Chega ao Brasil o mais novo modelo esportivo da família Classe C: o novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé. Proporcionando uma experiência de direção excepcional, marca registrada da AMG, o novo modelo reúne um pacote de engenharia: o motor V6 Biturbo 3,0 litros com 367 cv, combinado com a nova transmissão automática 9G-TRONIC, que garante ágeis trocas de marchas. Juntamente com a tração integral AMG Performance 4MATIC e a tecnologia de chassi específica para o modelo, este conjunto garante uma base otimizada para um automóvel com alta agilidade e dinâmica lateral. O modelo cumpre a promessa da Mercedes-AMG de garantir "Driving Performance" - o máximo desempenho em qualquer circunstância.
Com potência máxima de 367 cv e torque máximo de 520 Nm, o motor V6 3,0 litros biturbo proporciona um excelente desempenho: aceleração da imobilidade a 100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O novo eixo dianteiro, a firme elastocinemática e a direção altamente precisa contribuem substancialmente para sua ágil experiência de condução.
A contínua expansão da gama de produtos com modelos totalmente novos é um dos conceitos que define a filosofia da Mercedes-AMG. "A ampliação da família Classe C com a inclusão do novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé representa mais um passo em nossa estratégia de crescimento. Ele não apenas enriquece a ampla linha de produtos do Classe C, a família com maior representatividade em volume de vendas da marca no Brasil, mas também complementa uma linha de novos modelos 43 que chegam para compor nosso portfólio”, afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina e Caribe. "Os modelos 43 trazem os genes característicos da AMG, que também estão presentes em nosso GT e nos veículos 63, integrando dessa forma nossa meta de oferecer "Driving Performance" - o máximo de desempenho em seus segmentos", completa o executivo. Isso significa que, a introdução desse novo modelo ao portfólio de produtos da marca torna a tecnologia de veículos esportivos mais acessível e atrai uma base de clientes ainda mais ampla.
Os destaques do novo modelo
-
Motor V6 3,0 litros Biturbo com unidade de controle modificada, e maior dinamismo em alta rotação
-
Transmissão automática 9G-TRONIC com tempos de resposta curtos e empolgantes no modo “Sport Plus"
-
Tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de torque privilegiando a traseira de 31-69% (eixo dianteiro - eixo traseiro)
-
Suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com amortecimento variável em três estágios e modos selecionáveis via tecla
-
Sistema DYNAMIC SELECT para uma seleção individual com cinco modos e parametrização específica da AMG para uma dinâmica experiência de direção
-
Programa Eletrônico de Estabilidade ESP® com três estágios
-
Sistema de freios maior, com discos ventilados internamente, com 360 mm de diâmetro e perfurados na frente e com 320 mm atrás
-
Estilização AMG com frente e traseira diferenciadas, assim como ponteiras de escapamento especiais
-
Grade do radiador diamante com pinos cromados e friso das lamelas em preto com alto brilho
-
Rodas AMG de liga leve com 19 polegadas e raios múltiplos
-
Painel de instrumentos AMG com design inspirado na bandeira quadriculada com escala até 280 km/h e menu principal AMG
-
Volante esportivo multifuncional em couro perfurado na área de contato, seção inferior plana
-
Painel superior em ARTICO e revestimento dos bancos em couro, disponível em cinco cores – preto, cinza, marrom, porcelana e vermelho.
Desenvolvido pela Mercedes-AMG: motor V6 3,0 litros Biturbo
O novo motor V6 3,0 litros Biturbo faz parte da família BlueDIRECT da Mercedes-Benz. Avanços tecnológicos, incluindo a alteração da pressão do compressor permitiram aos engenheiros da AMG aumentar a potência e o torque do motor, assim como elevar seu dinamismo e flexibilidade aos níveis típicos da AMG. Com 367 cv e 520 Nm, o motor V6 estabelece novos padrões em seu segmento. O revestimento NANOSLIDE® das camisas dos cilindros é usado também nos motores da equipe MERCEDES-AMG PETRONAS na Fórmula 1. Especialmente duro e, consequentemente, resistente ao desgaste, esse revestimento também reduz o atrito, contribuindo assim para uma eficiência ainda maior. A unidade de força da AMG pode ser identificada pelo inserto vermelho em alumínio na tampa do motor.
Curtos tempos de trocas, alta eficiência: 9G-TRONIC
A transmissão automática 9G-TRONIC foi especialmente adaptada às demandas do Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé. Graças ao software específico para o modelo, os engenheiros da AMG conseguiram reduzir substancialmente os tempos de troca da transmissão de nove velocidades. A função de dupla debreagem nos modos de transmissão "Sport" e "Sport Plus" contribuem para uma experiência de condução ainda mais emocionante. Ajustes precisos na ignição também proporcionam mudanças de marchas mais rápidas nos modos "Eco" e "Comfort".
O modo "Manual" pode ser acionado por uma tecla no console central. As mudanças de marchas são baseadas no modo de transmissão selecionado e o motorista pode trocar de marcha usando as borboletas posicionadas no volante. Além disso, a transmissão permanece na marcha selecionada e não a troca para cima quando a rotação do motor atinge o limite.
