Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz ganha título de “Best of the Show 2012” no Concurso de Elegância de Pebble Beach


  • Um Mercedes-Benz Tipo S recebeu o ambicionado prêmio
  • Carro foi fabricado em 1928
  • Prêmio foi o sétimo conquistado pela Mercedes-Benz

Stuttgart – Um Mercedes-Benz Saoutchik Tipo S ganhou o título de “Best of the Show” deste ano no Concurso de Elegância de Pebble Beach, nos Estados Unidos. O carro, cuja carroceria tipo "torpedo" com para-brisa baixo foi criada pelo encarroçador francês Jacques Saoutchik, conquistou os membros do júri, que o escolheram como o melhor veículo participante do prestigioso evento.

Os arquivos da Mercedes-Benz Classic dispõem de informações importantes sobre o carro premiado: ele foi encomendado originalmente pela Mercedes-Benz Comp. Inc., de Nova York, para o cliente Charles Levine, da mesma cidade. Em 2 de agosto de 1928, seu chassi foi entregue à Saoutchik, em Neuilly-sur-Seine, na França, empresa que fabricou e montou a carroceria de dois lugares, cobrando pelo trabalho 72.327,25 francos (equivalentes, na época a 11.572,35 marcos alemães) à Daimler-Benz AG, em dezembro de 1928. A data exata da entrega do carro não está documentada, mas supõe-se que tenha ocorrido em dezembro de 1928.

Os atuais proprietários, Judy e Paul Andrews, da cidade de White Settlement, no estado americano do Texas, fizeram uma ampla restauração no carro antes de apresentá-lo ao grupo de jurados em Pebble Beach. Anteriormente, ele esteve guardado por cerca de trinta anos.

O Mercedes-Benz Tipo S - também conhecido como 680 S, devido ao seu motor de 6,8 litros - foi lançado em 1927, como uma evolução do superesportivo Mercedes-Benz Modelo K. Ele marcou o lançamento de uma legendária família de extraordinários automóveis com motores sobrealimentados que incluiu os modelos SS e SSK a partir de 1928. Esses carros fizeram história nas corridas durante anos, mas também podiam ser adquiridos como veículos para uso normal. Todos os membros dessa família eram equipados com um motor com seis cilindros em linha, com um compressor para aumentar o rendimento. A potência também era aumentada pelo sistema de dupla ignição: cada cilindro tinha duas velas, uma acionada pela bateria e a outra por um sistema a magneto de alta voltagem.

Um carro esportivo exclusivo de alto desempenho

O motor de 6,8 litros do Tipo S, o modelo que serviu de base para todos os outros, alcançava potência de 120 cv (88 kW) sem compressor e 180 cv (132 kW) quando o compressor era acionado. Isto tornava o Tipo S um dos mais rápidos e mais desejados carros esportivos daquele tempo.  Sua primeira aparição pública, na corrida de inauguração do circuito de Nürburgring, em 1927, foi marcada por uma tripla vitória da Mercedes-Benz. O piloto italiano Rudolf Caracciola cruzou a linha de chegada com seu Tipo S em primeiro lugar.

Apenas 146 desses esportivos exclusivos de alta performance foram fabricados, a grande maioria deles vendidos numa versão aberta com quatro lugares, com carroceria produzida em Sindelfingen. Alguns, porém, como o vencedor do título Best of the Show deste ano em Pebble Beach, foram entregues pela fábrica como chassis, para receberem carrocerias feitas pelos mais famosos encarroçadores da época. Há muitos anos, o Mercedes-Benz Tipo S é um dos carros colecionáveis mais populares do mundo e um dos mais valiosos.

No leilão promovido este ano pela casa Gooding & Company durante o Pebble Beach Concours d'Elegance, um Mercedes-Benz 540 K Special Roadster 1936 foi arrematado por US$ 11,8 milhões. "Os veículos da Mercedes-Benz sempre atingem os maiores preços em leilões internacionais", afirma Michael Bock, diretor da Mercedes-Benz Classic. "O Special Roadster é um dos carros mais desejados entre colecionadores de relevância."

Este veículo, em particular, tem uma história fascinante: comprado inicialmente por uma família aristocrática da Prússia, logo passou a ser propriedade da Baronesa Gisela von Krieger. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela levou o Special Roadster para a Suíça e, posteriormente, de lá para os Estados Unidos, onde ele permaneceu numa garagem sem ser usado por 40 anos, até a morte da dona. O carro foi restaurado então, ficando imaculado.

O Pebble Beach Concours d'Elegance, nos Estados Unidos, é um dos encontros de carros antigos mais importantes do mundo. Este ano, houve uma categoria à parte só para as criações de Jacques Saoutchik. Nascido na Rússia, o fabricante de móveis emigrou para a França, onde fundou uma empresa de carrocerias que ficou famosa nas décadas de 1920 e 1930. Ele criou muitos designs extravagantes para carros da Mercedes-Benz.

Os automóveis da Mercedes-Benz ocupam um lugar muito especial na história do Pebble Beach Concours d'Elegance, onde ganharam o prêmio Best of the Show várias vezes, além de mais de 120 prêmios de Melhor da Categoria e Prêmios Especiais, parte de uma longa relação de destaques desde 1950.

Você sabia...?

No próximo Goodwood Revival (reunião de carros de corrida clássicos na Inglaterra), entre 14 e 16 de setembro deste ano, a Mercedes-Benz Classic será representada por cinco "Flechas de Prata" originais da década de 1930 e está organizando uma corrida encenada entre esses carros e os correspondentes da Auto Union. Será o maior encontro de "Flechas de Prata" - carros que representaram a Alemanha nos campeonatos de Grand-Prix (categoria que daria origem à Fórmula 1 após 1950) - realizado em muitas décadas.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.