Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz realiza evento de Diversidade e debate a inclusão de PCDs no mercado de trabalho


  • Bate-papo sobre inclusão de PCDs (Pessoas com Deficiência) reuniu cerca de 400 colaboradores e parceiros de negócios na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)
  • Os encontros sobre diversidade fazem parte da estratégia de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz
  • A empresa, além de debater o tema, desenvolve ações de inclusão de pessoas com deficiência em suas fábricas, como treinamentos em Libras e programas com o Senai para formação profissional

Em mais uma iniciativa para promover a diversidade entre os seus diversos públicos, em especial com os seus colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, promoveu mais um Debate sobre Diversidade, no dia 26 de setembro, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

O tema deste segundo encontro, que aconteceu no Dia Nacional do Deficiente Auditivo, foi a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre os convidados que abordaram o assunto, estiveram presentes Guilherme Bara, que foi gerente de Diversidade e Inclusão da BASF para a América do Sul e hoje é consultor do tema, e Millena Machado, apresentadora e repórter do programa AutoEsporte da TV Globo. A jornalista, que é uma das idealizadoras do projeto #surdoehquemfala, promove workshops em empresas para ajudar a incluir profissionais com deficiência auditiva no ambiente corporativo.

A Mercedes-Benz, que ao longo de sua história de mais de 60 anos no Brasil tem empregado colaboradores com deficiência, vem desenvolvendo ações para ampliar essa representatividade, bem como a consciência de seus profissionais e parceiros de negócios sobre a importância do assunto para a sociedade.

“Acreditamos que é sempre possível realizar a inclusão e engajar as pessoas nesta causa. Como líder, esse também é nosso papel na sociedade e faz parte da nossa estratégia de Responsabilidade Social”, lembra Philipp Schiemer, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

De fato, o assunto não é novo para a empresa, conforme ressalta Fernando Garcia, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina: “Estamos trabalhando com o tema diversidade há muito tempo, particularmente no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência em nossas equipes. Temos várias ações de inclusão na companhia que abrangem treinamento em Libras e programas com o Senai para formação de profissionais. Mas reconhecemos que é possível sempre fazer muito mais e, principalmente, aprender durante esses debates com os especialistas”.

O tema diversidade está fortemente presente na agenda das companhias. De acordo com o consultor Guilherme Bara, investir em uma cultura de respeito, baseada na qualidade das relações, é fundamental para qualquer equipe. “A diversidade ajuda na atração e retenção de talentos; a ter equipes inovadoras e criativas; e a compreender melhor os clientes e o mercado. Ajuda como um todo na gestão da marca”, ressalta Guilherme, que explica o tema ainda com maior propriedade por ser deficiente visual e já ter ultrapassado barreiras no ambiente de trabalho.

Millena Machado destaca a comunicação como um ponto muito importante da inclusão. “Será que nós falamos de um jeito que a outra pessoa nos entende? Nenhuma língua pode ser barreira na comunicação e isso inclui, claro, o ambiente corporativo”, lembra a jornalista que criou a campanha #surdoehquemfala em 2016.

Plateia atenta e ligada na inclusão

Cerca de 400 pessoas, entre colaboradores e parceiros de negócios, estiveram presentes no auditório da Mercedes-Benz para participar do evento. O encontro foi transmitido para as demais unidades da Empresa em todo o Brasil e contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os deficientes auditivos.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação de José Rampinelli, baterista que tem paralisia cerebral. Ele integra o Instituto Alma de Batera, criado há 10 anos por Paul Lafontaine com a missão de promover o protagonismo como estilo de vida, principalmente paras as pessoas com alguma deficiência.

Esta série de debates na empresa é uma iniciativa do Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil e está atrelada à estratégia de Responsabilidade Social da empresa. O Comitê, formado por representantes de todas as áreas, foi criado em dezembro de 2017 e vem atuando em quatro frentes: Gênero, Raça, PCDs (Pessoas com Deficiência) e LGBTs (Lésticas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.