- Exposição “30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras” estará aberta ao público até 2 de junho
- Patrocínio da Mercedes-Benz viabiliza entrada gratuita aos visitantes, presenteando a comunidade de Juiz de Fora, cidade que é sede de uma das mais modernas fábricas de caminhões do mundo
A Mercedes-Benz do Brasil, reafirmando o seu compromisso de incentivar a cultura, contribui para que Juiz de Fora, Minas Gerais, receba a mostra itinerante 30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras. O Museu de Arte Murilo Mendes, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora, abrigará a exposição, que será aberta ao público na próxima quinta-feira, 11 de abril até 2 de junho.
"A possibilidade de trazer a exposição para Juiz de Fora foi um fator decisivo para a Mercedes-Benz patrocinar a Bienal de São Paulo com incentivo da Lei Rouanet", afirma Mário Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.
O apoio da Empresa, maior fabricante de veículos comerciais da América do Sul, permitiu, por exemplo, que a mostra esteja disponível gratuitamente aos visitantes. "Isso amplia o acesso à comunidade de Juiz de Fora, cidade que é sede de uma das mais modernas plantas de caminhões do mundo, onde são produzidos os extrapesados Actros, nosso top de linha, e também os leves Accelo", destaca o executivo.
Segundo Laffitte, o patrocínio da exposição é uma forma de presentear a comunidade local, reafirmando o compromisso da Mercedes-Benz com o desenvolvimento social e econômico de Juiz de Fora.
520 mil visitantes em São Paulo
A 30ª Bienal de São Paulo – “A iminência das poéticas” – exposição que recebeu 520 mil visitantes no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, entre 7 de setembro e 9 de dezembro de 2012 – dá início a sua itinerância nacional em 2013 com mostras em oito diferentes cidades brasileiras.
Até o mês de agosto, obras selecionadas pelo curador Luis Pérez-Oramas, pelos curadores associados André Severo e Tobi Maier e pela curadora assistente Isabela Villanueva serão expostas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Belo Horizonte, bem como nos municípios paulistas de São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Araraquara e São José do Rio Preto.
A 30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras irá refletir a noção constelar proposta pela curadoria com diferentes recortes elaborados a partir dos portfólios apresentados na mostra principal e com expografias específicas para cada um dos espaços desenhadas pelo arquiteto Martin Corullón, responsável pelo projeto arquitetônico/expográfico d'A iminência das poéticas.
Paralelamente, o Educativo Bienal, curado por Stela Barbieri, irá promover encontros de formação para professores e educadores em cada local, dando continuidade ao bem sucedido projeto que, nas itinerâncias de 2011, impactou cerca de mil professores pelo Brasil. A experiência em atendimento ao público e orientações dedicadas a todos os níveis de ensino permitem ao Educativo Bienal promover um intercâmbio de conhecimentos sobre arte contemporânea entre São Paulo e as cidades anfitriãs, considerando suas poéticas individuais.
A seleção de obras de Iminência das poéticas que se apresenta em Juiz de Fora articula artistas que, partindo da linguagem fotográfica, estabelecem poéticas pessoais de reflexão sobre os fatos, contextos e circunstâncias.
Alair Gomes, Alfredo Cortina, Ambroise Ngaimoko, Andreas Eriksson, Fernando Ortega, Frédéric Bruly Bouabré, Hans Eijkelboom, Hreinn Fridfinssonn, Saul Fletcher e Sofia Borges compõem uma constelação de artistas que se valem da capacidade plural de estabelecimento e re-estabelecimento de sentidos, criando um espaço para o pensamento e o diálogo com o espectador.
Serviço
30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras
Museu de Arte Murilo Mendes
De 11 de abril a 2 de junho
Rua Benjamin Constant, 790, Centro - Juiz de Fora (MG)
Fone: (32) 3229-9070
Terça a sexta: 10h00 às 18h00; sábados e domingos: 13h00 às 18h00
Entrada Gratuita