- Novo modelo terá duas opções de carroceria: SUV e Coupé
- Ambas as versões serão equipadas como motor de quatro cilindros híbrida leve
Começam a desembarcar no Brasil nas próximas semanas os novos Mercedes-Benz GLC. Agora equipados com um novo motor eletrificado e disponíveis em duas carrocerias SUV e Coupé, os novos modelos trazem como destaque um novo design exterior, mais jovial e esportivo em combinação com um interior ainda mais luxuoso e tecnológico.
Os conceitos de design da marca “Sensual Purity” e “Modern Luxury” estão presentes no novo GLC: um SUV de caráter esportivo, que transmite inteligência e emoção em igual proporção. O GLC Coupé, apresenta uma silhueta alongada, trazendo como recursos de design, os espelhos retrovisores externos montados nas portas e os estribos laterais que acentuam o visual de coupé esportivo e elegante.
Disponível em duas carrocerias no Brasil, ambas serão equipadas com uma das grandes inovações dessa nova geração. O GLC 300 4MATIC traz o motor 4 cilindros em linha que gera 258 cv de potência e utiliza a tecnologia hibrida leve, o que inclui um gerador de partida integrado de segunda geração (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 volts.
O gerador de partida integrado suporta o motor a combustão, especialmente em baixas rotações e complementado pelo turbocompressor, proporciona uma potência excepcional. O sistema elétrico de bordo de 48 volts suporta funções híbridas como coasting, boosting e recuperação de energia, aumentando assim a eficiência. Os motores também iniciam rapidamente e confortavelmente com a ajuda do ISG, com a função start/stop para o condutor.
O novo sistema de propulsão eletrificada trabalha em conjunto com o câmbio automático de 9 velocidades (9GTRONIC) e o sistema de tração integral 4MATIC, trazendo máximo conforto e agilidade sejam na estrada ou fora dela.
Componentes-chave do chassi são a suspensão dianteira com quatro links e a suspensão traseira independente multilink. O chassi oferece um alto nível de suspensão, conforto de condução e ruído, manuseio ágil e prazeroso.
O interior dos novos GLC Coupé e SUV surpreendem em cada detalhe. O hardware e o software da última geração do sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) oferecem uma usabilidade ainda melhor. Imagens brilhantes nos visores do condutor e central facilitam o controle das funções do veículo, de conforto e de entretenimento.
As duas telas LCD de alta resolução apresentam informações claras e estruturadas. A tela do condutor de 12,3 polegadas (31,2 cm) parece flutuar em relação ao console. E a tela central de 11,9 polegadas (30,2 cm) se eleva da console central e também parece flutuar acima do acabamento central. Assim como o painel de instrumentos, a superfície dessa tela é levemente inclinada em direção ao condutor.
O assistente de voz “Hey Mercedes” está cada vez mais eficaz em responder à linguagem natural e às preferências do usuário. Serviços de streaming de música podem ser integrados perfeitamente ao MBUX, incluindo configurações pessoais, permitindo que os usuários desfrutem de uma experiência de música personalizada no veículo.
O novo GLC 300 4MATIC SUV
O novo GLC SUV é um legítimo membro da família de SUV’s da Mercedes-Benz. Para o Brasil, o GLC 300 4MATIC SUV traz o acabamento exterior e interior AVANTGARDE, com seções de apliques cromados, trilhos de teto em alumínio polido, novas bordas moldadas nas laterais e os novos faróis, que se conectam diretamente à grade do radiador e acentuam a largura do veículo. Em seu interior, destaca-se o painel dividido horizontalmente em duas seções e possui superfícies generosas com uma tela central que parece flutuar acima. O design dos assentos e os acabamentos das portas enfatizam a alta qualidade do interior.
O GLC SUV também estabelece padrões em aerodinâmica e aeroacústica: seu coeficiente de arrasto é cd = 0,29, significativamente melhor do que seu antecessor (cd = 0,31) - um avanço notável para um SUV.
O GLC é um veículo versátil e oferece características de condução significativamente aprimoradas em qualquer terreno e mesmo em condições climáticas adversas. Para trechos longe de estradas pavimentadas, isso inclui operação simplificada por meio da tela off-road e máxima tração e estabilidade de direção graças a sistemas de gerenciamento mais desenvolvidos.
Outra novidade é o pacote de Assistência à Condução Plus. Ele inclui o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, Assistente Ativo de Direção, Assistente Ativo de Freio, Assistente de Direção Evasiva, Assistente Ativo de Manutenção de Faixa, Assistente Ativo de Ponto Cego e PRE-SAFE® PLUS, além do Assistente Ativo de Tráfego com Congestionamento e PRE-SAFE® Impulse Side.
O novo GLC 300 4MATIC Coupé
A característica definidora do novo GLC Coupé é sua silhueta esportiva. No Brasil, o GLC 300 4MATIC Coupé será oferecido com o acabamento AMG Line, o que confere um visual externo e interno mais esportivo. Pneus de perfil misto com rodas de 20 polegadas, revestimentos dos arcos das rodas na cor do veículo, estribos laterais compõem um visual único e marcante.
