- Versão proporciona excelente dirigibilidade
- Modelo oferece design exclusivo e melhor aerodinâmica do segmento
- Motor com 211 cv com injeção direta é sinônimo de desempenho com eficiência
A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao mercado brasileiro do novo C 250 Coupé Sport. Com um amplo pacote de equipamentos de série, que inclui acabamento interno, externo e rodas AMG, o modelo passa a integrar o portfólio da marca a partir deste mês com preço sugerido de R$ 245.900.
Atlético e esportivo, o novo C 250 Coupé Sport se destaca nas ruas e materializa o novo conceito de design desenvolvido pela Mercedes-Benz. Um chassi configurado dinamicamente é base para o conforto proporcionado pela suspensão, baixos níveis de ruído de rodagem e vibrações dos pneus, oferecendo também ágil dirigibilidade e uma experiência de condução única.
A construção com peso reduzido, excelente aerodinâmica, um motor que une potência à eficiência e uma rápida e precisa transmissão de sete marchas também são destaques do modelo. Ao mesmo tempo, um conjunto de sistemas de assistência proporciona ainda mais segurança.
O novo Classe C Coupé revela sua personalidade voltada para aqueles que são apaixonados por dirigir por meio de um design simultaneamente sofisticado, emocional e diferenciado. A dianteira esportiva, onde se destacam a grade diamante cromada e o longo capô - o novo modelo é 90 milímetros mais longo que seu antecessor -, leva a um habitáculo visualmente compacto, cujas linhas fluem para uma robusta traseira, incorporando os elementos aprimorados por gerações de coupé da Mercedes-Benz. A linha de cintura elevada e as portas sem molduras, com espelhos retrovisores externos em destaque, reforçam o ar esportivo.
Linhas limpas e superfícies distribuídas de maneira fluída estruturam as laterais com efeitos de luz e sombra. Um destaque especial é a longa linha externa inclinada, que cria a esportividade típica dos coupés. A silhueta parece mais alongada, baixa e firme. As dimensões confirmam esta impressão visual: o coupé é, ao todo, 37 milímetros mais baixo do que o sedã.
Frente esportiva
A dianteira do coupé difere do Classe C sedã por sua configuração própria e esportiva. A grade, com a estrela da Mercedes-Benz ao centro, atrai olhares. Grandes entradas de ar no para-choques destacam a necessidade de ventilação dos motores de alta performance e reforçam a sensação de largura e esportividade.
O pacote visual AMG que equipa o modelo o torna ainda mais expressivo, com a grade ressaltada por pontos cromados. O para-choques AMG tem entradas de ar maiores, assim como um defletor aerodinâmico dianteiro cromado. A largura das rodas AMG de 18 polegadas é ressaltada pelos alargadores nas molduras das caixas de rodas.
O contorno dos faróis, com linhas limpas, completa o design externo do novo C 250 Coupé Sport. As luzes diurnas em LEDs com o design de tocha da Mercedes-Benz são integradas aos faróis. O lançamento vem equipado com faróis de LED, comandados pelo sistema dinâmico ativo de faróis "Intelligent Light System".
Novos detalhes traseiros
Comparado ao sedã, o Mercedes-Benz C 250 Coupé Sport tem uma traseira completamente nova, que remete ao sofisticado Classe S Coupé. Com a placa posicionada no para-choque, os designers da Mercedes-Benz deram mais definição às superfícies da tampa do porta-malas, destacando ainda mais a estrela da marca posicionada ao centro.
As esguias lanternas traseiras em duas seções reforçam a impressão de largura do veículo e seu design esportivo. O grafismo característico das lanternas, com quatro faixas horizontais de LEDs, cria um fator de identificação, tanto à noite como de dia. O design estreito das lanternas traseiras foi possibilitado pela integração dos refletores ao para-choque esportivamente estilizado.
O sistema de escapamento, com duas ponteiras visíveis, ligadas por um friso cromado, também parte do pacote visual AMG, se integra à parte inferior preta do para-choque e intensifica ainda mais o caráter esportivo do modelo.
Interior: conforto com toque esportivo
O motorista e os passageiros do coupé desfrutam de um ambiente que remete ao confortável interior do Classe C sedã, mas o eleva a um nível novo e muito mais esportivo. Os painéis das portas e laterais traseiras, assim como o elegante console central se fundem suavemente, enfatizando a personalidade do veículo.
