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Novo Mercedes-AMG GT: desempenho e dirigibilidade para fãs de veículos esportivos


Affalterbach - O primeiro Mercedes foi um automóvel de corrida e seu sucessor mais recente leva esta herança adiante: com o novo Mercedes-AMG GT, a marca Mercedes-AMG de veículos esportivos está entrando em um segmento de destaque na área dos superesportivos, novo para a empresa. O GT é o segundo superesportivo inteiramente desenvolvido em casa pela Mercedes-AMG. Seu conceito de construção com motor dianteiro entre-eixos com eixo de transmissão e construção inteligente de baixo peso em alumínio cria a base para uma experiência de direção altamente dinâmica. Da mesma forma, seu motor AMG 4,0 litros V8 biturbo, inteiramente novo, reforça a performance característica da marca AMG. O primeiro motor para veículos esportivos com turbocompressores montados internamente ("hot inside V") e lubrificação por cárter seco é configurado em duas versões de desempenho: GT, com 462 cv e GT S, com 510 cv. O novo GT combina comportamento dinâmico e desempenho de primeira classe nas pistas de corrida com uma suprema praticidade para o uso diário, além de um nível de eficiência que estabelece novos padrões para o segmento.

Ele traz tudo o que se espera de um autêntico esportivo Mercedes-AMG, desde o estilo característico e tecnologia de motores puro-sangue à ótima distribuição de peso. O sistema de propulsão, afinado precisamente para o máximo de dinamismo, complementa o conjunto. A peça central do Mercedes-AMG GT, o novo 4,0 litros V8 biturbo, responde instantaneamente com extrema força desde as rotações mais baixas, com uma performance extraordinária.

Números como a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 310 km/h combinados à notável dinâmica de direção, sem dúvida alguma proporcionarão um desempenho extremamente veloz nas pistas.

Ao mesmo tempo, o veículo para dois ocupantes é confortável e confiável para o uso diário, graças à sua prática tampa traseira, fácil acesso ao porta-malas, alto nível de conforto em longos percursos e os abrangentes sistemas de assistência Mercedes-Benz Intelligent Drive.

"Com o novo Mercedes-AMG GT estamos entrando em um desafiante segmento de automóveis esportivos, com uma concorrência de alta categoria. Isto é simultaneamente um incentivo e uma motivação para nós: provar aos fãs de superesportivos ao redor do mundo o tipo de desempenho de que a AMG é capaz", afirma o Prof. Dr. Thomas Weber, membro do Conselho de Direção da Daimler AG, responsável pelas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis.

"Com o novo GT, estamos posicionando a Mercedes-AMG de forma ainda mais agressiva como uma fabricante de veículos esportivos extremamente dinâmica", declara Tobias Moers, CEO da Mercedes-AMG GmbH. "Com seu conteúdo tecnológico, o Mercedes-AMG GT atendeu às nossas expectativas relativamente à dinâmica de condução, agilidade e esportividade. O novo GT é o segundo superesportivo desenvolvido de forma totalmente independente pela Mercedes-AMG. O modelo é fabricado segundo o princípio 'Handcrafted By Racers' (feito à mão por corredores), que resume perfeitamente nossa herança e nosso espírito."

Os modelos:

 

Mercedes-AMG GT S

Mercedes-AMG GT

Cilindrada

3.982 cm³

3.982 cm³

Potência

510 cv
a 6.250 rpm
(6.000-6.500 rpm*)

462 cv
a 6.000 rpm

Torque máx.

650 Nm
a 1750-4750 rpm
(1.750-5.000 rpm*)

600 Nm
a 1.600-5.000 rpm

Peso em ordem de marcha (EC)

1.570 kg** / 1.645 kg***

1.540 kg** / 1.615 kg***

Relação potência/peso

3,08** / 3,22*** kg/cv

3,33** / 3,49*** kg/cv

Aceleração 0-100 km/h

3,8 s

4,0 s

Velocidade máxima

310 km/h****

304 km/h****

* Com o pacote AMG DYNAMIC PLUS; ** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, sem motorista nem bagagem); *** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, com motorista (68 kg) e bagagem (7 kg); **** Limitada eletronicamente.

