- Mercado de chassis com cabina deve ter um crescimento entre 10 e 15% para este ano
- Previsão se apoia na perspectiva de crescimento de atividades econômicas como o e-commerce no mercado brasileiro
- Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de chassis com cabina do segmento, com versatilidade para o uso de diversos tipos de carroçarias, como baú, carga seca, baú frigorificado, carga seca aberta e bebidas, entre outras
- Com os modelos 313 CDI Street (3.500 kg de PBT), 415 CDI (3.880 kg) e 515 CDI (5.000 kg) e duas versões de entreeixos, a linha de chassi com cabina Sprinter tem o veículo ideal para cada necessidade dos clientes
- Mercedes-Benz aumenta a parceria com implementadores visando criar novas soluções para demandas como as do e-commerce
- Há 20 anos, a linha Sprinter é referência no segmento pelo excelente custo operacional e valor de revenda
Ao mesmo tempo em que completa 20 anos de amplo sucesso de sua linha Sprinter no mercado brasileiro, com 125.000 unidades vendidas no País, a Mercedes-Benz prevê um aumento de vendas de comerciais leves em 2017. A Empresa estima um crescimento entre 5 e 10% no mercado total de “Large Vans” (3,5 a 5 toneladas de PBT), categoria de mercado inaugurada pela Sprinter no Brasil em 1997, com a comercialização de chassis com cabina, furgões e vans.
“Alguns setores da economia dão sinais positivos de aquecimento e entre eles se destaca o e-commerce, com expectativa de aumento de 13% neste ano”, diz Werner Schaal, gerente sênior de Marketing & Vendas Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Este cenário cria ótimas perspectivas para nossos veículos comerciais leves Sprinter. No caso do chassi com cabina, por exemplo, o mercado total deve ter um avanço entre 10 e 15% nas vendas em 2017”.
Com três modelos à disposição do cliente, os chassis com cabina da linha Sprinter (313 Street, 415 e 515) permitem a instalação de diversos tipos de carroçarias e implementos e oferecem uma excelente capacidade de carga, com até 22 m³ de espaço útil e carga útil até 2.990 kg, assegurando produtividade e rentabilidade.
“Os veículos Sprinter são ideais para transporte urbano de cargas e distribuição de mercadorias, especialmente por sua versatilidade de uso e sua agilidade no trânsito, podendo circular mesmo em zonas de restrição, como em regiões centrais de grandes cidades”, ressalta Werner Schaal. “E graças a suas dimensões compactas e reduzido círculo de viragem, o chassi Sprinter assegura ótima dirigibilidade e facilidade de manobra, agilizando as operações de carregamento e descarregamento, mesmo em locais estreitos e de difícil acesso. Além disso, oferece um elevado padrão de conforto e segurança para o motorista e ajudantes”.
Robustos e resistentes, os chassis com cabina Sprinter podem ser equipados com baú, carga seca, baú frigorificado, carroçaria aberta e para bebidas e outros implementos. Com isso, atendem a diversas demandas do setor de e-commerce, como o transporte de eletrodomésticos, eletrônicos, informática, móveis, casa e decoração e cargas fracionadas.
Além do e-commerce, os chassis com cabina Sprinter são indicados para entrega de produtos de supermercados, hortifrúti, bebidas, congelados e materiais de construção, além da prestação de serviços, como food trucks, autossocorro, unidades móveis e cesto elevatório para aeroportos e manutenção de redes elétricas.
Devido a sua versatilidade de aplicação, os chassis com cabina, assim como os furgões e vans da família Sprinter, são indicados para empresas de transporte, autônomos e empreendedores, todos com atuação crescente no setor de e-commerce.
A Sprinter se consolidou no Brasil como referência de mercado em qualidade, tecnologia, segurança, conforto, agilidade e excelente custo operacional. Além disso, também é reconhecida amplamente por sua ótima relação custo/benefício e valor de revenda. Com isso, os clientes têm à disposição um portfólio de produtos com diversas versões para atender uma ampla diversidade de aplicações de transporte, o que reforça a imagem da Sprinter como o veículo mais desejado da categoria.
