- Bate-papo sobre inclusão de PCDs (Pessoas com Deficiência) reuniu cerca de 400 colaboradores e parceiros de negócios na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)
- Os encontros sobre diversidade fazem parte da estratégia de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz
- A empresa, além de debater o tema, desenvolve ações de inclusão de pessoas com deficiência em suas fábricas, como treinamentos em Libras e programas com o Senai para formação profissional
Em mais uma iniciativa para promover a diversidade entre os seus diversos públicos, em especial com os seus colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, promoveu mais um Debate sobre Diversidade, no dia 26 de setembro, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
O tema deste segundo encontro, que aconteceu no Dia Nacional do Deficiente Auditivo, foi a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre os convidados que abordaram o assunto, estiveram presentes Guilherme Bara, que foi gerente de Diversidade e Inclusão da BASF para a América do Sul e hoje é consultor do tema, e Millena Machado, apresentadora e repórter do programa AutoEsporte da TV Globo. A jornalista, que é uma das idealizadoras do projeto #surdoehquemfala, promove workshops em empresas para ajudar a incluir profissionais com deficiência auditiva no ambiente corporativo.
A Mercedes-Benz, que ao longo de sua história de mais de 60 anos no Brasil tem empregado colaboradores com deficiência, vem desenvolvendo ações para ampliar essa representatividade, bem como a consciência de seus profissionais e parceiros de negócios sobre a importância do assunto para a sociedade.
“Acreditamos que é sempre possível realizar a inclusão e engajar as pessoas nesta causa. Como líder, esse também é nosso papel na sociedade e faz parte da nossa estratégia de Responsabilidade Social”, lembra Philipp Schiemer, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
De fato, o assunto não é novo para a empresa, conforme ressalta Fernando Garcia, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina: “Estamos trabalhando com o tema diversidade há muito tempo, particularmente no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência em nossas equipes. Temos várias ações de inclusão na companhia que abrangem treinamento em Libras e programas com o Senai para formação de profissionais. Mas reconhecemos que é possível sempre fazer muito mais e, principalmente, aprender durante esses debates com os especialistas”.
O tema diversidade está fortemente presente na agenda das companhias. De acordo com o consultor Guilherme Bara, investir em uma cultura de respeito, baseada na qualidade das relações, é fundamental para qualquer equipe. “A diversidade ajuda na atração e retenção de talentos; a ter equipes inovadoras e criativas; e a compreender melhor os clientes e o mercado. Ajuda como um todo na gestão da marca”, ressalta Guilherme, que explica o tema ainda com maior propriedade por ser deficiente visual e já ter ultrapassado barreiras no ambiente de trabalho.
Millena Machado destaca a comunicação como um ponto muito importante da inclusão. “Será que nós falamos de um jeito que a outra pessoa nos entende? Nenhuma língua pode ser barreira na comunicação e isso inclui, claro, o ambiente corporativo”, lembra a jornalista que criou a campanha #surdoehquemfala em 2016.
Plateia atenta e ligada na inclusão
Cerca de 400 pessoas, entre colaboradores e parceiros de negócios, estiveram presentes no auditório da Mercedes-Benz para participar do evento. O encontro foi transmitido para as demais unidades da Empresa em todo o Brasil e contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os deficientes auditivos.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação de José Rampinelli, baterista que tem paralisia cerebral. Ele integra o Instituto Alma de Batera, criado há 10 anos por Paul Lafontaine com a missão de promover o protagonismo como estilo de vida, principalmente paras as pessoas com alguma deficiência.
Esta série de debates na empresa é uma iniciativa do Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil e está atrelada à estratégia de Responsabilidade Social da empresa. O Comitê, formado por representantes de todas as áreas, foi criado em dezembro de 2017 e vem atuando em quatro frentes: Gênero, Raça, PCDs (Pessoas com Deficiência) e LGBTs (Lésticas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).