- Escola terá como enredo: “Os Condutores da Alegria: numa fantástica viagem aos Reinos da Folia”.
- O enredo transporta o público para as mais importantes festas e manifestações populares do mundo.
- Mercedes-Benz foi escolhida para representar simbolicamente o transporte do público por entre as diversas localidades sede dos festejos apresentados na trama e o acesso à cultura popular.
A Mercedes-Benz – marca responsável pela invenção do primeiro automóvel e do primeiro caminhão no mundo, além de sinônimo de constante inovação em mobilidade – foi escolhida para ser homenageada pela Escola de Samba Sociedade Rosas de Ouro, no Carnaval 2013, da cidade de São Paulo.
Com o enredo: “Os Condutores da Alegria: numa fantástica viagem aos Reinos da Folia”, a escola de samba convida o público a um passeio fascinante, para conhecer a riqueza das festas populares do mundo. A Mercedes-Benz foi escolhida pela Rosas de Ouro para transportar a cultura para a sociedade.
As festas populares foram escolhidas como tema central do Carnaval 2013 por representarem a expressão da cultura e da tradição dos povos. “Há muito contido nos costumes, no folclore, nos sabores, nas línguas e nas festas populares. Essa grande riqueza cultural será retratada na avenida, no próximo Carnaval, quando uma nova estrela irá brilhar. Torcemos pela conquista de mais um título” , afirma Jorge Freitas, carnavalesco responsável pelo desenvolvimento do enredo.
O Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo, foi escolhido como oportunidade para celebrar todas as mais importantes festividades folclóricas. Nesse contexto, o enredo da Rosas de Ouro será também um exemplo de diversidade e cobrirá do Ano Novo Chinês; à Festa dos Guerreiros Zulu, na África do Sul; passando por Saint Patrick’s Day, na Irlanda; além da Celebração do Dia dos Mortos, no México até chegar ao Brasil, onde obviamente terão destaque o Carnaval, o Festival de Parintins, no Amazonas, entre outros.
“Estamos muito honrados com o convite da Rosas de Ouro, pois nessa oportunidade podemos colocar em prática nossos objetivos de Responsabilidade Social, nesse caso, incentivando à cultura, por meio do Carnaval, que é a expressão máxima do folclore brasileiro”, garante Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e chairman do Comitê de Responsabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo o executivo, outro importante diferencial do projeto é a divulgação de uma mensagem de Paz e de respeito à diversidade para um grande público, devido a visibilidade do Carnaval na mídia brasileira e mundial.
“Nessa fantástica viagem vamos perceber que o motor que move as festas, não é o dinheiro, nem o poder. É o amor. O amor pela cultura, por sua terra, por suas crenças, por suas agremiações e pela vida. Esse amor está também demonstrado na parceria com a Mercedes-Benz. Estamos muito felizes com a nova estrela do Carnaval 2013”, conclui Angelina Basílio, presidente da Sociedade Rosas de Ouro.
O anúncio do tema do enredo foi feito em uma festa, no último sábado, 12 de maio, na quadra da escola, na Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo.
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante de caminhões e ônibus da América Latina. Ela está presente no País desde 1956, quando foi iniciada a produção na fábrica de São Bernardo do Campo. Desde então, mais de 1.900.000 veículos comerciais já deixaram suas linhas de produção em direção às estradas do Brasil e de outros 50 países para onde a Empresa exporta seus produtos.
A própria Empresa é responsável pela fabricação dos motores, câmbios e eixos, que utiliza em seus produtos. Com unidades de produção de veículos comerciais em São Bernardo do Campo (SP), e em Juiz de Fora (MG), além da Central de Peças e do Centro de Treinamentos em Campinas (SP), a Empresa conta atualmente com mais de 14.000 colaboradores.
Durante toda sua trajetória no Brasil, a Mercedes-Benz acredita e investe no desenvolvimento social. Prova de sua responsabilidade e compromisso junto à comunidade são os projetos sócio-ambientais que realiza, visando promover a educação, os esportes, proteger o meio ambiente, incentivar a cultura, desenvolver as ciências e zelar pela saúde e bem estar social.
Sobre a Escola de Samba Sociedade Rosas de Ouro
Fundada em 1971, a Sociedade Rosas de Ouro é hoje uma das maiores e melhor estruturadas escolas de samba de São Paulo. Ela é também uma das favoritas da cidade e frequentada por uma variedade de pessoas: famílias, jovens, estudantes, crianças e estrangeiros. Há 36 anos, desfilando no Grupo Especial, dificilmente ficou abaixo da sexta colocação, já tendo vencido sete campeonatos.
A Rosas de Ouro desenvolve atividades com crianças e idosos ao redor da quadra. A entidade procura ajudar os menores carentes de diversão, lazer e esporte, retirando-os das ruas. Em 1995 foi criado o “PROJETO SAMBA SE APRENDE NA ESCOLA”, e devido à situação precária das famílias das crianças e dos adolescentes tornou-se necessária à criação de um Programa Social mais abrangente e extensivo às famílias.
Sem perder a essência de escola de samba, a Rosas de Ouro profissionalizou seu segmento e passou a oferecer para grandes empresas, festas e eventos, como o show Rosas de Ouro apresentado em todo território nacional e até mesmo em outros países.
Toda a equipe da Escola é comprometida com as atividades, desde o lançamento do enredo até o desfile oficial. Não há período sazonal. O trabalho é intenso, durante o ano inteiro.