Affalterbach - A Mercedes-AMG mantém sua busca constante por desempenho, dinamismo e eficiência: o novo E 63 AMG é oferecido agora em um formato ainda mais potente, o S-Model, com 430 kW (585 cv), 800 Nm de torque e trazendo um novo desenvolvimento do sistema de tração integral AMG 4MATIC, especialmente voltado para maior performance.
O motor V8 biturbo AMG com 5,5 litros continua a representar o máximo da eficiência: a combinação de alto desempenho e baixo consumo de combustível permanece inigualada por quaisquer competidores no segmento em todo o mundo. A tração integral permanente também é oferecida como opcional para os outros modelos E 63 AMG, nos quais o motor V8 passou de 386 kW (525 cv) para 410 kW (557 cv), com torque de 720 Nm. Com essa variedade de oferta, a Mercedes-AMG está apresentando de forma pioneira carros de passeio de altíssima performance equipados com um sistema de tração integral adequado a uma direção essencialmente dinâmica.
O lançamento das novas e customizadas versões do modelo proporcionará aos clientes da Mercedes-AMG mais possibilidades de individualização do que nunca. O novo E 63 AMG tem um caráter mais forte e uma aparência mais dinâmica que todos seus antecessores: a nova filosofia de design da AMG é visível ao primeiro olhar, transparecendo pela nova grade do radiador com dupla lâmina e um novo defletor aerodinâmico na dianteira característica AMG definindo o visual exclusivo. Como já ocorria anteriormente, o modelo AMG topo de linha é oferecido nas versões Saloon e Estate. A atratividade do E 63 AMG foi incrementada também pelo substancial ganho na relação custo-benefício: os clientes agora dispõem de mais desempenho e melhor dinâmica de condução junto com um espectro mais amplo de equipamentos e acabamentos de série.
O CLS 63 AMG também foi beneficiado pela nova constelação de modelos: de forma semelhante ao E 63 AMG, o Coupé e o Shooting Brake também serão disponibilizados com tração integral AMG 4MATIC otimizada para o desempenho. Ao lado dos bem sucedidos SUVs da marca - ML 63 AMG, G 63 AMG e G 65 AMG -, duas gamas de modelos de passeio compreendendo até oito modelos únicos com tração integral são ofertados agora pela Mercedes-AMG: as linhas E 63 AMG e CLS 63 AMG. Outros modelos equipados com a tração integral AMG 4MATIC desenvolvida para maior performance, como o A 45 AMG e o CLA 45 AMG, serão lançados este ano.
"A expressão 'Driving Performance' condensa a filosofia seguida pela Mercedes-AMG", explica Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH. “As novas versões dos modelos E 63 AMG e CLS 63 AMG demonstram claramente como estamos oferecendo aos nossos clientes ainda mais individualidade. Os modelos S, em particular, representam a proposta mais atraente do segmento, elevando substancialmente a relação custo-benefício: os maiores valores de potência e torque do segmento, a nova transmissão integral permanente AMG 4MATIC otimizada para alto desempenho, o novo design e substancialmente mais equipamento de série e de acabamento são os pontos fortes dos novos automóveis de alta performance de Affalterbach. Com os novos modelos S de tração integral, vamos atender novos clientes e novos mercados."
"Com os exclusivos modelos S, refinamos substancialmente o perfil dinâmico do E 63 AMG e do CLS 63 AMG", acrescenta Tobias Moers, chefe de desenvolvimento integral de veículos e membro do conselho de direção da Mercedes-AMG GmbH. "Esses altos índices de potência e torque são exclusividade da AMG. Nosso motor V8 AMG 5,5 litros continua a ser o motor V8 de série mais eficiente do mundo. A recentemente desenvolvida transmissão integral AMG 4MATIC voltada para a performance proporciona os melhores valores de aceleração do segmento, assim como oferece aos nossos clientes uma dinâmica de condução marcantemente superior."
