- Campeonato que estreou no automobilismo nacional no ano passado traz novidades no regulamento e promete mais sucesso em 2012
- Os automóveis Mercedes-Benz C 250 Turbo são exclusivamente preparados para a competição
- Além da transmissão ao vivo pela RedeTV no domingo, o campeonato terá cobertura da ESPN, mais uma novidade para este ano
O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, será o palco da abertura da temporada 2012 do Mercedes-Benz Grand Challenge neste final de semana (21 e 22 de abril). A competição promete evolução e diversas novidades para este ano.
A segunda temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge, novo sucesso do automobilismo nacional que teve início em 2011, compondo o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, tem novidades no seu regulamento desportivo, envolvendo desde uma diferente soma de pontos aos pilotos nas corridas até a mudança no formato da segunda bateria. “Tudo isso para garantir uma categoria ainda mais competitiva e trazer mais emoção para as pistas do começo ao fim da nova temporada”, afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing e Desenvolvimento de Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil.
O diretor técnico da SRO Latin America, empresa responsável pela organização e promoção da categoria, Ivo Sznelwar, explica o que muda para 2012. “Nesta temporada aprimoramos algumas coisas em relação ao ano passado. Agora, um piloto considerado Prata pode competir sozinho, mas carregará 30 kg de lastro no seu carro, 10 a mais do que em 2011, e o lastro de sucesso foi eliminado. Além disso, criamos a categoria Master, específica para os pilotos Bronze, sem limite de idade. Teremos, assim, dois pódios e duas pontuações separadas, uma para todos os pilotos e outra apenas para os Bronze”.
Trabalhando para garantir um equilíbrio maior aos pilotos, o sistema de pontuação também foi alterado. Agora, os 15 primeiros somam pontos, indo de 20, para o vencedor, 17 para o segundo, 15 para o terceiro, 13 para o quarto, 11 para o quinto e, assim, sucessivamente, até o décimo quinto que soma um ponto.
O formato com as duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, fica mantido. Mas, a segunda etapa, que tem o grid de largada definido pela chegada da bateria anterior, assim como em 2011, terá como grande novidade a inversão dos seis mais bem colocados. Tudo isso para tornar o campeonato ainda mais equilibrado.
Campeonato será transmitido pela RedeTV e ESPN HD
Em 2012, o Mercedes-Benz Grand Challenge continuará com a transmissão ao vivo da corrida de domingo para todo o Brasil pela RedeTV, garantindo a máxima exposição da categoria para os fãs de todo o País. “Fechamos com a RedeTV a transmissão ao vivo e com tecnologia HD do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo e do Mercedes-Benz Grand Challenge, oferecendo uma produção de qualidade para um espetáculo do nível dos carros, pilotos e patrocinadores que participam do nosso evento”, diz Camila Maluf, diretora de Marketing da SRO Latin America.
Além disso, a cobertura da temporada 2012 do Mercedes-Benz Grand Challenge ganhou mais um grande reforço. O canal por assinatura ESPN HD transmitirá as duas corridas de cada uma das oito etapas do campeonato na íntegra, levando os Mercedes-Benz C 250 Turbo diretamente aos fãs de esporte na semana seguinte a disputa na pista. Este acordo tem o objetivo de ampliar ainda mais o retorno aos pilotos, equipes e patrocinadores da competição.
O diretor de Aquisições da ESPN Brasil, Carlos Maluf, fala sobre a entrada do Mercedes-Benz Grand Challenge na programação da emissora. “É um grande prazer exibir pela primeira vez o Mercedes-Benz Grand Challenge em nosso canal. Nós já temos uma grade de futebol excelente e agora focamos nossos esforços no automobilismo, um esporte tão vencedor e importante para o Brasil. Nada mais natural do que fecharmos esta parceria para transmitir as corridas na ESPN”, afirma.
“A transmissão do Mercedes-Benz Grand Challenge no canal ESPN HD é mais uma grande conquista da categoria, que nasceu em 2011 e, apesar do pouco tempo, já mostra sua importância no calendário automobilístico nacional”, comemora Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing e Desenvolvimento de Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil. “Temos certeza que os telespectadores da ESPN, fanáticos pelo esporte, também se apaixonarão pelo Mercedes-Benz Grand Challenge”, encerra Dimitris.
A primeira corrida do final de semana será realizada no sábado (21) às 13h20. A segunda será no domingo (22) às 15h50, com transmissão ao vivo pela RedeTV. Além da prova de domingo, ao vivo e na íntegra, o programa também apresenta os melhores momentos de sábado.
Mercedes-Benz Grand Challenge
Em 2011, a Mercedes-Benz voltou a suas origens e buscou inspiração em sua tradição no automobilismo para lançar no Brasil uma nova categoria: o Mercedes-Benz Grand Challenge. O resultado só poderia ser um sucesso – tanto com o público, como com os pilotos e os clientes da marca.
A categoria integra a programação do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, evento consolidado que movimenta autódromos de todo o País. Possui 22 automóveis Mercedes-Benz, modelo C 250 Turbo, preparados exclusivamente para competição pela WB Motorsports sob a supervisão da SRO Latin America.
A competição tem oito etapas, cada uma com duas corridas de trinta minutos, uma realizada no sábado e, a outra, no domingo. Com todos os automóveis do mesmo modelo e pilotos de nível semelhante, as provas são bem equilibradas, o que traz ainda mais emoção para o campeonato.