- Veículos trocam informações sobre intensidade do tráfego e situações perigosas
- Um dos maiores testes mundiais de comunicações entre carros chega à estrada
As redes sociais tornaram-se uma forma já consagrada de trocar informações rápida e facilmente. Agora, um dos maiores testes de campo já realizados na área de comunicações entre veículos (C2X) está pronto para demonstrar que este conceito pode ser adaptado para aumentar a segurança viária e a eficiência dos automóveis. A experiência consiste de 120 veículos que irão rodar nas estradas da região do Rhine-Main, na Alemanha, até o final do ano.
Cada carro é ligado por meio de uma rede aos outros participantes da rede, assim como à infraestrutura de controle do tráfego. Cada veículo irá manter os outros atualizados sobre a situação do trânsito a cada momento. Por exemplo, se o final de um engarrafamento na autoestrada A5 estiver escondido atrás de uma colina, os veículos que se aproximarem da área problemática poderão receber um aviso antecipado, permitindo que o motorista decida se deve procurar uma rota alternativa.
Em situações em que os motoristas têm dificuldade em ver o que está acontecendo na estrada à sua frente, como na estrada federal B3, a tecnologia C2X pode ajudar a evitar colisões traseiras e engavetamentos, por exemplo, informando sobre uma freada de emergência a quem vem mais atrás, mesmo que o motorista não possa ver as luzes de freios sendo acionadas por estar atrás de um caminhão.
Os sistemas C2X também podem contribuir um pouco para tornar o trânsito mais eficiente e, consequentemente, menos prejudicial ao meio ambiente, ajudando, por exemplo, a controlar os semáforos de acordo com a demanda, otimizando o fluxo dos automóveis. Além disso, podem oferecer várias outras funções importantes, como sugerir o melhor caminho até o estacionamento mais próximo que tiver vagas disponíveis. Isto torna a comunicação entre os carros um elemento chave na tecnologia da assistência aos motoristas e sistemas de segurança do futuro.
Projeto sim
O objetivo da experiência de campo recém iniciada é testar a adaptabilidade dos sistemas para uso diário em condições de trânsito reais. Essas experiências fazem parte do projeto de pesquisas denominado sim, encabeçado pela Daimler AG. O nome sim® corresponde às iniciais de Safe Intelligent Mobility, ou Mobilidade Inteligente Segura. "Estamos convencidos de que a comunicação entre veículos irá desempenhar um importante papel na mobilidade do futuro", afirma o coordenador geral do projeto sim®, Dr. Christian Weiß, encarregado de sistemas cooperativos na área de Pesquisas e Desenvolvimento Avançado da Daimler. "A comunicação C2X nos permite detectar objetos e situações perigosas muito além da área próxima do veículo. E isto é um passo importante no caminho para chegarmos a uma era de condução sem acidentes."
O projeto sim® (www.simtd.de) é resultado da colaboração entre fabricantes alemães de automóveis, fornecedores da indústria, empresas de comunicações, institutos de pesquisas e o setor público. O projeto é patrocinado e apoiado pelos ministérios da Economia e Tecnologia, da Educação e Pesquisa, e do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, assim como o estado de Hessen. Para a Daimler, que é pioneira na área da segurança veicular, a comunicação C2X e os sistemas de assistência que dele resultarem são de enorme importância.
Atividades internacionais
A Daimler também realiza pesquisas sobre comunicação C2X nos Estados Unidos. Em sua sede em Palo Alto, na Califórnia, está adaptando sistemas C2X a veículos e realizando testes. A pesquisa nos Estados Unidos permite que a Daimler, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, aborde as necessidades específicas do mercado americano em comunicação entre veículos e a atingir o maior nível de harmonização tecnológica possível.
Além de sua participação no projeto sim® e sua pesquisa baseada nos EUA, o forte apoio da Daimler para as comunicações C2X é evidente por seu longo envolvimento em outros projetos da área. O grupo iniciou, por exemplo, projetos de pesquisa de suma importância, como o NoW (Network on Wheels - rede sobre rodas) e o Fleetnet, cujos resultados foram incorporados nos atuais testes da C2X e sua padronização. Além disso, a Daimler é um dos membros fundadores do CAR 2 CAR Communication Consortium (C2C CC - Consórcio de Comunicações Carro a Carro) e trabalha para a harmonização de sua tecnologia na Europa com o projeto DRIVE C2X.