- Empresa é parceira da AlfaSol, que conduziu o projeto Educação Profissional.
- A cerimônia de formatura marcou a conclusão do curso pelos jovens em situação de vulnerabilidade nas áreas de logística, telesserviços, comércio e varejo; e ocupações administrativas.
- O planejamento e a estruturação da cerimônia de formatura funcionaram como Trabalho de Conclusão de Curso para os jovens.
A Mercedes-Benz do Brasil promoveu na quarta-feira, 15 de junho, a cerimônia de formatura de 600 adolescentes no "Projeto Educação Profissional", para celebrar o resultado de uma iniciativa que visa dar acesso à educação profissionalizante a jovens em situação de vulnerabilidade social da Grande São Paulo.
A iniciativa contemplou adolescentes de 14 a 18 anos, de 14 diferentes instituições sociais. Toda a abordagem didática do projeto é de responsabilidade da AlfaSol, organização civil sem fins lucrativos que, desde 1996, trabalha com a missão de disseminar e fortalecer o desenvolvimento social por meio de práticas educativas sustentáveis.
Os participantes dos cursos foram capacitados por educadores contratados especialmente pela entidade com base em materiais didáticos desenvolvidos pela Fundação Roberto Marinho. O Centro de Educação, Estudos e Pesquisas (CEEP) também é parceiro do Projeto Educação Profissional.
"Nós, da Mercedes-Benz do Brasil, acreditamos que o progresso de um País passa, necessariamente, pela educação. Temos a satisfação de comprovar que, além de oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes, trabalhamos também em prol do desenvolvimento social, incentivando e valorizando a cultura, a educação, a cidadania e a diversidade", afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz.
Além de ser uma das patrocinadoras do projeto, a Empresa organizou uma série de ações para estimular o aprendizado dos adolescentes promovendo, por exemplo, visitas à fábrica de caminhões e ônibus, localizada em São Bernardo do Campo. "Para a maioria dos participantes, esta foi uma oportunidade única de conhecer uma das mais importantes indústrias automotivas do País", afirma Maristela Miranda Barbara, diretora do Departamento de Formação e acompanhamento pedagógico da AlfaSol.
O evento de formatura ofereceu ainda uma oportunidade para que os jovens participantes do projeto colocassem em prática todos os conhecimentos adquiridos nos cursos profissionalizantes. O planejamento e a produção da cerimônia foram organizados pelos próprios alunos como um Trabalho de Conclusão de Curso.
Segundo Maristela Miranda Barbara, tanto as visitas à fábrica como a organização do evento de formatura contribuíram com o principal objetivo do projeto, que é agregar conhecimentos a partir de uma formação voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adultos e revelar vocações a partir da ampliação das possibilidades de acesso e da continuidade de atuação no mercado de trabalho.
Entre os convidados que prestigiaram a cerimônia de formatura estavam os principais executivos da Mercedes-Benz do Brasil, da AlfaSol, do Deutsche Bank e do Banco Pine.