- Empresa anunciou os ganhadores do 20º Prêmio Interação, que reconhece os fornecedores que mais se destacaram pela excelência em qualidade, logística, custos e inovação
- Mercedes-Benz também apontou os vencedores da 2ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental
A Mercedes-Benz do Brasil premiou ontem, em São Paulo, os melhores fornecedores de 2011. Foram anunciados os ganhadores do 20º Prêmio Interação e da 2ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental.
“Dessa forma, homenageamos os nossos fornecedores, reconhecendo os que mais se destacaram ao longo deste ano pela excelência em qualidade, logística, custos e inovação, bem como em materiais indiretos, serviços e sustentabilidade ambiental”, diz Ricardo Vieira Santos, diretor de Compras de Material da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, buscamos celebrar resultados e reafirmar nossa parceria, coroando, ao mesmo tempo, o êxito do trabalho e a dedicação de suas equipes”.
De acordo com o executivo, o comprometimento dos fornecedores com os objetivos da Mercedes-Benz foi muito importante, especialmente em um ano de grandes projetos, como a introdução de novas tecnologias para atendimento ao PROCONVE P-7, a renovação total e simultânea de todo o portfólio de caminhões e ônibus, a expansão da produção de caminhões para a planta de Juiz de Fora (MG), e a nacionalização do Actros.
Excelência operacional em qualidade
A ThyssenKrupp Campo Limpo foi uma das três vencedoras na categoria “Excelência operacional em qualidade” do Prêmio Interação 2011. Trata-se de uma grande parceira da Mercedes-Benz do Brasil, destacando-se, principalmente, pelo fornecimento de virabrequins de diversas famílias de motores. Ela foi reconhecida pelo alto grau de qualidade de seus produtos e pela entrega otimizada e confiável.
A Fras-le também foi uma das ganhadoras dessa categoria. Tem como atividade a produção de materiais de fricção. Em seu avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, conta com laboratórios químico, físico e piloto, que possibilitam a geração de produtos com alta performance.
Terceira ganhadora da categoria “Excelência operacional em qualidade”, a Durametal é a principal fornecedora de tambores de freio para os veículos Mercedes-Benz. Participou ativamente do projeto Make or Buy, assumindo a usinagem de todos os tambores de freio. Durante o processo, mostrou possuir uma logística pró-ativa.
Excelência operacional em logística
A Lopsa foi a ganhadora do Prêmio Interação na categoria “Excelência operacional em logística”. Investimento em tecnologia, informatização e automação, planejamento de qualidade e alinhamento à globalização são prioridades para o fornecedor, que se destaca no setor de usinagem e montagem de conjuntos pela logística e atendimentos sequenciados.
Categoria “Especial”
A Tuper Exhaust Systems atua no desenvolvimento e fabricação de sistemas de exaustão para a indústria automotiva. Os projetos são desenvolvidos em parceria com os clientes, que muitas vezes confiam à Tuper a responsabilidade total pela solução do sistema de exaustão.
Categoria “Inovação”
Ganhadora da categoria “Inovação”, a Kromberg&Schubert fabrica chicotes elétricos convencionais, chicotes modulares e chicotes modulares sequenciados. A estrutura de desenvolvimento e fabricação permite ao fornecedor oferecer aos clientes os chicotes modulares “free option”, o maior diferencial de seus produtos. A Kroshu destacou-se pela inovação na modularização de chicotes e flexibilidade no fornecimento de variantes à Mercedes-Benz do Brasil.
Excelência operacional em Material Indireto e Serviços
Três empresas foram premiadas na categoria “Excelência operacional em Material Indireto e Serviços”, entre elas a Atlas Copco. Fornecedora de sistemas de fixação, apertadeiras pneumáticas e elétricas, garante a qualidade e a rastreabilidade nas principais montagens dos produtos, focando a otimização de processos e atendendo aos prazos estipulados.
Outra premiada nessa categoria, a Construcione é fornecedora homologada da Mercedes-Benz do Brasil para a construção civil, realizando importantes reformas e obras na planta de São Bernardo do Campo, bem como a execução da obra de adequação da fábrica da Mercedes Benz em Juiz de Fora para a produção de caminhões.
Uma das principais fornecedoras de serviços de engenharia para a Mercedes-Benz do Brasil, a Heating & Cooling, também ganhadora dessa categoria, mostrou comprometimento com os objetivos técnicos e comerciais, sem abrir mão da qualidade e segurança. O relacionamento com a Mercedes-Benz do Brasil supera os 20 anos, com serviços de engenharia térmica, instalações e infraestrutura.
Excelência em custos
Na categoria “Excelência em custos”, a vencedora de 2011 foi a Metalúrgica Riosulense, fornecedora de itens fundidos e usinados. Ela aceitou prontamente a participar do Projeto COSD (Cost Oriented Supplier Development), metodologia global da Daimler que visa à redução de custos, atuando na simplificação técnica e comunização de produtos, análise dos geradores de custos e otimização dos processos produtivos.
Prêmio de Responsabilidade Ambiental
Hübner em primeiro lugar, seguida por Schulz e Denso do Brasil, foram as ganhadoras da 2ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental. Com isso, a Mercedes-Benz do Brasil reconhece os fornecedores que se destacam pelas boas práticas ambientais em seus processos industriais, reiterando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Os mais de 50 trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por representantes da Mercedes-Benz e da área de meio ambiente do BNDES e das faculdades FAAP e FEI, de São Paulo.
Com o projeto vencedor, "Produtos Limpos e Ar Puro", o Grupo Hübner desenvolveu um sistema inovador em nível mundial, no qual todo carvão vegetal utilizado em seus processos produtivos é obtido a partir da carbonização da madeira. O sistema de carbonização Bricarbras permite a fabricação ecologicamente correta, sem emissão de poluentes atmosféricos, do carvão utilizado na fabricação dos componentes de veículos e peças Mercedes-Benz.
A Schulz foi premiada por seu projeto "Inovação e Sustentabilidade". Por meio da sinergia com seus fornecedores, incorporou em seu processo de moldagem uma nova matéria prima, o PCA (Pó de Carvão Aditivado). O resultado foi a redução de 67% no consumo de areia nova e uma redução de 62% no descarte de areia de moldagem. Esta inovação refletiu em ganhos de qualidade do produto, redução de refugo por defeitos relacionados à areia de moldagem e ganhos econômicos.
Com o projeto "Fábrica Eco Eficiente", a Denso do Brasil demonstrou seu compromisso ambiental efetivo com a implantação de sua nova unidade em Santa Barbara d’Oeste, SP. Com o objetivo de que esta nova planta fosse considerada “Eco Eficiente”, foi aplicado o princípio corporativo denominado “Eco Fábrica” quanto ao projeto e construção de suas instalações, uso racional de energia elétrica e água e gerenciamento de resíduos.