O novo Mercedes-Benz SLK 55 AMG, o mais potente SLK de todos os tempos, chega ao Brasil. Seu novo motor V8 5,5 litros com desativação de cilindros combina máximo desempenho com o menor consumo de combustível possível. Com potência máxima de 421 cv e torque máximo de 540 Nm, o SLK 55 AMG supera todos os seus concorrentes diretos.
O ótimo comportamento dinâmico é garantido pela suspensão esportiva AMG aliada ao sistema de direção Direct-Steer que proporciona excelente dirigibilidade e precisão em qualquer tipo de condução. O sistema de frenagem e programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios traz esportividade e segurança para esse roadster.
Parte da terceira geração do SLK lançada em março de 2011, o novo modelo AMG mostra sua individualidade desde a primeira vista: rodas exclusivas AMG de 18”, carroceria com design AMG exclusivo com spoiler diferenciado e duas saídas de escape duplas cromadas na traseira complementam as proporções clássicas deste roadster, acrescentando simultaneamente um toque atlético com design expressivo.
O SLK 55 AMG é a materialização perfeita da nova proposta da marca, "Driving Performance": no segmento de roadsters compactos de alto desempenho não há nada que se compare à sua combinação de condução dinâmica, esportividade, alta tecnologia inigualável e baixo consumo de combustível. O SLK 55 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).
Principais dados em resumo:
Local | SLK 55 AMG |
Cilindrada | 5.461 cm3 |
Diâmetro x curso | 98,0 x 90,5 mm |
Taxa de compressão | 12,6: 1 |
Potência | 421 cv a 6.800 rpm |
Torque máximo | 540 Nm a 4.500 rpm |
Peso do motor (drenado) | 187 kg |
Emissões de CO2 | 195 g/km |
Aceleração 0-100 km/h | 4.6 s |
Velocidade máxima | 250 km/h** |
O novo motor V8 combina os mais baixos valores de consumo com a alta potência e a experiência sonora que apenas um V8 de grande cilindrada pode proporcionar.
Alinhada à sua estratégia "AMG Performance 2015", com sua nova unidade V8, a Mercedes-AMG está cumprindo sua promessa de continuar a reduzir tanto o consumo quanto as emissões de seus novos modelos durante os próximos anos, ao mesmo tempo em que alcança novas marcas com o apelo da marca central por "Driving Performance".
Novo oito-cilindros aspirado é muito próximo do V8 biturbo
O novo M152 se baseia no motor V8 biturbo AMG M157 5,5 litros que equipa o E 63 AMG, o CLS 63 AMG e o S 63 AMG. Muitos detalhes de design são idênticos, como a cilindrada, diâmetro e curso, distância entre os cilindros, sistema start/stop e tecnologia de injeção direta de gasolina. Características que o diferenciam do M157 incluem os novos dutos de entrada de ar, novos cabeçotes de cilindros, o comando de válvulas modificado, sistema de suprimento de óleo adaptado e o cárter otimizado.
Uma combinação exclusiva de tecnologias avançadas
Verdadeira usina de força, o M152 reúne uma combinação de tecnologias avançadas inigualável em todo o mundo. Nenhum outro motor a gasolina dispõe de injeção direta com pressão de 200 bar, combustão controlada por spray e injetores piezo elétricos, tudo em conjunto com a desativação de cilindros mapeada, cárter totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro com ajustamento contínuo do eixo de comando, taxa de compressão de 12,6:1, sistema start/stop e gerenciamento do gerador, com rotação máxima acima de 7 mil rpm.
Todas essas características levam a uma alta eficiência termodinâmica, que é condição prévia para alta eficiência no consumo e baixas emissões. Além disso, a escolha de um motor com oito cilindros naturalmente aspirado e com grande cilindrada, com desativação de cilindros, resolve o conflito entre o desejo de obter altos índices de potência e torque e baixos números de consumo.
AMG Cylinder Management
O sistema AMG Cylinder Management de desativação de cilindros completamente novo, desenvolvido pela Mercedes-AMG, é responsável por grande parte desta eficiência: os cilindros dois, três, cinco e oito são cortados sob carga parcial, o que reduz o consumo consideravelmente. Esta tecnologia também é usada, de forma semelhante, nos motores V8 de 750 hp da Fórmula 1. Como a eficiência também tem um papel-chave na categoria mais alta do automobilismo de competição, dois ou quatro dos oito cilindros são desligados nas curvas de baixa velocidade, nas fases de entrada do Safety Car ou nos pit stops.
