Mercedes-Benz Vans embarca no projeto de mobilidade humana

• Observatório da Mobilidade SAE BRASIL é o nome do projeto desenvolvido em parceria com a montadora, a associação e uma implementadora focado em benefícios para a sociedade
  • Sprinter transformada em motorhome viabiliza a locomoção dos observadores em todo o país
  • Estudo da mobilidade além dos grandes centros é o tema que impulsiona a ação

A Mercedes-Benz Vans faz parte de mais um projeto inovador, o Observatório da Mobilidade SAE BRASIL, desta vez, atrelado à mobilidade humana, tendo a Sprinter 416 CDI como grande aliada para chegar aos destinos mais restritos de todo o Brasil e contribuir para o mapeamento da situação da locomoção da população fora do perímetro das grandes cidades.

“A questão da mobilidade está presente no nosso dia a dia e não poderíamos deixar de trazer a nossa contribuição para a sociedade, atrelando a este projeto tão relevante para o Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

O veículo fornecido pela marca e transformado pela implementadora Eco X em um motorhome para rodar 24 estados brasileiros durante 10 meses, tem a bordo o casal, Ariane Marques e Tobias Hückeholfen. A brasileira e apaixonada pelo setor automotivo será a principal motorista, enquanto o alemão, cativado pela cultura local, fará a captação das imagens e mostrará toda a trajetória nas redes sociais e site da SAE Brasil, associação que promove conhecimento em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional.

“A Mercedes-Benz Sprinter foi o veículo escolhido para este projeto, pois conta com características extremamente importantes para nós como a robustez, versatilidade e desempenho, uma vez que viajaremos por diversos tipos de estradas e milhares de quilômetros em todo o Brasil”, comentam Ariane Marques e Tobias Hückeholfen.

Durante toda a jornada e com check list na mão, os observadores terão a missão de fazer o levantamento de informações para verificar se as localidades que serão visitadas têm um Plano de Mobilidade e analisar questões como: principais transportes utilizados, integração entre os modais, existência de incentivos a energias renováveis, além da percepção sobre acessibilidade e equidade no uso do espaço público.

Todos os dados técnicos obtidos serão compilados em um eBook e as observações feitas serão direcionadas e discutidas dentro da SAE BRASIL por grupos formados por profissionais que representam uma abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia) e possuem um amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

Com o mapeamento e organização das informações sobre a mobilidade humana no Brasil em diferentes formatos, seja escrito ou por meio de imagens, o projeto visa tornar este conhecimento acessível para que os órgãos dos setores públicos e privados possam viabilizar possíveis soluções para a sociedade brasileira.

O início da viagem está previsto para setembro e os primeiros estados a serem percorridos serão São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Durante todo o trajeto, além do veículo Sprinter, Ariane e Tobias contarão como todo o suporte da ampla rede de concessionários da Mercedes-Benz de todo o Brasil, com mais de 175 pontos e os planos de manutenção ServiceCare, além de contar com o Vans Connect, plataforma de conectividade para gestão avançada de frota e monitoramento logístico da marca.

Confira detalhes do projeto no website (https://saebrasil.org.br/observatorio/), no YouTube (https://www.youtube.com/user/canalsaebrasil) e no Instagram (@observatoriosaebrasil)

Sprinter Truck e furgões Mercedes-Benz são ideais para transformação em motorhome

Com grande variedade de versões e capacidades volumétricas, os veículos Sprinter Truck e os furgões da marca são amplamente recomendados para a transformação em motorhome. Na linha 2021/2022, há um pacote exclusivo para este segmento voltado para o Sprinter Furgão de 4,1 toneladas que oferece itens como ar condicionado frontal, sistema multimídia MBUX, volante multifuncional, piloto automático, câmera de ré superior, banco individual do acompanhante e rodas em liga leve, propiciando a melhor experiência a bordo ao usuário. Além disso, com o implemento e registro de motorhome, não ultrapassando a 6.000 quilos de peso bruto total, o condutor pode dirigir a Sprinter com a categoria B.

Sobre a SAE BRASIL

Associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. É formada por profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 9 seções regionais no País. É filiada à SAE International, esta fundada em 1905, nos EUA, por líderes da indústria automotiva e da indústria aeronáutica, como Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial no mundo.

Mais informações estão disponíveis no site https://saebrasil.org.br/

Sobre a Eco X - Adaptações e Transformações de Veículos
Empresa fundada em 2013 e especializada em transformações de veículos para unidades móveis, com know how no desenvolvimento de soluções e projetos operacionais, situada em um parque industrial de 10.000m², contando com mais de 40 colaboradores diretos. Além disso, a marca investe constantemente em tecnologia, o que contribuiu para que a Eco X se tornasse em uma empresa no setor de adaptações, transformações de veículos com homologações e certificações de montadoras para produção de veículos com garantia de fábrica e capacidade produtiva de 1200 unidades por ano.

Mais informações estão disponíveis no site https://www.ecoxunidademovel.com.br/, no Facebook https://www.facebook.com/ecoxunidadesmoveis e no Instagram https://www.instagram.com/ecox_unidades_moveis/

press-release-mercedes-benz-vans-embarca-no-projeto-de-mobilidade-humana-vf-639b2ac8cf445.doc