Ir para o conteúdo

Nova CLS 350: Evolução e esportividade


  • Mais eficiência: motor V6 de 306 cv de potência
  • Mais estilo: uma nova linguagem de design e nova motorização
  • Mais agilidade: construção leve e direção eletromecânica
  • Mais visibilidade: faróis com LEDs de alta performance

A Mercedes-Benz já disponibiliza em sua rede de concessionários no Brasil a nova geração da CLS 350, o carro que, em 2003, foi apresentado e criou o conceito de uma nova categoria: o cupê com quatro portas. Revolucionária, a CLS combinava pela primeira vez a elegância e dinamismo de um cupê com o conforto e a funcionalidade de um sedã, e foi recebida entusiasticamente pelo mercado.

A CLS reforça ainda mais os valores de fascinação da marca Mercedes-Benz. O modelo impressiona pelo seu design dinâmico e esportivo, com valores estéticos que demonstram o status, sucesso e individualidade do seu condutor.

Por muitos anos, a CLS se manteve sem concorrentes como o único cupê com quatro portas de sua categoria. Desde outubro de 2004, foi escolhida por mais de 170 mil compradores em todo o mundo. "Clientes do mundo todo nos recompensaram pela ousadia de lançar um conceito de veículo totalmente novo no mercado", explica o Dr. Joachim Schmidt, Chefe de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz. "Com seu design empolgante e sua esportividade refinada, a nova edição da CLS se beneficia do fato de estarmos uma geração inteira à frente da concorrência com nosso novo coupé de quatro portas”.

Motor: maior potência, mais eficiência

Eficiência no mais alto nível é a característica do motor da nova Mercedes-Benz CLS 350. O motor BlueEFFICIENCY da CLS 350 tem 306 cv de potência. A potência e o torque são maiores do que no modelo anterior mas, ao mesmo tempo, o consumo de combustível foi drasticamente reduzido.

O elevado torque do motor V6 com 3.498 cm³, que chega a um máximo de 370 Nm, se mantém praticamente constante entre 3.500 e 5.250 rpm. Esta característica, associada ao câmbio inteligente 7G-Tronic, asseguram um desempenho à altura da expectativa gerada pelo dinamismo das linhas da CLS: aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Construção leve e aerodinâmica: contribuições para maior eficiência

A construção leve e inteligente da nova CLS desempenha um papel decisivo para resolver o clássico conflito de objetivos entre baixo peso e alta resistência. Por isso, a CLS é o primeiro veículo da Mercedes-Benz a ter portas sem molduras, totalmente de alumínio. Elas são feitas de painéis de alumínio repuxado e elementos de seções extrudadas e, comparadas com portas convencionais de aço, são aproximadamente 24 quilos mais leves.  Além das portas, o capô, tampa do porta-malas, porta-pacotes traseiro, vários perfis de apoio e grande parte da suspensão e do motor também são totalmente de alumínio. Graças a este novo sistema de construção, a CLS 350 pesa 1.735 kg, número significativo ante suas dimensões: 4,940 mm de comprimento, 1,416 mm de altura e  2,075 mm de largura.

A aerodinâmica também desempenha um papel importante na eficiência da Mercedes-Benz CLS. Apesar de o novo modelo ser mais largo do que o anterior e, por isso, apresentar maior área frontal, foi possível reduzir a resistência ao vento em até 10%. Isto graças à melhora de 13% do coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd = 0,27).

Direção com assistência eletromecânica: uma nova experiência

Reunir o melhor em comportamento dinâmico com o máximo em conforto para longos percursos foi o desafio proposto aos designers e desenvolvedores do sistema de suspensão do novo cupê. O objetivo do projeto era não menos que ser o resumo do estilo esportivo tanto na forma como na função. Para alcançá-lo, o sistema de suspensão, que já havia merecido elogios tanto da imprensa especializada como do público quando introduzido na nova Classe E, foi completamente recalibrado e incrementado com um novo componente fundamental: o sistema de assistência de direção eletromecânico, que estreou mundialmente na nova CLS. Esta inovação pioneira traz uma nova e radical contribuição para o relacionamento entre o motorista, o carro e a estrada, dando aos engenheiros da Mercedes-Benz liberdade para escolher e programar muitos dos parâmetros que influenciam a sensibilidade do volante.

Para a suspensão da frente, foi desenvolvido um eixo dianteiro com três braços - como o da Classe E -, especificamente criado para a nova CLS. A suspensão traseira multilink com construção leve, ligada a um subchassi, como a usada na nova Classe E, foi adotada na CLS devido a suas insuperáveis qualidades quanto ao posicionamento das rodas. Em comparação com a CLS anterior, todos os componentes foram modificados para proporcionar maior conforto, juntamente com melhor comportamento dinâmico.

Faróis em LED de alta performance: maior visibilidade e total funcionalidade

A CLS é o primeiro carro de passageiros do mundo a oferecer faróis LED High Performance, que combinam os elementos em LEDs, similares aos usados nas luzes de uso diurno, com o desempenho, funcionalidade e eficiência energética da atual geração bi-xenônio (como opcionais). Este sistema de iluminação incluiu, pela primeira vez, o Intelligent Light System já comprovado em modelos da Mercedes que utilizam lâmpadas bi-xenônio combinadas com tecnologia LED. Com um total de 71 LEDs, os fascinantes faróis destacam a inconfundível aparência da CLS. Os especialistas em iluminação da Mercedes-Benz utilizaram, pela primeira vez, a tecnologia LED com o inovador sistema para farol alto adaptável (Adaptive Highbeam Assist), obtendo um nível de segurança ainda mais elevado para a direção noturna.