O V8 AMG aspirado proporciona potência e torque ao SLK 55 AMG não encontrados nos concorrentes, que não utilizam motores de oito cilindros e alta cilindrada.
A função de desligamento de cilindros está ativada ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 800 e 3.600 rpm, caso o motorista selecione o modo de transmissão "C" - Eficiência Controlada. O menu principal da AMG no painel de instrumentos informa ao condutor quando a desativação de cilindros está ativada e quando o motor está funcionando com quatro ou com oito cilindros. Mesmo ao utilizar apenas quatro cilindros, o torque disponível permanece em não menos que 230 Nm, o suficiente para garantir aceleração suficiente na maioria das condições de utilização do carro. Assim que o motorista necessitar de mais potência, acima do regime de carga parcial, os cilindros dois, três, cinco e oito são reativados.
A troca entre a operação com quatro e oito cilindros é instantânea e imperceptível, não prejudicando de forma alguma o conforto dos ocupantes. A uma rotação de 3.600 rpm, o processo de ativação não demora mais que 30 milésimos de segundo.
Válvulas fechadas, alimentação de combustível e ignição desativadas
Isto é possível graças à interação inteligente entre o altamente eficiente sistema de gerenciamento do motor, com 16 elementos hidráulicos de compensação, e um complexo sistema de suprimento de óleo no cabeçote. Os elementos de compensação são integrados no cabeçote e mantém as válvulas de admissão e escapamento dos cilindros dois, três, cinco e oito fechadas quando o sistema de desativação é acionado.
Ao mesmo tempo, a alimentação de combustível e a ignição dos mesmos são desativadas. Isto não apenas permite que as perdas de carga dos quatro cilindros desativados sejam reduzidas, mas também aumenta a eficiência dos quatro cilindros que permanecem em funcionamento. Isto acontece porque o ponto de operação é modificado para a faixa de maior carga. Os elementos de compensação são compactos e leves, permitindo uma operação precisa do trem de válvulas e rotações do motor até 7.200 rpm.
Cárter totalmente em alumínio com camisas de cilindro em Silitec
O cárter do novo motor V8 AMG 5,5 litros é totalmente feito de alumínio fundido. O baixo peso do motor, de apenas 187 quilos (drenado), é resultado da aplicação irrestrita de métodos de construção leves. As coberturas dos mancais principais do virabrequim são de ferro fundido cinzento, aparafusadas ao cárter e às laterais, para maior rigidez.
Os anéis dos pistões são revestidos de carbono para reduzir a fricção interna e otimizar as características de desgaste. Camisas fundidas de Silitec asseguram baixo atrito para os oito pistões. O sistema de colocação das camisas tipo "óculos" é outra forma de reduzir a fricção e, consequentemente, o consumo. Neste processo sofisticado e complexo, a superfície interna das camisas dos cilindros passa por um tratamento mecânico após terem sido colocadas em seus lugares. Como o polimento não seria possível com o cabeçote instalado, uma armação semelhante à de óculos é aparafusada ao cárter. As camisas dos cilindros distorcem como se o cabeçote estivesse posicionado e, só então, passam pelo tratamento mecânico da superfície. O resultado é que a distorção estática das camisas dos cilindros causada pelo aperto dos parafusos do cabeçote pode ser completamente eliminada.
Outras formas de otimizar a eficiência:
• pistões de alumínio fundido com peso otimizado e revestimento especial das saias
• orifícios de ventilação especiais no cárter
• bomba de óleo com controle elétrico de nível de pressão
• bomba de óleo controlável, de baixa fricção, para desativação dos cilindros
• resfriamento dos cilindros por fluxo cruzado, especialmente eficiente
• pressão do combustível, totalmente variável e ajustada à demanda entre 100 e 200 bar, controlada eletronicamente
Tecnologia de quatro válvulas, com ajuste variável do eixo de comando
A alimentação perfeita das câmaras de combustão é garantida pelas grandes válvulas de admissão e escapamento, quatro para cada cilindro. As válvulas de escapamento, que são submetidas a altas temperaturas, são ocas e resfriadas com sódio. Quatro eixos de comando nos cabeçotes operam as 32 válvulas por meio de tuchos com baixa fricção e manutenção reduzida. O ajuste infinitesimal do eixo de comando, com amplitude de 40 graus, tanto na admissão como no escape, depende da carga e rotação do motor, proporcionando alta potência e torque. Isto também resulta em rotação consistente em baixa velocidade.