O seletor DYNAMIC SELECT administra a escolha do modo de direção, enquanto o painel do console central, em uma única peça, se estende de forma sutil das saídas de ar centrais até o comando touchpad no apoio para mão no túnel central. Estas linhas sem interrupções e bem definidas criam uma sensação de espaço aberto e trazem consigo um empolgante sentimento de pureza e modernidade.
A cuidadosa escolha dos materiais utilizados no acabamento interno reforça o padrão artesanal e sofisticado já característico da marca. Isso tudo aliado ao perfil mais esportivo do modelo, dão a ele um estilo único no segmento. Superfícies, combinações de cores e padrões de costura caracterizam um ambiente moldado segundo os novos princípios de design da Mercedes-Benz.
Os bancos com novo design com visual integral aumentam a sensação de espaço em comparação com o modelo anterior. Itens de conveniência são fáceis de operar e controles exclusivos do coupé que facilitam a entrada ficam na lateral do encosto. Para maior personalização, o comprador do C 250 Coupé Sport pode optar entre cinco cores para o revestimento dos bancos: preto, cinza, marrom, porcelana e vermelho.
O display está posicionado ergonomicamente sobre o console central para que os olhos se adaptem confortavelmente à tela, que mede 21,3 centímetros. Um friso em forma de asa separa as seções superior e inferior do painel de instrumentos. Seu design faz com que pareça flutuar no ar.
O touchpad no apoio para mão do controle central desenvolvido pela Mercedes-Benz marca um passo evolucionário. Como em um smartphone, diversas funções da unidade principal podem ser operadas por gestos feitos com os dedos.
Motor e sistema de tração: eficiência e personalidade esportiva
Um motor poderoso e eficiente, com dois litros e 211 cv, equipado com função ECO start/stop, garante desempenho ágil e excelente dirigibilidade. O C 250 Coupé Sport atinge 100 km/h em 6,8 segundos e chega a 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).
O motor de quatro cilindros utiliza o sistema de injeção direta. A pressão do sistema é de até 200 bar, com variação otimizada de acordo com o mapeamento do motor. Injetores piezelétricos permitem uma formação de mistura otimizada, realizando até cinco injeções por ciclo. Esta tecnologia é complementada pela rápida ignição multifaíscas (MIS), que é capaz de disparar até quatro vezes em apenas um milésimo de segundo, conforme necessário. A combinação dessas duas tecnologias permite excelente utilização do combustível.
A força do motor é reforçada pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete velocidades, com ação extremamente rápida e escalonamento visando a agilidade nas marchas mais baixas, e o baixo consumo em alta velocidade. O câmbio é equipado com a alavanca de seleção DIRECT SELECT e borboletas no volante.
Chassi e suspensão: esportividade e conforto
A suspensão esportiva oferece maior aderência e permite lidar com forças maiores nas curvas. Consequentemente, a suspensão reage de forma mais sensível ao comando do volante e permite uma condução mais ágil e esportiva.
A suspensão independente traseira oferece controle insuperável e grande estabilidade em linha reta. A estrutura de suporte da suspensão traseira e os braços de controle das molas são feitos de alumínio forjado. A suspensão esportiva, com molas e amortecedores mais rígidos, se associa ao sistema Direct-Steer de direção direta, para uma condução ainda mais ágil.
Direção com personalidade esportiva
O C 250 Coupé Sport conta com a direção eletromecânica Direct-Steer de série. Ela combina a assistência variável de acordo com a velocidade com desmultiplicação também variável, de acordo com o ângulo de esterço. A assistência dada pelo conjunto pinhão e cremalheira é dosada de acordo com a necessidade, contribuindo assim para a eficiência geral do veículo.
Entre os sistemas de assistência destaca-se o Active Parking Assist. Com ele, o veículo procura um espaço adequado para estacionamento, sempre que estiver com uma velocidade de até 35 km/h. Assim que o motorista confirma uma sugestão de vaga e engata a marcha à ré, o sistema executa automaticamente todas as manobras com um simples toque no botão. Cabe ao motorista apenas acionar a alavanca de câmbio e pressionar o pedal do acelerador. Para sair da vaga, a funcionalidade é a mesma.
Comportamento programável
O sistema DYNAMIC SELECT permite ao condutor optar entre diversas configurações de regulagem, adaptando a condução do C 250 Coupé Sport às condições momentâneas de uso e à sua preferência. Por meio de um controle posicionado no console central, é possível escolher entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. Cada uma dessas opções influencia na rapidez de respostas do acelerador, assistência da direção e câmbio automático.
O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, leva a uma condução mais suave e consumo de combustível moderado. O programa “ECO” visa reduzir o consumo ao máximo, atuando inclusive em sistemas de conforto, como o ar-condicionado. A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e realiza trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de influenciar na assistência da direção, tornando-a mais rápida e mais rígida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada.
