- Empresa lança, em São Paulo, o “Van Comigo”, projeto piloto de transporte compartilhado para eventos, shows, programas esportivos e serviço à la carte
- Utilização de vans Sprinter por empresas especializadas em transporte de passageiros assegura conforto e segurança para os usuários, que podem deixar seus carros em casa e desfrutar da comodidade nos traslados ponto a ponto
- Iniciativa também se destaca pelos benefícios sociais, como o incentivo ao transporte coletivo e a consequente redução nas emissões de poluentes, além do atendimento à Lei Seca, uma vez que a condução das vans fica a cargo de motoristas profissionais
A Mercedes-Benz, em alinhamento com suas diretrizes de Responsabilidade Social Corporativa, lança uma iniciativa inédita de mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Trata-se do “Van Comigo”, projeto piloto de transporte compartilhado que incentiva o uso de vans Sprinter como alternativa aos automóveis para diversos tipos de eventos artísticos, culturais, esportivos e até mesmo particulares.
“O objetivo principal do ‘Van Comigo’ é oferecer um transporte confiável e prático que simplifique e melhore a experiência das pessoas na hora de ir a eventos”, afirma Fernanda Bordin, gerente de Inovação de Negócios da Mercedes-Benz do Brasil. A gestão dessa inovadora prestação de serviços fica por conta da GeminiTur, empresa de turismo ligada à Mercedes-Benz e que possui mais de 36 anos de atuação no segmento de viagens e eventos corporativos.
Como gestora dessa prestação de serviços, a GeminiTur é a responsável pela contratação das empresas de transporte, exigindo a qualidade da frota de vans Sprinter e dos motoristas profissionais que conduzem os veículos.
“O ‘Van Comigo’ proporciona mais segurança e conforto para que o usuário aproveite os seus momentos sociais e de lazer da melhor forma, afinal ele não terá que dirigir, nem se preocupar com a Lei Seca e com a segurança do seu carro e não precisa aguardar um táxi no fim do evento, o que nem sempre é fácil”, destaca Fernanda.
Essa iniciativa da Mercedes-Benz também está em total sintonia com a sustentabilidade ambiental. A opção pelo transporte compartilhado possui forte influência no trânsito das grandes cidades e nas emissões de poluentes.
“A busca por iniciativas inéditas e modernas de mobilidade é uma tendência mundial e a Daimler não poderia ficar de fora”, afirma Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil. “O Van Comigo é um programa experimental de uma solução de mobilidade específica que lançamos no Brasil. No grupo Daimler em todo o mundo, temos experiências com soluções de transporte compartilhado para pequenos deslocamentos em grandes cidades com o car2go e o Car2Share, além de Moovel, um aplicativo de celular que informa todas as opções de transporte do ponto A ao B, passando dados de tempo e custo, permitindo inclusive já fazer a compra do serviço”, complementa.
Conceito inovador de locação de assentos
Diferentemente da tradicional locação de veículos, no “Van Comigo” o usuário adquire, individualmente, o seu assento interno. Por meio do site www.vancomigo.com.br, o cliente indica o evento, localização e data de seu interesse, aguardando a ocupação mínima do transporte compartilhado. Isso tudo é acompanhado no próprio site, onde também são realizados o pagamento do serviço e a emissão do voucher.
“Como se vê, não é aluguel de veículo, mas o aluguel de lugar na van”, explica Fernanda. “Esse é o grande diferencial do ‘Van Comigo’, uma compra individual e intransferível, por questão de segurança, na qual o usuário diz aonde ele quer ir, ficando apenas no aguardo da confirmação do transporte e do local de partida e da volta”.
De acordo com a gerente, nessa fase piloto realizada em sua grande parte com funcionários da Mercedes-Benz, implantada em abril último, foram cadastrados 130 eventos e cerca de 500 saídas no site do “Van Comigo”. Foram também registrados 23.000 acessos de internautas, assim como 4.000 views no Facebook.
O “Van Comigo” conta com apoio oficial da SPTuris, a empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo. No entanto, além de turistas e demais visitantes, essa prestação de serviços também está disponível para os próprios moradores da cidade, especialmente como alternativa ao transporte individual no pesado trânsito urbano da região metropolitana.