O compromisso da Mercedes-Benz do Brasil – maior fabricante de veículos comerciais da América Latina – em possibilitar o acesso de pessoas com deficiência visual à leitura e à educação, bem como sua reabilitação e capacitação para o mercado de trabalho, valorizando à diversidade e garantindo a inclusão social será reconhecido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, nessa quarta-feira.
A homenagem acontece durante a 13º edição do evento Parceiros de Visão, dia 13 de junho de 2012, a partir das 19h, no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, em São Paulo. Na ocasião, a instituição reconhece e agradece todas as empresas que apoiaram projetos voltados a produção e distribuição de livros braille, falado e digital acessível, bem como os serviços de reabilitação, educação especial, empregabilidade e a clínica de baixa visão, durante o ano de 2011.
Graças ao apoio da Mercedes-Benz do Brasil, em 2011, crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, puderam passar pelo programa de Educação Especial da Fundação Dorina Nowill para Cegos, no qual desenvolvem atividades para a vida autônoma e social, recebem orientação referente a mobilidade e apoio pedagógico. Além disso, o patrocínio da Empresa possibilitou, em 2011, a produção de 130 audio books com temáticas de best-sellers e acadêmicas. “Como resultado de nossa experiência no Brasil, entendemos que o progresso de uma nação passa, necessariamente, pela educação e pela valorização da diversidade, por isso, nos orgulhamos em ser ‘Parceiros de Visão’ da Fundação Dorina, por tantos anos”, afirma Mário Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e chairman do Comitê de Reponsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos há 66 anos facilita a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A instituição é referência na produção de livros e revistas acessíveis, nos formatos braille, falado e Daisy. Estes materiais são distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 5 mil escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil.
Em 2011, a Fundação Dorina Nowill para Cegos distribuiu mais de 190 mil exemplares de livros e revistas nos formatos acessíveis. Foram cerca de 900 novos títulos acessíveis aos deficientes visuais, entre clássicos e best-sellers, infantis, didáticos, paradidáticos, bem como consultas e terapias beneficiando 1.552 pessoas cegas e com baixa visão.
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante de caminhões e ônibus da América Latina. Ela está presente no País desde 1956, quando foi iniciada a produção na fábrica de São Bernardo do Campo. Desde então mais de 1.900.000 veículos comerciais já deixaram suas linhas de produção em direção às estradas do Brasil e de outros 50 países para onde a Empresa exporta seus produtos.
A própria Empresa é responsável pela fabricação dos motores, câmbios e eixos, que utiliza em seus produtos. Com unidades de produção de veículos comerciais em São Bernardo do Campo (SP), e em Juiz de Fora (MG), além da Central de Peças e do Centro de Treinamentos em Campinas (SP), a Empresa conta atualmente com mais de 14.000 colaboradores.
Durante toda sua trajetória no Brasil, a Mercedes-Benz acredita e investe no desenvolvimento social. Prova de sua responsabilidade e compromisso junto à comunidade são os projetos que realiza, visando promover a educação, os esportes, proteger o meio ambiente, incentivar a cultura, desenvolver as ciências e zelar pela saúde e bem estar social.