Stuttgart - Com motores novos e eficientes, novos sistemas de assistência e uma nova linguagem de design, a Mercedes-Benz modernizou de forma abrangente a Classe E para reforçar ainda mais sua posição de liderança na categoria luxo. Tanto nos modelos sedã (Saloon) como nas stations (Estate), nada menos do que onze novos e atualizados sistemas de assistência, que serão adotados na futura Classe S, são introduzidos pela primeira vez mundialmente na Classe E. Eles combinam uma variedade de itens de conforto e segurança, o que a Mercedes-Benz classifica como "direção inteligente".
As novidades incluem sistemas que, pela primeira vez, podem ajudar a evitar acidentes com veículos trafegando na transversal ou com pedestres, sistema Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) ativo, que pode evitar acidentes com carros vindos em sentido contrário e faróis altos contínuos antiofuscamento. Desta forma, a Mercedes-Benz reforça sua posição de liderança como pioneira na área da segurança.
A nova Classe E também dá um importante passo à frente no tocante à eficiência e ecologia. Isto graças aos novos e potentes motores de quatro cilindros a gasolina BlueDIRECT, com uma sofisticada tecnologia de injeção direta. Este importante avanço se reflete também no excitante design da Classe E, que incorpora eficiência, inteligência e apelo emocional em um formato visualmente superior.
A Mercedes-Benz revisou toda a série de modelos da Classe E de maneira mais abrangente do que em qualquer momento anterior para tornar os últimos avanços tecnológicos disponíveis na prática o quanto antes. É por isso que ela incorpora antecipadamente itens desenvolvidos para a futura Classe S. Além disso, a nova Classe E oferece um design mais escultural, com aparência elegante e esportiva, assim como conforto aprimorado, equipamentos de alta qualidade, eficiência e prazer ao dirigir. Com isso, a Classe E consolida sua posição de liderança na categoria de luxo.
Segundo o Dr. Joachim Schmidt, membro do Board da Mercedes-Benz Cars, responsável por Vendas e Marketing, "com a nova Classe E estamos estabelecendo importantes parâmetros nas áreas da segurança, design e eficiência. São muitas inovações trazidas para as ruas e esta é, sem dúvida, a melhor Classe E de todos os tempos. Isto também se reflete no seu design e na revisão do apaixonante interior. O resultado é um sopro de ar fresco no segmento de luxo. A letra "E" continua assim a figurar na posição de liderança neste exigente segmento do mercado".
Design: duas opções novas para a dianteira
A Classe E apresenta um novo design dianteiro, assim como novas proporções desenvolvidas por meio de mudanças inteligentes. No tocante a modificações, os designers seguiram a nova linguagem de design da Mercedes-Benz e reinterpretaram os valores clássicos de estilo da marca partindo da base já existente. O resultado é uma aparência superior, mais refinada e esportiva.
A dianteira foi inteiramente revisada, com novos faróis, que reúnem todos os elementos funcionais em um farol de lente única. Elementos fluidos dentro dos faróis ajudam a garantir que o visual dos "quatro olhos", típico da Classe E, seja mantido graficamente. Em termos de iluminação e visibilidade, a Classe E estabelece um novo parâmetro: o facho baixo, assim como as luzes de circulação diurnas, são equipadas de série parcialmente com LEDs, enquanto pela primeira vez faróis integralmente de LEDs são oferecidos na categoria como opcionais.
Pela primeira vez, a Classe E está disponível com dois estilos diferentes de dianteira: na versão standard, a opção básica e a linha ELEGANCE se combinam com a grade clássica do Saloon, com três barras horizontais e a estrela posicionada no capô. A linha AVANTGARDE, enquanto isso, incorpora o radiador dos carros esportivos da marca, com a estrela figurando ao centro, oferecendo assim uma dianteira visualmente diferenciada com características esportivas.
