Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz flexibiliza período da licença maternidade para suas colaboradoras


  • Iniciativa é inédita no setor automotivo e já está em vigor na planta de São Bernardo do Campo (SP)
  • As mamães agora contam com mais opções na Empresa para conciliar vida profissional e o tempo desejado para a licença
  • Com a nova regra, são 4 meses totalmente dedicados à maternidade e outros quatro com a opção de ficar 50% do tempo entre casa e trabalho
  • Com a flexibilização, a colaboradora terá um período de licença maternidade estendido para 8 meses

A Mercedes-Benz do Brasil lança um novo modelo de licença maternidade em resposta a pedidos de algumas colaboradoras que desejavam mais flexibilidade para administrar o seu tempo da licença maternidade – hoje, na Empresa, o período total é de seis meses.  

Com a nova regra, as mamães seguem com os quatro meses garantidos pela CLT (Consolidação da Leis Trabalhista) com mais uma prorrogação de dois meses conquistada em Acordo Coletivo de Trabalho, 100% custeada pela MBBras. A novidade é que nesse último período, em vez de prorrogar os dois meses adicionais em tempo integral, a colaboradora poderá optar por ficar 4 meses em tempo parcial, dividindo 50% do tempo na Companhia e outros 50% ao lado do recém-nascido. Assim, a licença maternidade na Mercedes-Benz do Brasil pode chegar até 8 meses.

Segundo Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina, essa nova modalidade é válida tanto para as mães biológicas como também para as que optam pela adoção. “Sabemos que, com a aproximação do final da licença maternidade, as mães ficam apreensivas sobre como conciliar carreira com os primeiros meses de vida do seu bebê. Essa flexibilização vai ajudar nossas colaboradoras a se preparem melhor para o retorno ao trabalho. Dependendo da pessoa, ela fica emocionalmente mais segura ao saber que terá mais tempo ao lado da criança antes de encarar a nova rotina entre a Empresa e os cuidados maternos.”  

Jamille Silva, assistente administrativa, grávida de 7 meses, é uma das funcionárias que poderá optar pelo novo benefício: “Essa novidade é, sem dúvida, muito benéfica. É uma possibilidade de ficar mais tempo com o bebê, sem ficar tanto tempo afastada da Mercedes-Benz. Além disso, é uma boa ideia, pois as necessidades de cada mamãe são diferentes e essa opção oferece mais conforto para administrarmos nossa nova rotina nesse momento tão importante.”

Essa flexibilização nasceu no projeto Você Faz a Diferença, em que a área de Recursos Humanos ouve as sugestões de colaboradores e desenvolve soluções para um ambiente de trabalho mais flexível e agradável. A Empresa, então, decidiu implementar essa medida e ampliar o benefício a outras futuras mamães.

A Mercedes-Benz do Brasil, presente há mais de 60 anos no País, produz chassis de ônibus, caminhões e agregados (câmbios, motores e eixos) na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.