Modelos disponíveis no mercado alemão:
E 63 AMG Saloon | E 63 AMG 4MATIC Saloon/Estate | E 63 AMG 4MATIC S-Model Saloon/Estate | |
Cilindrada | 5.461 cm3 | 5.461 cm3 | 5.461 cm3 |
Potência | 410 kW (557 cv) | 410 kW (557 cv) a 5.500 rpm | 430 kW (585 cv) a 5.500 rpm |
Torque máx. | 720 Nm a 1.750-5.250 | 720 Nm a 1.750-5.250 rpm | 800 Nm a 1.750-5.000 rpm |
Consumo de combustível | 9,8 l/100 km | 10,3 (10.5) l/100 km | 10,3 (10.5) l/100 km |
Emissões de CO2 | 230 g/km | 242 (246) g/km | 242 (246) g/km |
Aceleração 0 - 100 km/h | 4,2 s | 3,7 (3,8) s | 3,6 (3,7) s |
Velocidade máxima | 250 km/h* | 250 km/h* | 250 km/h* |
* limitada eletronicamente; valores correspondentes ao E 63 AMG Estate entre parênteses.
A aceleração da imobilidade até 100 km/h em 3,6 segundos garante ao E 63 AMG S-Model uma confortável margem de liderança sobre todos os seus concorrentes; a velocidade máxima permanece em 250 km/h (limitada eletronicamente). Além do aumento na potência, isto também se deve, em grande parte, à transmissão integral AMG 4MATIC desenvolvida para alto desempenho, com distribuição de potência de 33% para o eixo dianteiro e 67% para as rodas traseiras. O tracionamento perfeito durante a aceleração evita com eficiência perdas causadas pelo deslizamento das rodas.
No novo modelo S, o motor V8 biturbo AMG 5,5 litros gera uma potência máxima de 430 kW (585 cv) e torque máximo de 800 Nm - um acréscimo de 20 kW (28 cv) em relação ao pacote AMG Performance disponível previamente como opção. Esta melhoria no desempenho e potência deriva da adaptação do programa de gerenciamento do motor, maior pressão máxima e aumento na pressão do turbo de 0,9 para 1,0 bar. Com 410 kW (557 cv) e 720 Nm, o modelo básico também apresenta um aumento de 24 kW (32 cv) e 20 Nm de torque sobre a versão anterior.
Apesar da maior potência e ganho no desempenho, todos os modelos do E 63 AMG são mais eficientes, consomem menos combustível e apresentam menor emissão de gases de escapamento. O motor V8 biturbo AMG 5,5 litros continua sendo o motor V8 produzido em série mais eficiente do mundo – isto com uma capacidade cúbica substancialmente maior que a de seus concorrentes diretos. O E 63 AMG, com 410 kW (557 cv) com tração traseira gasta 9,8 litros de gasolina para percorrer 100 quilômetros (10,2 km/l), segundo a norma NEDC, emitindo 230 gramas de CO2/km. A versão com a transmissão integral permanente 4MATIC para alta performance, com 430 kW (585 cv) tem o consumo aumentado de forma apenas marginal, gastando entre 10,3 e 10,5 litros por 100 km (de 242 gramas a 246 gramas de CO2). Como benefício adicional, após a implementação das modificações internas nos motores, todos os AMGs E 63 passaram a atender às exigentes normas de emissões Euro 6, que só entrarão em vigor em 2015.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas com acerto personalizado
O máximo de individualização e dinamismo customizado - estas são as qualidade especiais da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas. Os quatro modos de utilização - "C" (Eficiência Controlada), "S" (Esporte), "S+" (Esporte plus) e "M" (Manual) - proporcionam ao condutor um acerto personalizado. No modo "C", a função ECO start/stop é ativada e desliga o motor de oito cilindros sempre que o veículo estiver parado. Além disso, as características de trabalho da transmissão são sensivelmente suaves, com trocas de marchas quase imperceptíveis e antecipadas. Nesse modo de operação, normalmente a segunda marcha é utilizada quando o carro arranca.
O motor e a transmissão ficam bem mais ágeis nos modos "S", "S+" e "M", nos quais a função ECO start/stop é desativada. A supressão parcial dos cilindros é um recurso perfeito para uma dirigibilidade racional: breves e precisos cortes na injeção e ignição sob plena carga provocam trocas de marchas ainda mais rápidas, com uma sonoridade mais emocionante do que nunca. Redução de marchas automáticas com dupla debreagem e a função RACE START, para arrancadas radicais, também são de série na transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas.
