- Nova geração do modelo mais vendido da marca é referência na categoria
- Novo design, estrutura e motores: mais refinamento, conforto e esportividade
- Classe C estará disponível em quatro versões no país: C 180 Avantgarde, C180 Exclusive, C 200 Avantgarde e C 250 Sport
A Mercedes-Benz traz para o Brasil a nova geração de seu best-seller, o Classe C. O automóvel mais vendido da marca da estrela no mundo traz inovações em todos os detalhes, incorporando recursos e tecnologias até agora só encontrados em automóveis de categorias superiores. O novo Classe C chega ao país em quatro versões: C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 Avantgarde e C 250 Sport.
Um passo à frente
Este lançamento abre um capítulo na história de sucesso da Mercedes-Benz e estabelece novos padrões para a categoria dos automóveis médios premium, graças ao conceito de design com peso reduzido, que possibilitou a redução total de até 60 quilos, à excelente aerodinâmica e aos econômicos motores.
Novos sistemas de assistência proporcionam segurança no mais alto padrão. Na aparência, o novo Classe C adota um estilo arrojado, evidenciado por seu design marcante e por seu interior de altíssima classe. Inúmeras inovações e equipamentos colaboram para o conforto e a refinada esportividade do sedã.
O novo Classe C traz um design sensual, bem definido e um amplo conjunto de inovações técnicas, assim como um abrangente leque de equipamentos de série e índices exemplares de emissões e consumo de combustível. Tudo isso se une para enriquecer a percepção de valor do automóvel e proporcionar grande economia.
O sedã ganhou dimensões maiores, com um aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação ao modelo anterior, 95 milímetros mais longo (4.686 mm) e 40 milímetros mais largo (1.810 mm). A consequência é um interior ainda mais espaçoso, principalmente para os passageiros da parte de trás do veículo, e um porta-malas com 480 litros de capacidade.
Modernidade e sensualidade nas formas
Visualmente, o novo Classe C representa uma ousada evolução ante a geração anterior. Seu design dinâmico e impactante – com elementos que remetem à Classe S da Mercedes-Benz - irradia sensualidade e provoca emoções. Os designers criaram formas minimalistas e puras para o novo modelo, ressaltando sua tecnologia e engenharia inteligentes.
A vista lateral, com o longo capô, revela as clássicas e equilibradas proporções dos sedãs da Mercedes-Benz. As versões definidas para o Brasil trazem a dianteira mais esportiva, com a estrela no centro da grade, e a inovação dos faróis totalmente em LED. Na C 250 Sport, ainda mais completa, também está disponível o Intelligent Light System. O design noturno característico dá ao novo Classe C um visual muito próprio e exclusivo quando escurece. Na traseira, as lanternas e luzes de freios utilizam tecnologia LED em todas as versões.
O Intelligent Light System adapta os faróis automaticamente às condições climáticas, iluminação ambiente e condições de direção, proporcionando maior segurança ao condutor. O sistema conta com faróis variáveis com cinco funções: luz de curva dinâmica, luz de esquina, luz de estrada e luz de neblina ampliada.
Interior de alta classe
Os designers da Mercedes-Benz criaram para o novo Classe C um interior com cuidadosa seleção de materiais de alta classe e toque agradável, assim como a precisão dos detalhes finamente manufaturados. O interior se integra à nova linguagem de design, que combina com perfeição sensualidade e esportividade, contribuindo para a excepcional sensação de qualidade do habitáculo.
O motorista e o passageiro da frente desfrutam de um ambiente com amplo espaço e alto luxo, com estilo moderno. Acomodar-se no assento do novo Classe C provoca um sentimento de elevação semelhante a um upgrade da classe econômica para a executiva em um avião.
O design interior demonstra uma nova e audaciosa atitude por parte da Mercedes-Benz. Os designers combinaram a arquitetura dos modelos esportivos da marca com um console central totalmente novo, apresentando linhas fluídas e esportivas. Um grande painel em uma única peça do console central se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços, criando uma maior sensação de espaço.
