- A sexta etapa da temporada 2013 será realizada neste domingo (6) às 11h00 com transmissão ao vivo pela SportTV
- Briga pelo título está acirrada com apenas 12 pontos separando os três primeiros colocados
- Categoria terá seu primeiro piloto paraplégico no grid a partir desta etapa
A terceira temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge continua no próximo fim de semana no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. Bicampeão da categoria, Márcio Campos, da Sicredi Racing, está na liderança com 81 pontos. Neto de Nigris, da De Nigris Europamotors, é o segundo com 78 e Rubens Tilkian, da Comark Racing, é o terceiro com 69, uma diferença de apenas 12 pontos, sendo que 20 estarão em disputa na corrida.
Representante do estado, o gaúcho Márcio Campos destaca a possibilidade de competir em casa. "Correr no Rio Grande do Sul é sempre muito bom. Tenho um apoio grande dos meus familiares e amigos, além da torcida da Sicredi que estará mais uma vez conosco em grande número", diz Márcio. Após vencer a quinta etapa em Curitiba (PR) em setembro, sua segunda vitória no ano, o piloto espera uma etapa complicada pelo lastro de sucesso.
"Nosso foco será pontuar bem, a equipe trabalhou muito no carro e nossa motivação para as três últimas corridas aumentou bastante depois da vitória em Curitiba, mas temos este lastro de 50kg que dificultará já que o traçado do Velopark tem freadas fortes e exige boa retomada, mas vamos trabalhar para garantir um bom resultado pensando na briga pelo campeonato, nosso maior objetivo", completa Márcio Campos.
Segundo colocado na disputa, Neto De Nigris, da De Nigris Europamotors, espera se recuperar após uma prova complicada em Curitiba. "Trabalhamos bastante, estou otimista por um fim de semana de sucesso, já que meu carro está sem o lastro que carreguei na etapa em Curitiba, então a tendência é voltar a brigar pela vitória. Claro que não está fácil, porque neste ano especificamente temos vários competidores brigando na frente", diz Neto.
"Mas estamos buscando nos recuperar no campeonato e espero chegar, pelo menos, na frente dos meus concorrentes para liderar a tabela de pilotos e buscar o título no final do ano. Estou bastante animado por competir em uma pista que gosto, onde já venci antes, e com a possibilidade de uma torcida animada e apaixonada. Claro que eles vão torcer mais pelo Márcio que é local, mas será bem legal. Vamos para cima", encerra Neto De Nigris.
Estreia especial
A sexta etapa da temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge marca uma estreia especial no grid. Pela equipe RSports, Tales Lombardi, cadeirante, será o primeiro piloto paraplégico a competir na categoria em um Mercedes C 250 Turbo adaptado com o acionamento do acelerador e freio com as mãos. Ele correrá em dupla com o piloto Gustavo Marques.
Ansioso com a estreia, Tales espera que seu exemplo inspire outras pessoas. "Nossa expectativa é poder andar forte e vamos em busca de resultados e maior experiência pensando na temporada do ano que vem. Seremos a primeira dupla no grid do Mercedes-Benz Grand Challenge com um piloto deficiente físico e ter a oportunidade de disputar uma categoria como esta é fantástico. Quebramos várias barreiras e estamos mostrando que existe igualdade e superação. Não vejo a hora de começar", encerra.
A corrida do Mercedes-Benz Grand Challenge, que acontece ao lado do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo e o Super Carros, terá transmissão ao vivo pela SporTV neste domingo (6) às 11h00. No sábado, serão realizados os treinos e a classificação.
Classificação do campeonato
1- Marcio Campos - 81 pontos
2- Neto de Nigris - 78
3- Rubens Tilkian - 69
4- Edson Júnior - 58
5- Arnaldo Diniz - 46
5- Cesare Marrucci - 46
7- Fernando Amorim Júnior - 44
8- Marcos Paioli - 35
9- Peter Gottschalk Júnior - 32
10- Leo De Nigris - 30
11- Peter Gottschalk - 26
12- Roberto Santos - 23
13- Betinho Sartório - 22
13- Linneu Linardi - 22
15- Beto Rossi - 17
16- Rafael Zapelini- 15
17- Fernando Júnior - 13
18- Beto Santos/Raphael Teixeira - 9
19- Jorge Tamake Júnior - 4
20- Rodney Felício e Betão Fonseca – 0
Mercedes-Benz Grand Challenge
Em 2011, a Mercedes-Benz voltou a suas origens e buscou inspiração em sua tradição no automobilismo mundial para lançar no Brasil uma nova categoria: o Mercedes-Benz Grand Challenge. O resultado só poderia ser um sucesso – tanto com o público, como com os pilotos e os clientes da marca.
A categoria integra a programação do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, evento consolidado que movimenta autódromos de todo o País. É composta de automóveis Mercedes-Benz, modelo C 250 Turbo, preparados exclusivamente para as pistas.
A competição tem oito etapas, com corridas de quarenta e cinco minutos, realizadas aos domingos. Com todos os automóveis do mesmo modelo e pilotos de nível semelhante, as provas são bem equilibradas, o que traz ainda mais emoção para o campeonato.