Dependendo da rotação do motor, o cruzamento das válvulas pode variar para garantir melhor suprimento de ar para as câmaras de combustão e remoção eficiente dos gases de escapamento. O ajuste variável do eixo de comando é feito hidraulicamente por quatro atuadores. Eles são acionados eletromagneticamente e controlados pela unidade de gerenciamento do motor. Os eixos de comando são movimentados por três silenciosas correntes de alta performance, que apresentam consideráveis vantagens em termos de redução de ruídos em comparação com correntes tradicionais, com cilindros de rolamento.
Função Controlled Efficiency start/stop de série
A função Controlled Efficiency start/stop também contribui para reduzir o consumo de combustível. O sistema é equipamento de série no SLK 55 AMG e é ativado no modo de transmissão econômico "C". Quando o condutor para o veículo em um sinal vermelho, por exemplo, o motor é automaticamente desligado. Assim que o pedal do freio é solto, ou o acelerador é pressionado, o motor é imediatamente religado e o carro está pronto para se movimentar rapidamente. A tecnologia inteligente garante uma partida confortável e imediata: um sensor no virabrequim, que reconhece o sentido de rotação, indica a posição de descanso dos oito pistões. Na retomada de funcionamento do motor, o cilindro com o posicionamento mais favorável recebe uma injeção de combustível na câmara de combustão. Os precisos injetores piezo-elétricos contribuem bastante neste processo, possibilitando partidas especialmente rápidas. O M152 sempre começa a funcionar com todos os oito cilindros ativos.
Uma indicação "ECO" no menu principal AMG avisa ao motorista quando a função Controlled Efficiency start/stop está ativada. Quando ocorre a desativação de cilindros, o condutor é informado pela indicação "ECO 4", enquanto "ECO 8" sinaliza a operação com todos os oito cilindros. Nos dois modos de dirigibilidade voltados à maior performance, "S" (Sport) e "M" (Manual), a função start/stop sempre é desativada. Caso necessário, o motorista pode desativá-la também no modo "C". Neste caso, não parecem os símbolos "start/stop" nem "ECO".
Gerenciamento do gerador ajuda na economia
Um sistema de gerenciamento do gerador contribui também para aumentar a economia de combustível: sempre que o motor V8 é desacelerado - em descidas, por exemplo - ou nas frenagens, a energia cinética é aproveitada para recarregar a bateria, em vez de ser dissipada como calor, da forma tradicional. Em todos os modos de operação, a combinação da rede de dados embarcada e o gerenciamento do gerador permite que o mesmo trabalhe com baixa tensão. Isto reduz a carga sobre o motor.
Novo sistema de escapamento esportivo AMG com flaps integrados
Pela primeira vez, a AMG está utilizando um sistema de escapamento com um flap de controle em cada lado. Esta tecnologia atende o desejo por um som mais emocional, quando o carro é dirigido de forma esportiva, e uma tonalidade mais discreta quando o motor é usado de forma menos intensa. O objetivo do projeto sonoro foi alcançar uma síntese perfeita entre a percepção do dinamismo e o conforto em longas distâncias que sempre foi uma característica da Mercedes-Benz.
Cada um dos silenciadores traseiros tem um flap com posicionamento variável controlado pela solicitação e rotação do motor. Em regime de baixa solicitação e rotações abaixo de 2 mil rpm, o flap é mantido fechado. Desta forma, os gases de escape percorrem uma distância maior e passam por um elemento silenciador a mais, atenuando de forma agradável o ronco do motor. O resultado é um som harmonioso, principalmente quando o motor opera com quatro cilindros, com a função shut-off ativada.