Além dos programas disponíveis, o motorista pode criar um modo personalizado (“Individual”), ajustando os vários parâmetros disponíveis conforme sua preferência pessoal.
Freios: resistência à fadiga e menor distância de parada
Os freios do C 250 Coupé Sport atendem a altas exigências relacionadas à distância de imobilização, rapidez de respostas, resistência à fadiga, estabilidade direcional e durabilidade das pastilhas. O modelo conta com o sistema ADAPTIVE BRAKE (freios adaptativos) que, entre outros recursos, oferece:
-
Hill-Start Assist (assistência de partida em subidas), que evita que o veículo recue ao arrancar em aclives
-
Função HOLD, que mantém o veículo parado sem necessidade de manter o pedal do freio pressionado
-
Função de secagem dos discos, que em caso de chuva remove a umidade para agilizar a frenagem quando necessário
-
Função de pré-carga (priming), que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o motorista tira rapidamente o pé do acelerador, reduzindo a distância necessária para parar o veículo em emergências.
Outras funções disponíveis no C 250 Coupé Sport incluem a frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação, mantendo a dirigibilidade em curvas fechadas, e as luzes de freios adaptativas que, em frenagens fortes, piscam de forma rápida e intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás e reduzindo seu tempo de reação em situações de potencial emergência.
Aerodinâmica: contrariando o vento
Valores de consumo diferenciados exigem propriedades aerodinâmicas acima da média. O novo Classe C Coupé tem o menor coeficiente de arrasto do seu segmento (Cd=0,26). Este número resulta em economia de combustível, redução das emissões de CO2 e redução de ruídos causados pelo vento, especialmente em velocidades mais altas, como as registradas nas estradas.
Habitáculo reforça DNA da marca
Mantendo a tradição da Mercedes-Benz, a carroceria foi projetada para proporcionar o máximo de segurança em colisões. O núcleo deste conceito é o compartimento de passageiros de alta resistência. Ele consiste, em primeiro lugar, de chapas de aço de alta e ultra-alta resistência, além de painéis com espessura graduada, projetados para suportar forças localizadas específicas.
A rígida célula de passageiros é cercada por zonas de deformação cuidadosamente calculadas, que absorvem a energia em caso de colisão.Com isso, o C 250 Coupé Sport reforça o compromisso da Mercedes-Benz em aliar sofisticação e tecnologia a elevados níveis de segurança.
Esportividade conectada
Uma geração de sistema multimídia totalmente nova proporciona operação intuitiva no novo Classe C Coupé, apresentando elaboradas animações e efeitos visuais que demonstram todas as funções disponíveis de forma clara e altamente atraente. O veículo também está equipado com o Frontbass. Este sistema acústico utiliza o espaço existente dentro da haste transversal e a estrutura lateral da carroceria como câmara de ressonância para os autofalantes. O resultado é uma experiência auditiva quase comparável à de uma sala de concertos.
A reprodução de áudio e vídeo pode ser feita de várias fontes, como Bluetooth, de um iPod ou iPhone, pendrives ou CD e DVD. O manual do veículo é disponibilizado em formato digital, para consulta rápida na tela.
COMAND Online com ponto de acesso Wi-Fi
O COMAND Online oferece uma tela maior, de 21,3 cm, com uma cobertura de vidro semelhante à usada em dispositivos como o iPhone ou iPod. Ele permite a recepção de rádio, por exemplo, e disponibiliza uma gama de outros recursos, incluindo navegação rápida no disco rígido, ponto de acesso para dispositivos WLAN e o sistema de controle por voz LINGUATRONIC.
A telefonia por meio do Bluetooth também é de série, com uma conexão telefônica que interliga o telefone celular com o veículo por meio de uma interface Bluetooth.
Informações técnicas
Mercedes-Benz |
|
Cilindrada |
1.991 cm³ |
Cilindros |
4 em linha |
Potência |
211 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo |
350 Nm entre 1.200 e 4.000 rpm |
Aceleração 0-100 km/h (s) |
6,8 s |
Velocidade máxima |
250 km/h* |
Peso (kg) |
1.540 |
Pneus |
225/45 R18 (dianteiros) – 245/40 R18 (traseiros) |
Capacidade do porta-malas (L) |
400 |
Tanque de combustível (L) |
66/7 |
Dimensões (mm) Comprimento Largura Altura |
4.686 2.016 1.405 |
* Limitada eletronicamente.