Com o lançamento do novo SLS AMG Coupé Electric Drive, a Mercedes-AMG entra em uma nova era: o superesportivo livre de emissões, incorporando a tecnologia avançada do mundo da Fórmula 1, proporciona a maneira mais exclusiva e dinâmica de guiar um carro elétrico. O veículo AMG de alta performance mais potente de todos os tempos possui quatro motores elétricos, que geram uma potência total de 552 kW e torque máximo de 1.000 Nm. Desta forma, o modelo asas de gaivota é o veículo elétrico produzido em série mais veloz do mundo. O SLS AMG Coupé Electric Drive acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.
Uma nova dimensão em dirigibilidade - um convincente sinônimo da promessa da marca AMG é a excepcional dirigibilidade proporcionada pela AMG Torque Dynamics, assim como a distribuição individual do torque para as rodas, que se torna possível pela tração integral seletiva. O modelo asas de gaivota mais "eletrizante" de todos os tempos foi desenvolvido internamente pela Mercedes-AMG GmbH. Sua bateria de alta voltagem é resultado da cooperação entre a Mercedes AMG e a Mercedes AMG High Performance Powertrains, localizada em Brixworth, Grã-Bretanha. Os especialistas britânicos da Fórmula 1 contribuiram significativamente nesta área por seu extenso conhecimento dos sistemas híbridos KERS (Kinectic Energy Recovery System - sistema de recuperação de energia cinética).
"O SLS AMG Coupé Electric Drive estabelece novos parâmetros para carros com propulsão elétrica. E, como o modelo asas de gaivota mais potente de todos os tempos, também representa a permanente força inovadora da Mercedes-AMG. Nossa visão do mais dinâmico veículo elétrico tornou-se realidade: com a ajuda de nossos colegas da Mercedes AMG High Performance Powertrains, em Brixworth, estamos trazendo para as ruas a empolgante tecnologia avançada do mundo da Fórmula 1", declarou Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH.
Pioneiro, visionário, eletrizante: o poderoso carro superesportivo livre de emissões com propulsão elétrica também incorpora a competência em desenvolvimento da Mercedes-AMG GmbH. Com esta inovadora e inédita solução, a AMG, marca de desempenho da Mercedes-Benz, demonstra sua liderança tecnológica no segmento. O SLS AMG Coupé Electric Drive destina-se aos fãs de superesportivos abertos a novas ideias e entusiastas de soluções de alta tecnologia ambiciosas para o futuro do automóvel.
Enorme impulso: 1.000 Nm de torque
O pacote tecnológico pioneiro do SLS AMG Coupé Electric Drive garante uma inédita e eletrizante experiência de direção: uma enorme força de impulso é gerada pelos quatro motores elétricos síncronos, que geram um total de 552 kW e torque máximo de 1.000 Nm. Este modelo muito especial acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e pode atingir 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). A ágil resposta ao comando do pedal do acelerador e a entrega linear de força oferecem uma sensação única: diferentemente dos motores a combustão, a manifestação do torque nos motores elétricos é instantânea - o torque máximo é disponibilizado imediatamente ao arrancar. Esta espontaneidade do torque e a intensa manifestação de potência sem nenhuma interrupção da tração se combinam com a característica de funcionamento do motor, completamente sem vibrações.
Os quatro motores elétricos síncronos compactos com imãs permanentes, cada um pesando 45 quilos, atingem individualmente 13 mil rpm e impulsionam seletivamente as quatro rodas por meio de uma transmissão configurada eixo a eixo. Isto permite a distribuição de torque individual para cada uma das rodas, que normalmente só seria possível com motores montados nos cubos, que tem a desvantagem de aumentar consideravelmente as massas não suspensas.
Dados em resumo:
SLS AMG Coupé Electric Drive | |
Potência máxima | 552 kW |
Torque | 1.000 Nm |
0-100 km/h | 3.9 s |
Autonomia | 250 km (norma NEDC cidade-estrada) |
Capacidade da bateria: | 60 kWh |
Voltagem da bateria | 400 volts |
Uma característica AMG: o som do século 21
Poderoso, volumoso, dinâmico, emocionante e autêntico: o som característico do SLS AMG Coupé Electric Drive personifica o som do século 21. Após uma elaborada série de experiências, assim como numerosos testes de rodagem, os especialistas da AMG criaram um som que captura o excepcional dinamismo deste superesportivo elétrico. Tudo começa com um som característico para a partida, que é emitido quando é pressionado o botão "Power" da AMG DRIVE UNIT.
