation (controle de velocidade em descidas) e um programa especial de ajustes para off-road.
Graças ao novo sistema multimídia COMAND Online, com sua superfície de controle prateada 3D, o GL 500 pela primeira vez permite acesso à internet. O COMAND é combinado com o eficiente sistema de som harman/kardon, trazendo para o interior do automóvel características acústicas de uma casa de shows.
Dados técnicos
GL 500 BlueEfficiency | |
Cilindrada: | 4.663 cm³ |
Potência | 435 cv a 5250 rpm |
Torque Máx. | 700 Nm a 1800-3500 rpm |
Aceleração 0-100 km/h | 5,4 s |
Velocidade máxima | 250 km/h* |
Peso | 2.445 kg |
Pneus | 275 / 50 R20 |
* limitada eletronicamente
Novo GL 63 AMG: a combinação perfeita de estilo e desempenho
O novo SUV de alta performance da AMG soma às já conhecidas características da Classe GL uma combinação de tecnologias desbravadoras com uma ampla gama de equipamentos de série que elevam seu desempenho e conforto ao de sedãs esportivos de alto luxo. O desempenho do GL 63 AMG é proporcionado pelo motor V8 biturbo AMG de 5,5 litros. A suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com sistema de estabilização de rolagem ACTIVE CURVE SYSTEM proporciona alto nível de dirigibilidade e o conforto que todos esperam da marca Mercedes-Benz.
"O GL 63 AMG enfatiza especialmente o dinamismo e o estilo. Combinando o nível de conforto da Classe S com a performance de um esportivo AMG, o GL 63 AMG é um produto único em seu segmento de mercado", afirma Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG.
Luxo, design impactante, eficiência e máxima segurança
O motor biturbo V8 AMG 5,5 litros cria a base perfeita para o desempenho característico da AMG. A potência máxima de 557 cv e o torque máximo de 760 Nm resultam em um desempenho de primeira categoria. O GL 63 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e sua velocidade máxima, controlada eletronicamente, é 250 km/h.
O motor AMG de oito cilindros traz um pacote inovador de alta tecnologia que inclui injeção de gasolina com aspersão controlada, injetores piezelétricos, alimentação biturbo, intercooler a ar e água, cárter totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro com comando variável, além de gerenciamento do alternador e sistema de desligamento e arranque automático ECO start/stop.
Toda a força do motor é transmitida permanentemente para as quatro rodas pela transmissão AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC, com três modos e função de dupla debreagem nas reduções de marchas. Nos programas de condução Sport (S) e Manual (M), a combinação motor-transmissão mostra uma agilidade ainda maior, com respostas mais espontâneas. Um breve e preciso retardo na ignição e injeção nas trocas de marchas ascendentes a plena aceleração leva a tempos menores nas mudanças e oferece uma interessante experiência acústica.
Dados técnicos
GL 63 AMG | |
Cilindrada: | 5.461 cm³ |
Potência | 557 cv a 5250-5750 rpm |
Torque Máx. | 760 Nm a 2000-5000 rpm |
Aceleração 0-100 km/h | 4,9 s |
Velocidade máxima | 250 km/h* |
Peso | 2.580 kg |
Pneus | 295 / 40 R21 |
*limitada eletronicamente
Eficiência e dinâmica de condução incrementadas
Para aumentar a eficiência, a transmissão automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC incorpora um conversor com pêndulo centrífugo especialmente econômico, mancais projetados para reduzir as perdas por atrito e um sistema de gerenciamento térmico do óleo da transmissão. Engrenagens dos eixos com atrito reduzido, direção esportiva eletromecânica AMG sensível à velocidade, correia de transmissão otimizada e controle sob demanda de todas as unidades auxiliares e bombas contribuem também para reduzir o consumo de combustível.
A Mercedes-AMG lança uma caixa de transferência especial para a tração integral permanente 4MATIC, que distribui a força propulsiva entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção 40:60 para melhorar a dinâmica de condução. Além disso, a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com o pacote AIRMATIC - formado pela suspensão pneumática, torres de amortecedores especiais, controle de nível automático e Adaptive Damping System (ADS - sistema de amortecimento adaptativo) - é combinada ao ACTIVE CURVE SYSTEM (sistema ativo de curvas) para controle ativo da rolagem. Este sistema, que vem de série, emprega barras antirrolagem ativas nos eixos dianteiro e traseiro para reduzir a inclinação da carroceria nas curvas. Além de aumentar a agilidade e o prazer de dirigir, o ACTIVE CURVE SYSTEM proporciona adicionalmente maior estabilidade e, consequentemente, segurança, principalmente em alta velocidade.