Um display central destacado é o principal item que chama atenção no console, com uma tela de 7 polegadas ou 8,4 polegadas, quando combinado ao COMAND Online (no C 250 Sport).
Cinco aberturas de ar redondas dão um toque esportivo ao painel. Com acabamento metálico frio ao toque, elas criam um contraste fascinante e tangível com o visual mais quente dos outros materiais, como a madeira presente no console central ou o couro sintético ARTICO no painel de instrumentos. A sensação de "upgrade" continua nos controles. Todas as teclas têm design tridimensional de alta qualidade e são dispostas de maneira clara.
O inovador touchpad no descanso para a mão no túnel central é mais um passo evolucionário desenvolvido pela Mercedes-Benz. Como em um smartphone, ele permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central pelo movimento dos dedos. O touchpad também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos, que torna a operação verdadeiramente intuitiva.
Carroceria rígida, construção leve
A estrutura da carroceria do novo Classe C foi fundamental para reunir a redução de peso a uma notável rigidez, proporcionando excelente dirigibilidade e ótimas características de ruído e vibração, além de um alto nível de segurança em colisões.
Graças à inovadora e inteligente construção com peso reduzido, com a nova carroceria híbrida de alumínio, dependendo da versão, o peso total do veículo chegou a ser reduzido em até 60 quilos. Desta forma, o novo Classe C lidera o ranking dos "pesos leves" em seu segmento. Isto resulta em muitos dividendos: a diminuição do consumo de combustível em até 20% sem nenhuma perda de desempenho e, ao mesmo tempo, isso permitiu rebaixar o centro de gravidade, o que aumenta sua agilidade e esportividade.
A Mercedes-Benz conseguiu dar este salto tecnológico na redução do peso por meio de várias medidas, entre elas um design estrutural completamente novo e o uso de uma proporção de alumínio alta para um veículo produzido em larga escala. Comparado com o modelo antecessor, o conteúdo de alumínio aumentou de menos de 10 para quase 50%.
Mantendo a tradição da Mercedes-Benz, a carroceria foi projetada para proporcionar ainda mais segurança. O Classe C sedã não apenas atende a todas às atuais leis internacionais, mas também aos mais estritos padrões de segurança internos da Mercedes-Benz, que se baseiam no que realmente acontece em acidentes reais.
O núcleo deste conceito é um compartimento de passageiros de alta resistência. Ele é rodeado por zonas de deformação especificamente calculadas e testadas na prática, que garantem o máximo de segurança aos ocupantes do veículo graças à otimização da distribuição das forças e uma combinação de peças em alumínio fundido com materiais de ultra resistência. A cobertura externa, feita quase completamente de alumínio, cria uma concha protetora para a carroceria.
Aerodinâmica avançada e silêncio ao rodar
Um baixo arrasto aerodinâmico é crucial para chegar a uma eficiência acima dos padrões normais. O arrasto é um parâmetro extremamente importante no esforço para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. O ruído causado pelo vento, que já era muito baixo na geração anterior do Classe C, foi reduzido ainda mais.
Os engenheiros também devotaram profunda atenção a outras fontes potenciais de ruído que possam ter efeitos adversos no bem-estar e concentração do motorista e passageiros, mesmo quando eles não consigam perceber seus efeitos de forma consciente. O termo usado para avaliação desses fatores é NVH (noise, vibration, harshness - ruído, vibração e aspereza). Os especialistas conseguiram reduzir o ruído do ventilador interno, dos vidros elétricos, das funções de ajuste dos bancos e muitos outros sons gerados na atuação e operação dos sistemas do automóvel. Em função disso, o novo Classe C é referência nesse ponto em seu segmento.
Motores a gasolina BlueDIRECT com injeção direta de terceira geração
Os motores a gasolina BlueDIRECT do Classe C combinam rapidez de resposta e potência exemplar com os mais altos níveis de eficiência e o melhor desempenho da categoria em emissões. Para obter esses resultados, a Mercedes-Benz transferiu a tecnologia BlueDIRECT de seus motores V6 e V8 para as versões de quatro cilindros. O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido em motores produzidos em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade.