Diferentemente dos primeiros veículos equipados com faróis em LEDs, não houve concessões em relação à funcionalidade e desempenho da tecnologia de iluminação. Outros pontos a favor dessa tecnologia de iluminação: a vida média de um LED fica em torno de 10 mil horas, cerca de cinco vezes mais do que a de uma lâmpada de xenônio. Além disso, os faróis em LED se aproximam da cor da luz solar. Isto significa que a iluminação com LEDs é mais adaptada à percepção humana normal e que o motorista desfruta de maior claridade ao dirigir à noite. Estudos demonstraram que quanto mais próxima a cor da luz artificial estiver da luz do dia, menor esforço é exigido dos olhos. Com temperatura de cor de 5.500 graus Kelvin, a luz dos LEDs é mais próxima da luz do dia (6.500°K) do que a de xenônio (4.200°K).

Novos sistemas de assistência à direção: maior segurança

Com elevado nível de segurança, a CLS 350 apresenta sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O PRE-SAFE, ao detectar uma possível colisão, aciona os ajustes dos cintos de segurança, regula os bancos e a inclinação dos encostos de cabeça, segurando os passageiros junto aos assentos para evitar o chicoteamento da cabeça e o impacto do airbag em caso de acidentes.

Outros sistemas de segurança são: Parktronic incluindo Orientação de Estacionamento, que auxilia o motorista na procura de uma vaga e a estacionar o veículo; e o Neck-Pro, apoios de cabeça dos bancos dianteiros acionados em caso de colisão traseira, para proteger o pescoço dos ocupantes contra o denominado “efeito chicote”.

Além disso, a proteção é reforçada pelos airbags frontais de duplo estágio, airbags laterais na dianteira e traseira, protetores tipo cortina para as janelas laterais e airbag lombar.

Exterior: cupê clássico, dianteira marcante

A nova CLS mantém o papel pioneiro de seu antecessor e, ao mesmo tempo, mostra ser uma nova estrela no mundo do automóvel. O design inovador da dianteira do carro atrai os olhares imediatamente, com traços que remetem à Mercedes-Benz SLS AMG. Visualmente, a grade do radiador não está integrada ao capô, tendo uma conformação à parte. O destaque é o capô ainda mais longo e esportivo. A grade é dominada pela grande estrela central, que marca a relação do carro com os outros cupês da marca e reforça sua identidade.

O contorno típico do CLS, com suas elegantes proporções alongadas, é o atributo dominante do novo modelo. O efeito das formas dinâmicas foi reforçado pela nova inter-relação entre linhas e superfícies. A saliência sobre as rodas dianteiras desce em direção à traseira.  Esta característica de design, chamada pelos designers de "droping line", é uma nova interpretação de um elemento de estilo reminiscente da riqueza de formas presente nos carros esportivos históricos da Mercedes-Benz. A linha de ombros marcante e muscular sobre o eixo traseiro e os arcos de rodas salientes ressaltam o visual robusto da nova CLS.

A CLS 350 está disponível em dez diferentes cores, sendo nove delas metálicas.

Interior: estilo e qualidade de vida

O interior da CLS se distingue pelo design atemporal, que combina elegância com detalhes inovadores e perfeição de manufatura. Chama a atenção o efeito envolvente do cockpit: a linha superior vai da porta do motorista à do passageiro da frente, passando sobre o suporte do painel de instrumentos. O mostrador central também foi integrado harmoniosamente à parte superior do painel. Ao mesmo tempo, a linha declinante lateral nas portas segue o mesmo traço da "droping line" externa.

O volante multifuncional é revestido em couro. Pioneira em design, a CLS estabelece novos padrões para o interior. Acabamento interno Light Brown com três tipos de couro estão disponíveis: Preto, Bege Amêndoa e Cinza Alpaca.

A CLS faz por merecer seu papel de ícone do design pelos materiais inovadores que utiliza. Um exemplo é o fascinante jogo entre superfícies metálicas com acabamento acetinado e brilhante. Com seus luxuosos detalhes de acabamento visíveis no suporte do painel de instrumentos, console central e nos painéis das portas, a CLS exala esportividade.

Alto conforto é parte da tradição da marca Mercedes-Benz. A CLS 350 vem equipada de série com sistema de ar condicionado Thermotronic com três zonas de ajuste, assentos dianteiros com regulagem elétrica e memória e posicionamento da direção ajustado eletricamente. Também apresenta conexão Bluetooth para telefone celular, sistema de som Harman-Kardon Logic 7 integrado ao Music Register com HD interno de 6 GB, entrada auxiliar e leitor de cartão SD, conexões diretas para MP3 player, iPod e USB. Tudo isso com o apoio da tela APS de 7 polegadas com DVD e sintonizador para televisão.

Estacionar a CLS 350 é fácil, graças ao sistema Parktronik e à câmera traseira. O porta-malas tem fechamento automático e o acesso ao carro é simplificado pelo sistema Keyless-Go, que dispensa o uso da chave para abrir a porta e dar a partida no motor.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.