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Mercedes-Benz S 500 PLUG-IN HYBRID garante eficiência e performance


  • O novo Mercedes-Benz S 500 PLUG-IN HYBRID combina uma configuração híbrida ultramoderna com as inovações, equipamento luxuoso e detalhes exclusivos do Classe S. O luxuoso sedã com longa distância entre-eixos impressiona pelo excepcional dinamismo e eficiência. Graças ao controle de climatização pre-entry de série, ele também proporciona um conforto ambiente incomparável. O primeiro sedã de luxo com consumo certificado na categoria 'três litros' (3 litros por 100 km rodados) é mais um marco no caminho para a mobilidade livre de emissões.

"O S 500 PLUG-IN HYBRID é o primeiro sedã de luxo com o desempenho de um V8 e consumo de um modelo compacto. O grande desafio foi transformar eficiência em desempenho superior. Neste aspecto, há um paralelo muito interessante com nosso vitorioso carro da Fórmula 1 que, da mesma forma, tem motor V6 turbo e propulsão híbrida de alta tecnologia", afirma o Prof. Dr. Thomas Weber, membro do conselho de direção da Daimler responsável pelas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis.  

"O novo S 500 PLUG-IN HYBRID oferece aos nossos clientes toda a gama de inovações que tornam nosso Classe S um sucesso e, graças à estratégia de operação inteligente, garante dinamismo e prazer ao dirigir combinados à mais alta eficiência. Além disso, ele permite rodar até 33 quilômetros sem emissões", acrescenta Ola Källenius, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Automóveis.

O Mercedes-Benz S 500 PLUG-IN HYBRID tem potência total de 325 kW e 650 Nm de torque, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e pode rodar até 33 km usando apenas eletricidade. O consumo certificado é de 2,8 litros/100 km, correspondendo a emissões de 65g de CO2 por quilômetro. Os elementos-chave desta potência impressionante são o V6 biturbo e a propulsão híbrida inteligente. 

Após o S 400 HYBRID e o S 300 BlueTEC HYBRID, o S 500 PLUG-IN HYBRID é o terceiro modelo híbrido do novo Classe S. Sua bateria de íons de lítio de alta voltagem, com 8,7 kWh, pode ser recarregada externamente por meio da tomada de carga localizada no lado direito do para-choque traseiro.

Todos os modelos híbridos do Classe S receberam certificados ambientais. Eles documentam a performance ambiental dos carros desde seu desenvolvimento até a reciclagem, durante todo o ciclo de vida. O desempenho ambiental é atestado segundo padrões internacionalmente reconhecidos por especialistas independentes. Referente às emissões de CO2, o certificado do S 500 PLUG-IN HYBRID declara: "Ao longo de todo o ciclo de vida, incluindo a fabricação, utilização por mais de 300 mil quilômetros e reciclagem, há claras vantagens em comparação com o S 500. O carregamento externo da bateria de acordo com a matriz energética europeia pode reduzir as emissões de CO2 em cerca de 43% (35 toneladas). Com o uso de energia hidrelétrica renovável, é possível atingir uma redução de 56% (46 toneladas).

O sistema de propulsão híbrido é baseado na transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete marchas. O sistema híbrido plug-in do Classe S é baseado no sistema híbrido modular paralelo da Mercedes-Benz. O item em comum é a embreagem adicional integrada entre os motores a combustão e elétrico. De um lado, ela desacopla o motor a combustão durante a operação puramente elétrica. Por outro lado, caso o motor a combustão seja utilizado, ela permite seu desligamento por meio de uma embreagem de partida em banho de óleo. Esta embreagem substitui o conversor de torque e não requer espaço adicional, graças à sua completa integração ao alojamento do conversor.
Para fortalecer a confiança dos clientes na inovadora tecnologia plug-in, a Mercedes-Benz está emitindo pela primeira vez, especialmente para o S 500 PLUG-IN HYBRID, um certificado com o compromisso de performance da bateria de alta voltagem e componentes plug-in (motor elétrico e sistemas eletrônicos de potência). Isto garante que, durante um período de seis anos após a entrega, ou 100 mil quilômetros rodados, qualquer problema técnico será corrigido pela Mercedes-Benz.

Pedal do acelerador: apoio ao motorista

Embarque, dê a partida, dirija e, além da exemplar eficiência, solicite a aceleração especial proporcionada pelo motor elétrico por meio do kickdown (pisar no acelerador momentaneamente até o fundo). Utilizar a capacidade híbrida do S 500 PLUG-IN HYBRID é fácil assim. No uso diário normal, ele se movimenta com a mesma facilidade de um veículo com transmissão automática. 

Dependendo do modo de operação escolhido, a estratégia de operação inteligente seleciona automaticamente a combinação ideal entre os motores a combustão interna e elétrico, adaptando-se desta forma de acordo com o nível de carga da bateria. Ela também ajusta antecipadamente a combinação de acordo com o trânsito e o caminho. Porém, quem desejar intervir manualmente, com a ajuda de quatro modos de operação e três de transmissão, pode regular a operação híbrida como quiser. 