A combinação da estrutura espacial em alumínio, motor V8 biturbo com lubrificação por cárter seco, transmissão de dupla embreagem com sete marchas junto ao eixo traseiro, diferencial blocante, suspensão esportiva com braços duplos em V e o baixo peso líquido de 1.540kg resulta em uma excelente performance nas pistas. A configuração com motor dianteiro entre-eixos e transmissão na configuração transeixos resulta em uma distribuição de pesos de 47% para 53% entre os eixos dianteiro e traseiro. Juntamente com o baixo centro de gravidade do veículo, isto leva a uma condução extremamente ágil e permite altas velocidades nas curvas. Com uma relação favorável de potência em relação ao peso - 3,3 kg por cv - o Mercedes-AMG GT é comparável aos melhores de seu segmento.

Design exterior: emoção superesportiva

"O novo Mercedes-AMG GT é um superesportivo em sua forma mais pura", explica Gorden Wagener, vice-presidente de Design da Daimler AG. "Proporções empolgantes, superfícies poderosamente esculpidas e linhas fluidas fazem deste novo modelo AMG um veículo contemporâneo que incorpora o espírito dos gloriosos automóveis esportivos da Mercedes-Benz. O GT é definitivamente uma combinação de beleza e inteligência."

O novo Mercedes-AMG GT incorpora a pureza sensual da esportividade e da emoção, modelo que se caracteriza pelas proporções definidas pela tração traseira. O motor V8 biturbo central assegura uma distribuição perfeita de peso, que garante uma condução dinâmica perfeita. O longo capô, com suas linhas acentuadas, a cabine deslocada bem para trás, as grandes rodas e a imponente traseira criam um visual único. A grande tampa traseira esconde um prático compartimento de bagagem.

Dinamismo muscular
Superfícies arqueadas dão ao novo Mercedes-AMG GT a aparência de uma escultura. Vistos de lado, a linha do teto arqueada, em forma de domo, e as portas sem molduras capturam o olhar do observador. Um elemento muscular esculpido para fora da parede lateral cria uma sensação de leveza e dinamismo, mesmo com o veículo parado. As superfícies e as linhas dos painéis laterais fluem para a traseira, estreitando o perfil do modelo de forma dramática. O GT evita deliberadamente linhas na região dos ombros. A única linha presente fica bem abaixo, ligada ao para-choques traseiro, que estica a carroceria, fazendo com que pareça mais leve. As saídas de ar laterais, cada uma com duas barbatanas, representam uma característica típica de estilo dos superesportivos da Mercedes-Benz. O GT não tem acessórios aerodinâmicos visíveis que possam comprometer sua aparência.

A interação criativa entre os diversos elementos de design dá ao cupê uma dianteira requintada e autoconfiante: a grade do radiador tridimensional em diamante, uma ampla travessa e o logotipo AMG se destacam no centro da parte da frente do veículo. Faróis de LEDs de alta potência com "sobrancelhas" estilizadas como luzes de condução diurna, assim como três refletores separados, criam um 'olhar' característico para o GT.

Grandes entradas de ar laterais otimizam o fluxo de ar para os módulos de resfriamento. A asa em A com defletor dianteiro no terço inferior do envelope dianteiro, uma característica dos modelos AMG, faz o modelo parecer mais longo e mais largo. O defletor dianteiro é pintado na cor da carroceria no GT, enquanto no GT S traz um acabamento em preto de alto brilho. De forma geral, os clientes podem escolher o acabamento externo de acordo com seu gosto. As opções disponíveis incluem o pacote Silver Chrome, o pacote Night e o pacote Carbon-Fibre.