Os ocupantes do carro podem experimentar um som especialmente criado para cada situação de rodagem: incrivelmente dinâmico nas acelerações, discreto em velocidade de cruzeiro e com características especiais na recuperação de velocidade. O som não depende apenas da velocidade, rotação dos motores e condições de carga do carro, mas reflete também a situação de rodagem e a forma de operação do veículo. Uma perfeita resposta para o motorista é garantida pela combinação do som, o uso dos ruídos inerentes ao veículo e a eliminação dos ruídos de fundo (chamada pelos especialistas de "limpeza sonora"). O impressionante som é produzido pelo sistema sonoro de série, com onze alto-falantes.
Tecnologia da Fórmula 1: bateria de íons de lítio de alta voltagem
Eficiência da bateria, desempenho e peso: em todas estas três áreas a Mercedes-AMG está estabelecendo novos parâmetros. A bateria de alta voltagem do SLS AMG Coupé Electric Drive contém 60 kWh de energia, tem potencial de carga elétrica de 600 kW e pesa 548 kg - os melhores valores do setor automotivo. A bateria de íons de lítio com refrigeração líquida tem design modular e voltagem máxima de 400 V.
A tecnologia avançada e o know-how do mundo da Fórmula 1 foram aplicados durante o estágio de desenvolvimento e na produção: a bateria é o primeiro resultado da cooperação entre a Mercedes-AMG GmbH em Affalterbach e a Mercedes AMG High Performance Powertrains. Sediada em Brixworth, na Inglaterra, a companhia tem trabalhado juntamente com a Mercedes-AMG há alguns anos. Os especialistas em motores da F1 se beneficiaram de sua extensa experiência com o conceito híbrido do KERS, que estreou na temporada da Fórmula 1 de 2009. No Grande Prêmio da Hungria de 2009, Lewis Hamilton conquistou a primeira vitória na história da Fórmula1 de um veículo utilizando a tecnologia híbrida KERS, na forma do Mercedes-Benz KER System. A Mercedes AMG High Performance Powertrains é fornecedora das equipes de Fórmula 1 MERCEDES AMG PETRONAS, Vodafone McLaren Mercedes e Sahara Force India de motores Mercedes V8 e do KERS.
A bateria de alta voltagem consiste de 12 módulos, cada um deles com 72 células de íons de lítio. O arranjo otimizado de um total de 864 células ajuda não apenas a utilizar da melhor maneira o espaço de instalação, mas também em termos de desempenho. Uma característica técnica é o engenhoso circuito paralelo dos módulos individuais de baterias - ele ajuda a maximizar a segurança, confiabilidade e a vida útil da bateria. Como na Fórmula 1, a bateria é carregada por meio da recuperação de energia durante a desaceleração enquanto o carro está sendo usado.
Controle de alto desempenho e resfriamento dos componentes
Um sistema eletrônico de controle de alta performance converte a corrente direta da bateria de alta voltagem em corrente alternada trifásica, necessária para a alimentação dos motores síncronos, e regula o fluxo de energia de acordo com as condições de operação. Dois circuitos de resfriamento de baixa temperatura asseguram que os quatro motores elétricos e a eletrônica de alimentação sejam mantidos a uma temperatura razoável. Um circuito de baixa temperatura separado é responsável por resfriar a bateria de íons de lítio de alta voltagem. Quando a temperatura ambiente é baixa, a bateria é levada rapidamente à temperatura ótima de funcionamento com a ajuda de um elemento de aquecimento elétrico. Em temperaturas externas extremamente altas, o circuito de arrefecimento da bateria pode ser auxiliado pelo sistema de ar-condicionado. Isto ajuda a preservar a duração do sistema de baterias.
Carga rápida por carregador especial
Idealmente, o SLS AMG Coupé Electric Drive é carregado com a ajuda de um carregador de parede. Instalada em uma garagem doméstica, esta tecnologia provê carga rápida de 22 kW, mesmo valor de carregamento disponível em estações de recarga públicas. Um cabo de alta voltagem é usado para conectar o veículo até o aparelho de recarga e a operação demora aproximadamente três horas. Sem o aparelho, a carga total leva cerca de 20 horas. O aparelho de recarga é fornecido como opcional pela Mercedes-AMG, em cooperação com a SPX e KEBA, dois fornecedores de infraestrutura inovadora de carregamento elétrico para a indústria automotiva.
Design de oito estágios para máxima segurança
Para assegurar segurança máxima, o SLS AMG Coupé Electric Drive utiliza um design de segurança de oito estágios. Ele compreende os seguintes itens:
Com esta configuração, a Mercedes-AMG assegura a máxima segurança durante a produção do veículo, assim como na manutenção e reparação. Evidentemente, o SLS AMG Coupé Electric Drive também cumpre todos os requisitos legais e os usados internamente pela Mercedes em testes de colisão.