O capô e o para-choque dianteiro também foram completamente redesenhados. Com suas linhas fluidas, o capô segue a nova linguagem visual de forma suave e objetiva. O para-choque, que traz novo formato e não incorpora mais nenhum elemento de iluminação, tem aparência moderna e, juntamente com o design em forma de asa de seu defletor, acentua discretamente as credenciais esportivas da Classe E.
Proporções elegantes e dinâmicas
Uma nova linha e uma faixa tridimensional reposicionada dão tanto ao Saloon como à Estate novas e vibrantes proporções. Ela se estende desde a porta dianteira até a lanterna traseira. Visualmente, o veículo é beneficiado em termos de comprimento. Ela ressalta o friso lateral, que foi reposicionado mais abaixo. No conjunto, a Classe E parece mais longa e elegante, ao mesmo tempo que dinâmica e equilibrada.
Traseira ousada e diferenciada
Na traseira, as lanternas e o para-choque foram modificados. As novas lanternas horizontais com LEDs, com novo visual em dois tons, reforçam a percepção de largura e apresentam um formato característico à noite.
Interior de alta categoria
O interior da nova Classe E também foi visivelmente alterado e se harmoniza com a expressividade da parte externa. Refinados materiais de alta qualidade, áreas subdivididas com junções precisas e curvas acentuadas reforçam a impressão generalizada de alta qualidade no generoso interior do carro.
Uma novidade é o acabamento em dois níveis que se estende por todo o painel. Ele é oferecido em madeira ou alumínio, independentemente da linha de equipamento. Também novo é o conjunto de instrumentos com três tubos, o display trapezoidal da unidade principal com aparência plana e o design das saídas de ar, assim como o relógio analógico entre as duas saídas de ar centrais.
O harmonioso interior se caracteriza pelo console central sem alavanca de mudanças, assim como pelo novo volante multifuncional com a alavanca DIRECT SELECT e palhetas de comando do câmbio automático (shift paddles).
Individualização ilimitada
Como sempre, há vários pacotes de design para incrementar o visual interno e externo. Além dos itens de acabamento básicos, há a opção entre as linhas de equipamento ELEGANCE e AVANTGARDE - esta última destacando o caráter esportivo dos modelos Saloon e Estate.
Mais ainda, a nova Classe E oferece uma variedade de opções de individualização, única nesta categoria. Independentemente da linha escolhida, todas as opções de equipamento continuam disponíveis. Assim, cada carro pode ser configurado individualmente para assegurar que é diferente de qualquer outro. A Classe E Saloon ou o Estate podem manter uma aparência totalmente clássica no exterior, por exemplo, mas ter uma personalidade interior altamente moderna.
"Direção inteligente" com os novos sistemas de assistência
A trajetória iniciada com o sistema PRE-SAFE e continuada pelo DISTRONIC PLUS resultou em uma nova dimensão na motorização na Mercedes-Benz: conforto e segurança foram reunidos. A Mercedes-Benz chama isto de "direção inteligente". Na Classe E, toda uma gama de itens novos e otimizados da futura Classe S são apresentados mundialmente pela primeira vez, tornando o uso do automóvel ainda mais confortável e seguro.
A base para tudo isto é formada por novos sensores avançados e algoritmos apropriados às várias funções. A Mercedes-Benz deu um grande passo à frente com a introdução da Câmera Estéreo Multifuncional. Assim como a Câmera Multifuncional Mono, usada anteriormente, ela é posicionada atrás do para-brisa, próxima ao espelho retrovisor. Esta nova câmera tem dois "olhos" posicionados a um ângulo de 45 graus e com alcance máximo de 500 metros, que produzem uma imagem tridimensional da área à frente do carro a até 50 metros. Desta forma, a câmera estereoscópica fornece dados para serem processados por vários sistemas.
Algoritmos inteligentes realizam uma avaliação destas informações visuais em três dimensões para detectar e classificar, tanto espacialmente como quanto à movimentação, os veículos andando à frente, em sentido contrário ou cruzando o caminho, assim como pedestres e a sinalização de trânsito dentro de um largo campo de visão. Ao mesmo tempo, juntamente com a Câmera Estéreo Multifuncional, a Mercedes-Benz também está apresentando versões aperfeiçoadas do sistema multiestágios de sensores por radar.
