Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz lança SLK 250 no Brasil


  • Motor 4 cilindros turbo atinge 204 cv de potência e chega a 100 km/h em 6,6 segundos
  • Teto rígido retrátil: de roadster a cupê em poucos segundos
  • Esportividade na aparência e no desempenho aliado à sofisticação e conforto interno
  • Segurança: seis airbags, alerta de sonolência e apoios de cabeça ativos

A Mercedes-Benz apresenta o SLK 250 para o mercado brasileiro. O modelo esportivo conta com o motor BlueEFFICIENCY 1,8 litro com 204 cv e câmbio automático 7G-TRONIC PLUS, uma combinação que permite chegar a 100 km/h em 6,6 segundos e atingir velocidade máxima de 243 km/h (limitada eletronicamente).

Além do desempenho, o novo modelo oferecido no Brasil mantém as características de estilo e conforto que tornaram a série SLK uma das mais desejadas do portfólio da Mercedes-Benz, destacando-se o teto rígido retrátil que permite transformar o conversível em um cupê esportivo em poucos segundos, ao simples toque de um botão. O bom desempenho dinâmico alia-se à suavidade e conforto de direção característicos dos automóveis da marca, fazendo do SLK um veículo ideal também para percorrer com prazer trajetos mais longos.

Estilo combina o clássico e o moderno

Típico do SLK, desde sua introdução, o longo capô do SLK 250 é o elemento dominante no design externo do roadster. Ele se harmoniza dinamicamente com a ampla grade dianteira, projetada para a frente, onde se destaca ao centro a estrela da Mercedes-Benz. Os faróis de xenônio com luzes diurnas em LEDs, ligeiramente recuados, se abrem para as laterais como que impulsionados pelo vento.

Lateralmente, destacam-se as saídas de ar logo atrás das rodas dianteiras, assinaladas por um curto friso cromado. O posicionamento recuado do habitáculo é outro detalhe que reforça o caráter esportivo do modelo, tanto com a capota aberta, como fechada. Quando o teto é aberto, as duas barras de proteção anticapotagem individuais, em forma de arco, também compõem o visual do SLK 250.

O estilo marcante e inconfundível do SLK 250 é replicado em seu interior. Para a Mercedes-Benz, esportividade não exclui conforto e segurança: mesmo com as dimensões mais compactas de sua categoria, o roadster oferece ao motorista e acompanhante um ambiente agradável que combina acabamento refinado, ergonomia cuidadosamente estudada, alta qualidade de materiais e acabamento e o maior porta-malas do segmento.

O conforto começa pela facilidade de acesso, por meio das amplas portas e é percebido até mesmo ao rodar com o teto recolhido: o sistema Air Guide reduz a turbulência do ar por meio de um quebra-vento em acrílico acoplado às barras protetoras individuais de alumínio, diminuindo também o ruído provocado pelo vento. O couro utilizado nos bancos (Sun-Reflective Leather), especialmente tratado, reflete os raios solares incidentes no interior do automóvel, reduzindo o aquecimento quando o veículo fica estacionado ao sol por longo tempo.

Destaque para a segurança e interatividade

Segurança é um dos pilares da marca Mercedes-Benz. Como não poderia ser diferente, o SLK 250 possui sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O modelo traz de série o sistema Attention Assist, que detecta sinais de sonolência do motorista e emite um aviso visual e sonoro para alertá-lo, sugerindo uma parada para descanso.

Outro sistema ativo importante é o Neck-Pro, que desloca os apoios de cabeça dos bancos em caso de colisão traseira, protegendo o pescoço dos ocupantes contra o “efeito chicote”. O SLK 250 traz ainda seis airbags: além dos dois frontais com duplo estágio, oferece proteção lateral para o tórax e cabeça. Por dispor apenas de dois lugares, o sistema reconhece automaticamente a presença de crianças no banco do passageiro, adequando o acionamento dos airbags.

Outro sistema de assistência extremamente conveniente, o Parktronic com orientação de estacionamento, auxilia o motorista a estacionar o automóvel. As inovações tecnológicas do SLK 250 também priorizam a interatividade, presente no volante multifuncional e no painel de instrumentos com tela colorida equipada com o COMAND Oline, sistema que apresenta informações do rádio, telefonia, DVD, além de navegação (GPS).

Motor: eficiência em todos os sentidos

O uso do turbocompressor e de injeção direta de combustível possibilita que o motor do SLK 250, com 1.796 cm³, proporcione excelente desempenho com baixos índices de consumo e emissão de CO2. O sistema de injeção direta utiliza pressões de até 140 bar, introduzindo o combustível diretamente na câmara de combustão, processo que reduz a temperatura interna e permite elevação da taxa de compressão.

As quatro válvulas presentes em cada cilindro são acionadas por eixos de comando forjados. A abertura das válvulas é variável, proporcionando maior torque em baixas rotações. O cabeçote e o cárter são de alumínio fundido e o virabrequim possui oito contrapesos, que contribuem para reduzir as vibrações juntamente com dois eixos tipo Lanchester posicionados dentro do cárter, que giram com o dobro da rotação do motor.

Para reduzir as emissões quando o motor é ligado frio, como costuma acontecer pela manhã, um termostato controlado eletronicamente fecha a circulação do fluído de refrigeração até que a temperatura ideal seja atingida, o que ocorre com maior rapidez.

As qualidades e o desempenho do motor do SLK 250 são potencializados pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, com sete marchas. O câmbio permite trocas manuais, por meio das borboletas junto ao volante multifuncional.

O SLK 250 é tipicamente um automóvel feito para quem gosta de dirigir e, pensando nisso, a Mercedes-Benz fez questão de brindar seus compradores com uma sonoridade especialmente estimulante. Um gerador sonoro, localizado próximo à borboleta do acelerador, filtra algumas frequências do ronco do motor e as conduz para dentro do veículo por uma tubulação especial. Uma solução simples e inteligente, que proporciona um som esportivo no volume e intensidade ideais para tornar ainda mais agradável a condução do roadster.

Dados técnicos

Motor 4 cilindros turbo
Injeção Direta
Cilindrada (cm3) 1.796
Potência máxima (cv) 204 a 5.500 rpm
Torque (Nm) 310 entre 2.000 e 4.300 rpm
Câmbio 7G-TRONIC PLUS (automático, com 7 marchas)
0-100 km/h (s) 6,6
Velocidade máxima (km/h) 243 (limitada eletronicamente)
Dimensões (mm) 4.134 / 2.006 / 1.303
Porta-malas (l) 225 / 335

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.