Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz Vans bate recorde em 2011


  • A Divisão de Vans da Daimler aumentou a receita em 85% para o nível recorde de 835 milhões de Euros (2010: 451 milhões de Euros)
  • O maior retorno histórico em vendas (9,1%)
  • Aumentos significativos de vendas do Sprinter, Vito e Viano
  • Estratégia de crescimento global: "A divisão de vans Mercedes-Benz foi globalizada" continua em pleno desenvolvimento
  • Meta anual de vendas de mais de 400.000 unidades em 2015
  • Ofensiva dos produtos do segmento de vans pequenas europeu com o novo Mercedes-Benz Citan
  • Sprinter agora disponível na América Latina e China
  • Novo nome para a joint-venture em vans na China: Fujian Benz Automotive Corporation

A Mercedes-Benz Vans fechou 2011 registrando recordes de ganhos e retorno de vendas no ano de maior sucesso da história da divisão.  O lucro bruto subiu 85% atingindo o nível recorde de €835 milhões (2010: €451 milhões) enquanto o retorno sobre as vendas aumentou para 9,1% (2010: 5,8%) também um recorde. As receitas de 2011 totalizaram €9.179 bilhões, um aumento de 17% comparado ao ano anterior.

A alta demanda global por vans resultou em um aumento de 18% nas vendas da Mercedes-Benz Vans para cerca de 264.200 unidades, com recordes de vendas batidos especialmente pelos mercados centrais da divisão. A Mercedes-Benz Vans também continua claramente líder em vans de médio e grande porte na Europa, seu mercado de vendas mais importante. A Divisão vendeu 178.300 unidades (+14%) na Europa Ocidental e registrou vendas unitárias de 77,600 vans (+25%) no mercado alemão - o melhor resultado de vendas para a Alemanha.

Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans, comentou sobre o desenvolvimento do negócio de vans Mercedes-Benz: "2011 foi um excelente ano para a Mercedes-Benz Vans. Os recordes que marcamos em receita e retorno sobre vendas ampliaram ainda mais nossa liderança no segmento de vans. Isso tornou a Mercedes-Benz Vans um verdadeiro propulsor de crescimento para o Grupo Daimler"

Estratégia de crescimento "Mercedes-Benz Vans se globaliza": ofensiva de produtos na Europa, troca de modelo na América Latina e estratégia de duas marcas na América do Norte

A divisão de Vans da Daimler planeja continuar os desenvolvimentos positivos do último ano em 2012 e 2013, obtendo um aumento em vendas unitárias, receitas e rendimentos. As bases para o sucesso do futuro já foram assentadas pela abordagem estratégica adotada na Mercedes-Benz Vans, que foca três áreas: exploração de todo o potencial de crescimento nos mercados tradicionais, penetração em novos mercados de rápido crescimento e liderança em tecnologia em conjunto com um portfólio atraente.

"Além disso, nossa estratégia de "Mercedes-Benz Vans se globaliza" está acelerando nosso desenvolvimento empresarial não só na Europa, mas também nos EUA, América Latina, China e Rússia. Nossa meta agora é conseguir vendas unitárias anuais globais de mais de 400.000 vans em 2015", disse Volker Mornhinweg.

A Divisão de Vans da Daimler planeja expandir sua liderança na Europa entrando no segmento de rápido crescimento de vans pequenas. O totalmente novo Mercedes-Benz Citan dessa divisão completa o portfólio de produtos da empresa antes do final do ano. O Citan foi projetado para clientes, e inicialmente será oferecido em diversas categorias de tamanhos e pesos. Essa nova van para entregas nas cidades será lançada no outono de 2012 de maneira a coincidir com a Feira IAA de Veículos Comerciais.

"A tendência na direção das vans pequenas para uso em sistemas de logística urbanos versáteis oferece a nossa divisão, uma imensa oportunidade." Disse Mornhinweg. "O volume de mercado para essas vans só na Europa está agora em aproximadamente 700.000 unidades por ano, e esse número vai aumentar. Nosso novo Citan foi projetado para nos ajudar a obter uma participação de mercado de 4% a 5% precisamente nesse segmento e a explorar totalmente todo o potencial de crescimento disponível".

A Mercedes-Benz Vans tem tido uma forte presença no mercado da América Latina por décadas e é a fabricante líder "premium" na região. A divisão vendeu 13.600 unidades na América Latina em 2011, um aumento de 9% comparado ao ano anterior. Ao final do último ano, a Mercedes-Benz Vans mudou as operações de produção na fábrica do Centro Industrial Juan Manuel Fangio na Argentina (próxima a Buenos Aires), para a série atual do Sprinter europeu e aumentou correspondentemente a sua capacidade de fabricação. O Sprinter é oferecido principalmente como versão de passageiros na América Latina, para aproveitar os benefícios da demanda em rápido crescimento para veículos de transporte de pessoas. A Mercedes-Benz também começou agora a fabricar na Argentina o motor diesel OM 651, que já está disponível na Europa. Esses projetos tiveram um volume de investimento total de mais de 70 milhões de Euros. A meta clara da Mercedes-Benz Vans no momento é de aumentar as vendas de vans em mais de 30% na América Latina nos próximo cinco anos.