Tanto o Saloon como a Estate são equipados de série com o COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção a colisões), um sistema de alerta de colisões baseado em radar com sistema de assistência à frenagem adaptativo. Isto ajuda a reduzir consideravelmente o risco de uma colisão traseira. Também faz parte do equipamento de série o ATTENTION ASSIST, que alerta para a falta de atenção e sonolência numa faixa mais ampla de velocidade, além de informar ao motorista o seu nível de cansaço e o tempo transcorrido desde a última parada na viagem. O sistema também oferece ajuste de sensibilidade.
Além disso, ainda há vários sistemas de assistência disponíveis como opcionais, alguns novos e outros com funções significativamente ampliadas. A relação abaixo dá uma ideia das inovações:
• DISTRONIC PLUS com Steering Assist (assistência de direção) pode ajudar a aliviar o trabalho do motorista ao manter o carro na faixa, assim como acompanhar o fluxo de tráfego semiautomaticamente;
• pela primeira vez, o sistema de assistência de frenagem BAS PLUS com Junction Assist (assistência de esquinas) consegue detectar o tráfego transversal e também pedestres, amplificando a força aplicada pelo motorista no pedal do freio conforme a necessidade;
• o sistema PRE-SAFE Brake pode detectar pedestres e iniciar a frenagem automaticamente para evitar atropelamento em velocidades até 50 km/h;
• o PRE-SAFE PLUS pode reconhecer a iminência de uma colisão traseira. O motorista do veículo que vai atrás é alertado pela ativação das luzes de emergência traseiras com frequência acelerada (não disponível nos EUA e Canadá). O sistema PRE-SAFE aciona então a proteção dos ocupantes para reduzir as forças a que serão possivelmente submetidos. No caso de ocorrer uma colisão traseira, ele também pode aplicar o freio de estacionamento do veículo automaticamente, para evitar acidentes secundários;
• o Active Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) agora pode detectar quando a faixa ao lado está ocupada, inclusive a aproximação de carros no sentido contrário. Quando há risco de uma colisão, o sistema também pode evitar que o veículo deixe sua faixa de forma não intencional quando houver faixas de sinalização contínuas, aplicando os freios em um dos lados do carro. Por isso, ele é um complemento ideal para o Active Blind Spot Assist (sistema de alerta para pontos cegos);
• o Adaptive Highbeam Assist PLUS (assistência adaptativa de faróis altos) permite manter os faróis principais acesos permanentemente sem ofuscar outros motoristas mascarando o cone de luz;
• o Active Parking Assist (assistente de estacionamento ativo) permite estacionar automaticamente manobrando o volante tanto em vagas paralelas como perpendiculares;
• além de mostrar os limites de velocidade, o Traffic Sign Assist (assistente de sinalização viária) agora também detecta e indica zonas de ultrapassagem proibida e os seus respectivos sinais, indicando quando chegam ao fim. No caso de sinais indicando restrições de acesso, ele também pode emitir avisos visual e acústico;
• a câmera 360 graus cobre os quatro lados do veículo, permitindo assim uma visão uniforme em toda a volta, inclusive com uma vista de cima do carro, mostrando a área em torno. Linhas auxiliares na tela ajudam a entrar e sair dos espaços de estacionamento, assim como nas manobras.
Motor e transmissão: desempenho superior, baixo consumo
Tanto a Classe E Saloon como a Estate são oferecidas com uma gama especialmente ampla de potentes e eficientes motores a gasolina ou diesel. Todos eles são equipados com o sistema ECO start/stop e são altamente eficientes.
