Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz testa a primeira “rede social” para automóveis


  • Veículos trocam informações sobre intensidade do tráfego e situações perigosas
  • Um dos maiores testes mundiais de comunicações entre carros chega à estrada

As redes sociais tornaram-se uma forma já consagrada de trocar informações rápida e facilmente. Agora, um dos maiores testes de campo já realizados na área de comunicações entre veículos (C2X) está pronto para demonstrar que este conceito pode ser adaptado para aumentar a segurança viária e a eficiência dos automóveis. A experiência consiste de 120 veículos que irão rodar nas estradas da região do Rhine-Main, na Alemanha, até o final do ano.

Cada carro é ligado por meio de uma rede aos outros participantes da rede, assim como à infraestrutura de controle do tráfego. Cada veículo irá manter os outros atualizados sobre a situação do trânsito a cada momento. Por exemplo, se o final de um engarrafamento na autoestrada A5 estiver escondido atrás de uma colina, os veículos que se aproximarem da área problemática poderão receber um aviso antecipado, permitindo que o motorista decida se deve procurar uma rota alternativa.

Em situações em que os motoristas têm dificuldade em ver o que está acontecendo na estrada à sua frente, como na estrada federal B3, a tecnologia C2X pode ajudar a evitar colisões traseiras e engavetamentos, por exemplo, informando sobre uma freada de emergência a quem vem mais atrás, mesmo que o motorista não possa ver as luzes de freios sendo acionadas por estar atrás de um caminhão.

Os sistemas C2X também podem contribuir um pouco para tornar o trânsito mais eficiente e, consequentemente, menos prejudicial ao meio ambiente, ajudando, por exemplo, a controlar os semáforos de acordo com a demanda, otimizando o fluxo dos automóveis. Além disso, podem oferecer várias outras funções importantes, como sugerir o melhor caminho até o estacionamento mais próximo que tiver vagas disponíveis. Isto torna a comunicação entre os carros um elemento chave na tecnologia da assistência aos motoristas e sistemas de segurança do futuro.

Projeto sim

O objetivo da experiência de campo recém iniciada é testar a adaptabilidade dos sistemas para uso diário em condições de trânsito reais. Essas experiências fazem parte do projeto de pesquisas denominado sim, encabeçado pela Daimler AG. O nome sim® corresponde às iniciais de Safe Intelligent Mobility, ou Mobilidade Inteligente Segura. "Estamos convencidos de que a comunicação entre veículos irá desempenhar um importante papel na mobilidade do futuro", afirma o coordenador geral do projeto sim®, Dr. Christian Weiß, encarregado de sistemas cooperativos na área de Pesquisas e Desenvolvimento Avançado da Daimler.  "A comunicação C2X nos permite detectar objetos e situações perigosas muito além da área próxima do veículo. E isto é um passo importante no caminho para chegarmos a uma era de condução sem acidentes."

O projeto sim® (www.simtd.de) é resultado da colaboração entre fabricantes alemães de automóveis, fornecedores da indústria, empresas de comunicações, institutos de pesquisas e o setor público. O projeto é patrocinado e apoiado pelos ministérios da Economia e Tecnologia, da Educação e Pesquisa, e do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, assim como o estado de Hessen. Para a Daimler, que é pioneira na área da segurança veicular, a comunicação C2X e os sistemas de assistência que dele resultarem são de enorme importância.

Atividades internacionais

A Daimler também realiza pesquisas sobre comunicação C2X nos Estados Unidos. Em sua sede em Palo Alto, na Califórnia, está adaptando sistemas C2X a veículos e realizando testes. A pesquisa nos Estados Unidos permite que a Daimler, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, aborde as necessidades específicas do mercado americano em comunicação entre veículos e a atingir o maior nível de harmonização tecnológica possível.

Além de sua participação no projeto sim® e sua pesquisa baseada nos EUA, o forte apoio da Daimler para as comunicações C2X é evidente por seu longo envolvimento em outros projetos da área. O grupo iniciou, por exemplo, projetos de pesquisa de suma importância, como o NoW (Network on Wheels - rede sobre rodas) e o Fleetnet, cujos resultados foram incorporados nos atuais testes da C2X e sua padronização. Além disso, a Daimler é um dos membros fundadores do CAR 2 CAR Communication Consortium (C2C CC - Consórcio de Comunicações Carro a Carro) e trabalha para a harmonização de sua tecnologia na Europa com o projeto DRIVE C2X.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.