Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz incia produção da nova Classe S na fábrica em Sindelfingen


  • Daimler investiu cerca de um bilhão de euros na fábrica em 2013
  • Para Dr. Dieter Zetsche, "2013 é o ano da Classe S. Estamos colocando em movimento nossa ofensiva de lançamentos no segmento de luxo"
  • Segundo Andreas Renschler, "nossa produção vai além dos padrões tradicionais: nós a preparamos para o futuro, implementando numerosos novos processos para fabricar a Classe S”

Sindelfingen, Alemanha - Cerca de 40 anos após a estreia da Classe S, os colaboradores da fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen já produziram a primeira unidade da sexta geração desta série de modelos. "2013 é o ano da Classe S. Estamos colocando em movimento nossa ofensiva de lançamentos no segmento de luxo. A nova Classe S está abrindo para nós novas oportunidades no mercado", declarou Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis.

Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração da Daimler para Manufatura e Suprimento da Mercedes-Benz Automóveis e da Mercedes-Benz Vans, explica: "Com todas as suas inovações, a Classe S é a porta-estandarte do progresso automotivo. E nossa produção vai além dos padrões tradicionais: nós a preparamos para o futuro, implementando numerosos novos processos em sua fabricação." Todas as versões são produzidas por meio de um processo eficiente e flexível, em uma única linha de montagem. A gama de opcionais é tão variada que é improvável que qualquer veículo da Classe S seja completamente igual a outro em todo o seu ciclo de vida.

Apenas este ano, a Daimler já investiu cerca de um bilhão de euros na fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen. Isto inclui gastos significativos direcionados à Classe S. Entre 2011 e 2014, estão sendo investidos cerca de 350 milhões de euros na área de carroceria, cerca de 130 milhões de euros na estamparia e aproximadamente 70 milhões de euros na montagem, entre outros aportes. Todos esses investimentos mostram o quanto a fábrica de Sindelfingen está focada nas necessidades futuras.

Os colaboradores da fábrica passaram por um extenso treinamento na preparação para o início da produção. Novas tecnologias estão sendo usadas na área da carroceria, para a montagem de peças de alumínio fundidas. Um novo processo foi desenvolvido para a produção do teto de alumínio com peso reduzido, que será fabricado em grande escala pela primeira vez: o teto e a carroceria de aço só serão reunidos após passarem juntos pela linha de pintura. Entre as inovações na logística de produção está o sistema "pick-by-projector". Ele ajuda os empregados a escolherem as peças, mostrando a eles que unidade de armazenamento contém cada componente necessário.

A eficiência energética foi levada em conta desde o estágio de planejamento do processo de produção. O consumo de energia por veículo produzido foi reduzido em torno de 20%, em parte pelas melhorias na engenharia do prédio.

Os clientes que adquirirem um novo Classe S poderão escolher entre várias versões de assentos traseiros que oferecem numerosas regulagens. Atrás dos bancos traseiros, há uma parede modular que é pré-montada em uma linha de produção própria. Em um ambiente de trabalho ergonômico, os empregados instalam as unidades de controle no módulo da parede traseira posicionada na altura mais confortável para eles. Um dispositivo de movimentação executa o trabalho de colocar o componente dentro do veículo, liberando os trabalhadores do esforço.

Em 2012, o Classe S foi mais uma vez o sedã de luxo mais vendido no mundo. Como a demanda pelo carro se manteve muito alta até o momento em que o modelo foi descontinuado, as modificações na produção tiveram que ser aplicadas ao processo de montagem em curso. Desde o começo da produção, em 2005, mais de meio milhão de modelos Classe S saíram da linha de montagem em Sindelfingen. Para esta nova geração, haverá três novos modelos além das versões estendida, com curta distância entre-eixos e o Classe S cupê.

"Aqui em Sindelfingen, todos nós estamos imensamente orgulhosos pela Classe S ser feita exclusivamente em nossa fábrica. Nós aproveitamos nossa experiência de muitos anos produzindo veículos de vanguarda, de luxo, e damos o nosso melhor todos os dias para agradar nossos clientes do mundo todo. Para atender à demanda pela nova Classe S com a maior rapidez possível, trabalharemos sem interrupções durante os meses de verão", afirmou o Dr. Willi Reiss, diretor da fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen.

A nova Classe S da Mercedes-Benz

Por meio dos três pontos focais aplicados em seu desenvolvimento - "Intelligent Drive" (direção inteligente), "Efficient Technology" (tecnologia eficiente) e "Essence of Luxury" (a essência do luxo) - a nova Classe S está alargando as fronteiras da tecnologia em vários níveis. Ela representa o máximo das conquistas da engenharia não apenas para a Mercedes-Benz, mas para toda a indústria automotiva. Seja nos bancos ou no ar-condicionado, funcionalidade ou design, sistemas de informação e entretenimento ou na segurança para os passageiros de trás, novas ideias, sua meticulosa implementação e a atratividade especial do veículo reforçam o envolvimento dos engenheiros com o trabalho neste modelo topo de linha da Mercedes-Benz.O mesmo acontece com a segurança: o que começou há dez anos com o PRE-SAFE e continuou evoluindo com o DISTRONIC PLUS, hoje foi elevado a uma nova dimensão de condução que une o conforto com a segurança. É o que a Mercedes-Benz chama de "Direção Inteligente".

Numerosos novos sistemas tornam a nova Classe S ainda mais segura e confortável. Em dez anos, graças à "Tecnologia Eficiente", a Mercedes-Benz conseguiu reduzir quase pela metade o consumo de combustível na categoria com 150 kW de potência (aproximadamente 203 cv), atingindo 4,4 litros por 100 quilômetros rodados (22,7 km/l). A nova geração da Classe S, mais uma vez, chega com um coeficiente de arrasto aerodinâmico muito melhor. Com índice 0,24, ele passa a ser referência na categoria. Outros acertos de aerodinâmica permitiram que o S 300 BlueTEC HYBRID fosse um passo mais adiante, alcançando um CD = 0,23.

O novo modelo é o primeiro carro produzido em série no mundo a não utilizar mais lâmpadas tradicionais - apenas LEDs. Isto é uma forma de iluminar o caminho para o futuro. A grade do radiador da nova Classe S é uma interpretação simbólica de atitude confiante e ambição pela liderança. Maior do que nunca, ela está mais verticalizada e tem uma forte aparência tridimensional. Com o S 400 HYBRID, S 500, S 350 BlueTEC e S 300 BlueTEC HYBRID, a nova Classe S é oferecida em duas versões híbridas, uma a gasolina e outra a diesel.

Sobre a fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen

A fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen é a maior instalação produtiva da Daimler AG e o centro de competência para o segmento de topo e alto luxo dentro da rede mundial de produção da Mercedes-Benz Automóveis. No ano passado, mais de 22 mil trabalhadores produziram mais de 420 mil carros das Classes C, E e S, assim como o CL, CLS, CLS Shooting Brake e SLS AMG.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.