Uma novidade é a expansão da família BlueDIRECT de motores a gasolina com a inclusão de um quatro cilindros com injeção direta com aspersão direcionada, baseado na mesma tecnologia desbravadora utilizada na última geração dos motores Mercedes-Benz de seis e oito cilindros. Este pacote tecnológico inclui injetores piezelétricos de ação rápida para múltiplas injeções, ignição rápida multifaíscas, turboalimentação, comando de válvulas com ajuste integral na admissão e descarga, assim como bomba de óleo controlada.
Novos desenvolvimentos no motor quatro cilindros incluem o primeiro balanceador dinâmico com rolamentos antifricção já usado em motores a gasolina, assim como bomba de óleo com acionamento controlado.
O motor também é o primeiro no mundo a reunir o processo de queima "magra" estratificada com turboalimentação utilizando gases do escapamento e recirculação externa dos gases de escape com alta pressão. Desta forma, a Classe E atinge um máximo de consumo combinado de 5,8 litros por 100 quilômetros rodados (17,24 km/l), com emissão de 135 g/km de CO2, tornando-se o único veículo em sua categoria a receber a classificação A em eficiência. Além disso, os novos motores BlueDIRECT com quatro cilindros já atendem aos padrões EU6, que entrarão em vigor a partir de 2015.
Também fazem parte da gama BlueDIRECT de motores a gasolina os conhecidos V6 e V8. Uma novidade é o motor de seis cilindros, que está sendo oferecido pela primeira vez no E 400 Biturbo. Com seu potencial de desempenho e enormes níveis de torque em baixas rotações, este motor estabelece novos padrões no segmento dos seis cilindros, além de também estar de acordo com os níveis de emissões das normas EU6.
Todos os motores a gasolina BlueDIRECT da nova Classe E combinam a rapidez de resposta e potência exemplar com os mais altos níveis de eficiência e os melhores resultados da categoria em emissões.
Motores a gasolina
Modelo | Cil. | Cilindrada (cm³) | Potência / rpm | Torque / rpm | 0-100 km/h em s | l/100 km | CO2 (g/km) | EU | Classe de eficiência |
E 200 | 4 | 1991 | 135 kW (184 cv)/ 5500 | 300 Nm/ 1200 - 4000 | 7.9 (8.3) | 5.8 (6.0) | 135 (139) | 6 | B |
E 250 | 4 | 1991 | 155 kW (211 cv)/ 5500 | 350 Nm/ 1200 - 4000 | 7.4 (7.8) | 5.8 (6.1) | 135 (141) | 6 | A |
E 300 | V6 | 3498 | 185 kW (252 cv)/ 6500 | 340 Nm/ 3500 - 4500 | 7.1 (7.5) | 6.8 (7.1) | 159 (165) | 5 | C |
E 300 4MATIC | V6 | 3498 | 185 kW (252 cv)/ 6500 | 340 Nm/ 3500 - 4500 | 7.4 (7.8) | 7.4 (7.8) | 174 (184) | 5 | C |
E 350 | V6 | 3498 | 225 kW (306 cv)/ 6500 | 370 Nm/ 3500 - 5250 | 6.3 (6.7) | 6.8 (7.1) | 159 (165) | 5 | C |
E 350 4MATIC | V6 | 3498 | 225 kW (306 cv)/ 6500 | 370 Nm/ 3500 - 5250 | 6.6 (7.1) | 7.4 (7.8) | 174 (184) | 5 | C |
E 400 * | V6 | 2996 | 245 kW (333 cv)/ 5250 - 6000 | 480 Nm/ 1600 - 4000 | 5.9 (6.3) | 7.5 (7.7) | 175 (179) | 6 | C |
E 400 4MATIC * | V6 | 2996 | 245 kW (333 cv)/ 5250 - 6000 | 480 Nm/ 1600 - 4000 | 5.9 (6.3) | 8.0 (8.3) | 185 (194) | 6 | D |
E 500 | V8 | 4663 | 300 kW (408 cv)/ 5000 - 5750 | 600 Nm/ 1600 - 4750 | 5.2 (5.4) | 8.9 (9.3) | 209 (216) | 5 | 210 |
E 500 4MATIC | V8 | 4663 | 300 kW (408 cv)/ 5000 - 5750 | 600 Nm/ 1600 - 4750 | 5.2 (5.4) | 9.4 (9.5) | 219 (222) | 5 | 210 |
Todos os dados são baseados na transmissão 7G-TRONIC PLUS (números entre parênteses se aplicam às versões Estate); * = dados provisórios
Potência a diesel na melhor categoria de eficiência
Alguns dos motores diesel da Classe E são disponíveis em versões BlueTEC com tecnologia SCR (selective catalytic reduction - redução catalítica seletiva), cumprindo assim a norma de emissões EU6.