Amplos ombros para uma aparência mais emocional
Com suas áreas de base, amplos ombros e lanternas estreitas, a parte traseira cria uma aparência geral bastante emocionante. O suporte da placa fica localizado na parte inferior do para-choques, permitindo que a estrela da Mercedes seja posicionada de forma proeminente na tampa do porta-malas. Junto a isso fica um aerofólio traseiro extensível escondido da vista quando o veículo está parado. O inserto preto do difusor com as ponteiras do escapamento integradas e o friso de acabamento em prata fosca, inspiradas pela asa dianteira, criam uma sensação visual de leveza ao longo de toda a parte traseira do automóvel.

Lanternas finas e longas, com novos sinais direcionais sequenciais, refletem a mais recente tecnologia. Dezoito LEDs individuais de cada lado indicam quando o motorista pretende fazer uma curva, acendendo sequencialmente de dentro para fora. As lanternas traseiras reforçam tanto o estilo esportivo da traseira como a atenção ao detalhe e sofisticação. 

Interior: sensualidade, emoção e perfeição
O design interno também incorpora o máximo de emoção. Proporções esportivas e radicalmente baixas criam uma sensação única de espaço. Componentes claramente definidos e materiais autênticos reforçam o caráter dinâmico e geram um entusiasmo instantâneo. Ao abrir a porta, se descobre um empolgante jogo entre o profundo e inclinado painel e um console central arqueado - um design que evoca emoção e impressiona por sua perfeição.

O tema central de "design de aviação", marca registrada dos automóveis esportivos da Mercedes-Benz, foi reestilizado. A ênfase extrema na largura do painel, que cria uma impressão de uma poderosa asa, domina o cockpit do GT. Quatro aberturas de ventilação centrais e as aberturas individuais à esquerda e à direita nas extremidades do painel reforçam essa impressão. Em conjunto com as altas linhas de cintura, os painéis côncavos das portas e o dinâmico console central, o GT se impõe como uma genuína máquina esportiva e integra o motorista de forma envolvente ao habitáculo, graças à posição baixa do banco.

O console central dominante parece ser um componente originado diretamente do automobilismo esportivo, graças ao seu estilo derivado de uma entrada de ar, assim como pelas superfícies e materiais utilizados - há opções em cromo, fibra de carbono fosca, fibra de carbono com alto brilho, preto diamantado e fibra de vidro em prata fosco. Posicionado ao centro, o display destacado ao alto chama a atenção. O minucioso detalhamento também se reflete nos controles da AMG DRIVE UNIT: eles são dispostos como oito cilindros em V, enfatizando a impressão de potência e alta tecnologia gerada pelo console central.

A precisão extrema e uma sensação de qualidade superior graças aos materiais de alta categoria e manufatura excepcional também se mostram nos bancos esportivos, no volante esportivo e no conjunto de instrumentos. O controle mais importante para os fãs de automóveis esportivos está localizado na AMG DRIVE UNIT, no lado esquerdo: a tecla de partida do motor, identificado por "Engine Start Stop", e iluminado em vermelho.

Novo motor AMG 4,0 litros V8 biturbo
O novo motor de alto desempenho entra em ação ao toque de uma tecla, que torna até mesmo o som da partida empolgante. O motor 4,0 litros V8 biturbo foi desenvolvido especialmente para o GT. O inovador motor de oito cilindros é o mais novo membro da família BlueDIRECT e proporciona uma empolgante potência, números de desempenho ao nível do automobilismo esportivo, construção leve e, ao mesmo tempo, alta eficiência e compatibilidade ambiental. Ele traz o característico som dos motores V8 da marca, juntamente com respostas imediatas e alto poder de impulsão.