Voltada para a performance, tração integral permanente 4MATIC para máximo dinamismo
Otimizado para alto desempenho, o sistema AMG 4MATIC de tração integral distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro nas proporções 33 e 67%. O desvio de maior torque para o eixo traseiro garante o característico dinamismo da marca AMG e supremo prazer ao volante. O sistema ESP (electronic stability program - programa eletrônico de estabilidade) de três estágios foi concebido especificamente para o sistema de tração integral permanente. No modo "SPORT Handling", o sistema Torque Vectoring Brake executa intervenções freando as rodas seletivamente para manter a alta agilidade do carro, evitando assim que ele saia de frente nas curvas. Em curvas especialmente fechadas, a atuação específica do freio da roda traseira do lado interno ajuda de forma incisiva o carro a executar sua trajetória.
O sistema de tração integral AMG 4MATIC aumenta a segurança de direção e a aderência em pisos molhados ou superfícies de estradas com presença de gelo. Ótima tração é garantida por uma embreagem multidiscos com efeito blocante de 50 Nm que explora o potencial de conexão através da fricção para todas as quatro rodas, especialmente na neve ou no gelo.
Esta operação é realizada por uma caixa de transferência que dirige maior força para o eixo traseiro. Esta caixa de transferência é integrada de forma compacta à transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas e praticamente não exige espaço adicional para sua instalação. O torque é transmitido pela saída de força por meio de um eixo propulsor para o eixo dianteiro. A transmissão de força do diferencial do eixo dianteiro para o semieixo dianteiro esquerdo é feita por um eixo intermediário que passa através de um duto encapsulado por dentro do cárter do motor. Este design compacto e de baixo peso resulta em pouco acréscimo de massa devido ao sistema de tração integral - apenas 70 quilogramas.
E 63 AMG S-Model com bloqueio do diferencial traseiro
O E 63 AMG S-Model coloca a Mercedes-AMG um passo à frente. Fiel à filosofia "Driving Performance", o Classe E mais potente é equipado também com bloqueio do diferencial no eixo traseiro. Este pacote de alta tecnologia resulta no aumento da tração, levando em última análise a um dinamismo de pilotagem e prazer na direção ainda maiores, especialmente em pistas de corrida.
Todos os modelos E 63 AMG são equipados com a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com sistema de amortecimento controlado eletronicamente. O eixo dianteiro emprega um sistema com molas de aço, enquanto o traseiro é equipado com um sistema de suspensão com apoio totalmente pneumático. Basta apertar o botão indicado pela figura de um amortecedor na AMG DRIVE UNIT para modificar eletronicamente a regulagem da suspensão de "Comfort" para "Sport" ou "Sport plus". A suspensão dianteira de três braços foi submetida a um processo de otimização ainda maior para o modelo S e para o E 63 AMG com tração integral. Juntamente com os componentes de alumínio do eixo recém desenvolvidos, essas medidas de otimização levam a uma aderência marcantemente reforçada e agilidade combinadas com alto nível de neutralidade em curvas rápidas. A elastocinemática muito mais direcionada à performance é exclusiva do modelo S, proporcionando ao condutor o máximo de neutralidade, sensibilidade e aderência ainda maiores em limites críticos. Seja com tração traseira ou com tração integral, a bitola 48 milímetros mais larga do E 63 AMG aumenta substancialmente a estabilidade em curvas de alta velocidade e permite maior sensibilidade ao motorista. A cambagem negativa mais acentuada nos dois eixos também contribui para a dinâmica lateral.
O sistema de direção eletromecânico AMG sensível à velocidade complementa o acerto do veículo à perfeição, com a relação de direção direta de 14: 1 proporcionando dirigibilidade extremamente ágil em curvas fechadas em conjunto com a servoassistência variável de acordo com o modo de suspensão selecionado. O E 63 AMG é equipado de série com rodas AMG de liga leve com 10 raios pintadas em cinza titânio e com acabamento em alto brilho. Os pneus tamanho 255/40 R 18 são instalados em rodas 9,0 x 18 polegadas na dianteira, enquanto as rodas traseiras de 9,5 x 18 polegadas levam pneus 285/35 R 18. O modelo com tração integral e o S-Model vêm com pneus 255/35 R 19 (dianteiros) e 285/30 R 19 (traseiros), em rodas AMG de liga leve nos tamanhos 9,0 x 19 e 9,5 x 19 polegadas. Somente o modelo S de alta performance dispõe de rodas de liga leve com 10 raios pintadas em cinza titânio fosco com cubo com acabamento em alto brilho.