Suspensão esportiva oferece amortecimento variável automático
O Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé oferece condições ideais para uma alta dinâmica de condução e um conforto diferenciado em viagens longas, graças à suspensão esportiva de série AMG RIDE CONTROL. O eixo dianteiro de quatro braços é equipado com juntas de direção especiais e juntas de suporte de carga. Todos os componentes foram otimizados em termos de rigidez.
Uma cambagem mais negativa na dianteira e no eixo traseiro multibraços eleva o dinamismo lateral. Essa medida melhora também a precisão e agilidade. Além disso, o condutor é beneficiado pela menor rolagem da carroceria, maior aceleração lateral e melhor tração.
O condutor pode selecionar um dos três modos do sistema de amortecimento ajustável, "Comfort", "Sport" e "Sport Plus", usando uma tecla no console central para personalizar totalmente a sensação de dirigir.
Regulagem na ponta do dedo: DYNAMIC SELECT
Com os cinco modos de transmissão do sistema DYNAMIC SELECT, "Eco", "Comfort", "Sport", "Sport Plus" e "Individual", o motorista pode ajustar as características do Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé para sua preferência pessoal em apenas um toque. A gama disponível varia de eficiente e confortável a muito esportiva. Os modos modificam os parâmetros mais importantes, como a resposta do motor, transmissão, regulagem da suspensão e direção.
O modo "Sport Plus", em especial, desencadeia todo o impressionante dinamismo característico da AMG e reforça o apelo emocional. A supressão parcial de cilindros durante as trocas de marchas por um retardo precisamente definido da ignição e injeção em rotações a pleno acelerador aumenta ainda mais a velocidade das trocas, além de ser audível para o motorista. Tudo isso é complementado pela emocionante função de dupla debreagem nas reduções de marchas.
Para aumentar a eficiência, a função ECO start/stop e uma função de rolagem livre diminuem o consumo de combustível no modo "Eco". Quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 60 e 160 km/h, a embreagem é aberta e o motor desconectado do trem de força. A eletrônica reduz a rotação do motor para o nível da marcha lenta e a resistência à rolagem é reduzida pela ausência das forças de compressão e atrito do motor trabalhando em alta rotação.
Respostas diretas e sensibilidade: direção esportiva sensível à velocidade
A direção esportiva sensível à velocidade contribui para a agilidade nas curvas do novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé com sua redução variável. Ela se destaca por sua sensibilidade altamente precisa. A força de assistência pode ser modificada nos modos "Comfort" ou "Sport". As características mais importantes são acionadas automaticamente dependendo do modo de transmissão selecionado no DYNAMIC SELECT ou podem ser personalizadas no modo "Individual".
Design ainda mais esportivo
O Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé também é esportivo na aparência, que o identifica instantaneamente como um integrante da família AMG. Itens característicos incluem o estilo diferenciado AMG, assim como as rodas de liga leve especiais. Eles ressaltam a natureza avançada e a performance da marca. A tampa do motor com um inserto de alumínio em vermelho enfatiza as qualidades do novo motor Biturbo de seis cilindros.
O estilo AMG de carroceria inclui o para-choque dianteiro com entradas de ar esportivas exclusivas no formato “A-wing”, assim como o para-choque traseiro com um difusor em prata fosco. A grade diamante do radiador apresenta pinos cromados, uma lamela única e a identificação AMG. Mais abaixo, o defletor dianteiro em cromo prateado otimiza o fluxo do ar para os módulos de refrigeração. As caixas de rodas, alargadas para acomodar as rodas AMG, reforçam a impressão de largura do cupê e agressividade do design esportivo.
Ideal para um estilo de condução dinâmico, o volante esportivo multifuncional em couro preto tem a parte inferior plana, acomodando-se perfeitamente às mãos.
O condutor desfruta de uma posição segura no banco esportivo mesmo ao dirigir em alta velocidade, graças ao melhor apoio lateral. Bancos com revestimento em couro e o painel superior em ARTICO criam um ambiente muito esportivo. O mesmo material do painel superior também é utilizado nas bordas superiores das portas. As peças de acabamento em alumínio no painel e o acabamento em fibra de vidro prata AMG no console central criam um ambiente esportivo e ao mesmo tempo elegante.
O painel de instrumentos AMG transmite todas as informações importantes por um layout otimizado claramente desenvolvido para um estilo de condução dinâmico. O visual e sensação de um autêntico automóvel esportivo são transmitidos pelos dois mostradores redondos em forma de tubo, a tela multifuncional colorida e o velocímetro com escala até 280 km/h com design inspirado na bandeira quadriculada.
O modelo chega aos concessionários do País em outubro, com preço sugerido de R$ 397.900.
Dados técnicos principais
Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé |
|
Motor |
V6 Biturbo |
Cilindrada |
2.996 cm³ |
Potência |
367 cv |
Torque máximo |
520 Nm entre 2.000-4.200 rpm |
Aceleração 0-100 km/h |
4,7 s |
Velocidade máxima |
250 km/h* |
Peso (kg) |
1.735 kg |
Pneus |
225/40 R19 (F) / 255/35 R19 (R) |
Capacidade do porta-malas (L) |
400 |
Tanque de combustível (L) |
66/7 |
Dimensões (mm) Comprimento Largura Altura |
4.686 2.016 1.405 |
Comprimento |
4.696 |
Largura |
2.016 |
Altura |
1.405 |
* limitada eletronicamente