O abrangente grupo de motores é complementado pelo E 300 BlueTEC HYBRID. Ele combina o motor diesel quatro cilindros com um motor elétrico, produzindo assim um total de 170 kW (231 cv) e 750 Nm de torque. O E 300 BlueTEC HYBRID consome 4,1 l/100 km (24,39 km/l) e produz 107 g/km de CO2, ocupando assim a posição de liderança entre os modelos mais econômicos da categoria de sedãs médios de luxo.
Motores diesel
Modelo | Cil. | Cilindrada (cm³) | Potência / rpm | Torque / rpm | 0-100 km/h em s | l/100 km | CO2 (g/km) | EU | Classe de eficiência |
E 200 CDI | 4 | 2143 | 100 kW (136 cv)/ 2800 - 4600 | 360 Nm/ 1600 - 2600 | 9.5 (10.1) | 4.9 (5.3) | 127 (137) | 5 | A |
E 220 CDI | 4 | 2143 | 125 kW (170 cv)/ 3000 - 4200 | 400 Nm/ 1400 - 2800 | 8.4 (8.6) | 4.7 (5.2) | 125 (134) | 5 | A |
E 250 CDI | 4 | 2143 | 150 kW (204 cv)/ 3800 | 500 Nm/ 1600 - 1800 | 7.5 (7.8) | 4.8 (5.2) | 128 (136) | 5 | A |
E 250 CDI 4MATIC | 4 | 2143 | 150 kW (204 cv)/ 388 | 500 Nm/ 1600 - 1800 | 7.9 (8.1) | 5.5 (5.8) | 143 (152) | 5 | A |
E 300 BlueTEC | V6 | 2987 | 170 kW (231 cv)/ 3800 | 540 Nm/ 1550 - 2400 | 7.1 (7.4) | 5.5 (5.7) | 144 (152) | 6 | A |
E 350 BlueTEC | V6 | 2987 | 185 kW (252 cv)/ 3600 | 620 Nm/ 1600 – 2400 | 6.6 (6.9) | 5.5 (5.7) | 144 (152) | 6 | A |
E 350 BlueTEC 4MATIC | V6 | 2987 | 185 kW (252 cv)/ 3600 | 620 Nm/ 1600 - 2400 | 6.7 (7.0) | 6.0 (6.4) | 160 (170) | 6 | B |
E 300 BlueTEC HYBRID | 4 | 2143 | 150 kW (204 cv)/ 4200 Motor elétrico: 19 kW (26 cv) | 500 Nm/ 1600 – 1800 Motor elétrico: 280 Nm | 7.5 (7.8) | 4.1 (4.4) | 107 (116) | 5 | A+ |
Todos os dados são baseados na transmissão 7G-TRONIC PLUS (números entre parênteses se aplicam às versões Estate)
Transmissões para um estilo de condução dinâmico e econômico
A Mercedes-Benz também oferecerá no futuro duas transmissões para a Classe E: uma manual, com seis marchas com engates fáceis e curso da alavanca reduzido, e a automática 7G-TRONIC PLUS, com alavanca DIRECT SELECT e palhetas DIRECT SELECT (shift paddles) junto ao volante. O último estágio da evolução da 7G-TRONIC PLUS proporciona significativas vantagens em termos de eficiência e facilidade de manutenção.