A terceira geração da tecnologia de injeção direta é complementada pela "ignição múltipla rápida". Após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional. O resultado é maior desempenho com menor consumo e menos emissões.
Novo Classe C |
Cilindrada (cm³) |
Potência (cv) |
Torque (Nm) |
0-100 km/h (seg) |
C 180 |
1.595 |
156 |
250 |
8,5 |
C 200 |
1.991 |
184 |
300 |
7,3 |
C 250 |
1.991 |
211 |
350 |
6,6 |
Função ECO start/stop de série
A função ECO start/stop, de série em todas as versões do Classe C, desliga o motor quando o veículo é imobilizado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição. O uso desse sistema otimiza ainda mais o consumo de combustível do veículo.
Transmissão otimizada
Trocas de marchas com suavidade são garantidas pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, que foi aprimorada ainda mais pela Mercedes-Benz, visando maior compatibilidade ambiental e o prazer ao conduzir.
Entre os recursos introduzidos no desenvolvimento do câmbio estão um novo conversor de torque com menor deslizamento, o modo ECO com melhor distribuição das marchas e uma bomba de óleo auxiliar que mantém a pressão operacional quando o motor é desligado automaticamente pelo sistema start/stop.
Outro item é o modo M (manual) temporário: caso o condutor faça uma troca de marchas manual, a transmissão retorna sozinha ao modo automático após um tempo determinado, que pode variar de acordo com algumas condições (não utilização do pedal do acelerador, descidas, alta aceleração lateral - curvas fechadas – ou se a velocidade cair abaixo de um mínimo, indicando parada do automóvel).
No modo M, seja automático ou fixo, o motorista recebe sugestões de mudanças de marchas no display funcional do painel de instrumentos, para maior eficiência na condução.
Suspensão - esportiva e confortável
A suspensão do novo Classe C é resultado de um desenvolvimento totalmente novo. Ela oferece reações ágeis e diretas, que tornam a condução em estradas sinuosas um grande prazer, oferecendo ao mesmo tempo o mais alto padrão de conforto de rodagem do segmento.
O novo eixo dianteiro com quatro braços desempenha papel importante nas ágeis características de dirigibilidade. Graças ao princípio da suspensão com quatro braços, a suspensão da roda é totalmente desvinculada da torre da suspensão. A cinemática resultante oferece maior aderência e permite lidar com forças maiores nas curvas. Consequentemente, a suspensão reage de forma mais sensível ao comando do volante e permite uma condução mais ágil e esportiva. A suspensão independente traseira com cinco braços garante qualidades de controle insuperáveis e suprema estabilidade em linha reta.
Menores distâncias de frenagem
Os freios do novo Classe C têm alto desempenho relativamente à distância de imobilização, rapidez de respostas, resistência à fadiga, estabilidade direcional e durabilidade das pastilhas. As versões C 180 e C 200 contam com pinças flutuantes com pistão único, enquanto a C 250 utiliza pinças com quatro pistões.
O Classe C possui o sistema ADAPTATIVE BRAKE (freios adaptativos) que, entre outros recursos, oferece:
• Hill-Start Assist (assistência de partida em subidas), que evita que o veículo recue ao arrancar em aclives;
• função HOLD, que mantém o veículo parado sem necessidade de manter o pedal do freio pressionado;
• função de secagem dos discos, que em caso de chuva remove a umidade para agilizar a frenagem quando necessário;
• função de pré-carga, que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o condutor tira rapidamente o pé do acelerador, reduzindo a distância necessária para parar o automóvel em emergências.
O novo Classe C também conta com freio de estacionamento elétrico de série. O freio é liberado automaticamente quando o motorista sai do modo parking para colocar o veículo em movimento e pode ser usado, também, para frenagens de emergência.
