Ainda mais potente e eficiente, a Mercedes-Benz traz ao Brasil o novo E 63 AMG. O sedã de alta performance traz agora o novo motor V8 AMG 5,5 litros biturbo, já conhecido pela aplicação no CLS 63 AMG. Ele entrega, na versão oferecida no País, 557 cv de potência, apresentando ao mesmo tempo uma impressionante redução no consumo: cerca de 20% menos do que seu antecessor equipado com o motor AMG V8 6,3 litros naturalmente aspirado.
O E 63 AMG é o veículo mais eficiente em sua classe. Uma contribuição importante para chegar a esses números é a presença da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas e do novo sistema de direção eletromecânica esportiva sensível à velocidade AMG. Sistemas de assistência adicionais também elevaram a segurança dos ocupantes do carro a um nível totalmente novo.
A verdadeira usina de força de oito cilindros, designada internamente como M 157, reúne uma combinação de componentes inovadores de alta tecnologia: além da injeção direta com spray direcionado, com injetores piezo-elétricos, ele inclui um cárter totalmente em alumínio, tecnologia de quatro válvulas por cilindro com ajuste do eixo de comando, intercooler a ar e água, gerenciamento do alternador e sistema stop/start. Deslocando 5.461 cm3, o oito-cilindros gera, na versão original, um máximo de 525 cv de potência e 700 Nm de torque.
Na configuração oferecida para os clientes brasileiros, que possui o pacote AMG Performance, esses números sobem para 557 cv e 800 Nm. O E 63 AMG, assim, têm desempenho excepcional: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Uma rápida olhada nos dados técnicos revela o tremendo poder de aceleração: os 800 Nm de torque podem ser obtidos por meio de uma ampla faixa de rotações do motor, entre 2.000 a 4.500 rpm. O resultado é a grande disponibilidade de força, que pode ser apreciada de modo especial com a transmissão no modo manual ("M").
Dados em resumo:
Cilindrada | 5.461 cm3 |
Diâmetro x curso | 98,0 x 90,5 mm |
Taxa de compressão | 10.0:1 |
Potência | 557 cv a 5250-5750 rpm* |
Torque máximo | 800 Nm a 2000-4500 rpm* |
Peso do motor (drenado) | 204 kg |
Emissões de CO2 | 230 g/km |
Aceleração 0-100 km/h | 4.2 s* |
Velocidade máxima** | 250 km/h |
* com o pacote Performance; ** limitada eletronicamente
Consumo de combustível reduzido
Apesar dessa elevação na potência, maior torque e melhoria no desempenho, o novo E 63 AMG traz uma melhoria na eficiência de consumo, comparado ao modelo anterior com motor V8 naturalmente aspirado.
O avanço em potência e torque obtido pelo pacote AMG Performance se deve, principalmente, ao aumento da pressão de alimentação de 1,0 para 1,3 bar. A diferenciação visual é feita pela cobertura do motor em fibra de carbono. A versão trazida para o Brasil também inclui volante AMG Performance com Alcantara preto na área de contato, pinças de freios vermelhas e, no caso do Saloon, o defletor em fibra de carbono autêntica na tampa do porta-malas e persiana elétrica no vidro traseiro.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas também ajuda a economizar combustível
Uma grande contribuição para os destacados índices de consumo do carro é dada pela transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas. Em vez de um conversor de torque convencional, ela utiliza uma embreagem compacta imersa em óleo. O E 63 AMG também dispõe de função stop/start de série: ela permanece ativa no modo de transmissão Controlled Efficiency ("C" - eficiência controlada) e desliga o motor de oito cilindros sempre que o carro fica parado.
A função stop/start pode ser ativada ou desativada pelo botão ECO, localizado no console central. Quando a transmissão está no modo "C", o veículo arranca sempre em segunda marcha. O sistema também troca marchas bem mais cedo e evita altas rotações do motor. A alimentação de combustível comandada pela demanda e um sistema de gerenciamento do alternador com recuperação de energia durante as desacelerações contribuem ainda mais para a economia de gasolina.
O comportamento dinâmico não é prejudicado: os modos de transmissão "S" (Sport), "S+" (Sport plus) e "M" (Manual) incrementam a agilidade do carro de forma muito perceptível. Tempos de resposta menores, maior rotação do motor e mais trocas espontâneas de marchas mostram todo o potencial do motor AMG V8 biturbo. Nesses três modos de transmissão, não apenas o sistema stop/start é desativado como, em plena carga, o gerenciamento do motor suprime parcialmente os cilindros. Esta interrupção da ignição e injeção cuidadosamente gerenciada resulta em trocas de marchas mais rápidas e cria um efeito acústico emocionante. A redução de marchas automática com dupla debreagem é um complemento perfeito.
Suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL e novo sistema de direção
O E 63 AMG traz a suspensão AMG RIDE CONTROL, com eixo dianteiro especialmente projetado: a bitola foi alargada em 56 mm em relação à do E 500 e inclui suportes de rodas independentes, com cambagem negativa na dianteira, proporcionando claros benefícios em termos de aderência ao percorrer curvas com rapidez. Outros itens importantes são as torres de suspensão de aço no eixo dianteiro e amortecedores pneumáticos no eixo traseiro, com controle automático de nível. Também é de série o sistema de amortecimento com controle eletrônico, que ajusta automaticamente as características dos amortecedores de acordo com a situação de rodagem e reduz o ângulo de rolagem da carroceria. O resultado é um ajuste que alia o máximo de conforto de rodagem com máxima agilidade. O condutor pode escolher entre as regulagens de suspensão "Comfort", "Sport" e "Sport plus", ao toque de um botão.
O sistema de direção do E 63 AMG também é novo: chamada de paramétrica, a direção esportiva eletromecânica AMG sensível à velocidade apresenta uma relação mais direta (14:1) e força de assistência variável, que se adapta ao modo de suspensão selecionado. Isso resulta em uma dirigibilidade extremamente ágil ao longo das curvas. A direção também ajuda a reduzir o consumo, já que o sistema de assistência só gasta energia quando o volante está sendo esterçado.
Assim como o sistema ESP ® (programa de controle estabilidade) de três estágios, com modo SPORT, os equipamentos de série incluem o sistema de frenagem AMG de alta performance, com material composto no eixo dianteiro. Ótima aderência ao solo é oferecida pelas novas rodas AMG de liga leve com 18 polegadas e design de 5 raios duplos, equipadas com pneus 255/R 40 R 18 na frente e 285/35 R 18 na traseira. O sistema "flowforming" (conformação por fluxo), já usado no SLS AMG e no CLS 63 AMG, aumenta ainda mais a durabilidade das rodas de liga leve, ao mesmo tempo em que reduz o peso em até 0,8 kg por unidade. Essa redução das massas não suspensas ajuda a melhorar tanto a dirigibilidade como o conforto de rodagem.
Exterior dinâmico
Exteriormente, o E 63 AMG com o novo motor M157 é identificado por suas novas rodas de liga leve com 5 raios duplos e pelo logotipo "V8 BITURBO" nos exclusivos para-lamas dianteiros alargados. Outras características que ajudam na individualização do carro são a estilização AMG, com um design específico para as partes dianteira e traseira, juntamente com as soleiras laterais AMG e o sistema de escapamento AMG com duas ponteiras duplas cromadas.
Interior aperfeiçoado
Um item marcante no interior é o novo volante AMG Performance com três raios. O aro desta direção, que também é usada no CLS 63 AMG, é achatado tanto no alto como embaixo para proporcionar um controle do veículo ainda melhor. Outros itens de identificação no volante: borboletas de mudança de marchas em alumínio, couro perfurado nas áreas de contato e o desenho tridimensional da cobertura do airbag, com a estrela da marca e friso metálico no tom "Silver Shadow". Isto tudo é complementado pela nova alavanca de mudanças E-SELECT com o distintivo AMG no console central.
O mostrador tridimensional colorido TFT, no centro do velocímetro, é similar ao utilizado no CLS 63 AMG. O motorista é saudado por um marcante logotipo AMG assim que a porta é aberta.
Sistemas de assistência aumentam a segurança
Com elevado nível de segurança, o E 63 AMG apresenta sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. Um dos destaques é o PRE-SAFE, que ao detectar uma possível colisão, aciona os ajustes dos cintos de segurança, regula os bancos e a inclinação dos encostos de cabeça, segurando os passageiros junto aos assentos para evitar o chicoteamento da cabeça e o impacto do airbag em caso de acidentes.
Outro sistema importante é o Neck-Pro, apoios de cabeça dos bancos dianteiros acionados em caso de colisão traseira, para proteger o pescoço dos ocupantes contra o denominado “efeito chicote”.
O E 63 AMG possui também o Attention Assist, que analisa continuamente o comportamento de direção do condutor e avisa, por meio de sinal visual e sonoro, quando características típicas de sonolência ou desatenção são detectadas.
Destaques do motor V8 biturbo e da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas
• Injeção direta de gasolina com injetores piezo-elétricos e combustão dirigida por meio de aspersão;
• Duplo turbo com intercooler resfriado a ar e água;
• Sofisticado sistema eletrônico com função start/stop e gerenciamento do gerador;
• Cárter de alumínio com furos de ventilação para reduzir a fricção;
• Ajuste contínuo dos eixos de comando de válvulas de entrada e de saída;
• Bomba de óleo com operação por demanda;
• Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete velocidades com embreagem compacta e três modos de operação.