Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz G 63 AMG 6x6: desafiando os limites do off-road


Stuttgart - Tecnologia de tração integral 6 x 6 avançada, motor V8 AMG biturbo e uma aparência que não deixa dúvidas: o Mercedes-Benz G 63 AMG 6 x 6, uma versão de exibição já próxima ao modelo de produção, é um veículo fora de estrada que representa a última palavra em potência de impulsão, muito além dos caminhos comumente trilhados. Os 400 kW (544 cv), tração 6 x 6, reduzida, cinco bloqueios de diferenciais, eixos tipo portais, sistema de controle da pressão dos pneus e um chassi especial permitem circular em lugares além das trilhas mais radicais.

Quem imagina, porém, que este é um veículo estilo Rally Dakar está na trilha errada. Graças à riqueza dos aperfeiçoamentos internos realizados pela equipe da AMG, os ocupantes podem usufruir do padrão de conforto mais elevado, mesmo quando enfrentarem o pior que as forças da topografia e meteorologia puderem colocar à sua frente. Os toques de exclusividade se estendem até mesmo à área de carga, que tem acabamento em sólida madeira de bambu.

O Mercedes-Benz G 63 AMG 6 x 6 reúne o melhor de três mundos diferentes. Os últimos modelos de produção da Classe G, recentemente revisados, dão a este off-roader especial a superioridade e refinamento de um veículo que vem dominando o cenário fora de estrada há 34 anos. Eles também são a fonte do conceito atualizado de interior, com o painel contemporâneo apresentando novos e impactantes instrumentos, além de uma grande tela colorida central. Robustez sem limites, além da praticidade e uma atitude de enfrentamento para a condução fora de estrada são herança dos modelos militares e comerciais da Classe G. Finalmente, a renomada divisão de luxo e performance Mercedes-AMG contribui com sua tecnologia de motores superior e o interior, tão luxuoso quanto confortável.

Tecnologia 6 x 6: até o fim do mundo - e além

Uma vista dos principais dados do G 63 AMG 6 x 6 deixa claro que a capacidade fora de estrada deste modelo começa onde praticamente todos os off-roads do mercado são forçados a desistir. Seis rodas propulsoras, redução para circulação off-road na caixa de transferência, cinco bloqueios de diferenciais que podem ser acionados em movimento e um sistema de controle da calibragem que permite que o ajuste da pressão dos enormes pneus de 37 polegadas seja feito em tempo recorde, sem parar o veículo - características inexistentes em cross-countries convencionais. Juntas, elas garantem ao G 63 AMG 6 x 6 uma dinâmica de condução capaz de encarar os mais duros terrenos. Por isso, o veículo de exibição é capaz de superar as mais altas dunas e trilhas de areia com facilidade e sem medo, graças à sua inabalável estabilidade direcional. Terrenos rochosos são transpostos com agilidade e transpor cursos d’água é quase brincadeira de criança, graças à impressionante capacidade de travessia de um metro. E qualquer um que buscar seus limites de desempenho fora de estrada ficará impressionado com a força de aceleração, levando em conta suas 3,85 toneladas.

Apesar de sua inédita tecnologia de tração, na realidade, o veículo de exibição utiliza a maior parte das tecnologias de seus irmãos menores. Depois de 34 anos de produção da Classe G, há um número tão grande de componentes desta linha disponíveis que o G 63 AMG 6 x 6 utiliza quase que exclusivamente peças de série sob a carroceria. Um exemplo é o trem de força: o motor V8 AMG biturbo com 400 kW (544 cv) e 760 Nm de torque, a transmissão automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC conjugada ao sistema de tração dianteira do G 63 AMG e um duplo trem de rodas traseiro da versão 6 x 6 com confiabilidade em serviço já comprovada por usuários como o exército da Austrália. Outro ponto são os engenhosos eixos tipo portais, também com origens militares, que agora estreiam em um veículo civil.

Independente e neutro: o chassi

O chassi é baseado em grande parte na atual configuração produzida em série. A única diferença é que as molas helicoidais e os amortecedores foram ajustados levando em conta as características diferenciadas do modelo com três eixos. Mesmo no tocante às molas, os engenheiros puderam recorrer à abrangente disponibilidade de peças da Classe G, que inclui molas com nada menos que 15 diferentes capacidades. Enquanto o eixo dianteiro utiliza as molas reforçadas de uma versão especial blindada, o primeiro eixo traseiro ganhou molas com carga significativamente mais dura e o segundo, molas mais macias. Este arranjo, juntamente com os amortecedores pressurizados a gás já provados em ralis, resulta numa perfeita simbiose entre o dinamismo esportivo e conforto, na estrada ou fora dela.

Estilo desafiador, interior Classe S

Visualmente, o G 63 AMG 6 x 6 não deixa dúvidas quanto à sua vocação. Os grandes pneus nos três eixos, a enorme distância livre do solo, os quase 2,30 metros de altura e a largura de 2,10 metros, assim como as linhas limpas da carroceria inspiram respeito imediato. Como os modelos G 63 AMG e G 65 AMG anteriormente, o super fora de estrada, com sua carroceria de 5,87 metros de comprimento, traz a face tradicional da marca AMG, com a grade do radiador tipo lâmina dupla. Outros destaques visuais incluem o uso elegante da fibra de carbono nas faixas integradas de luzes em LEDs acima do para-brisa, assim como nos grandes arcos protuberantes sobre as rodas, enquanto a área de carga traseira traz um santantônio de aço inoxidável. A caçamba, revestida de um tipo especialmente resistente e durável de bambu, pode ser acessada por meio de uma plataforma traseira.

Luxo esportivo, a marca registrada da AMG, é a característica predominante no interior. O G 63 AMG 6 x 6 acolhe seus ocupantes a bordo em um ambiente exclusivo em couro designo vermelho clássico ou marrom claro com costuras pespontadas contrastantes e um atraente revestimento com padronagem em diamante. Os quatro bancos individuais com ajustes elétricos são aquecidos e ventilados. O compartimento traseiro é equipado com um console central especial, enquanto o forro do teto e as colunas são revestidos com Alcantara. O painel traseiro tem acabamento em couro.

Graz: o centro do mundo "G"

Os dois veículos G 63 AMG 6 x 6 construídos até agora foram desenvolvidos sob comando da Mercedes-Benz. O departamento de desenvolvimento da Classe G, baseado em Graz, é o centro de competência para todos os projetos "G", responsável pelo desenvolvimento e apoio de fábrica ao legendário veículo cross-country. Além disso, Graz, na Áustria, é o local de produção de todos os veículos civis e comerciais da Classe G desde 1979. A resposta do público ao veículo de exposição, praticamente pronto a ser produzido em série, determinará se e quando o Mercedes-Benz G 63 AMG 6 x 6 entrará em produção em escala limitada.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.