Outras funções disponíveis no novo Classe C incluem a frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação, mantendo a dirigibilidade e as luzes de freios adaptativas que, em frenagens fortes, piscam de forma rápida e intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás e reduzindo seu tempo de reação em situações de potencial emergência.
Direção com personalidade esportiva
Todos os modelos da família Classe C passam a contar com a direção eletromecânica Direct Steer de série. Ela combina a assistência variável de acordo com a velocidade com desmultiplicação também variável, de acordo com o ângulo de esterçamento. A assistência dada pelo conjunto pinhão e cremalheira é dosada de acordo com a necessidade, contribuindo assim para a eficiência geral do veículo.
Entre os sistemas de assistência à condução, destaca-se o Active Park Assist (disponível a partir da C 200), que estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. O sistema também permite deixar as vagas sem que o motorista precise acionar o volante.
Dois outros sistemas de segurança são muito importantes: o Attention Assist, que alerta o motorista caso verifique falta de atenção ou sonolência em velocidades entre 60 e 200 km/h, e o monitoramento da pressão dos pneus, que avisa quando houver queda na calibragem por meio do display do painel de instrumentos. O detector de fadiga também sugere paradas para descanso a intervalos determinados em viagens longas.
Comportamento programável
O sistema Agility Select permite ao motorista optar entre várias configurações de regulagem, adaptando a rodagem do novo Classe C às condições momentâneas de uso e à sua preferência. Por meio de um controle posicionado no console central, o condutor pode escolher entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. Cada uma dessas opções influencia na rapidez de resposta do acelerador, assistência da direção e câmbio automático.
O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, leva a uma condução mais suave e consumo de combustível moderado. O programa “ECO” visa reduzir o consumo ao máximo, atuando inclusive em sistemas de conforto, como o ar-condicionado. A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e realiza trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de influenciar na assistência da direção, tornando-a mais rápida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada.
Além dos programas disponíveis, o motorista pode criar um modo personalizado (“Individual”), ajustando os vários parâmetros disponíveis conforme seu gosto pessoal.
Sete airbags para segurança
Além dos cintos de segurança de três pontos com tensionador pirotécnico e limitador de força para o condutor, passageiro da frente e das laterais na traseira, vários outros airbags protegem os ocupantes do veículo em caso de acidente. Eles incluem:
• airbags laterais para proteção pélvica e do tórax do motorista e do passageiro da frente;
• airbags de janelas em nova versão;
• airbag de joelho para o condutor.
Informação e entretenimento
Uma geração de multimídia totalmente nova proporciona operação intuitiva no Classe C, apresentando elaboradas animações e efeitos visuais que apresentam todas as funções disponíveis de forma clara e altamente atraente. O novo Classe C também está equipado com o sistema Frontbass, que utiliza o espaço existente dentro da travessa transversal e a estrutura lateral da carroceria como câmara de ressonância para os woofers. O resultado é uma experiência auditiva quase comparável a uma casa de shows.
O acesso à internet e diversas fontes de dados estão disponíveis desde a versão de entrada do modelo. Basta ter um telefone móvel com conexão Bluetooth e opção para recepção de dados para tornar o sistema Audio 20 compatível com a Internet. É possível navegar na Internet sem restrições sempre que o veículo estiver parado.
A reprodução de áudio e vídeo pode ser feita de várias fontes, como Bluetooth, de um iPod ou iPhone, cartões SD, pendrives ou CD e DVD (com o sistema Audio 20 CD ou superior e COMAND Online). Outra novidade é a disponibilidade do manual do automóvel em formato digital, para consulta rápida na tela.
COMAND Online com ponto de acesso
O COMAND Online, disponível na versão C 250, oferece uma tela maior, com 960 x 540 pixels e uma cobertura de vidro semelhante à usada em dispositivos como o iPhone ou iPad. Ele disponibiliza uma gama de outros recursos, incluindo navegação rápida no disco rígido, ponto de acesso para dispositivos WLAN e o sistema de controle por voz LINGUATRONIC em inglês.