Quando o motorista acelera, os flaps são abertos gradualmente em ângulos de 15, 30 e até 50 graus, fazendo com que parte dos gases percorra maior distância, com redução mais acentuada dos ruídos, e parte faça um trajeto mais curto. Isto produz um som mais acentuado. Sob plena carga e em altos regimes de rotação, com os oito cilindros operando, os dois flaps são totalmente abertos para que os ocupantes possam apreciar o típico e vigoroso som de um V8 AMG. Em resumo, eles não ficarão em dúvida sobre o potencial de desempenho dos 421 cv do V8 aspirado da AMG.
O duplo escapamento esportivo AMG com duplas ponteiras cromadas tem 65 mm de diâmetro entre os coletores e o pré-silenciador. O diâmetro é reduzido para 60 mm do pré-silenciador até os silenciadores traseiros.
Tecnologia de emissões eficiente, com novos catalisadores
Baixa emissão de gases de escape, de acordo com normas específicas para cada país, e uma sonoridade característica do motor - as solicitações em torno do sistema de exaustão do novo motor V8 AMG 5,5 litros aspirado foram muitas e complexas. O SLK 55 AMG atende às atuais normas de emissões Euro-5, assim como todas as exigências do mercado americano (padrão LEV-III, On-Board Diagnosis II).
Coletores com isolamento térmico por camada de ar garantem uma rápida resposta dos conversores catalíticos. Para maior eficiência e economia de espaço, este conceito utiliza um catalisador duplo, em linha, de cada lado do veículo: próximo à parede de fogo, dois elementos de cerâmica com paredes finas são alojados em cada um dos conjuntos. Esta solução torna desnecessários os antigos catalisadores adicionais, sob a carroceria. Os dois elementos cerâmicos são diferentes, para assegurar o controle rápido e eficiente das emissões: o primeiro é revestido de paládio, enquanto o traseiro tem revestimento bi-metálico, com paládio e ródio. Uma sonda lambda para cada fileira de cilindros fica localizada antes do alojamento de cada um dos catalisadores, alem de outro sensor lambda posicionado entre cada um dos dois elementos internos.
Ampla variação: transmissão AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC
A força do motor é transferida para as rodas traseiras por meio da transmissão automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC, que dispõe de três diferentes modos de operação: "Eficiência Controlada" (C), Sport (S) e Manual (M). A função automática (punta-taco) nas reduções, assim como a breve e precisa interrupção da ignição e injeção durante as acelerações a plena carga, reduz os tempos de trocas de marchas e aumentam o apelo emocional quando o carro é guiado de forma esportiva. Um amortecedor torsional duplo tipo turbina, com pêndulo centrífugo, que se adapta à rotação do motor, ajuda a minimizar as vibrações durante a operação em quatro cilindros e reforça a impressão de conforto aos ocupantes do veículo.
Combinação perfeita: estilo de pilotagem dinâmico e rodagem com conforto
A suspensão esportiva AMG, com freios direcionadores de torque e sistema de direção AMG Direct Steer, proporciona uma dinâmica lateral impressionante, assim como uma condução extremamente ágil.
Estilo de condução altamente dinâmico ou conforto de rodagem? O novo SLK 55 AMG consegue oferecer ambos. Torres de suspensão independentes com ajuste de rigidez dos amortecedores, coxins restritores de torque no eixo dianteiro com maior rigidez, estabilizadores mais rígidos, assim como cambagem mais negativa no eixo traseiro, resultam em maiores velocidades nas curvas e baixa rolagem da carroceria ao percorrer sequências de "esses" em velocidade.
Em situações críticas nas curvas, o sistema de frenagem de torque vetorial gera um movimento rotacional no veículo em torno de seu eixo vertical em frações de segundo, por meio da atuação seletiva do freio na roda traseira interna. Isto faz com que o SLK 55 AMG esterça com precisão e sob total controle, sem comprometer seu comportamento dinâmico. Complementando de forma perfeita este dispositivo, o sistema de direção direta AMG Direct Steer proporciona mais agilidade e dirigibilidade em comparação com as direções convencionais, ao mesmo tempo em que reduz o esforço necessário nas manobras de estacionamento.
