Stuttgart - A Mercedes-Benz vendeu mais veículos no mês de setembro deste ano do que em qualquer outro mês anterior. Um total de 142.994 carros da marca foi entregue a clientes em todo o mundo, o equivalente a um crescimento de 15,9%. Desde o início de 2013, foram vendidas 1.062.638 unidades (+10,1%). No terceiro trimestre do ano, a Mercedes-Benz vendeu 368.201 veículos e registrou crescimento de 18%.
O terceiro trimestre foi especialmente favorável para a empresa nos Estados Unidos e na China. A Mercedes-Benz também aumentou sua parcela de participação nos mercados europeus e se manteve como a marca premium com maior número de emplacamentos na Alemanha, Japão e Estados Unidos. Muito deste crescimento pode ser atribuído aos modelos compactos e à nova Classe E, que foi lançada com grande sucesso. A nova Classe S já lidera entre os emplacamentos de veículos novos do segmento na Alemanha. Com seu lançamento no mercado chinês em setembro, sua presença e posicionamento globais serão ainda mais fortalecidos.
"Nunca antes a Mercedes-Benz vendeu mais veículos em um único mês do que em setembro deste ano. A nova Classe S já é líder destacada no mercado na Alemanha e na Europa. Nossos compactos e a nova Classe E também têm se mostrado muito populares junto aos consumidores", declarou o Dr. Joachim Schmidt, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Automóveis. "Observando os nove meses anteriores, podemos afirmar com segurança que a Mercedes-Benz irá registrar novo recorde de vendas em 2013."
Em setembro, a Mercedes-Benz entregou 71.085 veículos a clientes na Europa (+14,2%), enfrentando as duras condições do mercado para registrar um excepcional terceiro trimestre (+14% em relação a setembro de 2012). A companhia alcançou um crescimento especialmente forte no mês no Reino Unido (+28%), Turquia (+31,5%) e na Rússia (+20,1%). Na Alemanha, a Mercedes-Benz obteve mais de nove por cento de participação. Ela liderou o mercado alemão no segmento premium em todos os meses deste ano.
Na China, o terceiro trimestre foi especialmente bom para a Mercedes-Benz. Com 56.992 veículos vendidos (incluindo Hong Kong), registrou crescimento recorde de 26,3 %, o que significa que um em cada seis novos veículos da Mercedes-Benz foi vendido a um consumidor chinês. As vendas também foram muito fortes no Japão, onde a empresa entregou 14.558 veículos no período de julho a setembro (+32,8%). A Mercedes-Benz foi novamente a marca premium com mais licenciamentos no Japão.
Nos Estados Unidos, a marca anunciou novo recorde de vendas em setembro, quando entregou 24.697 veículos (+6,7%) e foi novamente a fabricante número um de veículos premium. De janeiro a setembro, a companhia vendeu 215.056 unidades (+12,2%) - também um novo recorde - em seu maior mercado consumidor. As vendas da Mercedes-Benz aumentaram cerca de 47,5% desde o início do ano nos mercados latino-americanos. No importante mercado do Brasil, a Daimler logo estará participando com uma nova instalação fabril: a partir de 2016, a nova fábrica na cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, produzirá a nova geração da Classe C e o GLA para o mercado local.
Os novos modelos compactos da Mercedes-Benz têm alcançado destaque em vendas nos últimos nove meses. Em todo o mundo, 267.467 clientes compraram um automóvel da Classe A, Classe B ou Classe CLA (+68,3%). O design do CLA tem se mostrado especialmente popular. Em setembro, o cupê compacto da Mercedes-Benz foi escolhido como o melhor compacto novo no prêmio "Autonis 2013" de design, em votação dos leitores da revista especializada "auto motor und sport". Também em setembro, a Mercedes-Benz apresentou seu quarto modelo compacto: o GLA está pronto para conquistar o importante segmento dos utilitários esportivos compactos e ganhar novos clientes para a marca na primavera europeia de 2014.
Um forte crescimento nas vendas em setembro demonstra como os modelos da nova Classe E estão se comportando nos vários mercados: no segmento da Classe E, a Mercedes-Benz registrou recorde de vendas com 34.340 veículos (+26,3%). Desde o início de setembro, a nova Classe E está sendo oferecida na China, onde deverá ajudar ainda mais no crescimento da marca no segundo maior mercado após os Estados Unidos.
Os utilitários esportivos da Mercedes-Benz já são uma fonte consolidada de sucesso para a empresa e, desde o início do ano, 236.129 SUVs ostentando a estrela de três pontas foram vendidos - um número recorde, que equivale a um crescimento de 17,3%. Três dos cinco modelos de SUVs da companhia são fabricados na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, nos Estados Unidos. A decisão de produzir esses veículos no Alabama foi tomada há exatamente 20 anos. O Classe M foi o primeiro veículo a sair da linha de produção local e hoje é o modelo com maior volume de vendas em sua categoria em todo o mundo. Desde o início deste ano, 89.342 veículos da Classe M foram entregues a clientes em diversos países (+10,5%).
Desde o início do ano, 73.782 pessoas compraram um smart fortwo (no ano passado inteiro foram vendidas 78.984 unidades). O compacto com dois lugares está ganhando grande popularidade na China. Um total de 1.640 smarts fortwo foi vendido no país apenas em setembro (+22,5%).
Panorama das vendas da Mercedes-Benz Automóveis
Setembro de 2013 | Mudança em % | Janeiro a Setembro 2013 | Mudança em % | |
Mercedes-Benz | 142.994 | +15,9 | 1.062.638 | +10,1 |
smart | 8.526 | -7,8 | 73.782 | -6,6 |
Mercedes-Benz Automóveis | 151.520 | +14,3 | 1.136.420 | +8,9 |
Vendas da Mercedes-Benz | ||||
Europa | 71.085 | +14,2 | 496.696 | +7,3 |
- Alemanha | 22.897 | +1,5 | 191.102 | +0,2 |
NAFTA | 28.187 | +7,8 | 244.619 | +11,5 |
- EUA | 24.697 | +6,7 | 215.056 | +12,2 |
Ásia/Pacífico | 39.013 | +26,2 | 280.560 | +13,4 |
- Japão | 7.106 | +31,4 | 38.712 | +28,8 |
- China | 20.375 | +21,2 | 155.906 | +7,9 |