Sistema de freios opcional de composto de cerâmica AMG de alta performance
O E 63 AMG vem equipado com um sistema de frenagem AMG de alta performance, compatível com seu status de desenvolvimento pela marca. Tanto na frente como na traseira, os discos de freios são perfurados e com diâmetro de 360 milímetros. Os discos dianteiros, que são submetidos a níveis de tensão particularmente altos, são fabricados usando materiais de frenagem compostos, que foram desenvolvidos e testados em competições automobilísticas. Pinças com acabamento prateado com as letras AMG brancas, com seis (dianteiras) ou quatro (traseiras) pistões proporcionam uma desaceleração espontânea e resistente à fadiga, além de mínima distância de imobilização. Pinças com pintura vermelha identificam o S-Model.
Um sistema AMG de frenagem com compostos de cerâmica é oferecido com exclusividade para o S-Model como item opcional - facilmente reconhecível pelos discos ainda maiores, com 402 milímetros e o logo "AMG Carbon Ceramic" nas pinças, que levam uma pintura especial. Este sistema de cerâmica é cerca de 40% mais leve, reduzindo as massas não suspensas e incrementando a dinâmica de condução, agilidade e conforto de rodagem. A dureza maior dos discos de cerâmica leva a um intervalo de manutenção maior e garante maior resistência às situações de extrema tensão e calor.
Design exclusivo: uma aura ainda mais dinâmica
O dinamismo e o desempenho que se originam da fascinante tecnologia presente no novo E 63 AMG são evidenciados também pelos atributos de design do veículo. O automóvel de alta performance da AMG estabelece novas tendências de design. O E 63 AMG é o primeiro modelo a apresentar a nova filosofia de design da AMG. Entre os elementos de maior destaque estão a grade do radiador AMG com lâmina dupla em cromo prateado e a chamada "Asa-A". O novo defletor aerodinâmico tridimensional se estende por toda a largura da dianteira especial AMG, apresentando o "A" estilizado que é a marca registrada de todos os carros da AMG. A "Asa-A", pintada na cor externa do carro com um friso de acabamento cromado serve de pano de fundo para três grandes entradas de ar para refrigeração. Nas entradas de ar laterais, aletas pretas direcionam o fluxo de ar de forma ideal para os módulos de refrigeração, enquanto na parte de baixo um divisor dianteiro pintado na cor da carroceria ajuda a reduzir a pressão ascensional. Superfícies côncavas e convexas se combinam na nova dianteira do E 63 AMG, resultando num design escultural com as características molduras de rodas salientes onde o letreiro "V8 BITURBO" faz referência à potência superior disponível.
As marcantes saídas de ar nas laterais, a grade preta e os dois conjuntos de ponteiras cromadas do sistema de escapamento esportivo AMG acentuam a impressão de largura na traseira do carro. O inserto negro do difusor com barbatanas pronunciadas dá ao E 63 AMG um poderoso toque remetendo às pistas de corrida.
Modelo S: design ainda mais impactante
Numerosos e ainda mais impactantes elementos de design posicionam o E 63 AMG S-Model a parte do modelo básico. A "Asa-A" na dianteira se sobrepõe a um refinado fundo em preto de alto brilho, por exemplo. O divisor aerodinâmico dianteiro tem acabamento cromado, assim como os insertos tridimensionais nos painéis das soleiras laterais. A traseira causa uma profunda impressão pelo friso cromado juntamente com dois conjuntos de ponteiras cromadas que fazem parte do sistema de escapamento esportivo AMG. A lâmina do defletor AMG (apenas no Saloon), pintada na cor da carroceria, reduz a pressão negativa em altas velocidades.
As rodas de liga leve AMG com dez raios em titânio fosco com o aro do cubo em alto brilho se encaixam com precisão nas molduras, com pneus tamanho 255/35 R 19 na frente e 285/30 R 19 na traseira. Pinças de freios vermelhas e o logotipo AMG na tampa do capô com um "S" preto contrastando são outros pontos característicos dos modelos S.