O novo V8 também se destaca por sua precisão nas reações, comparáveis às de um motor naturalmente aspirado. Um objetivo no desenvolvimento que os especialistas em motores da AMG colocaram como máxima prioridade e que demonstra sua considerável habilidade. O condutor irá realmente apreciar o motor AMG, que tem a designação interna M178, especialmente nos modos M (Manual) ou Race, graças à entrega linear de potência, que torna muito mais fácil levar o veículo ao seu limite. Como parte deste processo, a sofisticada unidade eletrônica de controle (ECU) analisa as condições instantâneas de direção e ajusta a resposta do acelerador de acordo com as forças laterais.

Com 3.982 cc de cilindrada, o V8 utiliza uma gama de tecnologias já presente no motor 2,0 litros do A 45 AMG, CLA 45 AMG e GLA 45 AMG - atualmente o motor produzido em série mais potente do mundo. Ambos os motores têm a mesma relação diâmetro x curso, que permite altas rotações. A injeção direta piezelétrica usada pela Mercedes-Benz é responsável pela formação da mistura ar-combustível. O processo de combustão dirigido por aspersão foi desenvolvido ainda mais em sua terceira geração, para atender a futuras exigências da legislação. O altamente eficiente e econômico motor AMG 4,0 litros V8 biturbo atende aos padrões de emissão Euro 6, inclusive quanto ao nível de emissões particuladas que entrará em vigor só em 2016.

Primeiro motor de superesportivos com "hot inside V" e lubrificação por cárter seco
O novo motor AMG V8 tem dois turbocompressores que não são montados dos lados externos das bancadas de cilindros, mas dentro do V formado por elas. Os especialistas chamam isso de "hot inside V", ou V interno quente. O benefício é um design mais compacto do motor, ótima resposta dos turbos e menores emissões do escapamento, graças ao fluxo de ar otimizado na direção dos conversores catalíticos montados junto ao motor. A lubrificação por cárter seco também garante o suprimento de óleo mesmo sob altas forças laterais e permite que o motor seja instalado mais baixo, levando o centro de gravidade para mais perto da pista e criando condições para uma alta aceleração lateral.  O novo Mercedes-AMG V8 biturbo é o primeiro motor de automóveis esportivos do mundo com 'hot inside V' e lubrificação por cárter seco.

Sistema de escapamento com flaps totalmente variáveis
O Mercedes-AMG GT S é equipado de série com um sistema de escapamento AMG de alta performance com flaps totalmente variáveis. Isto permite ao motorista modificar o som do motor: dependendo do modo escolhido por meio do DYNAMIC SELECT, o condutor pode usufruir do V8 de forma confortável e relaxante, em longas viagens, ou com um toque mais emocional, inspirado no automobilismo esportivo. A AMG DRIVE UNIT inclui uma tecla em separado, para controlar diretamente os flaps do escapamento. O sistema de escapamento selecionável também é oferecido como opção para o Mercedes-AMG GT.

Tradição de excelência feita à mão: "um homem, um motor"
O motor 4,0 litros V8 biturbo é fabricado em Affalterbach segundo o princípio "um homem, um motor". Na oficina de motores da AMG, profissionais altamente qualificados montam os motores manualmente de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade. Cada motor traz uma placa da AMG com a assinatura do técnico que o montou. A filosofia "um homem, um motor" está ligada aos genes esportivos da Mercedes-AMG, cuja tecnologia inovadora provém diretamente de modelos de corrida - da Fórmula 1 ao DTM (campeonato alemão de turismo) e ao envolvimento em corridas com o SLS AMG GT3.

Transmissão de sete marchas com dupla embreagem em configuração transeixos
No que diz respeito à transmissão de força do novo GT, os engenheiros da Mercedes-AMG decidiram por uma combinação de motor dianteiro entre-eixos e uma transmissão de sete marchas com dupla embreagem posicionada junto ao eixo traseiro, configuração já consagrada no SLS AMG. A distribuição de peso, com uma relação de 47% na dianteira e 53% na traseira é consequência deste layout. A eficiência, velocidade e precisão das trocas de marchas da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT 6 foram desenvolvidas ainda mais para aplicação no novo superesportivo. Graças à maior amplitude de relações das marchas, a margem de torque do motor V8 turbo pode ser usada de forma otimizada.