O pedal do acelerador pode indicar, por meio de um impulso duplo, quando o motorista deve tirar o pé do acelerador para deixar o carro rolar livremente e recuperar energia. Durante a operação elétrica, ele também pode avisar o motorista o momento de troca para o motor a combustão. O fluxo energético é mostrado, em todos os modos de operação, no painel de instrumentos e também no display central, se ele for selecionado pelo usuário.

Dados técnicos em resumo:

Modelo

S 500 PLUG-IN HYBRID

Motor a combustão interna:

 

Número de cilindros/configuração

6/V

Formação da mistura

Injeção a alta pressão, 2 turbocompressores

Cilindrada (cm³)

2.996

Potência (kW/cv a rpm)

245/333 a 5.250-6.000

Torque (Nm a rpm)

480 a 1.600-4.000

Motor elétrico

 

Potência (kW)

85

Torque (Nm)

340

Potência do sistema (kW/cv)

325/442

Torque do sistema (Nm)

650

Consumo combinado (l/100 km) ²

2.8

Emissões de CO2 combinadas (g/km)

65

Classe de eficiência

A+

Autonomia elétrica (km)

33

Tempo de recarga 20% a 100% (400 V/16 A - 230 V/8 A) (h)³

2 – 4,1

Aceleração 0-100 km/h (s)

5.2

Velocidade máxima (km/h)¹

250

Velocidade máxima com eletricidade (km/h)

140

Preço (euros)4

108,944.50

 

1 Limitada eletronicamente, 2 Norma NEDC, 3 Tempo de recarga a 230 V/8, como em tomadas disponíveis comercialmente. Regulagens específicas no elemento de controle do cabo podem reduzir o tempo de recarga (regulagem padrão: 8 A), desde que o sistema de fornecimento de energia permita. Tempo de recarga a 400 V/16 A, por exemplo, numa tomada de parede. A voltagem e os índices de corrente indicados se referem à infraestrura de energia local e podem ser limitados pelo veículo. 
4  Preço na Alemanha, incluindo 19 por cento de VAT (imposto sobre valor adicionado).

Controle de climatização pré-embarque

Dentre os diversos equipamentos de série do S 500 PLUG-IN HYBRID, existe uma estreia mundial: o controle de climatização pré-embarque. Ele permite que, no momento da partida, o interior do Classe S esteja na temperatura selecionada, desde que o motorista programe o horário de embarque por meio do sistema Mercedes connect me, por exemplo. Isto é possível graças a um compressor de refrigeração e elementos de aquecimento elétricos. Além disso, quando é necessário aquecer o ambiente, isto não ocorre apenas com o ar, mas também nos bancos, volante e apoios de braços das portas e console central. Na refrigeração, a ventilação dos bancos também é ativada, caso este opcional conste no veículo.

Também são equipamentos de série no S 500 PLUG-IN Híbrido, que só é oferecido com longa distância entre-eixos, os faróis LED High Performance e as lanternas traseiras em LEDs, estofamento em couro, sistema COMAND Online, touchpad, controle automático de climatização THERMOTRONIC com aquecimento dos bancos também na parte traseira, pacote de memórias para o motorista e passageiro da frente, iluminação ambiente em sete cores e a suspensão AIRMATIC com sistema de amortecimento continuamente variável. 

Para a segurança, inclui de série o PRE-SAFE, COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS (alerta de colisão incluindo o Adaptive Brake Assist), ATTENTION ASSIST, Crosswind Assist (assistente de ventos laterais) e Traffic Sign Assist (reconhecimento de sinais de trânsito, inclusive alerta para contramão e exibição do limite de velocidade no painel de instrumentos). Além disso, uma grande variedade de opcionais é disponibilizada.

Estratégia híbrida da Mercedes-Benz: ênfase na tecnologia plug-in

O lançamento da produção em série dos modelos híbridos começou na Mercedes-Benz em 2009. A empresa também está entre as líderes no campo da mobilidade puramente elétrica. Nos próximos anos, o foco principal estará concentrado nos híbridos plug-in.

A propulsão híbrida, combinando motores a combustão interna com motores elétricos, ajuda a reduzir o consumo e aumenta o desempenho, já que o motor elétrico substitui ou dá apoio ao motor a combustão quando as características são desfavoráveis - normalmente na operação sob baixa solicitação, quando pouca força é necessária.

O maior potencial de redução de consumo de energia dos sistemas de propulsão híbridos está na maximização da recuperação de energia durante a rolagem e frenagem. Ao ser pressionado o pedal do freio, a desaceleração é iniciada primeiramente pelo motor elétrico, e não pelos discos de freios. Os modelos híbridos do novo Classe S são os primeiros automóveis a usarem um sistema de recuperação na frenagem de segunda geração. Isto garante uma superposição imperceptível dos freios mecânicos convencionais e a função de frenagem do motor elétrico atuando como gerador. 

Estratégia de operação inteligente

Para operar com eficiência, antecipar as manobras de direção, evitando frenagens e aceleração desnecessárias, sempre foi a melhor estratégia. Esses ganhos tem uma importância especial nos modelos híbridos: as frenagens não servem apenas para desacelerar o carro, mas também para recuperar energia. O percurso tem uma influência considerável para a máxima eficiência no processo de carga e descarga da bateria de alta voltagem. 