Com um volume de carga ainda maior do que antes, o GLC Coupé está pronto para grandes viagens: 545 litros (45 litros a mais que o modelo anterior) a 1.490 litros (um acréscimo de 90 litros). A tampa traseira EASY-PACK abre ou fecha convenientemente com o toque de um botão usando a chave, o interruptor na porta do condutor ou a alça de destravamento na tampa traseira.
Em sua configuração aerodinamicamente mais favorável, o coeficiente de arrasto mínimo do GLC Coupé é tão baixo quanto Cd = 0,27. Isso o torna três centésimos melhor que seu antecessor (Cd = 0,30). Os desenvolvedores otimizaram o veículo em relação ao arrasto aerodinâmico e ao ruído do vento com a ajuda de extensas simulações digitais de fluxo (CFD - dinâmica dos fluidos computacional) e testes no túnel de vento aeroacústico.
A segurança ativa e passiva também traz inovações como o assistente de distância ativo DISTRONIC, que pode manter uma distância pré-definida para veículos à frente em todos os tipos de estrada: em autoestradas, estradas rurais ou na cidade. O limite de velocidade atual pode ser selecionado como configuração de velocidade com o toque de um comando.
O novo Pacote de Estacionamento com câmera 360° inclui também o "capô transparente" e as funções de assistência de estacionamento ativo PARKTRONIC. Quatro câmeras (frontal, traseira e laterais) fornecem as imagens, que são combinadas em uma visão panorâmica de 360° virtual. Além disso, o display mostra ângulos de visão diferentes, como frontal ou traseiro. O condutor decide se usa o display para estacionar por conta própria ou se deixa o assistente de estacionamento assumir o controle.
O novo GLC Coupé também é adequado para uma condução off-road e possui várias características e sistemas projetados para esse uso. O equipamento de série inclui um modo off-road e DSR (Regulação de Velocidade em Descida).
No modo off-road, o GLC Coupé, através da câmera 360°, oferece um "capô transparente". O display central mostra uma visão virtual sob a frente do veículo, incluindo as rodas dianteiras e a posição da direção. Isso permite que o condutor reconheça obstáculos, como pedras grandes ou buracos profundos.
O modo de tela off-road usa os dois displays para uma apresentação clara de informações, controles e funções-chave para condições off-road. Entre outras coisas, o display do condutor mostra inclinação, gradiente, altitude topográfica, coordenadas geográficas e uma bússola.
Principais equipamentos de série
GLC 300 4MATIC SUV
- Pacotes AVANTGARDE de design externo e interno
- Acabamento interno em madeira escura
- Ar-condicionado THERMATIC de 2 zonas
- Iluminação ambiente de 64 cores
- Pacote Estacionamento e assistente de estacionamento PARKTRONIC
- Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
- Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
- MBUX
- Ativação por voz “Hey Mercedes”
- Duas telas LCD - de 12,3” e 11,9”
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
- Sound System (9 alto-falantes e 225W de potência)
- Sistema de navegação
- Sistemas de direção semiautônoma (exclusivo da versão SUV)
- Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
- Assistente Ativo de Frenagem
- Assistente Ativo de Manutenção de faixa
- Assistente Ativo de Ponto Cego
- Proteção de Pedestres
- Suporte para manobras evasivas
- Assentos dianteiros revestidos em couro, elétricos (inclui lombar) e memória
- Teto solar panorâmico
- Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos
GLC 300 4MATIC Coupé (equipamentos adicionais a carroceria SUV)
- Pacotes AMG de design externo e interno
- Pacote Estacionamento com câmera 360º e assistente de estacionamento PARKTRONIC
- Sistemas de direção semiautônoma
- Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
- Assistente Ativo de Ponto Cego
- PRE-SAFE Impulse Side
Principais dados técnicos |
GLC 300 4MATIC SUV |
GLC 300 4MATIC Coupé |
Cilindros Cilindrada (cm3) Potência máxima (cv/rpm) Torque (Nm/rpm) Câmbio Aceleração 0 - 100 km/h (s) Velocidade máxima (km/h) Peso (kg) Pneus Capacidade do porta-malas (L) Tanque de combustível /reserva (L) Comprimento / Largura / Altura |
4 em linha 1.999 258/5.800 400/2.000–3.200 9G-TRONIC 6,2 240 2.510 225/45 R20 620-1.680 62 / 7 4.716 / 2.075 / 1.640 |
4 em linha 1.999 258/5.800 400/2.000–3.200 9G-TRONIC 6,3 246 2.510 225/45 R20 545-1.490 62 / 7 4.764 / 2.075 / 1.605 |
Os modelos GLC 300 4MATIC SUV e GLC 300 4MATIC Coupé estão disponíveis para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preço sugerido de R$ 531.900,00 e R$ 599.900,00, respectivamente.