Todo o design do sistema de propulsão é ideal para um automóvel esportivo sem concessões. Ao mesmo tempo, todos os requisitos para a praticidade no dia a dia, nível de ruído, conforto de rodagem e consumo de combustível foram atendidos.

Para responder aos comandos de troca do condutor de forma ainda mais direta, a comunicação entre o motor e a transmissão foi profundamente revisada. Desta forma, os limites anteriores relativos ao desempenho das trocas e o tempo de resposta foram substancialmente melhorados. O motorista pode ajustar individualmente o GT conforme preferir com a ajuda do sistema AMG DYNAMIC SELECT. Vários modos são disponíveis: "C" (Eficiência Controlada), "S" (Sport), "S+" (Sport Plus) e - inteiramente novo - "I" (Individual). O programa manual "RACE", reservado exclusivamente para o GT S, ajusta de forma ideal a estratégia de trocas da transmissão de dupla embreagem às necessidades do uso na pista de corridas - incluindo trocas de marchas mais rápidas e um ajuste mais emocionante do motor. Pressionando a tecla "M", o motorista pode ativar o modo manual da transmissão a partir de qualquer modo de direção selecionado.

Diferencial blocante eletrônico de série no GT S
O GT vem de série com um diferencial blocante mecânico no eixo traseiro que garante excepcional tração e segurança de direção em todas as condições de condução. O GT S é equipado de série com um diferencial blocante controlado eletronicamente, integrado à compacta caixa da transmissão. A função eletrônica proporciona um controle ainda mais sensível e rápido do que a solução mecânica, elevando ainda mais os limites dinâmicos de dirigibilidade. Isto não apenas melhora a tração das rodas propulsoras, mas também eleva os limites de velocidade nas curvas. O sistema opera com efeito blocante variável e se adapta perfeitamente às várias condições de condução e coeficientes de atrito da superfície da estrada.

Suspensão por braços duplos originada dos modelos de corrida
Dinamismo de condução e conforto em percursos longos, performance na pista e praticidade no dia a dia: o novo Mercedes-AMG GT atende a todos os requisitos. Um grande nível de atenção foi dedicado à integração perfeita entre os sistemas mecânicos e eletrônicos durante o projeto, desenvolvimento e testes. Seja a suspensão, o sistema eletrônico de controle de estabilidade (ESP) de três estágios, o diferencial blocante, direção, aerodinâmica, pneus ou freios - a precisão de engenharia e a integração harmônica de cada uma das especialidades permitiram chegar aos resultados desejados e à fantástica experiência proporcionada por este superesportivo, caracterizada pela suprema precisão e claras respostas.

O AMG GT oferece as condições mais perfeitas: utiliza o DNA tecnológico do Mercedes-Benz SLS AMG, um dos automóveis mais bem sucedidos dos últimos anos. Graças à ótima distribuição de peso – 47% à frente e 53% na traseira -, ao baixo centro de gravidade e ao layout da suspensão, o motorista usufrui de respostas precisas da direção, formidável agilidade, baixa inércia nas mudanças de direção e uma fantástica tração. A suspensão com braços duplos (Double-wishbone) é usada tanto na frente como atrás - tecnologia adotada diretamente do automobilismo esportivo. 

Braços em V, juntas de direção e cubos de rodas nos eixos dianteiro e traseiro são feitos inteiramente de alumínio forjado para reduzir as massas não suspensas. O conceito de suspensão por braços duplos em V posiciona a roda com precisão e o mínimo de movimentos elásticos. A alta cambagem e rigidez direcional resultam não apenas em altas velocidades nas curvas, mas também proporciona ao motorista uma ótima sensibilidade em relação à pista quando realiza curvas no limite. Uma conexão extremamente direta entre o amortecedor e o cubo reduz as vibrações e flutuações indesejadas das rodas. Comportamento altamente neutro e respostas previsíveis e definidas no limite da aderência dos pneus foram considerados objetivos importantes pelos especialistas em dirigibilidade da Mercedes-AMG.