Mercedes-Benz vem ampliando sua participação no segmento
A Mercedes-Benz vem registrando um aumento sistemático de participação de mercado em veículos comerciais leves no segmento de “Large Vans”, com reconhecimento e aprovação do mercado. “Em apenas cinco anos, aumentamos nosso market share em mais de 12 pontos percentuais, saltando de 14% em 2011 para 26,6% em 2016”, diz Werner Schaal. “Esse resultado é muito expressivo, por tratar-se de um segmento extremamente competitivo e com potencial de crescimento no País nos próximos anos”.
Segundo o executivo, além da reconhecida qualidade dos produtos e serviços da marca, o crescimento da Mercedes-Benz nesse mercado reflete o atendimento especializado e cada vez mais focado nos negócios de comerciais leves, tanto por parte da fábrica, quanto da Rede de Concessionários, com destaque para o atendimento exclusivo dos Vans Centers. “Isso também é fruto da parceria com o Consórcio Mercedes-Benz e o Banco Mercedes-Benz, que nos ajudam a oferecer condições atrativas para aquisição de veículos por nossos clientes”, diz ele.
Em 2016, foram comercializadas mais de 4.800 unidades da linha Sprinter no mercado brasileiro. Com isso, a Mercedes-Benz obteve a participação de 26,6%, representando 2 pontos percentuais a mais em relação aos 24,5% de 2015.
60 opções de configuração da linha Sprinter para os clientes
A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3.500 kg), 415 CDI (PBT de 3.880 kg) e 515 CDI (PBT de 5.000 kg). São três opções de entreeixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Os clientes contam com mais de 60 versões de configuração da Sprinter, de acordo com o modelo, entreeixos, altura interna e outros itens.
A linha Sprinter se destaca pela constante inovação e pioneirismo. A atual geração, lançada em 2016, novamente trouxe avançadas tecnologias, como o exclusivo Assistente de Vento Lateral (CrossWind Assist), farol de neblina com assistente direcional integrado e luzes de circulação diurna, além dos novos bancos da versão luxo das vans de passageiros, que proporcionam mais conforto para os clientes. O design inovador reforça a atratividade e modernidade da Sprinter, agregando valor à imagem dos negócios dos clientes.
Entre os diferenciais da Sprinter incluem-se avançados recursos como o exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD, freios a disco em todas as rodas, airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo), ar condicionado (série ou opcional), rodas em liga leve (série ou opcional), piloto automático (série ou opcional), volante ajustável em altura e profundidade, volante multifuncional, rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In, fechamento central das portas por controle remoto, vidros, travas e retrovisores elétricos e faróis de neblina com assistente direcional.
Linha Sprinter
Modelo |
Motor |
PBT (kg) |
Entreeixos (mm) |
Chassi 313 CDI Street |
OM 651 LA 129 cv @ 3.800 rpm 31,1 kgf.m @ 1.200–2.400 rpm |
3.500 |
3.665 / 4.325 |
Chassi 415 CDI |
OM 651 LA 146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 |
3.665 |
Chassi 515 CDI |
OM 651 LA 146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 |
3.665 / 4.325 |
Furgão 313 CDI Street |
OM 651 LA 129 cv @ 3.800 rpm 31,1 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.500 |
3.250 / 3.665 / 4.325 |
Furgão 415 CDI |
OM 651 LA 146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 |
3.250 / 3.665 / 4.325 |
Furgão 515 CDI |
OM 651 LA 146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 |
4.325, com opção de balanço traseiro prolongado |
Van 415 CDI (9+1) Teto Baixo e Teto Alto |
OM 651 LA 146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 |
3.665 |
Van 415 CDI (15+1) Teto Baixo e Teto Alto |
OM 651 LA 146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 |
3.665 |
Van 515 CDI (17+1) Teto Alto |
OM 651 LA 146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 |
4.325 |
Van 515 CDI (20+1) Teto Alto |
OM 651 LA 146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 |
4.325 com balanço traseiro prolongado |