- Escultura expressiva apresenta a primeira prévia do conceito e design da futura Sprinter
- Mais digital do que nunca, as futuras vans da Mercedes-Benz permanecerão atualizadas por anos devido ao MB.OS com atualizações remotas e integração de aplicativos
A Mercedes-Benz Vans revela o “THE BOuLDER”, uma escultura imponente que antecipa as linhas e o design da próxima geração da Sprinter. A obra, que combina arte e engenharia em uma estrutura de aparência pétrea, simboliza a nova fase da marca e sua capacidade de reinventar o conceito de van, mantendo os seus valores de robustez, confiabilidade, versatilidade e durabilidade. A apresentação integrou as celebrações de 130 anos de história da marca no transporte, na qual a empresa conectou passado e futuro ao exibir a nova eSprinter ao lado do furgão de entrega mais antigo ainda em circulação, um Benz Combination Delivery Vehicle de 1899.
Benz Combination Delivery Vehicle de 1899: o furgão Mercedes-Benz mais antigo em circulação
A história de sucesso da Mercedes-Benz Vans começou em 1896, sob o nome Benz & Cie., quando Carl Benz inventou o veículo motorizado. Ele desenvolveu dois modelos para diferentes necessidades de clientes: o Benz Delivery Van, uma “carroça com carroceria fechada” baseada no Benz Victoria, e o Benz Combination Delivery Vehicle, uma “pequena charrete de cocheiro com carroceria removível” baseada no Benz Velociped, mas menor e mais leve. Devido à carroceria removível, o veículo podia ser convertido em um automóvel de dois lugares em poucos minutos, se tornando extremamente versátil e, de fato, o primeiro veículo multiuso da história.
Ambos eram movidos por um motor monocilíndrico de quatro tempos, montado na traseira, com cilindrada de 2,7 litros no modelo de entrega e 1,0 litro no modelo combinado. Com capacidade de carga de 300 kg (mais o motorista), eram ideais para o transporte urbano. A potência variava entre 2,75 e 6 cv, permitindo atingir 15 a 20 km/h totalmente carregados, mais rápidos e com três vezes mais capacidade que uma carroça puxada por dois cavalos.
Assim, nascia um novo segmento na história do automóvel, e Carl Benz mais uma vez se mostrava um visionário. O primeiro exemplar foi entregue à loja de departamentos Du Bon Marché, em Paris, em 5 de dezembro de 1896, por 4.500 marcos.
Hoje, o furgão mais antigo em condição de rodagem é um Benz Combination Delivery Vehicle de 1899, pertencente à coleção Mercedes-Benz Classic. O veículo foi minuciosamente restaurado em sua estrutura e com a carroceria reconstruída para o aniversário de 130 anos. Produzido sob licença pela Hewetson’s Ltd., representante oficial da Benz no Reino Unido, era conhecido como Ideal Van, com 3 cv de potência e capacidade de 100 kg mais o motorista. Versões posteriores alcançaram 3,5 cv e transportavam até 250 kg.
30 anos de Mercedes-Benz Sprinter: o utilitário sob medida que mantém o mundo em movimento
Cerca de 100 anos após a invenção do furgão, a Mercedes-Benz revolucionou novamente o segmento de veículos comerciais leves em 1995 com a Sprinter, preenchendo a lacuna entre automóveis e caminhões, dando início a uma nova classe de veículos.
Até hoje, a Sprinter é valorizada por sua versatilidade, confiabilidade, alto nível de conforto e dirigibilidade similar à de um automóvel. Em três décadas, mais de cinco milhões de unidades foram produzidas em diversas versões e para diferentes propósitos, presentes em quase todas as situações do cotidiano, incluindo transporte de pacientes, entrega de encomendas, construção civil, turismo e aventuras.
Sprinter do futuro ainda mais versátil, eficiente e inteligente
A introdução da uma nova arquitetura marca o início de uma era de vans ainda mais eficientes, inteligentes e versáteis. Ela será a base de todos os futuros veículos médios e grandes da Mercedes-Benz. A plataforma permitirá diferenciar claramente as vans voltadas ao uso privado, como as grandes limusines VLE e VLS, das voltadas ao uso comercial premium.
A partir de 2026, chegam na Europa os modelos totalmente elétricos baseados na Van Electric Architecture (VAN.EA), começando pela VLE para clientes particulares e, em seguida virão os furgões comerciais elétricos. Com a Van Combustion Architecture (VAN.CA), a Mercedes-Benz também continuará oferecendo vans com motores a combustão modernos para uso privado e profissional.
Desenvolvidas em estreita colaboração com clientes de diversos setores, as vans comerciais foram projetadas sob medida para suas necessidades. O design, já antecipado pela escultura THE BOuLDER, é apenas um dos diferenciais. A futura Sprinter estará disponível com várias opções de motorização, além de múltiplas versões de comprimento, entre-eixos e peso bruto total. Será personalizável para praticamente qualquer aplicação, de entregas rápidas e veículos frigoríficos a ambulâncias, oficinas móveis, plataformas de construção, transporte acessível e motorhomes. O objetivo é atender todas as exigências do mercado profissional e reforçar a liderança da marca no segmento de vans.
Mais digital do que nunca: atualizações over-the-air mantêm o veículo atualizado por anos
A próxima geração de vans Mercedes-Benz também estabelecerá novos padrões em conectividade e software.Elas serão totalmente baseadas no Mercedes-Benz Operating System (MB.OS), tornando-se as vans mais inteligentes da história da marca.
A integração profunda da arquitetura chip-to-cloud permite controlar com precisão todos os atuadores e sensores, do infotainment e conforto à recarga elétrica, oferecendo uma experiência de condução incomparável. Essa integração também facilita a conexão de funções do veículo à interface do usuário, criando oportunidades para clientes comerciais, com conectividade ainda mais avançada.
Recursos digitais sob medida, como o Mercedes-Benz Van Uptime Monitor e o Large Vehicle Navigation, tornam a manutenção e operação dos veículos mais eficientes. Graças ao MB.OS com suporte de IA, cada van contará com computadores de alto desempenho conectados à Mercedes-Benz Intelligent Cloud, possibilitando atualizações over-the-air de todo o software, inclusive dos sistemas de assistência ao motorista. Assim, os veículos permanecerão atualizados por anos, como um smartphone que recebe novos aplicativos e funções.
Além disso, o MB.OS oferece máxima flexibilidade para integrar conteúdos de provedores externos, permitindo que clientes comerciais utilizem seus próprios aplicativos, como sistemas de gestão de frotas ou navegação, diretamente na central multimídia, mantendo a interface característica da Mercedes-Benz e a experiência premium que os clientes valorizam.