Tração integral com AMG Torque Dynamics: novos níveis de independência
Quatro motores, quatro rodas - o sistema inteligente de tração integral permanente do SLS AMG Coupé Electric Drive garante uma dinâmica de direção do mais alto nível, oferecendo simultaneamente a maior segurança ativa possível. A tração ideal nas quatro rodas é assegurada desta forma, sob quaisquer condições climáticas. Segundo os desenvolvedores, o termo "Torque Dynamics" se refere ao controle individual dos motores elétricos, o que permite que níveis de independência totalmente novos sejam obtidos. O sistema AMG Torque Dynamics funciona permanentemente e permite a distribuição seletiva das forças para cada uma das rodas. A distribuição inteligente do torque beneficia o comportamento dinâmico, a dirigibilidade, segurança e conforto de rodagem. Cada roda pode ser independentemente impulsionada ou freada eletricamente, dependendo das condições de direção, o que contribui para:
- otimizar o comportamento do veículo nas curvas;
- reduzir possíveis tendências a sobre ou subesterçar;
- tornar mais suaves a reação às mudanças de direção do veículo básico;
- reduzir o esforço de esterçamento e o ângulo de esterço necessário nas curvas;
- aumentar a tração;
- minimizar a intervenção dos sistemas ESP e ASR.
A AMG Torque Dynamics possui um amplo grau de variação e individualização, oferecendo três modos diferentes de transmissão:
- Comfort (C): direção confortável e segura
- Sport (S): condução esportiva e equilibrada
- Sport plus (S+): condução esportiva e ágil
A AMG Torque Dynamics permite a utilização ideal do potencial de aderência entre os pneus e o piso em todas as condições de direção. A tecnologia permite níveis máximos de liberdade e, desta forma, a utilização ideal dos limites dinâmicos de direção do veículo. O máximo de segurança de dirigibilidade é assegurada permanentemente pelo Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) de dois estágios.
Estratégia de design "AMG Lightweight Performance"
A inovadora estrutura em concha da carroceria do SLS AMG Coupé Electric Drive é parte da ambiciosa estratégia de design "AMG Lightweight Performance". A bateria é colocada dentro de um monocoque de fibra de carbono que é integrado ao modelo asas de gaivota e atua como se fosse sua "espinha". O alojamento monocoque é firmemente aparafusado e colado à estrutura espacial de alumínio da carroceria. Os materiais compostos da fibra são originários da Fórmula 1, entre outras áreas. As vantagens do plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) foram exploradas pelos engenheiros da Mercedes-AMG durante o projeto do monocoque. Elas incluem a alta resistência à tensão, que permite criar estruturas extremamente rígidas em termos de torção e dobradura, excelente desempenho em colisões e baixo peso. Componentes de fibra de carbono são até 50 por cento mais leves do que estruturas de aço, mantendo o mesmo nível de estabilidade. Comparada ao alumínio, a economia de peso continua em torno de 30 por cento e o material usado é consideravelmente mais fino.
A redução de peso alcançada pelo monocoque da bateria em fibra de carbono se reflete na agilidade do SLS AMG Coupé Electric Drive e, juntamente com o sistema de tração integral seletiva, assegura puro prazer ao dirigir. Além disso, o monocoque de fibra de carbono da bateria é construído como uma "célula de intrusão zero", para atender aos mais altos requisitos quanto à segurança em acidentes. Ele protege os módulos da bateria dentro do veículo de possíveis deformações ou danos em caso de colisão.
A base da construção em CFRP são finas fibras de carbono, dez vezes mais finas que o cabelo humano. Um fio desta fibra inovadora que fosse estendido da Terra à Lua pesaria apenas 25 gramas. Entre mil e 24 mil fibras são reunidas para formar fios individuais. Eles são tecidos e costurados por máquinas que os transformam em mantas com várias camadas, que podem ser moldadas em formas tridimensionais. Esses componentes recebem uma injeção de resina sintética líquida e endurecem dando à estrutura sua forma e estabilidade finais.
Distribuição de peso ideal e baixo centro de gravidade
O sistema de propulsão puramente elétrico foi considerado no projeto já na fase em que este superesportivo estava sendo concebido. Ele foi construído de forma ideal para receber a tecnologia de alta performance com emissão zero. Os quatro motores elétricos e as duas transmissões, por exemplo, ficam o mais perto possível das quatro rodas e o mais baixo possível no veículo. O mesmo ocorre com a bateria de alta voltagem. Entre as vantagens dessa solução, incluem-se o baixo centro de gravidade do veículo e a distribuição equilibrada do peso - condições ideais para a ótima dirigibilidade que o asas de gaivota com propulsão elétrica compartilha com seu irmão movido a gasolina.