Uma nova bomba para assistência da direção reduz o consumo de combustível. Isto acontece porque a assistência da direção só requer energia quando o motorista está efetivamente movimentando o volante. Além disso, o sistema AMG Direct Steer tem uma função paramétrica adaptada à suspensão esportiva. O resultado é uma ótima resposta a partir da posição central, extrema sensibilidade ao piso e dirigibilidade dinâmica em todas as situações de condução.
O exclusivo sistema ESP AMG de três estágios permite controle individual de seu desempenho ao toque de um botão: por meio do controle do ESP no console central, o motorista pode escolher entre os modos "ESP ON", "SPORT Handling Mode" (Modo de condução esportivo) e "ESP OFF" (ESP desligado). O sistema de freios AMG de alta performance tem discos com ventilados internamente e perfurados em todas as rodas, com 360 x 36 mm na frente e 330 x 22 mm na traseira. O sistema se caracteriza pelas respostas imediatas, curtas distâncias de frenagem e excelente resistência à fadiga.
Inconfundíveis: estilo e detalhamento únicos
As proporções clássicas de um roadster, juntamente com as características de design típicas da AMG e um toque vindo do SLS AMG são os destaques visuais do novo SLK 55 AMG. Os designers da AMG complementaram as excitantes formas básicas do longo capô, a cabine posicionada bem para trás e as linhas vigorosas da traseira do carro com o estilo típico da marca. O conjunto dianteiro AMG apresenta entradas de ar maiores e luzes de uso diurno com design especial. Inspirado no super carro-esporte SLS AMG, a larga grade do radiador traz a grande estrela da Mercedes posicionada ao centro. No SLK 55 AMG, as travessas da grade do radiador e o elemento transversal inferior da dianteira são pintados em preto com alto brilho. Faróis com lentes escurecidas e lanternas traseiras bicolores são uma exclusividade de série neste modelo V8 topo de linha. O sistema de controle de iluminação Intelligent Light System (ILS) é um dos itens de série.
As grades de ventilação com barbatanas cromadas nos aerofólios dianteiros não são apenas uma lembrança do SLS AMG, mas também evocam lembranças do famoso Mercedes-Benz 300 SL Roadster dos anos 1950. O logotipo "V8 AMG" sob as extremidades das grades identifica o modelo como topo de linha da série SLK. Painéis laterais inferiores específicos da AMG dão continuidade ao design exclusivo desde o conjunto dianteiro até a traseira. Com suas formas únicas, o difusor preto com três barbatanas e as duas saídas duplas cromadas do escapamento esportivo AMG, dão um toque exclusivo de distinção ao automóvel. O spoiler na tampa do portamalas, pintado na cor da carroceria, pressiona o ar sobre o eixo traseiro, aumentando assim a estabilidade em altas velocidades.
Alta qualidade e estilo no interior: inspiração vem do SLS AMG
Funcional, cheio de estilo e alta qualidade: o design interno do SLK 55 AMG também lembra o de seu irmão maior, o SLS AMG Roadster. A associação com o super esportivo é proporcionada pelas quatro saídas de ar que lembram motores a jato, assim como pelo console central com acabamento em alumínio escovado. Um relógio analógico criado especialmente para a AMG, com design IWC, pode ser posicionado ao centro do painel.
O volante AMG Performance, com base e topo retificados, também exibe detalhes em metal, borboletas para troca de marchas em alumínio e áreas de contato em couro perfurado. O painel de instrumentos AMG, claramente disposto, está posicionado perfeitamente dentro do campo de visão do condutor e traz quatro instrumentos circulares, molduras exclusivas e o menu principal AMG. O controle para os modos de transmissão C, S e M está localizado no console central.
Os assentos esportivos AMG, com layout de forração personalizado e suportes laterais otimizados vêm de série com uma combinação de couro napa Exclusive.
Como no modelo anterior, o sistema AIRSCARF de aquecimento para o pescoço é de série. Ele cria um fluxo de ar aquecido em torno do pescoço e dos ombros dos ocupantes, proveniente de uma abertura na frente de cada um dos suportes de cabeça.
