- O espetáculo transporta entretenimento e informações importantes do cotidiano para os profissionais do transporte.
- Temas como o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e o respeito às leis de trânsito são abordados de maneira educativa e descontraída.
- Temporada 2012 acontece no Ecopátio em Cubatão – SP, de 11 a 26 de julho, em homenagem ao Mês dos Caminhoneiros.
Com o objetivo de democratizar a cultura e atuar de forma eficaz no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, a Mercedes-Benz do Brasil leva o espetáculo teatral “Caminhos de Caminhoneiro” para o Ecopátio em Cubatão – SP, a partir de 11 de julho. A peça foi elaborada em parceria com a Bellini Cultural, de forma customizada para o programa de responsabilidade social da Empresa.
“Caminhos de Caminhoneiro” tem referência na literatura de Cordel – cultura típica do nordeste brasileiro – e utiliza o teatro como ferramenta para entreter e ao mesmo tempo prover informação. Embora trate de questões sérias, a peça trata em tom descontraído e dinâmico sobre: o respeito às leis de trânsito; a importância de zelar pela qualidade de vida; - além disso, alerta contra o uso indevido de substâncias químicas; - e valoriza os motoristas — sobretudo explicando como a atuação cidadã destes profissionais nas estradas contribui para o progresso do País e pode ajudar o futuro de milhares de crianças.
O projeto, viabilizado por meio de Lei de Incentivo à Cultura, compõe a estratégia de Responsabilidade Social da Empresa, que é signatária do Pacto Empresarial e participante do Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil para mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade civil em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Com uma rotina de trabalho que muitas vezes os deixa longe de casa por longos períodos, o caminhoneiro é um profissional que carece de opções de entretenimento e de boas fontes de informação que estejam conectadas com o seu universo. “Nesse projeto, queremos homenagear esse digno profissional pelo Dia do Caminhoneiro (25 de julho), valorizando sua importância para o crescimento do País e proporcionando uma agradável descontração juntamente com uma atividade de cunho informativo com linguagem clara e direta”, explica Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.
O espetáculo é oferecido de forma gratuita, de 11 a 26 de julho, com duas sessões diárias, de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h. O público estimado para a temporada é de 2.500 caminhoneiros.
Sinopse
Carlão é dono da “Carlão Transportadora” e vive tranquilo com seus funcionários, até que decide realizar uma entrevista para contratar um novo motorista. Nesse momento sua rotina começa a mudar e alguns erros dele como motorista, que fora no passado, vêm à tona. Surge na estória “Tonico – o Vingador” para cobrar uma antiga dívida. A partir disso, todos que estão na transportadora passar a estar envolvidos na trama. Orientados pelo honesto José (candidato à vaga), eles têm a possibilidade de acertar a dívida e aprender lições de vida e cidadania.
Serviço
Caminhos de Caminhoneiro
Temporada: de 11 a 26 de julho, de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas.
Entrada Franca
Local: Ecopátio – Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP 55) – Km 262,5 Pólo Industrial de Cubatão – SP
Mais informações: 11 3031-7886
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante de caminhões e ônibus da América Latina. Ela está presente no País desde 1956, quando foi iniciada a produção na fábrica de São Bernardo do Campo. Desde então, mais de 1.900.000 veículos comerciais já deixaram suas linhas de produção em direção às estradas do Brasil e de outros 50 países para onde a Empresa exporta seus produtos.
A própria Empresa é responsável pela fabricação dos motores, câmbios e eixos, que utiliza em seus produtos. Com unidades de produção de veículos comerciais em São Bernardo do Campo (SP), e em Juiz de Fora (MG), além da Central de Peças e do Centro de Treinamentos em Campinas (SP), a Empresa conta atualmente com mais de 14.000 colaboradores.
Durante toda sua trajetória no Brasil, a Mercedes-Benz acredita e investe no desenvolvimento social. Prova de sua responsabilidade e compromisso junto à comunidade são os projetos sócio-ambientais que realiza, visando promover a educação, os esportes, proteger o meio ambiente, incentivar a cultura, desenvolver as ciências e zelar pela saúde e bem estar social.
Sobre a Childhood Brasil
A Childhood Brasil é uma organização brasileira e faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada em 1999 por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia para proteger a infância e garantir que as crianças sejam crianças.
Há 13 anos a Childhood Brasil luta por uma infância livre de abuso e exploração sexual e, atualmente, executa seis programas próprios e três projetos especiais. A organização já apoiou 108 projetos por meio de 60 organizações, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas, entre crianças e adolescentes, seus familiares e profissionais de diferentes setores.
A organização apoia projetos, desenvolve programas regionais e nacionais, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. Também educa os diferentes agentes, orientando como cada um pode agir para lidar com o problema, promovendo a prevenção e formando proteção em rede para meninos e meninas.
Com sede em São Paulo, a Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos. www.childhood.org.br