Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz premia os melhores fornecedores de 2011


  • Empresa anunciou os ganhadores do 20º Prêmio Interação, que reconhece os fornecedores que mais se destacaram pela excelência em qualidade, logística, custos e inovação
  • Mercedes-Benz também apontou os vencedores da 2ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental

A Mercedes-Benz do Brasil premiou ontem, em São Paulo, os melhores fornecedores de 2011. Foram anunciados os ganhadores do 20º Prêmio Interação e da 2ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental.

“Dessa forma, homenageamos os nossos fornecedores, reconhecendo os que mais se destacaram ao longo deste ano pela excelência em qualidade, logística, custos e inovação, bem como em materiais indiretos, serviços e sustentabilidade ambiental”, diz Ricardo Vieira Santos, diretor de Compras de Material da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, buscamos celebrar resultados e reafirmar nossa parceria, coroando, ao mesmo tempo, o êxito do trabalho e a dedicação de suas equipes”.

De acordo com o executivo, o comprometimento dos fornecedores com os objetivos da Mercedes-Benz foi muito importante, especialmente em um ano de grandes projetos, como a introdução de novas tecnologias para atendimento ao PROCONVE P-7, a renovação total e simultânea de todo o portfólio de caminhões e ônibus, a expansão da produção de caminhões para a planta de Juiz de Fora (MG), e a nacionalização do Actros.

Excelência operacional em qualidade

A ThyssenKrupp Campo Limpo foi uma das três vencedoras na categoria “Excelência operacional em qualidade” do Prêmio Interação 2011. Trata-se de uma grande parceira da Mercedes-Benz do Brasil, destacando-se, principalmente, pelo fornecimento de virabrequins de diversas famílias de motores. Ela foi reconhecida pelo alto grau de qualidade de seus produtos e pela entrega otimizada e confiável.

A Fras-le também foi uma das ganhadoras dessa categoria. Tem como atividade a produção de materiais de fricção. Em seu avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, conta com laboratórios químico, físico e piloto, que possibilitam a geração de produtos com alta performance.

Terceira ganhadora da categoria “Excelência operacional em qualidade”, a Durametal é a principal fornecedora de tambores de freio para os veículos Mercedes-Benz. Participou ativamente do projeto Make or Buy, assumindo a usinagem de todos os tambores de freio. Durante o processo, mostrou possuir uma logística pró-ativa.

Excelência operacional em logística

A Lopsa foi a ganhadora do Prêmio Interação na categoria “Excelência operacional em logística”. Investimento em tecnologia, informatização e automação, planejamento de qualidade e alinhamento à globalização são prioridades para o fornecedor, que se destaca no setor de usinagem e montagem de conjuntos pela logística e atendimentos sequenciados.

Categoria “Especial”

A Tuper Exhaust Systems atua no desenvolvimento e fabricação de sistemas de exaustão para a indústria automotiva. Os projetos são desenvolvidos em parceria com os clientes, que muitas vezes confiam à Tuper a responsabilidade total pela solução do sistema de exaustão.

Categoria “Inovação”

Ganhadora da categoria “Inovação”, a Kromberg&Schubert fabrica chicotes elétricos convencionais, chicotes modulares e chicotes modulares sequenciados. A estrutura de desenvolvimento e fabricação permite ao fornecedor oferecer aos clientes os chicotes modulares “free option”, o maior diferencial de seus produtos. A Kroshu destacou-se pela inovação na modularização de chicotes e flexibilidade no fornecimento de variantes à Mercedes-Benz do Brasil.

Excelência operacional em Material Indireto e Serviços

Três empresas foram premiadas na categoria “Excelência operacional em Material Indireto e Serviços”, entre elas a Atlas Copco. Fornecedora de sistemas de fixação, apertadeiras pneumáticas e elétricas, garante a qualidade e a rastreabilidade nas principais montagens dos produtos, focando a otimização de processos e atendendo aos prazos estipulados.

Outra premiada nessa categoria, a Construcione é fornecedora homologada da Mercedes-Benz do Brasil para a construção civil, realizando importantes reformas e obras na planta de São Bernardo do Campo, bem como a execução da obra de adequação da fábrica da Mercedes Benz em Juiz de Fora para a produção de caminhões.

Uma das principais fornecedoras de serviços de engenharia para a Mercedes-Benz do Brasil, a Heating & Cooling, também ganhadora dessa categoria, mostrou comprometimento com os objetivos técnicos e comerciais, sem abrir mão da qualidade e segurança. O relacionamento com a Mercedes-Benz do Brasil supera os 20 anos, com serviços de engenharia térmica, instalações e infraestrutura.

Excelência em custos

Na categoria “Excelência em custos”, a vencedora de 2011 foi a Metalúrgica Riosulense, fornecedora de itens fundidos e usinados. Ela aceitou prontamente a participar do Projeto COSD (Cost Oriented Supplier Development), metodologia global da Daimler que visa à redução de custos, atuando na simplificação técnica e comunização de produtos, análise dos geradores de custos e otimização dos processos produtivos.

Prêmio de Responsabilidade Ambiental

Hübner em primeiro lugar, seguida por Schulz e Denso do Brasil, foram as ganhadoras da 2ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental. Com isso, a Mercedes-Benz do Brasil reconhece os fornecedores que se destacam pelas boas práticas ambientais em seus processos industriais, reiterando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Os mais de 50 trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por representantes da Mercedes-Benz e da área de meio ambiente do BNDES e das faculdades FAAP e FEI, de São Paulo.

Com o projeto vencedor, "Produtos Limpos e Ar Puro", o Grupo Hübner desenvolveu um sistema inovador em nível mundial, no qual todo carvão vegetal utilizado em seus processos produtivos é obtido a partir da carbonização da madeira. O sistema de carbonização Bricarbras permite a fabricação ecologicamente correta, sem emissão de poluentes atmosféricos, do carvão utilizado na fabricação dos componentes de veículos e peças Mercedes-Benz.

A Schulz foi premiada por seu projeto "Inovação e Sustentabilidade". Por meio da sinergia com seus fornecedores, incorporou em seu processo de moldagem uma nova matéria prima, o PCA (Pó de Carvão Aditivado). O resultado foi a redução de 67% no consumo de areia nova e uma redução de 62% no descarte de areia de moldagem. Esta inovação refletiu em ganhos de qualidade do produto, redução de refugo por defeitos relacionados à areia de moldagem e ganhos econômicos.

Com o projeto "Fábrica Eco Eficiente", a Denso do Brasil demonstrou seu compromisso ambiental efetivo com a implantação de sua nova unidade em Santa Barbara d’Oeste, SP. Com o objetivo de que esta nova planta fosse considerada “Eco Eficiente”, foi aplicado o princípio corporativo denominado “Eco Fábrica” quanto ao projeto e construção de suas instalações, uso racional de energia elétrica e água e gerenciamento de resíduos.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.