Opcional: teto panorâmico variável com MAGIC SKY CONTROL
O teto variável abre e fecha em menos de 20 segundos, transformando o roadster em um cupê com teto rígido ao toque de um botão. Alternativamente, pode ser escolhido um teto em policarbonato colorido. A terceira opção é uma novidade mundial - o teto panorâmico variável com MAGIC SKY CONTROL – oferecido como opcional. Este teto de vidro muda entre o claro e o escuro ao comando de um botão. Ele pode ficar praticamente transparente, proporcionando a sensação de andar ao ar livre nos dias mais frios. Escurecido, proporciona uma sombra confortável e evita o aquecimento do interior quando os raios do sol são muito intensos. Em resumo, uma atmosfera sempre agradável e sob controle.
As molduras das três opções de teto são feitas de magnésio. Isto reduz o peso do teto em cerca de seis quilos em relação ao modelo antigo, dando ao carro um centro de gravidade mais baixo, o que beneficia sua agilidade. Uma alternativa confortável para o interruptor de corrente de ar de série é o novo sistema AIRGUIDE. Ele consiste de duas placas de plástico transparentes inclináveis que são fixadas na parte traseira das barras de proteção anticapotamento. Este é o primeiro sistema do gênero no mundo que permite a seleção individual pelos dois ocupantes de diferentes níveis de conforto. O ajuste individual reduz na intensidade desejada a turbulência do ar vinda da traseira do carro quando circulando com o teto aberto. A vantagem é não exigir esforço para instalação e remoção.
Mais individualidade: designo e AMG Performance Studio
Criados para atender clientes com gosto ainda mais individualizado, os conjuntos de detalhamento "designo leather" e "designo Exclusive leather" oferecem tonalidades únicas e combinações de cores para o revestimento do interior. Com a opção designo, os assentos esportivos AMG apresentam um design específico, que os diferencia dos assentos esportivos normais.
Outros detalhes incluem o pacote de acabamento AMG em fibra de carbono e acabamento designo em laca preto-piano para o console central. A moldura do parabrisas em designo Alcantara, cintos de segurança prata ou vermelhos, assim como diferentes acabamentos de pintura, complementam perfeitamente a aparência do veículo.
Outros detalhes opcionais exclusivos disponíveis para o SLK 55 AMG, desenvolvidos pelo AMG Performance Studio:
Rodas AMG multi-raios de liga leve, pintadas em cinza titânio com acabamento em alto brilho, com pneus 235/40 R18 na frente e 255/35 R18 atrás. Rodas AMG multi-raios de liga leve, pintadas em preto fosco com acabamento em alto brilho na borda do aro, com pneus 235/40 R18 na frente e 255/35 R18 atrás. Painéis AMG para soleiras das portas, com iluminação branca com tecnologia LED. Tapetes AMG e volante AMG Performance, com detalhes em Alcantara.
Posicionamento excepcional: modernos sistemas de assistência
O SLK 55 AMG estabelece novos padrões no que diz respeito à segurança: um grupo de sistemas de assistência dão apoio ao motorista e ajudam a posicionar o novo AMG roadster com destaque em seu segmento. Os equipamentos de série incluem a nova barra de proteção anticapotagem reforçada com fibra, airbags do motorista e passageiro com dois estágios, airbags de cabeça e tórax, tensionadores dos cintos de segurança com limitadores de força regressivos, apoios de cabeça NECK-PRO ativos, reconhecimento automático de assento infantil, ESP com três estágios e ATTENTION ASSIST para detecção de sonolência.
Outros sistemas de assistência disponíveis de série:
Intelligent Light System, com cinco diferentes funções de iluminação (luzes de curva, modo campo, modo estrada, função iluminação ativa e lâmpadas de neblina aperfeiçoadas), ativadas de acordo com as condições de utilização do carro.
Sistema antecipatório e reversível PRE-SAFE de proteção aos ocupantes, capaz de ativar medidas de proteção para os passageiros do carro como precaução. O objetivo é preparar os ocupantes e o veículo para uma colisão iminente de forma que os cintos de segurança e os airbags possam desempenhar melhor sua função protetora durante um impacto. O sistema PRE-SAFE Brake detecta o risco de uma colisão traseira e se prepara para uma frenagem autônoma. Este sistema funciona em velocidades entre 30 e 200 km/h quando veículos em movimento são detectados à frente do carro.
O novo SLK 55 AMG começará a ser comercializado no Brasil em agosto de 2012 com o preço público de US$ 244.900.