Atmosfera interior dinâmica e exclusiva
Se o cliente desejar, o interior do E63 AMG S-Model pode trazer costuras pespontadas contrastantes nos assentos esportivos AMG, nos painéis centrais das portas, apoios de braços das portas e no console central. Cintos de segurança prateados também podem estar presentes, combinando com um interior em preto. O aro do volante AMG Performance em couro napa preto é retificado parcialmente nas partes superior e inferior e traz as áreas de contato forradas de Alcantara e costura pespontada cinza. Os apoios de cabeça dianteiros dos bancos esportivos incorporam o exclusivo emblema da AMG. O painel de instrumentos AMG com novo design traz o logo "S AMG" no velocímetro que indica até 320 km/h, além de apliques em vermelho. O equipamento de série e acabamento incluem ainda soleiras das portas AMG com iluminação em LEDs, cortina traseira enrolável elétrica (apenas no Saloon) e sistema de proteção antifurto.
Materiais de qualidade superior, excelente manufatura e uma atmosfera exclusiva são comuns a todos os modelos E 63 AMG. O novo relógio analógico exclusivo da AMG com design IWC chama a atenção entre as duas entradas de ar centrais. O pacote de equipamentos e acabamento de série para todos os modelos E 63 AMG inclui também:
- Soleiras das portas AMG;
- Pedaleira esportiva AMG em aço inoxidável escovado com insertos de borracha;
- ATTENTION ASSIST;
- COLLISION PREVENTION ASSIST;
- Pintura metálica;
- Faróis de alta performance em LEDs.
Estão disponíveis as seguintes opções de personalização:
- Pacote AMG Carbon Fibre I (Asa-A na dianteira, insertos nas soleiras laterais e friso superior na traseira em fibra de carbono);
- Pacote AMG Carbon Package II (carenagens dos espelhos externos e lâmina defletora AMG em fibra de carbono no Saloon);
- AMG Night Package (Asa-A na dianteira, divisor aerodinâmico dianteiro, insertos nos painéis das soleiras laterais, carenagens dos retrovisores externos e frisos na traseira em preto com alto brilho, ponteiras do escapamento pretas com acabamento cromado);
- Cobertura do motor AMG em fibra de carbono;
- Rodas forjadas AMG com cinco raios com porcas cobertas, pintadas em cinza titânio com acabamento em alto brilho;
- Friso AMG em fibra de carbono / preto piano;
- Forro do teto em designo;
- Acabamento interno em designo.
Sistema de som envolvente de alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG
Um dos destaques entre os equipamentos opcionais e acabamento dos Classe E Saloon e Estate é o sistema de som de alta performance envolvente Bang & Olufsen BeoSound AMG, desenvolvido pela Mercedes-Benz e Mercedes-AMG juntamente com a renomada empresa dinamarquesa especialista em áudio Bang & Olufsen. O sistema de som tem qualidade de reprodução Dolby Digital 5.1 e permite uma exclusiva experiência de audição no mais alto nível. Esta performance é possibilitada pelo amplificador de 1.200 W e os 14 alto-falantes de alta qualidade com driver de neodímio e distribuição precisa dos sinais de áudio por um processador de som. O processador integrado de som digital (DSP) permite que o motorista utilize um menu especial de som da B&O através do sistema COMAND. O som pode ser concentrado na dianteira, centro ou de forma envolvente, resultando numa autêntica experiência auditiva para cada posição de audiência selecionada. Vários modos sonoros também são oferecidos no menu "Sound Mode", permitindo a escolha entre uma sonoridade de estúdio de alta qualidade "Reference" e uma opção envolvente. Enquanto a opção "Reference" privilegia a reprodução autêntica e inalterada da performance do artista, o som envolvente especial é ideal para música ao vivo ou de shows, criando um inusitado panorama sonoro no interior do veículo sem comprometer as características originais da gravação.
Os tweeters de 50 W iluminados com tecnologia Acoustic Lens nos triângulos dos espelhos são toques adicionais. Coberturas dos alto-falantes em alumínio "cromo prateado" Bang & Olufsen com o logotipo da marca acentuam a exclusividade do sistema envolvente de alta categoria Bang & Olufsen BeoSound AMG.
O início das vendas europeias do novo E 63 AMG com tração traseira acontecerá em abril de 2013 e será seguido, em junho, pelas versões E 63 AMG com tração integral e E 63 AMG S-Model.