A estabilização da rolagem, amortecimento e suspensão se adaptam automaticamente à situação de condução prevalente, oferecendo o máximo de conforto de rodagem e máxima estabilidade. O motorista do GL 63 AMG pode escolher, ao toque de um botão, entre três diferentes modos de operação da suspensão, "Comfort", "Sport" e "Sport plus". O sistema de suspensão totalmente a ar é sensível à velocidade, rebaixando a carroceria em alta velocidade para reduzir o arrasto, ao mesmo tempo em que aumenta a estabilidade.
A barra estabilizadora mais robusta no eixo traseiro garante maior precisão da direção. O trem de força aperfeiçoado proporciona a melhor transmissão de potência possível e a tradicional confiabilidade da Mercedes-Benz. O sistema de controle de tração eletrônico 4ETS de série garante ótima aderência quando os coeficientes de atrito variam.
Direção esportiva AMG e sistema de frenagem AMG de alto desempenho
A direção esportiva eletromecânica AMG sensível à velocidade oferece assistência com intensidade variável, de acordo com o modo de suspensão selecionado. Ela também contribui para economizar combustível. O GL 63 AMG vem de série com rodas de liga leve AMG de 21 polegadas com cinco raios, pintadas em cinza titânio com acabamento em alto brilho, montadas com pneus 295/40 R 21. O sistema de freios de alta performance AMG proporciona as distâncias de frenagem mais curtas possíveis e alta resistência à fadiga, com pinças na cor vermelha e discos ventilados e perfurados nas quatro rodas, com 390 x 36 mm na frente e 345 x 26 mm na traseira.
Design orientado ao desempenho
Impactante, esportivo e inconfundível: esses atributos descrevem o design do GL 63 AMG. A Mercedes-AMG aprimorou os principais elementos de estilo do novo GL - forte dinamismo e elegância esportiva - usando detalhes específicos que salientam o excepcional desempenho do modelo V8. A típica grade do radiador verticalizada do GL, com a estrela da Mercedes ao centro, é adornada com lâminas em alto brilho pintadas de preto. Os elementos de estilo AMG incluem a saia dianteira com suas grandes aberturas que asseguram um amplo fluxo de ar para os módulos de refrigeração. A entrada de ar inferior tem o formato típico da AMG de um "A" estilizado, com uma folga sob a fina barbatana através da qual o ar pode fluir livremente para os módulos de resfriamento - uma combinação perfeita de design com alta tecnologia. O friso em cromo prateado fosco sob ela gera uma sensação de largura e combina de forma ideal com as bordas das luzes de uso diurno em LEDs nas aberturas de ventilação laterais.
O conjunto inferior dianteiro AMG se mescla à exclusiva moldura da roda alargada. Para acomodar as grandes rodas de liga leve AMG de 21 polegadas, com largos pneus 295, as molduras salientes aumentaram a largura do veículo em 22 milímetros de cada lado. Na lateral, é possível notar os logos V8 BITURBO nos para-lamas e as soleiras iluminadas com acabamento em alumínio. O alargamento da moldura da roda se incorpora à traseira AMG, que também é adornada por um friso em cromo prateado fosco e simulações de aberturas de ventilação pretas. Um destaque tanto visual como acústico é dado pelas duas ponteiras cromadas duplas do sistema de escapamento esportivo AMG.
Exclusividade no interior
Grande atenção aos detalhes, excelente ergonomia, generosa disponibilidade de espaço e exclusividade dominam o interior do GL 63 AMG. Os sete bancos do utilitário esportivo de alta performance são revestidos de couro de alta qualidade, assim como o apoio de braços central. Assentos esportivos AMG com ajustes elétricos trazem costuras duplas pespontadas em cores contrastantes e logos AMG nos encostos dos bancos dianteiros e traseiros laterais. O painel, apoios de braços e painéis das portas são revestidos de couro sintético ARTICO, com costuras duplas.
O volante AMG Performance com quatro raios com couro perfurado na área de manuseio possui parte inferior achatada e borboletas para troca de marchas em alumínio. Quatro instrumentos redondos no painel AMG transferem informações ao motorista. O monitor TFT colorido ao centro incorpora o logotipo de boas vindas e o menu principal AMG.
Outros equipamentos de série do GL 63 AMG:
•Soleiras AMG iluminadas
•KEYLESS-GO
•Bancos adaptáveis para o motorista e passageiro da frente com função de massagem e pacote de memória
•Fechamento das portas servo-assistido
•Night View Assist Plus (sistema de visão noturna)
•Sistema de climatização THERMATIC com quatro zonas
Preços
GL 500 – US$ 196.900,00
GL 63 AMG – US$ 273.900,00