Um item novo é o modo M (manual) temporário. Sua vantagem é que, caso o motorista troque a marcha manualmente, após um tempo determinado a transmissão volta sozinha ao modo automático, mais econômico.
A tração e a estabilidade também melhoraram na nova Classe E com o sistema de tração integral 4MATIC, especialmente em condições de rodagem difíceis.
Suspensão - a base de uma dirigibilidade superior
A Mercedes-Benz está oferecendo quatro configurações de suspensão para a nova Classe E:
• suspensão DIRECT CONTROL, configurada para o conforto, com sistema de amortecimento seletivo, equipamento standard do modelo básico da linha ELEGANCE;
• suspensão DIRECT CONTROL, com configuração esportiva, com sistema de amortecedores seletivo, 15 mm mais baixa, instalada de série na linha AVANTGARDE;
• suspensão esportiva rebaixada, que é disponibilizada juntamente com os pacotes Exterior Sports ou AMG Sports;
• suspensão pneumática AIRMATIC, com sistema de amortecimento controlado eletronicamente, standard para os modelos V8. A Estate é equipada com suspensão a ar com sistema de controle de nivelamento integrado no eixo traseiro.
Todas as variações de suspensão apresentam excepcional sensibilidade e características de rodagem, ajudando a manter um alto nível de segurança.
Todos os modelos da família Classe E serão equipados de série no futuro com o sistema de direção eletromecânico Direct-Steer. Ele combina assistência de acordo com a velocidade com desmultiplicação variável ao longo do ângulo de cobertura do volante. O mecanismo de direção por pinhão e cremalheira é controlado sob demanda e contribui assim para maior eficiência energética.
Vantagens do sistema eletromecânico Direct-Steer:
• maior agilidade graças à resposta mais direta ao volante;
• conforto ao dirigir em todas as faixas de velocidade;
• considerável potencial econômico, já que a energia é utilizada apenas quando o volante é acionado;
• permite o uso de sistemas inovadores de assistência, como o Active Parking Assist.
Opcionais de alta qualidade
A novo Classe E já vem equipada de série com uma ampla variedade de acessórios de alta qualidade Os novos destaques entre os opcionais incluem o HANDS-FREE ACCESS (acesso sem usar as mãos). Ele permite que a tampa do porta-malas seja aberta e fechada sem contato físico, bastando passar o pé sob o para-choque. É um recurso extremamente conveniente ao carregar e descarregar o veículo.
Uma variedade de modernos sistemas de informação e entretenimento ajuda a manter o motorista atualizado com o que acontece no mundo ou em seu escritório enquanto dirige. Os sistemas também permitem ouvir música e oferece soluções de navegação, assim como conexão à internet.
Tanto a Classe E Saloon como a Estate trazem de série o CD Radio Audio 20. Ele apresenta duplo sintonizador e um CD player mp3, assim como uma conexão USB localizada no apoio de braços central. A tela colorida TFT mede 14,7 cm na diagonal. Equipamentos Bluetooth podem ser conectados também e mensagens de texto SMS podem ser exibidas na tela. Opcionalmente, o Audio 20 CD pode ser combinado a uma disqueteira para seis CDs, assim como uma versão de entrada do sistema de navegação Becker MAP PILOT.
Como alternativa, a Mercedes-Benz também oferece para a Classe E o sistema multimídia COMAND Online, com tela colorida de 17,8 cm com alta resolução, conexão à internet, navegação com disco rígido e dispositivo de chamada de emergência, que também pode ser combinada com uma disqueteira para seis DVDs. O COMAND Online permite aos clientes navegar na rede enquanto o carro estiver parado ou baixar um aplicativo da Mercedes-Benz cuja alta velocidade e facilidade de operação permitem que seja usado com o carro em movimento. Aplicativos integrados incluem o Google Local Search e Weather (clima) e a facilidade de baixar mapas de caminhos previamente configurados por computador utilizando o Google Maps e transferidos para o carro. Além disso, aplicativos para o Google Streetview, assim como o Google Panoramio, entre outros, também estão disponíveis.