A Mercedes-Benz Vans também continua na rota do sucesso na América do Norte, onde ela está sistematicamente dando passos à frente com sua estratégia de duas marcas para o Sprinter. O modelo é oferecido aos clientes dos EUA e Canadá sob as marcas Mercedes-Benz ou Freightliner. As condições favoráveis do mercado na região e o estabelecimento de uma nova organização de vendas Mercedes-Benz levou a um aumento de 72% nas vendas unitárias só dos EUA em 2011, para 18.000 vans. Considerando esse desenvolvimento a Mercedes-Benz Vans aumentou o volume de produção do Sprinter em sua fábrica de Charleston, Carolina do Sul.

Estratégia de crescimento "Mercedes-Benz Vans se globaliza": Lançamento da terceira série de modelos da China

A Mercedes-Benz Vans dá alta prioridade ao sucesso de sua entrada e penetração no mercado em crescimento da China. Essas atividades se incorporam firmemente na estratégia da divisão "Mercedes-Benz Vans se globaliza"

A Mercedes-Benz Vans é a única fabricante até o momento que produz vans localmente na China. As vans com a estrela foram produzidas através de uma joint-venture com a Fujian Motors que recebeu um nome "Fujian Benz Automotive Corporation". Os modelos  Vito e o Viano são fabricados na fábrica de Fuzhou, onde uma versão de ônibus do Sprinter também entrou em produção em outubro de 2011. A Mercedes-Benz Vans está visando os segmentos de transporte de alta qualidade para passageiros e serviços exclusivos ponto a ponto da China. A despeito de um mercado que está se restringindo levemente, a divisão de Vans da Daimler aumentou suas vendas na China em 11% para 13.500 unidades em 2011. A rede de concessionárias da divisão também se expandiu para 50 parceiros.

Investimentos em produtos e inovações

A Mercedes-Benz Vans investe extensivamente em novos produtos e tecnologias e portanto possui uma gama de produtos muito jovem. A divisão aumentou seus gastos com pesquisa e desenvolvimento em 34%, para €358 milhões em 2011 (2010: €267 milhões) e a Mercedes-Benz Vans planeja continuar nessa rota.

Com relação a produtos, a Mercedes-Benz Vans lançou a nova geração do Vito e do Viano em todos os mercados no ano passado. Os modelos foram muito bem recebidos pelos clientes e pelas revendas. A Mercedes-Benz Vans está focando as necessidades específicas dos clientes com essa nova série de modelos de nova geração distinguindo claramente entre o Viano para uso por particulares e o Vito para aplicações comerciais.

No ano passado a Mercedes-Benz Vans celebrou o 125º aniversário da invenção do automóvel com a apresentação do Viano "Edição Avantgarde 125" - um modelo especial com motor V6 e equipamentos internos de alta qualidade. Além disso a divisão demonstrou o que é possível no segmento de vans de alta classe ao revelar seu carro de exibição "Viano Vision Pearl" na IAA - feira internacional automotiva de Frankfurt. A Mercedes-Benz Vans também introduziu o Vito Crew e o Vito Shuttle para clientes comerciais no ano passado. O Vito Crew proporciona às empresas de serviços e clientes em vários negócios técnicos com uma van robusta, enquanto o Vito Shuttle é visado por clientes que utilizam vans para transporte profissional de passageiros ponto a ponto de hotéis ou minivans para serviços de taxi.

No ano passado a divisão registrou vendas de 98.000 vans no segmento de médio porte (ao qual o Vito e o Viano pertencem) um aumento de 26% comparado  com o ano anterior. O Viano também registrou um novo recorde pelo aumento de vendas de 40% para 30.500 unidades.

A Mercedes-Benz Vans continua líder em tecnologias novas, ecologicamente corretas em vans com o Vito E-CELL a primeira van elétrica produzida em série do mundo. Graças a seu sistema de propulsão com zero emissões, o Vito E-CELL é ideal para uso em cidades do interior e áreas com ambientes sensíveis. Mais de 500 modelos do Vito E-CELL já foram fabricados e entregues a clientes da Europa para testes nas condições do dia a dia. Um total de 230 Vito E-CELL já percorreram mais de 650.00 quilômetros em vários tipos de regiões da Alemanha. Os planos são de entregar 2000 Vito E-CELL pela Europa até o final de 2012.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.