Mercedes-AMG GT S com amortecedores controlados eletronicamente
A suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com amortecedores controlados eletronicamente vem de série no Mercedes-AMG GT S e é opcional para o GT. O motorista pode ajustar as características de amortecimento ao toque de uma tecla na AMG DRIVE UNIT ou utilizando os modos do sistema AMG DYNAMIC SELECT. Há três estágios disponíveis: "Comfort", "Sport" e "Sport plus".

A direção esportiva sensível à velocidade apresenta relação variável, melhorando a dirigibilidade e agilidade em baixa velocidade e mantendo a segurança ao andar rápido. A assistência variável é um destaque especial: ela não apenas responde à velocidade, mas também à aceleração lateral momentânea e ao modo de condução selecionado por meio do sistema AMG DYNAMIC SELECT. O resultado para o motorista é um perfeito controle do veículo, graças à resposta direta da pista. O sistema de controle de estabilidade (ESP) de três estágios, com as funções "ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF", funciona em perfeita sintonia com o diferencial blocante e é acertado de forma ideal parra proporcionar um excepcional comportamento dinâmico e segurança.

O pacote AMG DYNAMIC PLUS é oferecido como opção para o GT S
O Mercedes-AMG GT vem de série com amortecimento no trem de força. Um amortecedor especialmente ajustado reduz o rolamento do trem de força completo, inclusive a transmissão transeixos, melhorando desta forma substancialmente o conforto e a agilidade.

O pacote AMG DYNAMIC PLUS aumenta ainda mais o dinamismo e a agilidade. Ele é disponível apenas para o GT S e inclui coxins dinâmicos para o motor e a transmissão. Os coxins do motor e transmissão têm uma função importante em sistemas com design transeixos: coxins macios melhoram o conforto, pois proporcionam um isolamento maior do ruído e da vibração. Por outro lado, a dirigibilidade e agilidade melhoram com uma configuração de montagem mais rígida.

A Mercedes-AMG conciliou esses objetivos conflitantes pela utilização de coxins dinâmicos, que ajustam instantânea e continuamente sua rigidez às condições de condução e dirigibilidade. Esta função é desempenhada por um sistema eletrônico especial que faz parte do AMG CHASSIS CONTROLLER (ACC). O ACC detecta as condições de direção com base em dados do sistema de informações do veículo e é conectado ao diferencial blocante eletrônico do eixo traseiro, assegurando assim uma perfeita dinâmica de condução. A AMG foi ainda mais à frente ao implementar esta tecnologia: os coxins do motor e da transmissão são acionados de forma independente entre eles. A vantagem desta solução inovadora é uma melhora substancial na precisão de direção e dinâmica lateral.

Para Jochen Hermann, chefe da Engenharia de Veículos da AMG, “A combinação dos coxins variáveis e uma transmissão transeixos é inédita. A Mercedes-AMG mais uma vez está promovendo tecnologia de ponta, reafirmando nossas aspirações em termos de desempenho."

Um aplicativo específico para o motor no modo "RACE" de condução e no modo "M" de transmissão torna o GT S ainda mais dinâmico. O pacote também inclui um acerto de suspensão mais rígido, graças à elevação das características das molas e amortecedores, cambagem mais negativa no eixo dianteiro e uma direção esportiva sensível à velocidade especialmente adaptada. Desta forma, o motorista obtém um melhor desempenho devido à otimização da dirigibilidade. O volante esportivo, assim como os destaques amarelos no conjunto de instrumentos, complementam o pacote AMG DYNAMIC PLUS.

 

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