Novo design do eixo dianteiro com torres de suspensão tipo pushrod
A tração dianteira adicional, que não existe no modelo a gasolina, exigiu um novo eixo dianteiro. Diferentemente do veículo equipado com o motor AMG V8, que possui suspensão com braços duplos em V, o SLS AMG Coupé Electric Drive apresenta uma suspensão multilink com amortecedores horizontais. Isto se deve as torres verticais terem que dar espaço aos eixos propulsores. Como é comum em muitos carros de competição, são utilizados amortecedores horizontais, operados por meio de braços e alavancas. Graças ao sofisticado projeto do eixo dianteiro, que já foi testado no mundo do automobilismo esportivo, a agilidade e comportamento dinâmico do SLS AMG Coupé Electric Drive mantém os altos níveis da versão V8. Outro item diferenciado é a direção assistida sensível à velocidade tipo pinhão e cremalheira: a assistência é implementada eletro hidraulicamente, em vez de apenas pelo sistema hidráulico.
Freios AMG de composto de cerâmica
O SLS AMG Coupé Electric Drive utiliza freios AMG de alto desempenho feitos de compostos de cerâmica, que proporcionam respostas de frenagem diretas, precisão e uma extraordinária resistência à queda de rendimento causada pelo aquecimento, mesmo em condições de uso extremas. Os discos superdimensionados, medindo 402 x 39 mm na frente e 360 x 32 mm atrás, são feitos de cerâmica reforçada com fibras de carbono e são conectados a um cubo de alumínio por um sistema radial flutuante.
Os discos de cerâmica são 40 por cento mais leves que os convencionais, de ferro fundido. A redução das massas não suspensas colabora não apenas com a dirigibilidade e agilidade do carro, mas também com o conforto de rodagem e a aderência dos pneus. A menor massa rotacional no eixo dianteiro também assegura uma resposta mais direta ao volante, o que é notado especialmente ao fazer curvas em pistas de alta velocidade.
Design exclusivo e detalhes de alta qualidade
Visualmente, o multipremiado design do SLS AMG foi combinado a vários itens específicos criados especificamente para a versão Electric Drive. A dianteira do carro possui um impactante divisor aerodinâmico em fibra de carbono aparente, que garante a pressão vertical sobre o eixo dianteiro. A grade do radiador e as tomadas de ar adjacentes são pintadas na cor do veículo, com aberturas em forma de colmeia. Elas não são apenas detalhes visuais mas, graças aos seu projeto otimizado aerodinamicamente, também melhoram o fluxo de ar destinado aos módulos montados junto às aberturas. Faróis escurecidos também acentuam a sensação de independência da seção dianteira.
Visto de lado, o logotipo Electric Drive se destaca, assim como as rodas de liga leve AMG com cinco raios duplos, com uma pintura especial. O SLS AMG Electric Drive é equipado de série com pneus 265/35 R 19 na frente e 295/30 R 20 na traseira. A impressão visual é arrematada pelo efeito dinâmico do novo difusor traseiro e pelas lanternas posteriores escurecidas. Um item exclusivo do SLS AMG Coupé Electric Drive é a pintura fosca na cor "AMG electricbeam magno". Há cinco outras opções de cores, sem custo adicional.
Quando a cor especial AMG electricbeam magno for escolhida, o interior esportivo de alta qualidade utiliza a mesma nas costuras contrastantes dos bancos. O ponteado combina perfeitamente com o couro preto designo Exclusive. Assentos esportivos AMG e muitos elementos decorativos em fibra de carbono no interior reforçam o caráter exclusivo e dinâmico do carro elétrico mais veloz da atualidade. À frente do volante AMG Performance há um painel com novo desenho: no lugar do contagiros há um indicador de energia que fornece informações de uso, status de recuperação, modos de transmissão e a carga da bateria.
AMG Performance Media de série
A AMG DRIVE UNIT incorpora o botão giratório que seleciona os três modos de transmissão - C (Eficiência Controlada), S (Sport) e S+ (Sport plus) - que o condutor pode escolher para especificar diferentes níveis de desempenho dos motores elétricos e que também alteram a velocidade máxima e a resposta ao acelerador. Entre os botões "power" e o que permite desligar o ESP, ficam os comandos do AMG Torque Dynamics e do AMG Setup.
Além dos espelhos retrovisores externos em fibra de carbono, a tampa AMG em fibra de carbono do compartimento do motor, o COMAND APS, Media Interface, Blind Spot Assist (assistente de ponto cego) e câmera de ré são equipamentos de série, juntamente com o sistema AMG Performance Media. Além de acesso à internet de alta velocidade, esse sistema oferece informações sobre o desempenho dos motores, aceleração lateral e longitudinal, pressão dos pneus, regulagem do veículo e tempo de volta em pistas de velocidade, assim como várias outras, tais como:
- fluxo de energia;
- nível de carga da bateria;
- autonomia;
- AMG Torque Dynamics;
- temperatura da bateria e dos motores;
- consumo de eletricidade em kWh/100 km.
O Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Electric Drive será lançado no mercado europeu em junho de 2013.