- Roadster com nova motorização já está disponível nos concessionários da marca em todo o País
- Modelo mantém charme, elegância e esportividade da versão anterior com ainda mais potência
- Carroceria 100% em alumínio melhora performance sem comprometer segurança
A Mercedes-Benz iniciou as vendas da nova versão de um dos modelos clássicos da marca: o SL 400, nova motorização da versão anterior SL 350.
Com motor V6 de 3,0 litros biturbo, o roadster está ainda mais agressivo, gerando 27 cv a mais do que os 306 cv do seu antecessor. O pacote de equipamentos continua incluindo itens premium de conforto, segurança e tecnologia, fazendo da família SL uma das mais desejadas pelos consumidores de todo o mundo, há mais de seis décadas.
Além de oferecer mais potência, o motor V6 de 3,0 litros biturbo, com tecnologia BlueDIRECT, alia excelente desempenho à grande autonomia. O novo SL 400 representa um conjunto harmônico de charme, elegância e dinamismo em um roadster que acelera de 0 a 100 Km/h em 5,2 segundos.
Como item de série, a versão SL 400 possui a função ECO start/stop e transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, oferecendo quatro modos de operação: “C”(eficiência controlada), “S”(esportiva), “S+” (Sport plus) e “M” (manual).
Para auxiliar ao ótimo desempenho, o Mercedes-Benz SL é composto por uma carroceria 100% feita em alumínio. A rigidez dessa estrutura é a base do comportamento ágil e esportivo de suas linhas. Dessa forma, o modelo assume literalmente o significado das famosas letras "SL" – esportivo (Sport) e leve (Lightweight). Poucos componentes são feitos em outros materiais que não o alumínio. Para a cobertura atrás do tanque, por exemplo, foi utilizado magnésio, que é ainda mais leve. Como medida de segurança, tubos de aço de alta resistência foram integrados às colunas dianteiras.
Esse tipo de carroceria garante resistência superior ao habitáculo, com zonas de deformação precisamente definidas. Em caso de acidentes, as colunas dianteiras feitas de aço e alumínio protegem o compartimento dos ocupantes do automóvel.
Outro ponto forte do SL 400 é a suspensão com amortecedores semi-ajustáveis, que atua em conjunto com o sistema de direção Direct-Steer, com assistência sensível à velocidade e redução variável dependendo do ângulo de esterço do volante. Isso garante excelente estabilidade nas retas e, consequentemente, um alto grau de confiabilidade ao trafegar em alta velocidade. O sistema também diminui a necessidade de virar o volante ao estacionar ou manobrar, proporcionando maior conforto ao condutor.
As linhas clássicas do SL ressaltam o longo capô e a traseira larga e imponente do modelo. A grade cromada do radiador reforça a ideia de elegância e esportividade características da Mercedes-Benz. O posicionamento dos faróis nas extremidades laterais da dianteira dá ainda mais imponência ao veículo. O sistema de iluminação bixenônio é equipado com controle inteligente ILS (Intelligent Light System), fornecendo cinco diferentes funções de operação, dependendo da condição da via ou estrada.
No interior do SL a tradição da Mercedes-Benz está presente pela precisão nos detalhes e acabamento luxuoso. Quanto à tecnologia, o modelo possui o sistema de gerenciamento e informática COMAND Online, que inclui telefonia Bluetooth e acesso à internet e DVD. Ele possibilita navegação ilimitada sempre que o veículo estiver parado via conexão com um smartphone.
Outros itens de destaque são Keyless GO, que permite ao motorista utilizar uma chave sensorial para abrir as portas e ligar o veículo, e o HANDS-FREE ACCESS, para abertura ou fechamento da tampa do porta-malas sem uso das mãos e sem contato. O usuário precisa simplesmente movimentar o pé próximo ao para-choque traseiro.
Por último, o SL 400 conta com sistemas de assistência ao condutor, que garantem ao veículo o título de roadster mais seguro do mundo. Entre eles estão o ATTENTION ASSIST, para detectar sonolência no motorista, e o ADAPTIVE BRAKE, sistema de frenagem que reúne ABS, controle de deslizamento na aceleração (ASR) e controle ativo de desvio lateral.
O sistema ADAPTIVE BRAKE funciona juntamente com luzes de freio adaptativas. Nas frenagens de emergência, elas piscam, alertando os veículos que vêm atrás.
Outros equipamentos que tornam esse modelo ainda mais segurosão o Active Parking Assist (assistência ativa ao estacionamento), que utiliza sensores de ultrassom para identificar vagas disponíveis e automaticamente realizar a manobra em vagas paralelas ou perpendiculares, e o sistema PRE-SAFE de proteção antecipada dos ocupantes. Quando é detectado risco de acidente, ele é ativado para otimizar, ao máximo, o funcionamento do cinto de segurança e dos seis airbags presentes no veículo.
Características técnicas:
Cilindrada |
3.2996 cm3 |
Potência |
333 cv a 5.250-6.000 rpm rpmrpmpm |
Torque máx. |
480 Nm entre 1.600 - 4.000 rpm |
Peso |
1.730 Kg |
Altura |
1.314 mm |
Largura |
2.099 mm |
Comprimento |
4.612 mm |
Capacidade do porta-malas |
241- 381 L |
Capacidade do tanque do combustível |
65/8 L |
Pneus |
255/35 R19 - 285/30 R 19 |
Aceleração 0-100 km/h |
5,2 segundos |
Velocidade máxima |
250 km/h |
O novo SL 400 já está disponível nos concessionários de todo o Brasil, com preço sugerido de US$ 222.900.