A telefonia por meio do Bluetooth também é de série. Os sistemas Audio 20 CD e COMAND Online vêm com uma conexão telefônica que interliga o telefone celular com o veículo por uma interface Bluetooth padronizada.
Versões e equipamentos
O C 180 é oferecido em duas versões de acabamento, Avantgarde – mais esportiva com materiais cromados e acabamento na cor preta high gloss – e Exclusive, com acabamento elegante em madeira e ar requintado. O preço é único para as duas versões: R$ 138.900,00.
O C 200 custa R$ 154.900,00 e é oferecido na versão Avantgarde, com rodas de liga leve de 17 polegadas com design especial e detalhes adicionais, como teto solar elétrico, Active Park Assist, banco do motorista com controles elétricos e espelhos externos com rebatimento automático.
Mais esportivo, o C 250 Sport chega com o valor de R$ 189.900,00 e acabamento externo AMG, que inclui entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro e faróis Full-LED com sistema ILS (Intelligent Light System). O interior, também com design AMG, incorpora volante com base reta, pedais em alumínio, painel em madeira Black Ash com textura natural (sem polimento), forração em couro natural (opcionalmente em vermelho), bancos esportivos, bancos dianteiros com comandos elétricos e sistema Comand Online com tela de 8,4 polegadas.
C 180 Avantgarde
Couro sintético ÁRTICO
Tela de sete polegadas
Rodas de liga leve R17"
Pneus runflat
Acabamento do teto cinza
Sensor de chuva
Audio 20 + GPS
Motor 1,6 litro 156 cv
Câmbio automático 7 Marchas
Aviso de perda de pressão dos pneus
Proteção do cárter
Suspensão Comfort
Touchpad
Alarme
Ar condicionado
Faróis full LED
Moldura do painel em alumínio
Interior Avantgarde
Leitor de CD
Eco Start Stop
Agility Select
C 180 Exclusive
Couro sintético ÁRTICO
Tela de sete polegadas
Rodas de liga leve R17"
Pneus runflat
Acabamento do teto cinza
Sensor de chuva
Audio 20 + GPS
Motor 1,6 litro 156 cv
Câmbio automático 7 Marchas
Aviso de perda de pressão dos pneus
Proteção do cárter
Suspensão Comfort
Touchpad
Alarme
Ar condicionado
Faróis full LED
Moldura do painel em madeira
Relógio analógico
Interior Exclusive
Leitor de CD
Eco Start Stop
Agility Select
C 200 Avantgarde
Couro sintético ÁRTICO
Tela de sete polegadas
Adaptive brake lights
Airbag de joelhos
Pneus run flat
Sensor de chuva
Acabamento do teto cinza
Audio 20 + GPS
Interior Avantgarde
Exterior Avantgarde
Teto solar
Câmbio automático 7 Marchas
Motor 2.0 184 cv
Banco elétrico para o condutor
Ajustes elétricos para lombar
Aviso de perda de pressão dos pneus
Proteção do cárter
Touchpad
Moldura em alumínio
Leitor de CD
Eco Start Stop
Sistema de estacionamento ativo
C 250 Sport
Agility Select
Comand Online com tela de 8,4 polegadas
Adaptive Brake Lights
Sistema de Estacionamento Active Parking Assist
Pneus run flat
Acabamento do teto preto
Bancos dianteiros com ajustes elétricos
Interior AMG Sport
Exterior AMG Sport
Airbag de joelhos
Sensor de chuva
Ajustes elétricos para lombar
Teto solar elétrico
Tapetes AMG
Câmbio automático 7 Marchas
Aviso de perda de pressão dos pneus
Proteção do cárter
Suspensão Sport
Espelhos com rebatimento elétrico
Eco Start Stop
Sistema de estacionamento ativo
Outras imagens do modelo estão disponíveis no site do Malagrine (http://www.malagrine.com.br), login e senha novoclassec.