A estratégia de operação inteligente ajuda o motorista de forma abrangente a alcançar o estilo de condução mais eficiente. Ela procura fazer, por exemplo, que a carga da bateria chegue ao mínimo no final de um trecho em subida, para poder ser recarregada na descida. Outro ponto fundamental é que o carro chegue nas áreas urbanas com a bateria totalmente carregada, se possível, de forma que o carro possa ser usado apenas com eletricidade no trânsito, com a máxima eficiência.

No S 500 PLUG-IN HYBRID, o sistema de gerenciamento de energia cobre basicamente essas três áreas:
•    baseada no percurso: automaticamente ou por meio de quatro modos de operação
•    baseada no motorista: por meio de três modos de transmissão
•    baseada no tráfego: com ajuda do radar

Carga: energia da tomada

A bateria do S 500 PLUG-IN HYBRID fica acomodada com segurança na traseira do veículo, para economizar espaço. Um sistema inteligente de carga embarcado permite que a bateria seja carregada em qualquer tomada doméstica convencional. O suprimento de eletricidade ficará ainda mais fácil no futuro por meio de um sistema indutivo, sem fios. 

O S 500 PLUG-IN HYBRID armazena energia elétrica em uma bateria de íons de lítio com base de lítio e fosfato de ferro. A unidade de armazenamento de energia, refrigerada a água, tem capacidade total de 8,7 kWh, peso total de 114 kg e volume de 96 litros.

Para garantir os mais altos níveis de segurança em colisões, condução dinâmica e o máximo espaço para bagagens, o alojamento é feito de alumínio fundido e a bateria de alta voltagem é posicionada na traseira do veículo, sobre o eixo. O espaço disponível no bagageiro é otimizado e o S 500 PLUG-IN HYBRID fica em primeiro lugar entre os automóveis híbridos em termos de capacidade de carga (395 litros) e acessibilidade ao compartimento de bagagem.

A bateria de alta voltagem pode ser carregada externamente utilizando o carregador de bordo de 3,6 kW. Esta unidade, instalada permanentemente no veículo, carrega com fase simples até 16 A. A conexão para o cabo de carga fica sob uma tampa no para-choques traseiro sob a lanterna do lado direito. Uma trava automática assegura que o cabo não possa ser desligado do veículo por pessoas não autorizadas. O novo Classe S pode ser carregado em duas horas em qualquer lugar do mundo, seja através de uma caixa de parede ou estação de carregamento (400 V, 16 A). Alternativamente, a carga por meio de uma tomada doméstica também é possível. Dependendo da conexão, o tempo de carga pode chegar a duas horas e 45 minutos (com 230 V e 13 A). 

Próximo passo: S 500 PLUG-IN HYBRID – sem fios

Um dos próximos passos na trajetória rumo aos veículos elétricos e híbridos plug-in perfeitos é o carregamento sem fios. A carga indutiva das baterias tornará os veículos elétricos e híbridos plug-in ainda mais práticos. A Mercedes-Benz testará esta tecnologia "unplugged" com o S 500 PLUG-IN HYBRID para desenvolver uma solução genuína para o Classe S em termos de conforto e facilidade para carregar a bateria de alta voltagem.
    

História: papel de liderança no segmento premium

Em 1982, a Mercedes-Benz apresentou o primeiro veículo conceito com propulsão híbrida. Um motor de dois cilindros horizontais contrapostos servia para carregar a bateria. Vários outros veículos experimentais se seguiram até que, em 2009, o primeiro híbrido de série com bateria de íons de lítio estreasse na Mercedes-Benz: o S 400 HYBRID foi o mais eficiente sedã de luxo movido a gasolina por um longo período. E o híbrido mais bem sucedido em seu segmento, com cerca de 20 mil compradores.

Baseado na transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete marchas, a segunda geração da transmissão híbrida evoluiu. Ela estreou em 2012 no E 300 BlueTEC HYBRID, o primeiro diesel híbrido no segmento premium em todo o mundo. Combinando a eficiência de um motor diesel com as vantagens da propulsão híbrida, a Mercedes-Benz estabeleceu outro marco histórico no desenvolvimento do automóvel e avançou para índices de consumo em torno de 4 litros de diesel por 100 km no segmento dos sedãs de luxo. 

Com o C 300 BlueTEC HYBRID, a Mercedes-Benz completou sua linha de híbridos. Além disso, em 2014, o Classe B Electric Drive, já vendido nos Estados unidos, também passa a ser oferecido na Europa para suplementar a gama de híbridos da marca.

Linha crescente: os atuais automóveis híbridos e elétricos da Mercedes-Benz
•    2012: smart electric drive
•    2012: E 300 BlueTEC HYBRID
•    2012: E 400 HYBRID 
•    2013: SLS AMG Coupé Electric Drive
•    2013: S 400 HYBRID
•    2013: E 300 BlueTEC HYBRID
•    2014: C 300 BlueTEC HYBRID
•    2014: Classe B Electric Drive
•    9/2014: S 500 PLUG-IN HYBRID

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